Ir para conteúdo

Tenkara, a mosca pouco importa!


Postagens Recomendadas

  • Mosqueiro

:D

Atualização do blog fly kaipira.

Achei importante registrar parte de um depoimento do Dr ishigaki, pescador com décadas de experiência na modalidade... Boa leitura! :ok:

http://flykaipira.blogspot.com.br/2015/07/tenkara-mosca-pouco-importa.html

  • Like 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Mosqueiro

Grande Blatt.

Acabei de ler o texto e, como você disse, não sei se concordo com tudo o que ele diz...
Por exemplo, amanhã (se não chover novamente) vou tentar uns tucuninhas no lago de itaipu, que está recebendo água (enchendo) a mais de 2 semanas, com chuva direto durante essas duas semanas...

Com a água crescendo e fria, RARAMENTE um tucuna vai atacar um popper, como normalmente atacaria, mas como aqui no lago tem muitos camarões, é mais provável que o peixe esteja comendo no fundo.

Logo, se eu levar ao pé da letra essa questão de "a mosca pouco importa", vou meter um popper e, em teoria e segundo a experiência do Sansei, apresentando correto e fazendo o trabalho correto com o tamanho correto, vou pegar peixe...

Acho meio complicada essa afirmação, da maneira que é colocada. Em especial para os menos experientes.

Acredito que ele quis dizer o seguinte: "se você chegar no rio, com a experiência, saberá qual tipo de alimento estará disponível. Logo, se estiver havendo uma revoada de mayflys, pouco importa se você estará usando uma compara-dun, sparkle-dun, mayfly de CDC ou de elk hair. Se elas possuírem o tamanho correto, você vai pegar peixes igual, pois todas imitam o mesmo alimento"

Foi isso que eu entendi... :mellow:

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Administrador

No caso da Tenkara como ela é vejo quase da forma que o mestre vê, mas por uma simples questão...

Tenkara é uma técnica de pesca aplicada em rios de montanha e nós a adaptamos para pescar nossos peixes em rios planos, mananciais, lagos, represas e etc. Já os orientais seguem a pesca tradicional Tenkara e o Dr Ishigaki pratica a pesca Tenkara assim. Se eu aplicar os conceitos do texto do Dr Ishigaki em minhas pescarias eu vou pescar sim, mas observem as moscas usadas na pesca Tenkara no Japão que elas pouco mudam seu formado e nós acidentais adaptamos na pesca Tenkara as moscas usadas no Fly, por isso que acabo tendo mais opção de moscas para oferecer as trutas que tanto gosto de pescar e se eu escolher a moscas errada, pesco menos, mas eles usam quase sempre a mesma mosca, com variações muito pequenas. Ao menos vejo assim e ainda sou um aprendiz. :)

  • Like 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Mosqueiro

:okok:

André e Fausto, concordo com vocês...

Acredito que o Dr. Ishigaki esteja se referindo a salmonídeos em rios ... Acho até que a observação dele vale também pra outras espécies com hábitos majoritariamente insetívoros... E as kebarí japonesas podem ser pescadas, com um mínimo de habilidade, tanto na superfície quanto no swing, up stream e também down stream. Ou seja, bem versáteis pra o ambiente encontrado lá, e, óbviamente, a mesma técnica pode funcionar em qualquer lugar do mundo que tenha peixes e ambientes com características similares.

No entanto, o fato da tenkara ter vindo pro ocidente cria um novo capitulo totalmente diferente para a modalidade. Os japoneses jamais usam tenkara pra pescar em lagos, espécies comuns por lá como bass, carpa, blue guill, etc. Muito menos tucunaré, robalo e até tarpons...

Eu até por conveniência (e um pouco de preguiça) gostaria que a proposta do Dr. Ishigaki fosse universal e aceita por todas as espécies... Isso iria economizar muita grana em material de atado e tempo escolhendo moscas... Infelizmente não é assim...Acho :whistle:

P.S: A menos que se use uma isca ainda mais universal que as kebari, tipo um wooly bugger :cool2:

Editado por Blatt
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Administrador

P.S: A menos que se use uma isca ainda mais universal que as kebari, tipo um wooly bugger :cool2:

Não tem jeito, o povo, roda, roda roda e acaba no bicho preto! :pipe:

  • Like 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Mosqueiro

Não tem jeito, o povo, roda, roda roda e acaba no bicho preto! :pipe:

Bicho preto pega de tudo!!!

Já peguei tilápias, pacus, piaus, carpas, enter outros...

Ô "isquinha" versátil esse bicho preto, eim....

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Mosqueiro

:cool2:

Uma outra observação, talvez mais pertinente, que absorvi da releitura do texto do Dr. ishigaki:

A mosca é uma escolha pessoal e vale usar qualquer uma que o pescador julgue eficiente... No entanto é um erro colocar todo foco na mosca e menosprezar a observção, a técnica e a apresentação.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 semanas depois...
  • Mosqueiro

Concordo que a técnica é mais importante que a isca pois dependendo de como é utilizada, ela se torna ou não mais atrativa para o peixe porem, acredito que em algumas situações, a isca ajude em uma ou outra apresentação tornando a técnica sua característica.

O aprimoramento técnico e forma de apresentação pode estender a não necessidade de se substituir varias vezes a isca no intuito de se encontrar a mais efetiva, mas já observei várias situações onde não só a variação de profundidade ou até a cor das mesmas serem determinantes para uma melhor atividade do peixe.

Penso que cada lugar ou peixe, seja determinante para uma ou outra conclusão.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 3 semanas depois...
  • Mosqueiro

quem nao em um bixo preto na caixa de fly atire a primeira pedra

kkkk

Onde posso atirar a pedra?!?!?!?!

hehehehe

Eu to sem nenhum bixo preto na minha fly box, mas pq todos os que eu tinha se perderam (não tinha muitos)

Mas ainda assim to sem bixos pretos na caixa!

:p

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Mosqueiro

Amigos é conjunto de tudo que se refere a pesca.

O inseto que o peixe come diária mente sem a mosca correspondente o peixe come ou não.

Isto é fato, sem a linha e o anzol (mosca o que o peixe esta acostumado a comer) niquem pesca.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Mosqueiro

Eu entendi a proposta Dr ishigaki ou pelo menos penso que entendi.

A idéia é utilizar uma unica mosca que caia nos gostos da maioria dos peixes do local escolhido sendo assim não necessário a troca constante para se acertar uma ou outra mais efetiva ou seja, é determinante o tipo exato para aquele período, época e condição.

Em ultima pescaria realizada com Carlos, ele utilizou uma Kebari atada e por todo o tempo se manteve com ela e até obteve ações não confirmadas, mas acredito eu que não fora a escolha certa porem eu, utilizei uma mosca Damsel que atei sabendo que a mesma é abundante no local e portanto poderia ser a mosca certa para a pescaria e as ações demonstraram que eu estava certo apesar da manha dos meninos neste dia.

11828602_537315383083933_471045788932270

11796239_537315479750590_527225795275076

Foram só esses 2. Apaiarí e Tucunaré na Damsel #12 X2 light olive.

11693879_530654550416683_641386761861946

Embora tenha utilizado outras moscas, sabia que esta poderia fazer a diferença porque ela é a escolha pro local.

As vezes costumo desafiar a lógica em pró do prazer de ver a possível efetividade de outras moscas, mas é importante que tenhamos um Bicho Preto na caixa para não ficarmos no dedo rsrsrsrsrsrs

Acredito eu que este seja o princípio básico na pesca com moscas.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Participe da conversa

Você pode postar agora e se registrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça seu login agora mesmo para postar com sua conta

Visitante
Responder a este tópico...

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Apenas 75 emoji são permitidos.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

×
×
  • Criar Novo...

Informação importante

Ao usar este site, você concorda com nossos {termos}.