Ir para conteúdo

Sugestão de faca ou canivete grande


Postagens Recomendadas

  • Patrono

Amigos estou iniciando a busca por uma boa faca ou um bom canivete grande. Não precisa ser nada artesanal não, se quiserem indicar onde comprar via internet fiquem a vontade.

PS: Fausto me arrependo amargamente de não ter comprado um Opinel de tamanho maior em nossa estada na patagônia. :blush::blush:

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Mosqueiro

Não é uma opção barata, mas é um baita canivete de aço damasco de uma das marcas Espanholas mais conceituadas :

http://www.outdoorbr.com.br/facas-muela/canivete-colecao/canivete-muela-gl-10dam.html

Como o aço damasco precisa ser guardado sempre bem seco, pode não ser muito prático em pescarias, achei um da marca citada com preço razoavel...

http://www.furbem.com.br/canivete-opinel-n08-lamina-inox.html

Editado por Rinaldo
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Patrono

Acho que vc precisa primeiro definir melhor o tipo de faca que quer, ou melhor, a finalidade.

O Opinel maior é o 12. Tenho um e acho-o ótimo. É leve, simples e tem um ótimo aço inoxidável (há versões de aço carbono tb) mas não é um "pau pra toda obra" do ponto de vista da versatilidade e da resistência. Todo o apoio da lâmina é feito por uma pequena articulação de aço na ponta do cabo de madeira. Se precisar aplicar em um uso um pouco mais pesado, por exemplo, pode te deixar na mão.

Uma faquinha do tipo EDC (everyday carry) de um modo geral é pequena (menos de 20cm), mas resistente, com uma lâmina com certa espessura, full tang e revestimento do cabo de material resistente.

A linha BK da ka-bar tem ótimos modelos, como a indicada pelo Giuliano. Gosto muito tb das pequenas BK11 e, principalmente, BK14, especialmente com as falas opcionais, mas há um monte de outras boas opções. Outras marcas confiáveis e de preços melhores: Gerber, Colt, Ontario, Buck, Kershaw e SOG. Melhores fabricantes que conheço: Spyderco, Benchmade, Zero Tolerance. Para compra via internet aqui no Br as lojas fivela de ouro e arco e flecha são ótimas opções

Editado por Celio
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Administrador

Soube que lá em Cachoeira tem uma loja que vende uns canivetes grandes, mas eu liguei pra lá e me disseram que agora só tem do pequininho que eles usam pra descascar pinhão, quem sabe não te atende:

maxresdefault.jpg

:whistle:

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Patrono

Caso venha ao Rio por qualquer motivo, você tem 2 (boas) opções no centro da cidade: (i) visitar a Loja do Hajime, defronte do Ed. Av. Central e (ii) na parte traseira, Largo da Carioca, começa a Rua da Carioca. Lá existe uma loja (cutelaria) com a maior variedade de "coisas cortantes". Vende muitos tipos de facas, canivetes (toda linha VictorInox), tesouras, navalhas (Solingen) e até espada Samurai !!!

Juiz de fora fica à 2 horas do RJ, vale a pena conferir. Sempre que posso dou um pulinho pra ver as novidades, os vendedores até já sabem que eu pergunto muito e compro quase nada (vício de muitos anos, desde os tempos de estudante, Largo de São Francisco).

Fica a sugestão.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Moderador

:):):)

Grande Gustavo,

Acredito que um canivete de porte maior, chamado pelos americanos de folding knife possa te atender a contento, visto ter um tamanho compacto quando dobrado, o que facilita o porte e transporte nas tuas viagens e atividades como caiaqueiro.
Meu canivete predileto que uso há muitos anos em minhas atividades ao ar livre é um Gerber E-Z Out, com lâmina em aço ATS-34 produzido pela Hitachi.
Durante muitos anos de uso, reafiei este canivete uma única vez.

Caso tenha interesse, posso dispor de um canivete Gerber em estado "mint", remanescente de minha coleção a qual me desfiz.
Trata-se de um modelo muito robusto com lâmina em aço inoxidável 440 C, dureza da lâmina 56 HRC, comprimento total 21 cm, lâmina 8,5 cm, fechado 12 cm.
Talas em alumínio anodizado duro, trava tipo liner lock, e pode ser aberto com uma única mão, direita ou esquerda.
Clip e furo para cordão na parte traseira.

Abração
Odimir

2014052111571982.jpg

2014052111571162.jpg

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Moderador

Não é uma faca de primeira linha, mas pode te atender. :ok:

attachicon.gif20150805_01.png

attachicon.gif20150805_02.png

Compro outra quando voltar lá na loja ao lado da Damonte e pode ficar com esta se quiser. :)

:):):)

Já que é assim, vou postar pedindo sugestões..... :innocent:

Grande abraço

Odimir

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Patrono

:):):)

Já que é assim, vou postar pedindo sugestões..... :innocent:

Grande abraço

Odimir

Então lá vai! :p

A smith & wesson é uma das mais tradicionais fabricantes de armas dos EUA, sendo mais reconhecida pelas armas de fogo. Acho que existe desde o meio do século XIX. As facas e canivetes são muito populares, pois têm preços muito atraentes no mercado norte americano.

Não sei falar da qualidade, pois nunca tive uma, mas acho que deve ser muito boa, sim.

p.s.: foi só uma brincadeira. Eu nem sabia desses detalhes e vi agora na internet, embora veja realmente dezenas de facas dessa marca sendo vendidas nas prateleiras da Basspro. Evidentemente, o Mestre já conhece a qualidade dessa marca

Editado por Celio
  • Like 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Administrador

É isso aí Celio, comprei por causa desse prestígio todo do nome Smith & Wesson e mesmo sem ser entendido é uma boa faca, com bom aço e uns 5 mm de espessura.

Vamos ver se ainda encontro outra dessa por lá em março. :ok:

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Patrono

É isso aí Celio, comprei por causa desse prestígio todo do nome Smith & Wesson e mesmo sem ser entendido é uma boa faca, com bom aço e uns 5 mm de espessura.

Vamos ver se ainda encontro outra dessa por lá em março. :ok:

Vc tá falando da Argentina, Fausto? Lá tb tem as facas da Boker Arbolito, que são licenciadas ou pertencem à Boker alemã e usam aço alemão de solingen

https://www.bokerarbolito.com.ar/homepage

Filé!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Administrador

Comprei um dessas também Celio, mas é um canivete bem bacana e bem afiado. :)

Todo ano compro uma lâmina lá em San Martin de Los Andes e de digo que estou novamente propenso a comprar outra Boker. :ok:

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Patrono

Comprei um dessas também Celio, mas é um canivete bem bacana e bem afiado. :)

Todo ano compro uma lâmina lá em San Martin de Los Andes e de digo que estou novamente propenso a comprar outra Boker. :ok:

Mas são carinhas, né, Fausto? Peguei umas lá de exemplo, fiz a conversão dos pesos e deu quase R$ 500,00 cada

Veja que belezas :rolleyes: :

https://www.bokerarbolito.com.ar/articulo/613/aquiles-

https://www.bokerarbolito.com.ar/articulo/545/hermes-stag

Editado por Celio
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Moderador

Amigos vamos continuar a conversa. Nestas minhas pesquisas, pela faca, constatei que existe um grande apreço por facas que são feitas a partir de discos de arado. Qual o motivo???

:):):)

Neste caso, acho que o Cazes (O Roçador) poderia opinar com mais propriedade.... :ok:

Mas ainda assim, me atrevo a dar uns pitacos.

As lâminas de arado são fabricadas com aço laminado do tipo SAE1070/1090 com alto teor de carbono e manganês, que o coloca na condição de um aço mola, que se presta para cutelaria artesanal de média qualidade.

Estes aços são produzidos por encomenda em lotes mínimos para atender a demanda industrial especializada, não sendo facilmente disponível no comércio em pequenas quantidades que atendam cuteleiros artesanais.

Grande abraço

Odimir

  • Like 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Administrador

Mas são carinhas, né, Fausto? Peguei umas lá de exemplo, fiz a conversão dos pesos e deu quase R$ 500,00 cada

Veja que belezas :rolleyes: :

https://www.bokerarbolito.com.ar/articulo/613/aquiles-

https://www.bokerarbolito.com.ar/articulo/545/hermes-stag

O preço foi bem mais em conta e deve ter sido por causa do modelo que comprei que deve ser de uma série da classe mais econômica. :blush:

Esse é o canivete que me refiro e carrego sempre nas pescarias junto com o canivete Opinel #8. :ok:

noz_scyzoryk_boker_z2010201708274.jpg

Já os links que está nos mostrando são de facas de primeira linha, creio eu, e por isso o valor fica bem alto. :unsure2:

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Patrono

Vc tá falando da Argentina, Fausto? Lá tb tem as facas da Boker Arbolito, que são licenciadas ou pertencem à Boker alemã e usam aço alemão de solingen

https://www.bokerarbolito.com.ar/homepage

Filé!

Achei algumas no em terras brasileiras com média de preço de 250 reais. Opção bem interessante.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Patrono

Amigos foi difícil mais cheguei a uma conclusão. A dificuldade veio porque eu queria algo mais clássico, cabo de madeira, etc,etc. Mais minhas necessidades indicavam para um modelo mais moderno, isso porque a faca fica muito molhada, pelo uso no caiaque, muitas vezes usada para preparar um peixe na hora do almoço etc,etc . Então desta vez deixei a necessidade falar mais alto e optei pelo moderno.

faca-de-sobrevivncia-gerber-bear-grylls-

Editado por Gustavo Mello (Pimpollo)
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Participe da conversa

Você pode postar agora e se registrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça seu login agora mesmo para postar com sua conta

Visitante
Responder a este tópico...

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Apenas 75 emoji são permitidos.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

×
×
  • Criar Novo...

Informação importante

Ao usar este site, você concorda com nossos {termos}.