Ir para conteúdo

Cepo em Sucupira


Postagens Recomendadas

  • Administrador

Não é bem cutelaria, mas está associado. :)

Depois de ter comprado as facas do Olivier, tratei de conseguir uma superfície de corte à altura.

Procurei daqui e dali, consultei nosso amigo Fred e finalmente encontrei uma empresa, Mata Verde, que trabalha com reaproveitamento de árvores caídas.

Escolhi uma peça de Sucupira com as seguintes dimensões: 53x41x10 (cm).

post-1241-0-13640200-1444438314_thumb.jp

post-1241-0-19384000-1444438334_thumb.jp

post-1241-0-34148700-1444438372_thumb.jp

Muito satisfeito! Só de olhar já me dá prazer. :)

  • Like 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Administrador

Maravilha! :)

Apesar dessa não ser especificamente uma tábua pra churrasco, também se presta perfeitamente para tal! ;)

É uma superfície de trabalho genérica pra cortar, amassar, bater, trabalhar desde um delgado tomate cereja, até um belo pedaço de picanha. :D

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Moderador

:):):)

Certamente um lindo cepo e se houver oportunidade acompanharei o Sergio Krieger nesse encontro de atados.

Se pretende utiliza-lo para churrasquear, recomendo que faça um canal contornando a borda para recolher o suco da carne, especialmente quando se trata de picanha.
Isto pode ser feito por um marceneiro ou mesmo um amigo que disponha de uma tupia elétrica manual.

Um detalhe sobre tábuas de madeira é que são mais resistentes à proliferação de fungos e bactérias que as pranchas plásticas, por conta do ácido fênico contido na madeira.
Por este motivo, os alemães contrariaram e resistiram a normas internacionais, relativas ao uso de empunhaduras e cepos plásticos em seus açougues e frigoríficos.

Grande abraço

Odimir

  • Like 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Administrador

Maravilha! :)

Apesar dessa não ser especificamente uma tábua pra churrasco, também se presta perfeitamente para tal! ;)

É uma superfície de trabalho genérica pra cortar, amassar, bater, trabalhar desde um delgado tomate cereja, até um belo pedaço de picanha. :D

Esqueça a picanha, escolha o que vamos cortar sobre esse cepo e eu levo a fome. :okok:

O atado está de pé, mesmo sabendo que é uma pequena desculpa para te visitar. :D

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Administrador

Realmente os cepos destinados a churrasco tem essa canaleta pra recolhimento dos sucos das carnes, quando fatiadas.

Meu objetivo é fazer um uso multiplo, mesmo porque, morando em apartamento, faço pouco churrasco. Mas dá pra cortar na boa. :)

Vamos combinar o menu. ;)

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Administrador

Tb ia me convidar... mas é só para mestres...

Se for só pra mestres eu também vou ter que ir embora da minha própria casa! :wacko:

Neumann, daí tomamos umas cervejas ali perto! :D

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Mosqueiro

André, ficou linda a peça! Que beleza... Penso que é de fato mais apropriado para o pré-preparo, tábuas de corte para churrasco ou demais assados são melhores se mais finas - é mais fácil pra lavar. Mas, opinião própria, não conta muito.

Quanto ao que se vai cortar aí em cima, meu voto seria com um belo ancho, devidamente temperado com um bom sal e grãos macerados de pimenta rosa e branca. Depois de selados, ficariam lindos se finalizados em uma chapa de ferro fundido com uns 4~5mm de espessura bem quente. Abre-se um tinto rústico e pronto, tá servido o almoço....

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Administrador

André, ficou linda a peça! Que beleza... Penso que é de fato mais apropriado para o pré-preparo, tábuas de corte para churrasco ou demais assados são melhores se mais finas - é mais fácil pra lavar. Mas, opinião própria, não conta muito.

Quanto ao que se vai cortar aí em cima, meu voto seria com um belo ancho, devidamente temperado com um bom sal e grãos macerados de pimenta rosa e branca. Depois de selados, ficariam lindos se finalizados em uma chapa de ferro fundido com uns 4~5mm de espessura bem quente. Abre-se um tinto rústico e pronto, tá servido o almoço....

Valeu Fred, pela consultoria e pelas indicações. :ok:

Wow! Que sugestão! Simples e maravilhoso! :bs-aplauder:

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Mosqueiro

Valeu Fred, pela consultoria e pelas indicações. :ok:

Wow! Que sugestão! Simples e maravilhoso! :bs-aplauder:

Aqui em SJDR é meio complicado achar um bom corte de ancho, só dois açougues conseguem. No Rio, no Mundial vendia um corte a vácuo de um frigorífico que não lembro o nome (claro que não era Friboi...rsrs...) que era chamado de filé de costela. De fato, era o ancho! Mais barato que o contra-filé em si, não sei porque vendiam com esse nome - apesar de haver regiões que chamam a ponta do contra-filé assim.

Vira e mexe comprava o bruto e fazia assim; fica um trem de gostoso! Pra acompanhar, fazia uma salada verde, tomates cereja, coisas leves. Melhor, só camarão grelhado...kkkkkk.... aí já é outro prato, não vamos desvirtuar!

Abração.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Participe da conversa

Você pode postar agora e se registrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça seu login agora mesmo para postar com sua conta

Visitante
Responder a este tópico...

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Apenas 75 emoji são permitidos.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

×
×
  • Criar Novo...

Informação importante

Ao usar este site, você concorda com nossos {termos}.