Ir para conteúdo

Alemanha (quase) 40 graus


Postagens Recomendadas

  • Moderador

Depois de um julho tórrido na Alemanha, o verão está arrefecendo. Finalmente. Porque com o calor o Jller fica tomado por banhistas e canoistas. Além disso, tivemos um período de 2 semanas com água a 22 °C, durante o qual o pessoal (do Jller, pelo menos a maioria) se absteve de pescar. Isso é necessário pois o conteúdo de oxigênio dissolvido na água fica abaixo da demanda dos salmonídeos e é muito provável que após uma luta não se recuperem mais e morram. Enfim, uma pausa para fazer outras coisas. Eu aproveitei para mergulhar com snorkel nos poções e observar os peixes, algo que foi muito interessante.

Abaixo seguem algumas fotos.

Rio baixo. Há 2 meses, era impossível vadear neste trecho:

DSC02620.JPG

Com água a 18 °C já é possível vadear sem wader:

DSC02604.JPG

O "chub" é da mesma família da carpa. No verão pega na ninfa e na seca. Este foi na ninfa, no visual:

DSC02601.JPG

Abaixo meus maiores trófeus: marrons de 15 a 20 cm, provavelmente (ó esperança) oriundas da nossa atividade de "chocagem" de ovas.

DSC02643.JPG

DSC02644.JPG

  • Like 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Moderador

Mas como eu disse o calor está arrevecendo, a água esfriando, desde de quarta já possível pescar de novo. Com água a 17°C, os salmonídeos estão ficando cada vez mais ativos, e os insetos aquáticos também. Tanto que ontem tirei um dia de férias e passei o dia no rio. Com isso quero dizer: do nascer ao pôr do sol. E não poderia ter feito uma decisão mais acertad, porque ontem o número e tamanho das capturas explodiram. Certamente devido à super atividade dos insetos que culminou com uma super eclosão de heptagênias e caddys na última hora do dia. Agora, a média de capturas nos últimos meses foi de 2 a 3 peixes por saída de 2 a 3 horas. Às vezes mais, às vezes menos, mas raramente voltei "Schneider" (*) prá casa. Mas ontem foi muito, mas muito além disso, na ninfa e com seca.

(*) A galera por aqui tira onda com quem não pega nada em uma saída pregando no infeliz a qualificação de "Schneider".

Algumas poucas fotos de ontem, que não deu temop de fotografar muito.

DSC02653.JPG

DSC02657.JPG

DSC02663.JPG

DSC02678.JPG

E aqui vocês podem ter uma idéia da eclosão do fim do dia de ontem. Eu estava com 2 amigos no rio. A foto foi feita só depois que paramos de pescar, ou seja, quando a noite já estava tão adiantada que não dava mais prá ver mosca nenhuma (não eram só os peixes que estavam em frenesi). O que se vê ali são heptagênias e caddys, subindo pelo wader acima.

DSC02671.JPG

Editado por Carlos Mitidieri
  • Like 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Carlos Mitidieri.

Alguns anos atras tive a felicidade de estar em Augusburg,depois fiquei 30 dias na Austria na cidade de Dornbirn e depois nas montanhas da região em uma localidade chamada Ebnit.Confesso que foi um dos lugares mais lindos que ja vi em toda minha vida.Como era verão,aproveitei e desci para olhar de perto alguns rios da região ( naquela epoca gostava muito de pescar,mas conhecia o Fly somente de assisitir). Olhando os rios da região,um mais lindo que outro puder ver inumeras trutas,e o incrivel de tudo,em todos os dias que estive por lá não vi ninguem pescando.É um lugar que pretendo voltar a turismo,mas munido de uma #3 com certeza.Como voce está perto,vale a pena conferir aquela região se já não a conhece.

Abraço.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Moderador

Quem dera que no Brasil todos tivessem essa consciencia ambiental...

Ótimo relato, parabéns.

Salve, Rinaldo.

é verdade, neste quesito tem que tirar o chapéu pros alemães. E olhe só, em volta do Jller tem mais vida que se possa imaginar. Por exemplo, há castores. São meio ariscos, mas de vez em quando se vê um, de manhã bem cedo ou à noitinha. São enormes, a primeira vez que eu vi esfreguei os olhos pensando que estava vendo um capincho com rabo comprido. E três semanas atrás, num desses dias que amanheço no rio, vi um cervo !!!! ( se eu escrever veado vão me sacanear :)) atravessando o rio.

  • Like 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Moderador

:):):)

Parabéns !

Pescaria diversificada e com excelentes resultados !

Como bônus algumas fotos muito interessantes !

Grande abraço

Odimir

Odimir, obrigado! :):):)

Às vezes penso que estou desperdiçando muitas oportunidades de fazer mais fotos. E que talvez um dia eu me arrependa. Mas me falta equipamento fotográfico. Por exemplo, uma boa máquina à prova d'agua e uma bom equipamento para macros. Sei lá, poder ser que uma hora dessas isto chegue ao topo da minha lista de prioridades.

Editado por Carlos Mitidieri
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Moderador

Carlos Mitidieri.

Alguns anos atras tive a felicidade de estar em Augusburg,depois fiquei 30 dias na Austria na cidade de Dornbirn e depois nas montanhas da região em uma localidade chamada Ebnit.Confesso que foi um dos lugares mais lindos que ja vi em toda minha vida.Como era verão,aproveitei e desci para olhar de perto alguns rios da região ( naquela epoca gostava muito de pescar,mas conhecia o Fly somente de assisitir). Olhando os rios da região,um mais lindo que outro puder ver inumeras trutas,e o incrivel de tudo,em todos os dias que estive por lá não vi ninguem pescando.É um lugar que pretendo voltar a turismo,mas munido de uma #3 com certeza.Como voce está perto,vale a pena conferir aquela região se já não a conhece.

Abraço.

Seu Willlians Guarapuava :)

Obrigado pela recomendação. Augsburg fica bem pertinho de Ulm, onde moro. E tens toda razão, toda aquela região dos Alpes é belíssima, e conta com uma infinidade de rios de truta. E podes ter certeza, embora não tenhas visto ninguém pescando, todos aqueles rios tem atividade mosqueira.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Mosqueiro

Salve Carlos.

É verdade que veado se ve muito por aqui também, kkkkkkkkkkkkkkkkkkk,

Mas capincho (ou 'carpincho') só conheci em Uruguaiana e na reserva do Taim, RS...Até mesmo em Porto Alegre o 'capincho' é conhecida como 'capivara', de onde concluo que vc deva ser originário da interior do RS ou mesmo da fronteira gaúcha....

Um quebra costelas, tche.

Editado por Rinaldo
  • Like 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Moderador

Odimir, obrigado! :):):)

Às vezes penso que estou desperdiçando muitas oportunidades de fazer mais fotos. E que talvez um dia eu me arrependa. Mas me falta equipamento fotográfico. Por exemplo, uma boa máquina à prova d'agua e uma bom equipamento para macros. Sei lá, poder ser que uma hora dessas isto chegue ao topo da minha lista de prioridades.

:):):)

Por certo um bom equipamento deve ajudar, mas ser pescador e fotógrafo ao mesmo tempo é sempre complicado !

Grande abraço

Odimir

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Moderador

Salve Carlos.

É verdade que veado se ve muito por aqui também, kkkkkkkkkkkkkkkkkkk,

Mas capincho (ou 'carpincho') só conheci em Uruguaiana e na reserva do Taim, RS...Até mesmo em Porto Alegre o 'capincho' é conhecida como 'capivara', de onde concluo que vc deva ser originário da interior do RS ou mesmo da fronteira gaúcha....

Um quebra costelas, tche.

Família do Alegrete. Dos pagos do Ibicuí e do Ibirapuitã. Lá não tem capivara.

Editado por Carlos Mitidieri
  • Like 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Moderador

Prá não ficarem dizendo que é estória de pescador :) , hoje no fim de tarde fotografei um castor. Eu ia indo pela trilha ao longo de um canal do danúbio, em direção à barra do Jller, quendo ouvi um barulho do meu lado, olhei e vi o castor ali já quase se alarmando e correndo prá água. Congelei, e puxei o handy em câmera lenta pra fazer a foto. Só deu prá faze uma meia boca. Quando tentei melhorar o ângulo, o bicho se foi. Na verdade eram 2, filhotões. Com boa vontade dá prá ver a bola marrom com o rabo chato. :acid: (maneiro este emoticon!!!)

DSC02703.JPG

E a barra do Jller no Danúbio. Jller à direita da ponta, Danúbio à esquerda.

DSC02700.JPG

Editado por Carlos Mitidieri
  • Like 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Moderador

Script:

:acid:

:acid:

A foto da barra do Jller no Danúbio está muito bacana. :ok:

Fausto, até onde dá para se ver rio abaixo são baixios vadeáveis, meio cascalho (rolado do Jller) meio areia (do Danúbio). Ou seja, um área adequada para truta e grayling. A partir da barra, é necessária uma outra licença, que até este ano era a licença básica (a que se ganhava por default quando se pagava a anuidade do clube). No ano que vem, este trecho vai se tornar especial também, com número limitado de licenças e custo extra. Até agora o uso de iscas naturais era permitido, mas a partir do ano que vem vai ser um trecho exclusivo para pesca com iscas artificiais, fly e spin (mas o uso de garatéia será proibido). Estas regras eram defendidas principalmente pelos mosqueiros do Jller, já que estes doistrechos formam um sistema só. (quem sabe um dia a gente consegue fazer fly-only também :ph34r: ?)

[]'s

Editado por Carlos Mitidieri
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Participe da conversa

Você pode postar agora e se registrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça seu login agora mesmo para postar com sua conta

Visitante
Responder a este tópico...

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Apenas 75 emoji são permitidos.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

×
×
  • Criar Novo...

Informação importante

Ao usar este site, você concorda com nossos {termos}.