Ir para conteúdo

Blagdon Buzzer - Passo a Passo


Postagens Recomendadas

  • Administrador
Eles estão presentes nos quatro cantos do mundo zunindo nos ouvidos dos habitantes de todos os continentes do planeta. Pertencem a uma das maiores ordens de insetos contando com mais de 150 mil espécies classificadas em cerca de 10 mil gêneros, de 188 famílias diferentes, dentre as quais pode-se destacar uma em especial, a Chironomidae.
DSCN0012.JPG
Os padrões que intentam imitar uma larva e/ou pupa de Chironomidae, popularmente conhecidos como Buzzers, começaram a se tornar populares por volta dos anos 20, acredita-se que seu sucesso se deu devido a serem moscas fáceis de se atar, poder serem usadas praticamente em qualquer lugar do mundo por conta da infinidade de espécies e porque eclodem o ano todo.
Acredita-se que um dos padrões mais antigos e simples, supostamente o primeiro Buzzer, seja o Blagdon Buzzer, atribui-se a autoria dessa mosca ao Dr. Howard Alexander Bell. Acredita-se que ele tenha surgido em função das observações que o Dr. Bell fazia sobre o conteúdo dos intestinos dos peixes capturados por ele no Lago Blagdon.
Segue o passo a passo dessa simples e eficiente mosca, interessante principalmente para quem deseja iniciar no atado. :)
Material Básico:
  • Anzol Partridge Captain Hamiton Wet Fly #14
  • Fio de Atado Ultra Thread 140 Denier Black
  • UNI French Oval Tinsel Silver
  • Poly Yarn White

DSCN9993.JPG

Passo a Passo:
1º Coloque um anzol com a farpa amassada na morsa e faça uma base de linha até a metade da curva.
DSCN9978.JPG
2º Prenda o tinsel e com o fio de atado molde o corpo, que deverá ser delgado, porém apresentar certo volume (cerca de 3 a 4 vezes a espessura da haste).
DSCN9980.JPG
3º Enrole o tinsel de forma espaçada em direção ao olho do anzol, fie com 2 voltas de fio de atado e corte o excesso.
DSCN9982.JPG
4º Nesse ponto, prenda um tufo de Poly Yarn tomando cuidado para que fique exatamente sobre a haste.
DSCN9984.JPG
5º Prenda o Poly Yarn, corte o excesso que estava para frente e como thread faça a cabeça da mosca, mais volumosa.
DSCN9987.JPG
6º Arremate com o seu nó de acabamento preferido, aplique uma gotícula de cola e corte o excesso do Poly Yarn, cuidando para que não ultrapasse a metade do comprimento da haste. Aplique verniz na cabeça da mosca.
DSCN9992.JPG

Um pouco mais sobre os Buzzers no blog: http://www.fuzzyflies.com/2015/09/jazzer-buzzers.html

Grande Abraço ;)

  • Like 1
  • Thanks 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Moderador

Acho que chamam Buzzers, porque os modelos ficam fazendo BUZZZZZ no teu ouvido... Dã.

André, obrigado pela resultado da pesquisa! :) E atados naturalmente. Eu passaria um pouco de loctite no tinsel.

Editado por Carlos Mitidieri
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Administrador

Bom dia André

Obrigado por compartilhar. Essa vai pra caixa.

Valeu.

Abraços

Milton Bueno

Maringá - PR

Eu que agradeço pelos comentários Milton. :ok:

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Administrador

:):):)

Grande André,

Parabéns pelos atados e pelo passo a passo bastante claro e didático !

Pessoalmente costumo ata-los em anzóis de numeração menor que o #14.

Grande abraço

Odimir

Obrigado mestre Odimir, :)

Sem dúvida normalmente as larvas de mosquito são menores, as Zebras Midge que uso pra pesca dos lambaris são normalmente atadas em anzóis #18 ou #20. Mas vez por outra uma "Daddy Long Legs Larvae" (apesar de não ser aquática) pode despertar ainda mais o apetite dos peixes. :D

Grane Abraço ;)

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Administrador

Boa André! :ok:

Semana passada estudei vários vídeos do Davie McPhail sobre esse atado e estou me motivando em levar algumas dessas moscas para a Patagônia ano que vem. :yes:

Tem umas muito bacanas, especiamente as que tem acabamento em verniz ou resina, essas ficam ainda mais bonitas. :)

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Administrador

Acho que chamam Buzzers, porque os modelos ficam fazendo BUZZZZZ no teu ouvido... Dã.

André, obrigado pela resultado da pesquisa! :) E atados naturalmente. Eu passaria um pouco de loctite no tinsel.

Sem dúvida! :D

Aqueles que quando você está quase dormindo passam pelo teu ouvido como se estivessem montados em uma hornet (Honda CB 600F)! :laugh::laugh::laugh:

Esse tinsel é bem resistente e pelo fato da cabeça ser reforçada, acredito que não se solte com facilidade. Mas você tem razão, ficaria mais resistente. Aliás acho que por isso evoluiram para os padrões resinados (mas pra afirmar, teria que me aprofundar nas pesquisas). :)

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Mosqueiro

André deu um bom resultado na Patagônia e o amigo Fausto estava perto e viu.

A única coisa que eu acho engraçada e ter uma cabeça grande e o corpo fino e a truta enxergar.

É uma mosca para mim fácil de ser feita, na realidade simples de atar.

Gostei é isto ai.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Administrador

Amigo esta primeira mosca não tem quase materiais, só resina e linha mas nada.

Esta mosca deve ser boa para o nosso amigo chara (Jost) não acha.

Sei lá, aplicar resina dá trabalho. :laugh:

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Participe da conversa

Você pode postar agora e se registrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça seu login agora mesmo para postar com sua conta

Visitante
Responder a este tópico...

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Apenas 75 emoji são permitidos.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

×
×
  • Criar Novo...

Informação importante

Ao usar este site, você concorda com nossos {termos}.