Ir para conteúdo

Linha de Titânio


Postagens Recomendadas

  • Moderador

Pior é que titânio é extremamente leve... (para um metal, entenda-se --> 4,5g/cm³; alumínio = 2,7; latão = 8,6)

Já tem emoticom fumando charuto... vai colocar o Sam também? Depois temos que achar um para você e um pro Fausto rsrs

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Administrador

Já tem emoticom fumando charuto... vai colocar o Sam também? Depois temos que achar um para você e um pro Fausto rsrs

Não é charuto, é cachimbo. :pipe:

O meu é esse: :geek:

E o do Boss é esse: :bad:

:laugh::laugh::laugh:

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Administrador

Vocês são terríveis! :D

No caso dessa linha é a forma que a wet fly vai se apresentar, bem como a Kebari.

Também quero ver o resultado dos arremessos naquela ventania patagônica.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Moderador

Verdade... cachimbo... dã. Cafundi-me.

Então o meu é esse: :facepalm:

Mas se quiser colocar o Sam, de boa... uso ele quando estiver de bom humor haha :laugh:

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Mosqueiro

Gente deixa o Fausto ele não vai precisar da mosca, é uma pescaria diferente e simples.

Ele arremessa quando cair na água a linha de titânio afunda e acerta na cabeça da truta e automaticamente amarra a truta toda, é assim simples. wiggle.gif

Editado por Marcelo R. S.
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

vejamos ... tem o classic....freestyle .. o sportway.... e o tittanium... normalmente escolho o tittanium kkkkk

mais completo da categoria kkkkkk

e eu me achando o maximo comprando o aliexpress kkkk

Editado por William Marini
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Mosqueiro

:ok:

Fausto, as impressões e adaptações do Tom Davis com essa linha:

http://tetontenkara.blogspot.com.br/2013/04/a-windy-weekend-trying-titanium-line.html

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Administrador

:ok:

Fausto, as impressões e adaptações do Tom Davis com essa linha:

http://tetontenkara.blogspot.com.br/2013/04/a-windy-weekend-trying-titanium-line.html

Gostei do relato dele e as impressões que teve ao usar esse tipo de linha.

Parece que ele teve mais dificuldade em manter contato com a mosca e assim perceber a ação das trutas, principalmente por causa do forte vento. Por isso que quero testar lá na Patagônia e ver o resultado prático de seu uso. Tenho assistido os vídeos do Tatsuro Okaniwa (tenkara.com) e ele "mata a pau" pescando com esse tipo de linha.

Have you used this line? If so, what do you think about it?

Vamos ver... só posso responder depois que testar. ;)

Por falar em linha... O Beto Saldanha fez algumas para mim usando um processo muito bacana, não são de aço, são de Dracon e já testei duas vezes, e gostei muito, tanto que vou levar todas que ele fez para mim e por em teste metendo ferro nas trutas patagônica, pois as aqui do Rio já sentiram sua eficiência. :D

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Mosqueiro

Minhas primeiras linhas eram de dacron, funcionam muito bem pra iscas grandes ou lastreadas. Só não gostei de usar com dry, a linha encharca e fica dragando a mosa.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Administrador

Essa linha que o Beto Saldanha está fazendo é impermeável e flutua muito bem, além disso é cônica como as linhas trançadas. Testei em duas varas Tenkara, uma de 2,10 m (Shimotsuke Kosasa) e outra de 2,70 m (TenkaraBR) e gostei muito. Além de não dragar, faz um loop muito agradável. Ele fez mais duas linhas cônicas com essa técnica e vou levar para a Patagônia. :ok:

Tem um link mostrando a técnica que ele faz uso. ;)

http://www.mosqueirosdorio.com.br/forum/index.php?showtopic=11642

Acho que elas são bem razoaveis não só para bambu - Acho que vão bem com qualquer caniço. - Sem contar que é muito fácil e prazeirosa a confecção dessas linhas - è so comprar o livro (http://www.reellines...-make-them.html ) - linhas de dacron de 50 e 30 lbs - agulhas Dritz para bonecas (http://www.bazarhorizonte.com.br/agulhas-largas-de-artesanato-dritz.20415.html) e agulhas Darning nº 6 e Estudar como as linhas se comportam ( https://www.google.com.br/webhp?sourceid=chrome-instant&ion=1&espv=2&ie=UTF-8#q=fly%20lines%20how%20to%20make%20thrn ) O método preconizado pelo autor não envolve oleo de linhaça fervido - só vazelina sólida.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Mosqueiro

Interessante, talvez um dia eu experimente... Mas por hora estou satisfeito com minhas "complexas e carérimas" linhas de copolímero ;)

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Administrador

Orra, Vai pro Guiness!

Tem mais... semana retrasada comprei um livro na Amazon e chegou uma semana depois. :yes:

Não... não esperem que eu vá elogiar os Correios, pois não merecem nada de elogio por um serviço que é pago. :dry:

Mas imaginem se de fato as coisas comecem a andar bem com o serviço de correio do Brasil...

Seja como for... é melhor eu ficar calado. :zip:

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 11 meses depois...
  • Administrador

Testei essa linha e gostei bastante!   :ok:

O arremesso é muito controlado e corta o vento com a maior facilidade. A linha é lisa, não tem revestimento algum e com dois acabamentos nas extremidades, um para conectar a vara e outro para conectar o pré tippet. Ao arremessar a linha afunda com grande facilidade e nesse caso apresenta a ninfa bem ao fundo, tanto que na maioria das vezes tive que trabalhar com a vara bem alta e assim controlar a profundidade da apresentação da mosca. Não tem memória alguma, a linha simplesmente se desenrola e está pronta para uso, achei estranho sim, pois é metal enrolado e nesse caso pensei que ficaria com memória, nem sequer precisei esticar, foi desenrolar e usar. Agora sei muito bem porque o Tatsuro Okaniwa trabalha levantando o tempo todo a vara.

Agora é usar na Patagônia.   :ph34r:

  • Like 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Mosqueiro
Em 03/08/2015 at 23:57, Fausto disse:

Tem mais... semana retrasada comprei um livro na Amazon e chegou uma semana depois. :yes:

Não... não esperem que eu vá elogiar os Correios, pois não merecem nada de elogio por um serviço que é pago. :dry:

Mas imaginem se de fato as coisas comecem a andar bem com o serviço de correio do Brasil...

Seja como for... é melhor eu ficar calado. :zip:

Com a crise que o mercado nacional está, as lojas virtuais tem perdido em média 60% das vendas. eu diria que a crise está ajudando os despachos do Correios e não porque o serviço melhorou. O praso de entrega dos Correios acaba sendo um relógio do crescimento ou queda do mercado infelizmente.

Fausto. Eu utilizo a linha NiTi em condições de mar e vento o que me ajuda em muito em termos de casting, sensibilidade e profundidade de streamers ;)

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 6 anos depois...
  • Administrador

Recentemente o assunto ressurgiu. Depois de tantos anos percebi que sou uma das únicas pessoas que investiu na compra de uma linha dessas. Fiz uso seguidas vezes desde Patagônia 2016, quando fiz a estréia dessa linha. Por isso quero passar meu feedback. 

 

Primeiro que corta o vento de forma impressionante. Estávamos o grupo pescando no rio Chimehuin localizado próximo de Junín de Los Andes. Uma ventania constante assolava a planície de pasto que o margeia e assim resolvi montar minha TenkaraUSA Amago com 4,1 metros com ela. A linha que escolhi para usar nessa vara tem 4,0 metros e foi montada pelo mestre Tatsurou Okaniwa do Japão. Comprei sobre encomenda com ele e desde 2018 perdi contato. Outros amigos se interessaram pela linha e também não conseguiram contato. Nas rajadas de vento acima de 35 Km/h o elemento dificultador para fazer o arremesso é a vara e não a linha. 

 

Segundo que a linha ao tocar a água afunda imediatamente também cortando a água com extrema facilidade. Como a linha afunda rapidamente, chegando assim a se enroscar nas pedras do leito do rio, foi necessário evitar que afundasse. Isso mesmo, afundava a mosca Wetfly de uma forma que ainda não havia acontecido, o que faz ser desnecessário usar uma ninfa com lastro. Uma vez que a linha de titânio afunda rapidamente, a mosca sem lastro chega ao fundo rapidamente o que aumentou consideravelmente as estatísticas de captura. Dito isso, não use ela linha na Patagônia com mosca lastreada. Em geral os rios da região são rasos, mas numa situação diferente dessa até pode experimentar. 

 

Como não consigo mais contato com o Tatsurou Okaniwa, passei a ir em busca do fio de titânio em outros locais. Alguns amigos podem até me questionar o por que ser necessário usar fio de titânio e não de outro material e a resposta é simples, ao desenrolar do carretel não fica espiralado, ele se estica e fica reto, sem o que chamamos de "memória" por ficar enrolado num carretel. Espero que essas informações ajudem os amigos a entender as diferenças entre as linhas Tenkara, pois observo que poucos amigos aqui no Brasil investem na compra de linhas importadas para ver na prática essas diferenças. 

 

Um abraço para todos,

Fausto

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 5 meses depois...

Olá Fausto,
por acaso você sabe informar o diâmetro desta linha feita de NiTi? Fiquei interessado em experimentar esse material por conta dos comentários em relação ao desempenho no vento e como uso esses arames no meu trabalho pensei em confeccionar minha própria linha, mas ainda não encontrei informação sobre o diâmetro. Essa informação ajudaria a fazer um protótipo mais certeiro.
Obrigado

Masiero
 

  • Like 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Administrador

Olá @masiero!

 

A linha tem 0,20 mm de bitola e resistência de 6 libras, algo pouco abaixo de 3 Kg, por isso o Tippet se torna preciso pra gente, se é para rebentar que seja o Tippet. Tenho registro de um colega que rebentou essa linha ao invés do Tippet

 

Comprei a linha abaixo. 

 

IMG-20230503-WA0047.jpg

 

IMG-20230519-WA0022.jpg

 

IMG-20230612-WA0061.jpg

 

IMG-20230503-WA0048.jpg

 

Acima a foto que fiz assim que desembalei. Espero ter ajudado. :ok:

 

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 4 semanas depois...

Olá Fausto, muito obrigado!
Ajudou bastante. Já sei por onde começar. Por coincidência tenho um pedaço desse arame que, embora seja meio curto, tem esta bitola e já está na condição superelástica, o que facilita o experimento.
Agora é encontrar uma folga e ir para a água!

PS: Você mencionou um registro do arame arrebentar e lembrei de comentar que mesmo aceitando que se faça nós, trata-se de um arame e ele não fica muito "confortável" quando submetido a curvaturas muito fechadas (com raio de curvatura na mesma ordem de grandeza do diâmetro). Pode ser que um nó muito apertado crie um ponto propenso a arrebentar com uma força muito menor do que a resistência nominal.

  • Like 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Administrador

Isso mesmo @masiero, faz todo sentido ficar atento quanto a isso e foi esse o motivo deu ainda não ter montado minha linha Knot2Kinky. 

 

Os dois carretéis de linha que comprei em 2015 vieram com as alças montadas. Já a Knot2Kinky não vem com alças e vou fazer, apenas não parei para estudar como vou fazer. 

 

Abaixo tem uma foto em closeup da linha que comprei do japonês Tatsurou Okaniwa que talvez te ajude com observações. 

 

IMG_20230826_145441_556.jpg

 

Veja que ele faz a alça na linha de titânio e faz também uma alça usando linha multifilamento. 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Parece ótimo @Fausto! Na imagem dá para observar que a alça criada para a conexão tem uma curvatura bem maior do que o diâmetro do arame de nitinol. Isso deve ser suficiente para minimizar o risco de fratura do arame neste ponto.

  • Like 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Administrador
2 horas atrás, masiero disse:

Parece ótimo @Fausto! Na imagem dá para observar que a alça criada para a conexão tem uma curvatura bem maior do que o diâmetro do arame de nitinol. Isso deve ser suficiente para minimizar o risco de fratura do arame neste ponto.

Fica atento quanto a ruptura desse fio Nitinol porque também estou. O Rafael Dummar teve recentemente uma linha dessas partida e sem fazer muita força, por isso estou atento para não extrapolar no Topper. O fusível é o Tippet que deve se romper por segurança. 

 

Essa linha do @Rafael Dummar foi comprada na Inglaterra no site Exoteric. 

 

https://esoterictackle.co.uk/lines/119-tenkara-titanium-line.html

 

tenkara-titanium-line.jpg

 

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Participe da conversa

Você pode postar agora e se registrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça seu login agora mesmo para postar com sua conta

Visitante
Responder a este tópico...

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Apenas 75 emoji são permitidos.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

×
×
  • Criar Novo...

Informação importante

Ao usar este site, você concorda com nossos {termos}.