Ir para conteúdo

Salão de turismo de gramado


Postagens Recomendadas

  • Patrono

Sexta feira fui ao salao de evento de turismo, primeiro para divulgar o trutabrazuca, e outros empreendimentos ligados a rota da truta como Fazenda rio do Tigre e Fazenda Criolas.

Visitei a sec de turismo do RS e SC, e conversei com outros estados. Zero, é o numero de atenção à pesca .... triste.

Segundo esporte mais praticado no país, aproximadamente 8 milhões de praticantes, e ZERO é importancia em termos de turismo .... nao consigo entender, até turismo para catar pedra tem mais notoriedade.

No RS e SC algumas reunioes estao sendo agendadas para mudar isto,,, espero que tenhamos exito.

12187914_1196921803669232_15213744118282

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Patrono

É triste isso. Folder q divulga São José dos ausentes não fala nada de pesca, sendo que, todo final de semana no ano inteiro tem grupos pescando lá. Fala em rota dos tropeiros, em observação de pássaros, turismo q leva muito menos gente que pesca

12191855_1197133310314748_46861680538702

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Mosqueiro

Jamanta,

Também sinto falta de divulgação turística de pesca em muitos outros pólos do Brasil.

Outro detalhe que também sinto falta é do desenvolvimento de cartilha de temporada

de pesca no Brasil, à exemplo do Canadá, Nova Zelândia, Argentina, Chile, Alemanha, etc.

Por exemplo o que segue abaixo:

Site Canadense e arquivo de informações da Região de North Vancouver, BC.

Julgo ser bastante interessante existir estas informações à todos.

Está aí uma oportunidade de levantamento científico/cartográfico das águas continentais, com mapas orientativos aos

pescadores, regras de preservação, incentivo ao catch & release, orientações de acesso aos pontos, etc.

Talvez, o envolvimento de diversas secretaria, inclusive a de turismo das cidades, incentivaria as pessoas

que irão elaborar os folders a colocar os atrativos de pesca junto aos demais atrativos.

Ficam os palpites e talvez uma semente plantada.

:)

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Patrono

Antigamente o esporte se chamava CAÇA E PESCA. Um nunca estava dissociado do outro e CAÇA era mais popular – ao menos nos locais que freqüentava- Rio de Janeiro e Mato Grosso. Ninguem achava estranho você matar uma paca, uma meia dúzia de marrecas ou umas codornas e perdizes....... Até que começaram em falar em proteger os animais dos caçadores – ninguém falava nada dos canaviais, plantações de soja, defensivos agrícolas....Resultado foi proibida a caça . Melhorou alguma coisa para os bichos???.

Agora começam a falar na maldade que é o pesque e solte ( pensando bem , não deixam de ter razão, mas e daí?) . Não demora muito vão querer proibir a pesca

  • Like 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Moderador

calma cara, demora muito tempo para inserir uma cultura em um contexto, especialmente uma cultura rica (como o turismo de pesca e fly) num contexto de futebol, lula, bolsa dilma e mediocridade.

Por aqui ainda não se aprendeu sequer a votar e já querem que os bugres aprendam a pescar com mosca...

Mas vale todo esforço, parabéns Jamanta !

Abração

Odimir

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Mosqueiro

Sim Beto,sem falar das onças que quase entrou na esticão.

O Brasil precisa do Turismo de pesca bem organizado como os outros países como a Argentina e Canada.

Positivo Jamanta.

Editado por Marcelo R. S.
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Mosqueiro

Um dos problemas, na minha opinião, é que a pesca ainda esta fortemente associada a subexistencia, no nosso microcosmos da pesca com mosca (forum, youtube, etc) pesque e solte é a norma, mas fora disso, soltar peixe é coisa de louco.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Patrono

Quando falo em pesca, falo no generico, não só de pesca com mosca.

Acho que nao me expressei bem .... minha indignação não é nao ter nada sobre pesca,,, é ter ações ligadas a turismo que não tem 1% do numero de praticantes da pesca ... mas estes turismos tem roteiros organizados, ações governamentais, placas, materiais informativos porque são organizados. Porque ocupam espaços, pleiteiam, fazem massa crítica. E isso é legítimo e democrático, apenas acho que esta na hora da pesca tomar o espaço que é seu.

  • Like 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Patrono

Um pescador matar um peixe não esta errado, desde que dentro da cota e embasado em um estudo que diga que x pescadores podem matar x peixes em um determinado local .... alias, isto esta previsto na nossa lei e ocorre em varias partes do mundo.

Da mesma forma, nao podemos dizer que a pesca artesanal é a culpada, estas comunidades pescam para viver a centenas de anos e nunca acabaram com o peixe.

O problema da diminuição do peixe esta ligada a uma seria de fatores, começando pelas barragens, poluição, pesca predatoria (sem respeito a cota), barreira agricola e etc ....

O que tem que acontecer é fiscalização, ações governamentais e privadas,e projetos. Mas como propor e cobrar estas ações se nao tem ninguem da pesca esportiva na mesa de tomada de decisão,

Assim, esta na hora de ocupar estes lugares.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Mosqueiro

Um pescador matar um peixe não esta errado, desde que dentro da cota e embasado em um estudo que diga que x pescadores podem matar x peixes em um determinado local .... alias, isto esta previsto na nossa lei e ocorre em varias partes do mundo.

Da mesma forma, nao podemos dizer que a pesca artesanal é a culpada, estas comunidades pescam para viver a centenas de anos e nunca acabaram com o peixe.

O problema da diminuição do peixe esta ligada a uma seria de fatores, começando pelas barragens, poluição, pesca predatoria (sem respeito a cota), barreira agricola e etc ....

O que tem que acontecer é fiscalização, ações governamentais e privadas,e projetos. Mas como propor e cobrar estas ações se nao tem ninguem da pesca esportiva na mesa de tomada de decisão,

Assim, esta na hora de ocupar estes lugares.

Sem duvida, não vejo problema nenhum com a pesca comercial contando que seja executada de forma apropriada.

O que estou tentando dizer é que geralmente se pensa na pesca primeiro como forma de obter alimento e segundo como lazer, e dai viria a falta de destaque que a pesca esportiva sofre.

Não foram as trutas do Rio Crioulas pensadas, inicialmente, como matéria-prima para patê?

Grande abraço

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Patrono

Pois é guilherme.... Pode ser,,,, como eu disse eu acho q os motivos são múltiplos..... Nos nossos rios de truta tbem se mata truta, não nos enganemos, alias, a própria pesca esportiva deve matar de 10 a 20%, mas são micro bacias, com muitos pontos privados e com u

Certo controle. Isto ao meu ver está no caminho....

O q me preocupa é a matança de dourado e outros tantos peixes nativos.... E as barragens, q estão destruindo a pirapitinga em alguns rios. Pq não temos força de bater o pé e travar isso???? Pq outras entidades travam outras coisas??? Aqui no sul a advocacia está junto dos sindicatos travando o pl 336,,,, na guerra, no berro. ? Como consegue?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Administrador

Bugres???

Adorei essa seu Odimir! :D

Jamanta meu amigo, tu já sabia que o caminho seria uma pedreira, mas não desanime, estás fazendo o que muitos falam, mas se acomodam não fazendo.

É semear para colher frutos num futuro mesmo que distante. :ok:

  • Like 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Mosqueiro

Buenas Gurizada,

Jamanta, até quinta a noite estava certo de irmos, o Gelson e eu, na sexta... Conversamos a noite e decidimos abortar a missão.

O motivo é simples, seria perda de tempo... O turismo de pesca, ou pesca turística como tenho chamado o que fazemos, não estaria nem de longe em voga neste evento...

A FishTV tem investido no assunto, uma pena que a realidade politico/econo/social do brasil esteja do jeito que está...!

Mas seguimos na luta, enquanto houver pelo que lutar... hehehhe

Abração,

Ricardo

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Patrono

Canali

É triste dizer isso, mas se vcs viessem perderiam tempo, nem as agencias de turismo tinham interesse no material.

Secretarias de turismo ??? bande de arigó.... nem vale a pena o papo.

Turismo de pesca segue sendo visto como um bando de bebado que quer uma van pra ir num lugar pegar chininha e beber até morrer ...

(amargura é pouco) daqui uns dias passa e volto a acreditar no futuro

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Mosqueiro

Pois é Tchê...

E não deixa de ser isso mesmo, na maioria dos casos... Bem mais da metade das consultas que recebemos tem uma ou mais das seguintes perguntas:

- Pode trazer peixe? (resposta.. Não)

- Como trazer os peixes? (resposta.. Não)

- É caro trazer os peixes? (resposta.. Não quero que você vá, procure outro)

- Só vou se puder trazer os peixes, ok? (resposta.. Não quero que você vá, procure outro)

- E as gurias? (resposta.. Não há)

- Só vou se tiver gurias, ok? (resposta.. Não quero que você vá, procure outro)

................... Sobre bebida então, são muitas..........................

Não dá para ter esse tipo de cliente, é incomodação...

Há tempos estamos estudando algumas parcerias dentro do brasil, e parece que em 2016 a coisa vai funcionar... Tu não imagina a dificuldade de selecionar parceiros comerciais do ramo que não pensem como os queridos que fazem as perguntas que mencionei acima...!!!

Arigós é elogio!!!!

Não é mole, Tchê!

Abração,

Ricardo

  • Like 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Administrador

"Não quero que você vá, procure outro!" :laugh:

Se eu fosse viver disso estaria frito!!! :happy:

Brincadeiras a parte.... impressionante a reação das pessoas quando digo que vou para a Patagônia e não mato truta alguma para comer. :dry:

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Mosqueiro

Antigamente o esporte se chamava CAÇA E PESCA. Um nunca estava dissociado do outro e CAÇA era mais popular – ao menos nos locais que freqüentava- Rio de Janeiro e Mato Grosso. Ninguem achava estranho você matar uma paca, uma meia dúzia de marrecas ou umas codornas e perdizes....... Até que começaram em falar em proteger os animais dos caçadores – ninguém falava nada dos canaviais, plantações de soja, defensivos agrícolas....Resultado foi proibida a caça . Melhorou alguma coisa para os bichos???.

Agora começam a falar na maldade que é o pesque e solte ( pensando bem , não deixam de ter razão, mas e daí?) . Não demora muito vão querer proibir a pesca

Dizem que o Diabo é sábio, não por ser Diabo, mas por ser velho.

Coloco-me ao lado do Beto, não tão sábio, nem tão Diabo quanto ele - mas igualmente rodado - para externar a mesma opinião.

Hoje, vivemos no reino do mi-mi-mi, do politicamente correto, pois nossos formadores de opinião abraçaram a causa mi-mi-mi, em todas as áreas, como em nenhum outro lugar - e vou dizer: eu conheço lugares prá caramba!

Nos posts acima vi referências ao turismo de pesca nos EUA e no Canadá e como a coisa funciona por lá e como não funciona aqui.

Mas, como bem falou o Zanetti, o aspecto cultural é preponderante. Vejam só: todo o norte-americano nasce soldado, pescador e caçador e tem orgulho disso. Claro, tem uns moderninhos que nascem em NY, LA e SF que simpatizam com outras causas, mas são minoria (por enquanto...por enquanto).

O fato é que o anuário de 2012, o mais recente disponível, ( https://www.census.gov/prod/2012pubs/fhw11-nat.pdf) apontaque 38 milhões de americanos pescam e que 14 milhões de americanos caçam e que destes, quase 70% também pescam, numa clara interação entre as duas atividades, como bem pontuou o Beto. Quem tiver curiosidade, o anuário apresenta informações muito detalhadas, inclusive de gastos no setor. Muito instrutivo! Outro site que vale a pena consultar é o do Fish and Wildlife Service: http://www.fws.gov/

E mesmo quem não pesca, tem algum equipamento na garagem, que é usado nas férias em qualquer poça d'água.

Com isso, todo mundo é familiarizado com o assunto. Tanto assim que lá, terra onde se teme atentados em aviões, você pode fazer voos internos com as varas de pesca na mão. Não precisa de capa, de coisa alguma. Cansei de ver! Pode levar até com a carretilha presa. Também já levei comigo, dentro do tubo. Enquanto isso aqui - e mesmo na Argentina, que tem uma "cultura" de pesca de trutas - é totalmente proibido. Qual a razão lógica? NENHUMA! Mero desconhecimento, mera diferença cultural.

Outra coisa: por várias vezes, na imigração, o oficial me pergunta a razão da viagem (estranhando viagens de 2 ou 3 dias à turismo) e quando digo que vou pescar, a dureza dá lugar a um papo de pescador (onde ele, é claro, vê se estou ou não mentindo) porque todo mundo pesca!

Mas, a despeito das dificuldades, já se pode perceber uma mudança em uns poucos estados, como Mato Grosso, Mato Grosso do Sul e Amazonas, com ações conservacionistas visando preservar o patrimônio pesqueiro tendo como foco, também, a pesca esportiva como atividade econômica. São estados onde os governos estaduais e municipais, principalmente, têm a percepção da importância dos hotéis de pesca e serviços associados, através da arrecadação tributária e do emprego gerado. Essa percepção, oriunda de dados concretos, é que motiva investimentos e parcerias.

No entanto, nesse período em que vivemos, de falência econômica e crise política, onde os recursos estão mais escassos que o normal, não se deve esperar qualquer ação ou parceria importante com governos (especialmente no RS, que tecnicamente está falido) , em nenhuma esfera. Infelizmente, isso é algo para depois de 2017...Ou 2018.

Assim, restam somente as atitudes que eu diria heroicas de uns poucos, como o Jamanta, tentando organizar e dar relevância ao setor como atividade econômica, a quem cumprimento e desejo muita sorte. E a outros, como o Fausto - a quem muito admiro - que mantém esse nosso espaço por amor a arte, assim com tenta, com a ajuda de mais uns poucos, conservar o MDC.

Finalmente, também por ser velho, não caio na esparrela de debater matar o peixe X não matar o peixe. Isso é discussão para mais de metro, que já motivou brigas tremendas em todos os fóruns de pesca, sem que qualquer das partes esteja totalmente certa ou errada. Que cada um faça o que lhe der na veneta, de acordo com suas crenças, valores pessoais, consciência e o escambau! Mas, soltando ou não, trate de fazer logo, pois a prosperar a cultura do mi-mi-mi, em breve aqui em Pindorama pescar vai ser "tosco" e "uma ação de ódio".

  • Like 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Moderador

..., pois a prosperar a cultura do mi-mi-mi, em breve aqui em Pindorama pescar vai ser "tosco" e "uma ação de ódio".

E até onde se pode ver, vai mesmo, pois estas idéias são articuladas internacionalmente. A única resposta adequada, a meu ver, é a ação coordenada de todos os orgãos que representem os pescadores, i.e., associações, clubes, federações, indústria, comércio, etc. E na base, é necessária a formação de uma espécie de "thinktank" sobre o assunto, ṕara a sedimentação de argumentos fortes.

Lutar sozinho e sem direção, ou pior ainda, não reagir esperando que a tempestade passe, é caminho certo para restrições intoleráveis no futuro.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Mosqueiro

Dia Gurizada, Dia Tio Luiz

Acho que precisamos dividir as coisas para não perder o foco... Na questão turística sustentável VS extrativista...

Na minha opinião, turismo extrativista nem deveria existir, e em casos muito específicos o recurso poderia ser consumido ou utilizado restritamente no local, com muito controle.

Ah, não vou me atrever a falar sobre pesca e temporalidade... hahahahahahahah

Abração,

Ricardo

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Patrono

É, eu não mato peixe, uma vez por não meio dúzia de mandi p comer com meus primos na beira do rio jacui.

Acho q o futuro vai ser a cota zero, pois vão acabar com tudo.

Realmente, uma exceção seria poder comer um peixe na beira do rio dentro de uma pequena cota,

Transporte e em quantidade acho q não é mais aceitável.

Eu acredito em estudo é controle. Ou seja, o estudo diz quanto pode ser abatido em alguns lugares, e ter controle rígido.

Mas para isso, precisamos evoluir uns 20 anos ou mais.

A única coisa q não curto muito é o papo de é brasil, aqui nada vai p frente, aqui nada da certo..... Chega disso. Não quero mudar de país , quero mudar o meu país.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Administrador

Mestres Beto e Luiz,

Disseram tudo! Todos os "is" (do mimimi) e já vieram com os devidos pingos! :mestre:

Só gostaria de acrescentar um ponto a se observar, é muito comum pras pessoas que estão bastante envolvidas com determinado assunto, não conseguir compreender e concordar com a visão de outras que pouco contato tem com esse assunto.

Acontece muito comigo, trabalho em TI, quase 20 anos na mesma empresa, os colegas de trabalho se tornaram amigos pessoais e é com eles que mais convivo. Nossa realidade é diferente das outras pessoas e por muitas vezes nos espantamos com o que outras pessoas de nosso convívio e que não são da área pensam e com lidam com questões do dia a dia. Pra nós, video locadora era um negócio que já havia falido, eu e esses meus amigos não alugamos filmes já faz muuuuito tempo (anos e anos), todos nós pegamos filmes na internet, usamos modelos de aluguel on-line, etc. Outro dia, conversando com uma amiga que tem uma empresa de publicidade, fiquei boqueaberto em saber que o maior cliente dela é uma rede de vídeo locadoras, o único que mesmo com essa criae continua a crescer, estão abrindo uma loja a cada 2 meses. :wacko:

Disse isso tudo, pra exemplificar o seguinte...

Não tenho dúvidas de que só nós enxergamos a pesca como esporte, pergunte a 100 pessoas não ligadad a esse "mercado" e tenho certeza de que vai se surpreender.

Infelizmente é uma das coisas mais difíceis de se mudar, cultura!

Mas... Segue o baile...

Tamo junto meu presidente! :ok:

  • Like 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Participe da conversa

Você pode postar agora e se registrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça seu login agora mesmo para postar com sua conta

Visitante
Responder a este tópico...

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Apenas 75 emoji são permitidos.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

×
×
  • Criar Novo...

Informação importante

Ao usar este site, você concorda com nossos {termos}.