Ir para conteúdo

Red Tag Variant


Postagens Recomendadas

  • Mosqueiro

Opa amigos, tudo beleza?

Nas minhas pescarias de lambari em riachos, tenho experimentado vários tipos de iscas e acabei chegando a um padrão que geralmente me dá bons resultados.

Normalmente, ela é aquela isca que, quando nada está pegando, colo ela e pego alguns...hehehehe

Se trata de uma variação da red tag, que originalmente tem um hackle. Na variação que acabei chegando, não tem esse hackle e são usados materiais mais fáceis de serem encontrados.

Venho, então, compartilhar a receita desta mosca com os colegas!

espero que gostem!

Materiais Utilizados:

- Anzol Mustad Signature Wet Nymph mod.3399A tamanho #16, podendo ser menores, até o tamanho #20;

- Linha de atado UNI-Thread 6/0 vermelha ou equivalente;

- Tail: Fibra sintética vermelha (no caso, usei fita de cetim desfiada, mas pode ser poly yarn ou lã);

- Corpo: 3 fibras longas de pena de pavão;

- Lastro: fio de cobre de 0,12mm;

- Head: Fio de atado, podendo ser substituído por bead head compatível ou ainda aplicado hed cement para finalização.

post-1898-0-10904700-1436469608_thumb.jp

post-1898-0-88727300-1436469619_thumb.jp

post-1898-0-42863700-1436469615_thumb.jp

post-1898-0-47239900-1436469611_thumb.jp

Passo-a-passo

Amasse a farpa do anzol com a morsa e fixe-o na morsa. Faça uma pequena cama de linha, apenas o suficiente para deixar a linha de atado firme.

post-1898-0-49119600-1436469498_thumb.jp

Amarre o fio de cobre bem firme. Pode se adicionar uma gotícula de cola instantânea.

post-1898-0-64605800-1436469501_thumb.jp

Enrole o fio de cobre sobre a haste do anzol até onde começa a curva do anzol.

post-1898-0-73290100-1436469504_thumb.jp

Enrole o fio de atado até a parte de traz do cobre, fixe a outra ponta e corte o excesso do cobre.

post-1898-0-07259800-1436469508_thumb.jp

Pegue um tufo de material sintético vermelho que deve ter o tamanho da haste do anzol. Após a finalização do atado, esta cauda deve ser cortada quase pela metade, para ficar mais atrativa para o lambari.

post-1898-0-63345700-1436469511_thumb.jp

Fixe bem o material sintético para formar o tail e volte a linha de atado na base do tail.

post-1898-0-10248800-1436469516_thumb.jp

Selecione três fibras longas de pena de pavão e ate junto na base do tail e leve o fio de atado até próximo do olho do anzol

post-1898-0-31293200-1436469520_thumb.jp

post-1898-0-24053100-1436469524_thumb.jp

Torça as três fibras juntas, de maneira a formar um pequeno “cordão” e enrole na haste do anzol. Faça as voltas bem juntas, para que o corpo fique bem denso..

post-1898-0-15238400-1436469527_thumb.jp

Enrole as fibras até próximo ao olho do anzol, fixe e corte o excesso.

post-1898-0-95773700-1436469494_thumb.jp

post-1898-0-42515700-1436469594_thumb.jp

Faça uma pequena cabeça com a linha de atado. Se desejar, pode ser utilizado também bead head vermelho, que deve ser adicionado no anzol antes de começar o atado.

post-1898-0-74454200-1436469597_thumb.jp

Faça de um a dois nós de finalização e aplique uma pequena gota de cola, que pode ser cement head ou similar para dar mais durabilidade a mosca.

post-1898-0-08066700-1436469601_thumb.jp

post-1898-0-46228200-1436469604_thumb.jp

Resultados da mosca...

post-1898-0-37712000-1436469591_thumb.jp

post-1898-0-63514300-1436469623_thumb.jp

post-1898-0-92403300-1436470300_thumb.jp

É isso ai pessoal, espero que tenham gostado e que eu tenha contribuído de alguma forma!

Grande abraço e boas pescarias!!

  • Like 1
  • Thanks 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Moderador

Bela midge. Fácil de atar e eficiente.

Gostei. P&P bacana e bem explicado.

Qdo puder, compra fio 8/0 ou mais fino... facilita muito o atado dessas coisas minúsculas.

Abração :)

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Mosqueiro

Bela midge. Fácil de atar e eficiente.

Gostei. P&P bacana e bem explicado.

Qdo puder, compra fio 8/0 ou mais fino... facilita muito o atado dessas coisas minúsculas.

Abração :)

Grande mestre!

Obrigado!

Eu tenho um 8/0, mas não na cor vermelha, ai me complicaria a vida na hora de fazer a cabeça.

Realmente, ajuda bastante ter um fio de atado mais fino. Quem sabe logo mais compre uns a mais...hehehehe

Abração!

Editado por André Vergara
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Patrono

tb gostei muito da mosca e da qualidade do passo-a-passo.

Eu colocaria algum material bem fino (nylon ultra-fine, ultrawire ou a própria linha de atado, dando umas voltas do rabo para a cabeça em sentido contrário ao das cerdas) para servir de rib, pois as cerdas de pena de pavão tendem a se partir com facilidade quando não estão com alguma proteção

  • Like 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Mosqueiro

tb gostei muito da mosca e da qualidade do passo-a-passo.

Eu colocaria algum material bem fino (nylon ultra-fine, ultrawire ou a própria linha de atado, dando umas voltas do rabo para a cabeça em sentido contrário ao das cerdas) para servir de rib, pois as cerdas de pena de pavão tendem a se partir com facilidade quando não estão com alguma proteção

Celio,

Obrigado pela resposta!

Realmente, é uma boa dica.

Nos meus vadeos usando essa receita, nunca tive as fibras cortadas, mas dar mais resistência é algo sempre bom!

É possível, na hora que se enrola o cobre, deixar ele sobrando para trás e enrolar ele até a cabeça para formar o rib.

:D

Abraços!

:happy:

as melhores fotos são da mosca na boca do peixe...

sem mais comentarios :whistle:;)

Obrigado Felipe, grande editor-chefe!!

E o interessante, das fotos com os peixes, é notar como a isca fica na primeira foto (molhada e fora d'água) e na segunda foto (dentro d'água).

Isso ajuda bastante a gente a entender que o que vemos não é como os peixes vêem. Tem que ter água pra ter certeza de como ficou!!

hehehehe

Abraços!!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Moderador

Grande mestre!

Obrigado!

Eu tenho um 8/0, mas não na cor vermelha, ai me complicaria a vida na hora de fazer a cabeça.

Realmente, ajuda bastante ter um fio de atado mais fino. Quem sabe logo mais compre uns a mais...hehehehe

Abração!

Se você continuar a atar tão pequeno, sugiro inclusive aquelas Veevus 14/0 ou coisa similar.

Conhece o livro "Tying Small Flies" do Ed Engle?

Dicas bem boas para atar minúsculo (#16 é considerado tamanho imenso nesse livro):

http://www.amazon.com/Tying-Small-Flies-Ed-Engle/dp/0811700828/ref=sr_1_1?ie=UTF8&qid=1436547285&sr=8-1&keywords=tying+small+flies&pebp=1436547291079&perid=1AS5CTBK4AZFX3NV77XC

41Y1aNWjhJL._SX383_BO1,204,203,200_.jpg

Diria que é quase fundamental ler isso, para quem pesca lambari.

  • Thanks 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Patrono

Se você continuar a atar tão pequeno, sugiro inclusive aquelas Veevus 14/0 ou coisa similar.

Conhece o livro "Tying Small Flies" do Ed Engle?

Dicas bem boas para atar minúsculo (#16 é considerado tamanho imenso nesse livro):

http://www.amazon.com/Tying-Small-Flies-Ed-Engle/dp/0811700828/ref=sr_1_1?ie=UTF8&qid=1436547285&sr=8-1&keywords=tying+small+flies&pebp=1436547291079&perid=1AS5CTBK4AZFX3NV77XC

41Y1aNWjhJL._SX383_BO1,204,203,200_.jpg

Diria que é quase fundamental ler isso, para quem pesca lambari.

https://books.google.com.br/books?id=WxpvoYxhMXUC&pg=PA91&lpg=PA91&dq=tying+small+flies+download&source=bl&ots=WvY0K5IcDL&sig=ULUd1UofayfRlBCZOHGeUKB11IA&hl=pt-BR&sa=X&ei=iPyfVcbiCYmjwASJqqnYCw&ved=0CCwQ6AEwAg#v=onepage&q&f=false

Até a página 113 da para ver como é o livro

  • Like 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Mosqueiro

cara ficou show.. simples e pratico de fazer em minutos ....

me diz uma coisa como voce trabalha a isca? rapida ou toques curtos?

labaris sao os tarpons do sul (pena que nao pega maior de um palmo kkk)

Opa Willian!

Obrigado pelo comentário.

Sobre o trabalho da isca, eu uso ela mais em riachos e deixo a "deriva morta": jogo rio acima (upstream) e deixo a linha bem esticada, de olho na linha de fly, e deixo a isca vir descendo a corredeira. Normalmente, tu só percebe um "piquezinho" dos danados.

Se não fisgar na hora certa, já era. Tem que arremessar novamente (o que se torna muito comum até se pegar o ponto certo).

Qualquer coisa ou dúvida, dá um grito ai!!

:D

Abraços!

Se você continuar a atar tão pequeno, sugiro inclusive aquelas Veevus 14/0 ou coisa similar.

Conhece o livro "Tying Small Flies" do Ed Engle?

Dicas bem boas para atar minúsculo (#16 é considerado tamanho imenso nesse livro):

http://www.amazon.com/Tying-Small-Flies-Ed-Engle/dp/0811700828/ref=sr_1_1?ie=UTF8&qid=1436547285&sr=8-1&keywords=tying+small+flies&pebp=1436547291079&perid=1AS5CTBK4AZFX3NV77XC

Diria que é quase fundamental ler isso, para quem pesca lambari.

Grande mestre Jost!!

Nossa!! 14/0 já é demais para mim!!! Vou pegar uns fios de cabelo da esposa e atar com eles!! kkkkk

Se #16 é considerado imenso e a minha menor mosca até hoje atei em #20, acho melhor deixar quieto o livro....

Talvez apenas para as receitas!! hehehehe

Mas obrigado pela indicação!

:ok:

Obrigado mestre saldanha!!!

:D

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Mosqueiro

Amigo Pescador André Vergara,

Quando o atador não tiver a linha na cor que vai atar, procura ter linha branca na espessura 8/0 e tiver difícil de encontrar se quebra o galho com caneta permanente na cor que você precisar, agora é bem melhor ter as linhas na cor que você vai usar.

Posso passar um macete?

Quando você ata uma mosca e ver que o olho do anzol vai ficar coberto, procura ter um espaço antes do olho, assim você finaliza melhor, e quando colocar a linha do tip vai ser bem mas rápido.

Isto é um quebra ganho OK.

Editado por Marcelo R. S.
  • Like 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Mosqueiro

Amigo Pescador André Vergara,

Quando o atador não tiver a linha na cor que vai atar, procura ter linha branca na espessura 8/0 e tiver difícil de encontrar se quebra o galho com caneta permanente na cor que você precisar, agora é bem melhor ter as linhas na cor que você vai usar.

Posso passar um macete?

Quando você ata uma mosca e ver que o olho do anzol vai ficar coberto, procura ter um espaço antes do olho, assim você finaliza melhor, e quando colocar a linha do tip vai ser bem mas rápido.

Isto é um quebra ganho OK.

Opa Marcelo!

Obrigado pelo comentário.

Beleza, obrigado pelas dicas. Vou atar ela com a branca que tenho e usar a permanente, mas vou tentar achar a 8/0 ou 10/0 vermelha.

Com certeza ficará melhor o acabamento.

A dica de deixar um espaço antes do olho do anzol, eu normalmente avanço um pouco no sentido do gap do anzol para fazer a cabeça, o que acaba por prender melhor as fibras da pena de pavão. Mas mesmo assim, vou atar umas dessa maneira que indicou e ver como ficam!

:D

Abraços!

Show de bola vou atar algumas para mim.

Valeu Arnaldo!

Ate mesmo. Em riachos, elas até agora me deram bons resultados e, em geral, os lambaris maiores gostam mais delas. heheheheeh

Abraços!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 semanas depois...
  • Mosqueiro

Bem legal Andre, parabéns!

Acredito que os midges sejam os insetos mais predados pelos lambas... Suas imitações são infalíveis!

Obrigado Leandro!

Realmente, essa pattern é bem efetiva, pelo menos pros lambas que tenho pescado por aqui.

:D

Abração!!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Mosqueiro

Uma boa sugestão é que, ao enrolar as fibras de peacock herl, enrole-as junto com o fio. Isso deixa-as mais resistentes...

Com certeza João, essa é uma ótima opção.

Outra, também, é fazer um rib com o cobre no sentido contrário ao que se enrolou as fibras de peacock herl (se enrolar as fibras no sentido horário, fazer o rib no sentido anti-horário).

;)

Abraços!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Participe da conversa

Você pode postar agora e se registrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça seu login agora mesmo para postar com sua conta

Visitante
Responder a este tópico...

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Apenas 75 emoji são permitidos.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

×
×
  • Criar Novo...

Informação importante

Ao usar este site, você concorda com nossos {termos}.