Ir para conteúdo

Morsa girando na base


Postagens Recomendadas

  • Patrono

Pessoal,

Minha morsa esta rodando na base o que atrapalha muito. Eu aperto e logo ela roda de novo.

Alguém sabe como posso resolver esse problema?

Cazes

Caso não haja o que apertar, tente injetar cola (superbonder, araldite), quem sabe funciona ?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Mosqueiro

Cases,

Se eu tivesse que corrigir isso com o que disponho em casa, eu colocaria o eixo da vise na base, apertava bem o parafuso e faria um furo atravessando a base e o eixo, colocando ali somente um contrapino... foi o que me ocorreu

BigAbraco do BiG

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Patrono

Cazes
Parece que o Marcelo acertou. A base da haste da tua morsa, de alumínio, deve ser trocada por uma outra de aço, ou latão para não espanar a rosca. Um torneiro mecânico resolverá o teu problema. Neste ínterim (quebra-galho), injete araldite 24 h, entre a haste e cilíndro-base da morsa.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Moderador

a) Pinta um anel no eixo com marcador permanente;

b) bota a morsa em posição na base;

c) com ela em posição, aperta seu parafuso

d) solta o parafuso e retira o eixo da base

Agora deve haver algum lugar do eixo no qual a tinta foi marcada pelo parafuso

Nesse lugar, dá uma limada com lima fina de afiar serrote, formando uma superfície reta.

Tendo essa superfície reta, quando vc apertar o parafuso da base o eixo não vai mais rodar.

Se o parafuso tiver espanado a rosca, esquece. Tem que fazer outra.

Contrapino só se colar o eixo no suporte com epóxi, do contrário o eixo fica meio bambo e dá mais raiva ainda.

  • Like 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Moderador

:):):)

Ola Cazes,

Embora possa parecer óbvio, antes de qualquer coisa sugiro verificar se o parafuso tem comprimento de rosca suficiente para promover o aperto antes que a cabeça toque na canopla da base.
Em caso positivo, além do que foi proposto pelo Jost, você tem a alternativa de fazer um escareado no eixo com uma broca, usando uma furadeira de coluna após as marcações correspondentes.
Em gíria de oficina este escareado coincidentemente é chamado de "mosca".

Abração
Odimir

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Patrono

Obrigado mestre Odimir.

Eu primeiramente vou tentar a sugestão do Jost por ser mas fácil para um cara atrapalhado como eu. Caso não seja suficiente para resolver o problema farei esse desbaste na haste como o Marcelo Cardoso e o Senhor recomendam.

Vamos ver se resolve.

  • Like 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Moderador

Odimir, essa técnica não é muito simples pra quem não tem ferramentas e suportes adequados... se errar o lugar do furo danifica o eixo e deixa a morsa torta.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Moderador

:):):)

Jost,

Qualquer das alternativas requerem um certo preparo porque limar um plano perpendicular ao eixo do furo também exige uma certa habilidade.
Na verdade, olhando para a foto da base e nas ranhuras provocadas pelo parafuso na haste, me parece que o comprimento de rosca do parafuso é insuficiente e trabalha no limite.
Se for o caso, nenhuma das alternativas que sugerimos se aplicam, sendo necessário de alguma forma aumentar o comprimento de rosca.
Por isso sugeri ao Cazes que se certifique sobre este comprimento, e a partir daí poderemos fazer outras sugestões como posso enviar um novo parafuso desde que ele me informe o diâmetro e tipo de rosca e a espessura da parede da canopla.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Patrono

Cazes
Aproveite o ensejo e o conteúdo do tópico G-VISES e adquira logo uma morsa do ODIMIR.
Observe que que tem gente usando uma destas morsas há 15 anos (ou mais) sem queixa alguma.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Participe da conversa

Você pode postar agora e se registrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça seu login agora mesmo para postar com sua conta

Visitante
Responder a este tópico...

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Apenas 75 emoji são permitidos.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

×
×
  • Criar Novo...

Informação importante

Ao usar este site, você concorda com nossos {termos}.