Ir para conteúdo

Formiga


Postagens Recomendadas

  • Moderador

:):):)

Final de semana prolongado pelo feriado, com muito calor e pouca disposição para viajar, resultou em algumas experimentações de atado.
Há tempos adquiri alguns anzóis Gamakatsu do modelo C16 - B em numerações #14 e #16 que venho testando no atado de emergentes.
Trata-se de um anzol de arame fino e muito afiado, com desenho específico.
Decidi experimenta-los no atado de formigas, e o resultado inicial me pareceu satisfatório.

Seguem algumas imagens...

Grande abraço

Odimir

- Anzóis C16 - B #14

ant%20033.jpg

- Outros materiais :
- Linha de overlock usada como linha de atado e confecção do corpo da formiga
- Clear Wing, material plástico transparente e muito resistente, provavelmente polipropileno bi-orientado.
- Custom blend dub (black stone) usado para o abdomen e patinhas da formiga, em técnica de dubbing loop abrindo a linha de overlock ao meio.

ant%20046.jpg

E o resultado...

ant%20020.jpg

ant%20028.jpg

Acrescentando coloração nas asas com marcador permanente...

ant%20042.jpg

Editado por Odimir
  • Like 4
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Moderador

Meu problema com as formigas é não enxergar elas. :happy:

Mas tenho em minha mente um bom momento em no rio Collón Curá. ;)

Sorte que tinha o guia para enxergar! :laugh:

T+ :ok:

:):):)

Fausto,

Também ato algumas versões usando corpo de EVA, dubbing ou moose hair com indicadores tipo post de parachutes ou CDC, que propiciam boa visibilidade especialmente pelo contraste branco e preto nas linhas de espuma.

Entretanto, formigas não são boas nadadoras e nas minhas pescarias de lambaris percebi que formigas "afogadas" rendem mais capturas que as versões flutuantes.

No caso desta formiga pretendo atar uma versão que receberá cobertura de resina e depois será aplicado o hackle de dubbing ou mesmo uma pena de galo, para que afunde melhor e mais rápido.

Grande abraço

Odimir

Editado por Odimir
  • Like 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Quero ver essa com resina, pois vi algumas receitas e gostei bastante. :ok:

Falta só eu arrumar uma maneira de ver bem. :D

Nem trocando os óculos resolve! :laugh:

Olá Fausto, tenho o mesmo problema (enxergar as danadas)....rsssss....

Resolvi resinando as formigas e atando em drop com indicador. para mim funcionou. Talvez valha experimentar. Abraço!

:):):)

Final de semana prolongado pelo feriado, com muito calor e pouca disposição para viajar, resultou em algumas experimentações de atado.

Há tempos adquiri alguns anzóis Gamakatsu do modelo C16 - B em numerações #14 e #16 que venho testando no atado de emergentes.

Trata-se de um anzol de arame fino e muito afiado, com desenho específico.

Decidi experimenta-los no atado de formigas, e o resultado inicial me pareceu satisfatório.

Seguem algumas imagens...

Grande abraço

Odimir

- Anzóis C16 - B #14

ant%20033.jpg

- Outros materiais :

- Linha de overlock usada como linha de atado e confecção do corpo da formiga

- Clear Wing, material plástico transparente e muito resistente, provavelmente polipropileno bi-orientado.

- Custom blend dub (black stone) usado para o abdomen e patinhas da formiga, em técnica de dubbing loop abrindo a linha de overlock ao meio.

ant%20046.jpg

E o resultado...

ant%20020.jpg

ant%20028.jpg

Acrescentando coloração nas asas com marcador permanente...

ant%20042.jpg

Como sempre, instigantes atados, mestre Odimir. Com relação às antenas, qual o material usado? Pernas siliconadas? Nunca trabalhei com linha de Overlock, o resultado ficou bem natural. Vou experimentar! Parabéns e obrigado por compartilhar.

Abraços!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Administrador

Olá Fausto, tenho o mesmo problema (enxergar as danadas)....rsssss....

Resolvi resinando as formigas e atando em drop com indicador. para mim funcionou. Talvez valha experimentar. Abraço!

Vou tentar sim e pode ser uma diversão para pescar os danadinhos dos lambaris e trutas do MDC. :ok:

Uma coisa é certa, lá na Patagônia algumas trutas ficam presas em poços que se formam quando os rios descem agora em novembro e essas trutas ficam embaixo de árvores secas esperando as formigas caírem. Foi num desses poços que o guia Emiliano me levou para travar uma pequena batalha com uma delas. :)

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Vou tentar sim e pode ser uma diversão para pescar os danadinhos dos lambaris e trutas do MDC. :ok:

Uma coisa é certa, lá na Patagônia algumas trutas ficam presas em poços que se formam quando os rios descem agora em novembro e essas trutas ficam embaixo de árvores secas esperando as formigas caírem. Foi num desses poços que o guia Emiliano me levou para travar uma pequena batalha com uma delas. :)

Os troféus geralmente saem desses poços não é mesmo, Fausto? :ok: Batalhas que sempre desafiam a gente....rssss....Vou acompanhar pelo fórum as pescarias dos amigos e torcer pelas belas capturas....Talvez consiga ir em Março, Fausto, mas aí, com outro nível das águas, é outra pescaria.....Sorte e boa viagem aos amigos! Tight lines! :)

P.S. A solução do drop foi testada exatamente com os lambaris. Funcionou bem! :yes:

Editado por Carvalho
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Administrador

Talvez consiga ir em Março, Fausto, mas aí, com outro nível das águas, é outra pescaria.....Sorte e boa viagem aos amigos! Tight lines! :)

Vou em março, dia 3 de março estarei lá. :ok:

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Moderador

Sugestivo já o formato dos anzóis :) .

Mais uma baita simplicidade prometendo alta eficiência :bs-aplauder:

Vlw, Mestre. :ok:

abção

:):):)

Ola Ilza, obrigado !

Estes anzóis na verdade se destinam ao atado de moscas secas no estilo USD (Uperside Down), ou seja, nadam com a ponta voltada para cima, assim como os antigos Partridge K3A.

Devo atar algumas variações neste estilo e postarei aqui.

Grande abraço

Odimir

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Participe da conversa

Você pode postar agora e se registrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça seu login agora mesmo para postar com sua conta

Visitante
Responder a este tópico...

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Apenas 75 emoji são permitidos.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

×
×
  • Criar Novo...

Informação importante

Ao usar este site, você concorda com nossos {termos}.