Ir para conteúdo

Carretel feito em casa


Postagens Recomendadas

  • Moderador

Já fazia um tempo que eu queria carretéis vazios para armazenar arame, no mesmo tamanho dos carreteis da UNI, só que mais profundos. Hoje resolvi colocar isso em prática.

Fui na loja e comprei um tarugo de Nylon no mesmo diâmetro dos carretéis UNI:

post-1089-0-88703800-1436385509_thumb.jp

Depois furei com uma broca 7,5mm de fora a fora e torneei o carretel, propriamente dito, só que muito mais profundo que um carretel UNI, de forma a caber mais arame:

post-1089-0-70342600-1436385514_thumb.jp

Depois passei o arame 33 AWG (~0,20mm - isso dá algo entre um Small e um Brassie da UTC), que fazia parte de um transformador, para o carretel novo:

post-1089-0-00873700-1436385520_thumb.jp

Aí o carretel já abastecido, ao lado de seu irmão:

post-1089-0-95499300-1436385525_thumb.jp

Coube perfeitamente em um Bobbing cerâmico:

post-1089-0-51454900-1436385531_thumb.jp

Agora posso atar diretamente em arame :)

  • Like 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Moderador

Demorou 10 minutos pq o torno é pequeno e meu filho tava querendo explicações de todas as etapas...

Se fosse no torno do Saldanha, acho que em 5 minutos tava pronto :p

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Moderador

Show de bolo Jost, quando estiver a venda avisa rs.

Esse é o tipo de coisa que dá pra fazer sob encomenda.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Moderador

Ficou, cara... ficou realmente bom.

10 minutos de torno e o troço tava pronto... dá pra fazer um monte :)

:):):)

Ola Jost,

Parabéns pela confecção do carretel, mas antes de fazer um monte sugiro testar.

Também tive a mesma ideia e bobinei arame de diversas bitolas, sendo a menor 0,15 mm, em bobinas metálicas usadas em máquinas de costura e adquiridas em lojas de armarinhos.

Para usa-las adaptei um bobbin da Stonfo e para minha surpresa os fios de cobre torcem quando enrolados no anzol usando o bobbin e rompem com facilidade.

Grande abraço

Odimir

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Moderador

O objetivo da postagem nem era o cobre em si, mas mais o carretel mesmo.

Uma coisa que vou bolar é um carretel de nylon com 3 ou 4 divisórias pra kit de atado de viagem. Assim em um mesmo carretel vc tem 3 ou 4 cores. Dois carretéis desses e vc tem 8 cores pra viagem... baita economia de espaço.

Carretéis pra ribbing de cobre o oposto. Estou pensando em um carretel grande (30mm?) e fino, de tal forma a transportar uma quantidade razoável de cobre mas em um carretel que tenha perfil baixo.

Enfim... ideias.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Moderador

depois passa o custo de 3 desses ai

12 reais.

Não vai ter frete... levo comigo para o Rio e passo para o Fausto em algum momento.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Moderador

O objetivo da postagem nem era o cobre em si, mas mais o carretel mesmo.

Uma coisa que vou bolar é um carretel de nylon com 3 ou 4 divisórias pra kit de atado de viagem. Assim em um mesmo carretel vc tem 3 ou 4 cores. Dois carretéis desses e vc tem 8 cores pra viagem... baita economia de espaço.

Carretéis pra ribbing de cobre o oposto. Estou pensando em um carretel grande (30mm?) e fino, de tal forma a transportar uma quantidade razoável de cobre mas em um carretel que tenha perfil baixo.

Enfim... ideias.

:):):)

Para quem transporta material para atar a ideia de um carretel com diversas divisórias parece bastante prática.

A C&F tem em sua linha de produtos um bobbin com essa característica.

Penso que o diâmetro do núcleo do carretel não deve ser muito pequeno porque isto aumentaria a tensão na linha de atado, podendo romper fios mais finos.

Acredito que este seja um dos motivos pelos quais os carretéis de fábrica sejam rasos e de diâmetro maior.

Como referência os carretéis de linha de seda da Pearssall´s que uso para atar passadores de varas de bambu e aproveito as sobras como linha de atado tem as seguintes medidas :

Diâmetro do núcleo 15 mm, diâmetro externo 21 mm e largura interna 11 mm.

Estes carretéis acomodam 50 metros de linha no diâmetro "Gossamer" que equivale a uma linha de atado 6/0 na escala "ought" ou 45 metros de linha de diâmetro "Naples" equivalente a uma linha 4/0.

Abraços

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Moderador

Penso que o diâmetro do núcleo do carretel não deve ser muito pequeno porque isto aumentaria a tensão na linha de atado, podendo romper fios mais finos.

Acredito que este seja um dos motivos pelos quais os carretéis de fábrica sejam rasos e de diâmetro maior

Faz sentido... não tinha me atentado para isso do torque. No meu caso vou usar linha 8/0 e vale a pena fazer uns testes quanto ao diâmetro interno.

De toda forma, não se ata mais que 50 moscas numa viagem de 15 dias de Patagônia e acho que se levar 20m de cada cor de linha tá mais que suficiente. Isso possibilita o carretel não ter o diâmetro interno muito pequeno.

Daqui para domingo eu mostro como ficou.

;)

  • Like 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Mosqueiro

Mestre Jost!!

Show de bola seu carretel. Eu, a algum tempo, busco fazer o mesmo, mas a falta de um torno descente, de tempo e de espaço na casa nova me fizeram desistir da ideia (por enquanto)...

A ideia de fazer um carretel com 3 ou 4 espaços distintos para linhas de cores diferentes é bem interessante!

Não seria talvez mais fácil pegar aquelas bobinas pequenas (de máquina de costura) que são feitas em acrílico e colar umas 2 ou 3 com resina ou alguma cola a base de cianoacrilato e usar um tubo que passe no eixo delas para deixa-las alinhadas?!

Depois de coladas, se retira o tubo para manter o diâmetro do eixo como o original.

Não sei se foi possível entender a ideia...

:wacko2::wacko2::wacko2:

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Moderador

Deu pra entender sim, mas aí cai na questão que o Odimir levantou sobre o torque em carretéis com pequeno diâmetro interno.

Em nylon, vai levar uns 10 minutos pra tornear esse carretel com 3 divisões... mais rápido e fácil que colar as bobinas de acrílico rsrs

Mas para quem não tem torno, acho que vale testar a ideia.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Mosqueiro

Deu pra entender sim, mas aí cai na questão que o Odimir levantou sobre o torque em carretéis com pequeno diâmetro interno.

Em nylon, vai levar uns 10 minutos pra tornear esse carretel com 3 divisões... mais rápido e fácil que colar as bobinas de acrílico rsrs

Mas para quem não tem torno, acho que vale testar a ideia.

Verdade, tem que ver essa questão do diâmetro interno, já que, por serem bobinas pequenas, não dá pra aumentar o diâmetro do eixo.

é questão de medir e ver qual a diferença de um carretel de linha 8/0 e a dele.

Com torno, realmente, fica muito mais fácil!

:yes::yes:

Abraços!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Mosqueiro

Se diminuir a pressão das hastes do bobbin, o carretel fica mais solto, e não ocorre o rompimento da linha, o atador deve controlar a pressão com a mão que segura o bobbin, ato com bobinas de metal (costura) com linhas 6/0, 8/0, 10/0 e 12/0 e com um pouquinho de cuidado raramente rompe o fio.

Editado por A.Medeiros
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Moderador

Carretel multi-fios de atado.

Não ficou EXATAMENTE como eu queria, mas digamos que é um protótipo bem viável. O tamanho é o mesmo de um carretel UNI (3cm de comprimento X 25mm de diâmetro):

post-1089-0-91251700-1436480790_thumb.jp

Vou deixar isso cozinhar um pouco e vamos ver se surge outra ideia.

:ok:

  • Like 4
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Administrador

Pra tu que é minimalista quanto a levar material de atado para a Patagônia, é uma ideia e tanto. :ok:

Junta com a ideia dos mini dubbing dispenser e está cada vez levando menos material. :yes:

Já eu com minha "malinha" titânica... :blush:

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Mosqueiro

Carretel multi-fios de atado.

Não ficou EXATAMENTE como eu queria, mas digamos que é um protótipo bem viável. O tamanho é o mesmo de um carretel UNI (3cm de comprimento X 25mm de diâmetro):

attachicon.gifCarretel 07.JPG

Vou deixar isso cozinhar um pouco e vamos ver se surge outra ideia.

:ok:

Grande Mestre Jost!!

Ficou show de bola!

Se puder dar pitaco... :blush:

Acho que você poderia fazer esse carretel com menos divisões (acredito que 2 ou 3), pois imagine a seguinte situação:

- Você precisa usar a linha que está na extremidade, vai roçar na beirada do carretel e vai sair bem angulada para o centro do "caninho" do bobbin, ou seja, vai formar a linha e se tiver qualquer ranhurazinha, vai facilitar o rompimento da linha.

Foi pelo menos o que me bateu na cabeça...ou não tem nada a ver e eu estou viajando na maionese mesmo?!

:wacko2::unsure2:

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Administrador

E que tal se ao invés de fazer menos divisões, fossem carretéis mais finos independentes, com um adaptador de cada lado pra que fique do mesmo tamanho dos carretéis da UNI? :hum:

post-1241-0-12936800-1436533726_thumb.jp

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Mosqueiro

E que tal se ao invés de fazer menos divisões, fossem carretéis mais finos independentes, com um adaptador de cada lado pra que fique do mesmo tamanho dos carretéis da UNI? :hum:

Boa ideia xará!

Inclusive, belo projeto...hehehehe

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Moderador

E que tal se ao invés de fazer menos divisões, fossem carretéis mais finos independentes, com um adaptador de cada lado pra que fique do mesmo tamanho dos carretéis da UNI? :hum:

attachicon.gifCarretel.jpg

Sim, estou caminhando para uma adaptação desse tipo só que com encaixe muito mais simples de fazer... nada que envolva fresagem de precisão.

Basicamente será um pino com a mesma largura de um UNI, para encaixar na bobineira, e diversos carretéis finos... a ideia é exatamente essa.

:)

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Moderador

Algo assim será mais fácil de fazer:

post-1089-0-99936600-1436535624_thumb.jp

Em vermelho e azul as duas laterais que prenderão o carretel padrão (cinza) por meio de um parafuso (hachurado). Estando preso sob uma pressão leve, não há necessidade de pinos para impedir a livre rotação do carretel central.

Tanto a parte vermelha quanto a azul possuem reentrâncias para encaixar a bobineira.

Quer trocar de cor de linha? Tira o conjunto da bobineira, desaparafusa uma peça da outra, muda o carretel, aparafusa de novo e fim. Rápido e simples.

Essas partes laterais podem ser de diâmetro bem menor que o carretel.

O parafuso pode ser feito de várias formas diferentes. É bem tranquilo de fazer.

Vai ficar bom. Talvez hoje de noite já tenha um protótipo para mostrar :)

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Mosqueiro

De repente, será que não compensa fazer uma das partes (possivelmente a vermelha) com uma rosca, para que a própria peça fosse o parafuso?!

Acredito que seria talvez mais simples a troca... :hum:

Editado por André Vergara
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Moderador

De repente, será que não compensa fazer uma das partes (possivelmente a vermelha) com uma rosca, para que a própria peça fosse o parafuso?!

Acredito que seria talvez mais simples a troca... :hum:

Sim, vai ser desse modo... o desenho ali em cima foi só para mostrar que tem um parafuso em algum lugar unindo as duas coisas.

Pra ser sincero, é mais fácil fazer as duas partes coloridas em metal e depois só colocar uns caps de plástico, um de cada lado com o orifício característicos dos carretéis, para encaixar na bobineira...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Mosqueiro

Pra ser sincero, é mais fácil fazer as duas partes coloridas em metal e depois só colocar uns caps de plástico, um de cada lado com o orifício característicos dos carretéis, para encaixar na bobineira...

Realmente, acho que será mais fácil mesmo...

:yes:

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Moderador

Ou isso, mais fácil ainda, apenas com dois anéis de nylon colados por dentro do metal:

post-1089-0-68280300-1436538856_thumb.jp

Até o momento, esse é o ganhador para mim :)

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Moderador

Uma pequena alteração para garantir a concentricidade das duas laterais:

post-1089-0-03377800-1436539109_thumb.jp

Acho que vai ser isso.

Corpo em alumínio (peças vermelha e azul), parafuso em latão, anéis de nylon, carretéis de nylon.

Pra prender o parafuso na peça vermelha, faz-se um furo rosqueado e depois cola um parafuso de latão com Loctite... já fiz isso muitas vezes e fica perfeito.

:ok:

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Moderador

Carretel multi-fios de atado.

Não ficou EXATAMENTE como eu queria, mas digamos que é um protótipo bem viável. O tamanho é o mesmo de um carretel UNI (3cm de comprimento X 25mm de diâmetro):

post-1089-0-91251700-1436480790_thumb.jp

Vou deixar isso cozinhar um pouco e vamos ver se surge outra ideia.

:ok:

Ainda assim, já que estou com esse pronto, vou testar pra ver se funciona com os fios nas laterais. Se funcionar...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Moderador

Tudo bem alemão... concordo com vc.

Mas a gente pode escolher entre ir para o trabalho de patinete ou... patinete turbo :D

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Moderador

André, vou te dar a real: esse troço vai demorar...

Não vai ser igual ao tubo de varas que nunca saiu, mas vais sair lá pro ano que vem só. :bag:

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Moderador

Larga de ser tosco... vou passar um mês no Rio, depois um mês de férias e depois existe uma chance grande de eu entrar em processo de mudança... tudo álibi comprovado.

Se o Saldanha topar a gente pode fazer isso por aí. :p

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Administrador

E vc deixa de entrar na pilha. :p

Nem tenho demanda pra isso, eu nunca faço viagem pra pescar. Mas gostaria de ter um conjunto desses, ainda mais com a assinatura desse artesão. :)

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Moderador

Pode deixar. Para março do ano que vem é certeza que eu terei feito isso, pois quero um desses no meu estojo de viagem. Aí faço para nós dois. ;)

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Participe da conversa

Você pode postar agora e se registrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça seu login agora mesmo para postar com sua conta

Visitante
Responder a este tópico...

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Apenas 75 emoji são permitidos.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

×
×
  • Criar Novo...

Informação importante

Ao usar este site, você concorda com nossos {termos}.