Ir para conteúdo

Ninfa de cauda de faisão


Postagens Recomendadas

Olá, pessoal sou totalmente iniciante na arte de atar moscas. Este fórum, tem me ajudado, por demais. Baseado num vídeo do Marcelo Jost tentei atar a phesant tail e como fio de cobre para um anzol #14 quebrei uma antigo carregador de celular e usei.

Inclui em fotografias para que suas dicas sejam úteis para mim e outros que virão,

post-1978-0-84024000-1435630300_thumb.jp

Agradeço a todos antecipadamente,

Arnaldo Santos

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Mosqueiro

Arnaldo,

Coincidentemente também estava treinando a confecção desta mosca com base nas mesmas informações que você utilizou.

Segue abaixo o resultado inicial, que consegui:

post-1639-0-43983200-1435663321_thumb.jp

Após esta ninfa atei alguns micro streamers com dicas extraídas aqui no fórum:

post-1639-0-58218100-1435663532_thumb.jp

Agora é por na água e relatar o resultado. :D

Abraço.

Diogo Pedriali

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Diogo e vdd só na água. Apesar que sou pescador de pesqueiro e qdo da vou atrás do Black bass (?).

Vamos avançar neste hobby aos poucos.

Balizado no que leio cometemos o erro de não amassar as farpas,

Um abração

Arnaldo

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Moderador

Vejo que vocês dois usaram fibras de pavão para fazer as ninfas.

Essas fibras tem um lado bom e um ruim.

O bom é que eles conferem uma iridescência à mosca que é imbatível e inimitável por qualquer outro material sintético que eu conheça. Isso parece atrair bastante os peixes.

O ruim é que se trata de uma fibra MUITO frágil, o que deixa sua ninfa muito vulnerável... geralmente dura um peixe apenas.

Isso posto, notem as caudas das ninfas de vocês: estão com as pontas quadradas. Insetos não possuem caudas com pontas quadradas. Esse é o motivo pelo qual a gente começa o atado usando as pontas das cerdas da pena de faisão. Assim a cauda terá fibras afiladas que terminam em uma ponta bem fininha. Essa ponta afiladinha até existe na fibra do pavão, mas é frágil demais e provavelmente não resistirá nem ao arremesso da isca.

Então a primeira sugestão: usem faisão para fazer a cauda e o abdômen e o pavão para fazer o tórax.

Como segunda sugestão, vejo que nas duas ninfas existe uma certa confusão entre as fibras e o arame na parte do abdômen. Essa parte tem que estar mais limpa e arrumada, pois é ela que transmite a ideia de segmentação existente nos insetos. Se as coisas estiverem confusas ali, não passa essa ideia.

Por fim, no tórax tem que haver uma clara delimitação entre "em cima" e "em baixo". Insetos geralmente possuem diferentes cores na parte superior e inferior do corpo e isso tem que ficar bem definido. Assim, se você usar só um tipo de fibra, essas fibras têm que ficar só na parte superior do tórax e o arame por baixo, gerando essa ilusão de cima/baixo. Na ninfa do Arnaldo isso está bem mais pronunciado que na do Diogo.

No geral, essas são minhas primeiras sugestões.

Independente da aparência, ambas pegarão peixes, podem ter certeza disso... os peixes são muito menos criteriosos que nós, os atadores :D

Parabéns aos dois pela vontade de atar e aprender. :ok:

Abraços :)

  • Like 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Administrador

Olá Arnaldo! :ok:

No próximo atado inverte as penas de faisão de modo que as pontas fiquem para trás (como cauda), evitando assim aparar cortando as pontas com a tesoura. Outra observação é levar o fio de cobre até o alinhamento com a farpa do anzol, veja que você levou o alinhamento até a ponta do anzol, fazendo assim que o abdômen ficasse curto, mas te garanto que isso não é problema. Também tenho algumas com essa receita e de fato funcionam muito bem. :ok:

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Moderador

Olhando direito, agora que vi que o Arnaldo usou faisão... a ponta quadrada deu mó impressão de ser pavão. Independente disso, segue a sugestão de começar o atado colocando a ponta da fibra pra fazer a cauda, conforme eu mostro no vídeo:

No vídeo a cauda ficou um pouco longa demais para o meu gosto... se ficar mais curta vai ficar mais harmônica e mais durável... mas a ideia está ali.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Marcelo e Boss,

Agradeço a disposição e as sugestões. Meu maior problema, dentro de seus comentários e o pitching loop e não consegui localizar o arrame ou atado das fibras de faisão com a farpa do anzol, sobre torax me perco sempre.

Valeu mesmo. Vou tentar novamente, utilizando as sugestões,

Arnaldo

Editado por Arnaldo Santos
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Mosqueiro

Marcelo e Boss,

Agradeço a disposição e as sugestões. Meu maior problema, dentro de seus comentários e o pitching loop e não consegui localizar o arrame ou atado das fibras de faisão com a farpa do anzol, sobre torax me perco sempre.

Valeu mesmo. Vou tentar novamente, utilizando as sugestões,

Arnaldo

Bom dia Arnaldo!

Vou tentar contribuir um pouco, com minha pequena caminhada neste grande mundo do atado.

Com relação ao atado das fibras, quando você corta elas da pena, tem a parte mais interna (que fica presa na haste principal da pena) e a parte mais externa (que seria a outra ponta da pena, mais de fora). Use essa parte mais de fora para fazer a cauda, pois o "acabamento" fica melhor.

Com relação ao arame de cobre ou atado até a fisga do anzol, eu entendi que seria o seguinte: projete uma linha imaginária reta da fisga do anzol até a haste do anzol (onde você está atando) e enrole o fio de cobre até esta linha. Se você observar, na sua isca você enrolou o fio de cobre até a linha imaginária que sairia da ponta do anzol.

Trocando em miudos: enrole um pouco mais o cobre, para formar um abdomem melhor.

Espero que tenha contribuído (e não gerado mais dúvidas...) hehehehe

Abraços e bons atados!!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Mosqueiro

Seria isso aqui que eu mostro no desenho.

Ao invés de enrolar o fio de cobre até a linha vermelha (ponta do anzol), enrole até a linha verde (farpa do anzol)

post-1898-0-47695500-1435669029.jpg

Acho que agora ficou melhor de entender.

hehehehehe

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Seria isso aqui que eu mostro no desenho.

Ao invés de enrolar o fio de cobre até a linha vermelha (ponta do anzol), enrole até a linha verde (farpa do anzol)

attachicon.gifninfa.JPG

Acho que agora ficou melhor de entender.

hehehehehe

Vergara, beleza pela dica. Cada ajuda é bem vinda e em direção de um aprimoramente, nesta arte e hobby.

  • Like 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Mosqueiro

Atei esta hoje a noite, será que houve alguma evolução:

Melhorou bastante sim Arnaldo!

:D

Se me permitir, duas coisas apenas que você pode fazer nas próximas:

- deixar a cauda menor (pode deixar com 1/3 do tamanho que ela ficou nessa isca);

- colocar um pouco de dubbing ou enrolar uma fibra de pavão no tórax (logo atras da cabeça) e ai sim passar as fibras de faisão por cima, como você fez.

Acho que seria somente isso que eu modificaria.

:D

Abraços!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Administrador

Arnaldo,

Boa evolução. :bs-aplauder:

Mas permita-me, além das dicas do Xará, mais algumas observações complementares:

1 - Proporcionalidade: tenham sempre ao lado da mesa de atado a referência da mosca que está atando para que sirva de modelo, preste especial atenção nas proporções (tamanho da cauda em relação ao corpo, tamanho do abdômen, do tórax, do wing case, cabeça, etc). Veja a foto da versão do Frank Sawyer, executada por Hans Weilenmann:

sawyer_pt.jpg

2 - Você levou a linha de atado até a fisga do anzol, mas parece que o fio de cobre não foi até lá, não dá pra perceber com muita clareza (tente tirar suas fotos com mais luz). De toda forma, quando for enrolar as fibras na haste, tente começar exatamente onde está fixada a cauda, note que na sua mosca há um "gap" entre a cauda e o início do abdômen onde só há linha de atado cobrindo a haste. Novamente, compare com a foto acima.

3 - Quando for prender as fibras da cauda, ao invés de posicioná-las em cima da haste, coloque-as na lateral da haste que está virada pra você, pois quando for apertar a volta do thread é natural que o torque aplicado torça o material e o faça girar em torno da haste. Se o material estiver na lateral, a torção o levará para a parte superior, note na sua mosca, que as fibras foram parar na lateral oposta da mosca. Mais uma vez, compare com a foto acima.

4 - O corpo da mosca, via de regra deverá ter um formato cônico, mais fino próximo à cauda, ficando mais largo à medida que avança em direção ao olho do anzol. Em alguns casos, como esse, ainda há um aumento grande quando chegar no tórax, ainda mais incrementado por conta do wing case. Só mais uma vez, compare com a foto acima.

5 - Muito cuidado com a quantidade de voltas do fio de atado, aplique somente o necessário, principalmente na parte da cabeça, por conta da natural tendência a invadir a área do olho do anzol.

Pode parecer que seu atado não está bom, mas acredite que está, esses são pequenos ajustes e detalhes que em águas rápidas talvez não façam nenhuma falta, mas para peixes mais manhosos ou em condições de águas claras e calmas podem ser o diferencial entre fisgar ou não seu peixe. :)

Keep tying and studying! :book:

  • Like 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Patrono

Ta quase lá.

Como também estou aprendendo e meu mestre é exigente pra caramba, usamos sempre um video de receita como referencia. Se voce puder fazer isso vai ficar bem mais fácil pois pode voltar nos pontos onde tem duvida e vai ter uma maior noção das proporções que no inicio é o mas chato de gravar (depois fica automático).

O negócio e ir treinando até para poder aprender a trabalhar com os diversos materiais, tem uns bem chatinhos de usar.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Ta quase lá.

Como também estou aprendendo e meu mestre é exigente pra caramba, usamos sempre um video de receita como referencia. Se voce puder fazer isso vai ficar bem mais fácil pois pode voltar nos pontos onde tem duvida e vai ter uma maior noção das proporções que no inicio é o mas chato de gravar (depois fica automático).

O negócio e ir treinando até para poder aprender a trabalhar com os diversos materiais, tem uns bem chatinhos de usar.

Arnaldo,

Boa evolução. :bs-aplauder:

Mas permita-me, além das dicas do Xará, mais algumas observações complementares:

1 - Proporcionalidade: tenham sempre ao lado da mesa de atado a referência da mosca que está atando para que sirva de modelo, preste especial atenção nas proporções (tamanho da cauda em relação ao corpo, tamanho do abdômen, do tórax, do wing case, cabeça, etc). Veja a foto da versão do Frank Sawyer, executada por Hans Weilenmann:

sawyer_pt.jpg

2 - Você levou a linha de atado até a fisga do anzol, mas parece que o fio de cobre não foi até lá, não dá pra perceber com muita clareza (tente tirar suas fotos com mais luz). De toda forma, quando for enrolar as fibras na haste, tente começar exatamente onde está fixada a cauda, note que na sua mosca há um "gap" entre a cauda e o início do abdômen onde só há linha de atado cobrindo a haste. Novamente, compare com a foto acima.

3 - Quando for prender as fibras da cauda, ao invés de posicioná-las em cima da haste, coloque-as na lateral da haste que está virada pra você, pois quando for apertar a volta do thread é natural que o torque aplicado torça o material e o faça girar em torno da haste. Se o material estiver na lateral, a torção o levará para a parte superior, note na sua mosca, que as fibras foram parar na lateral oposta da mosca. Mais uma vez, compare com a foto acima.

4 - O corpo da mosca, via de regra deverá ter um formato cônico, mais fino próximo à cauda, ficando mais largo à medida que avança em direção ao olho do anzol. Em alguns casos, como esse, ainda há um aumento grande quando chegar no tórax, ainda mais incrementado por conta do wing case. Só mais uma vez, compare com a foto acima.

5 - Muito cuidado com a quantidade de voltas do fio de atado, aplique somente o necessário, principalmente na parte da cabeça, por conta da natural tendência a invadir a área do olho do anzol.

Pode parecer que seu atado não está bom, mas acredite que está, esses são pequenos ajustes e detalhes que em águas rápidas talvez não façam nenhuma falta, mas para peixes mais manhosos ou em condições de águas claras e calmas podem ser o diferencial entre fisgar ou não seu peixe. :)

Keep tying and studying! :book:

Para ajudar:

Gosto de atar essa ninfa e suas variantes. :yes:

Melhorou bastante sim Arnaldo!

:D

Se me permitir, duas coisas apenas que você pode fazer nas próximas:

- deixar a cauda menor (pode deixar com 1/3 do tamanho que ela ficou nessa isca);

- colocar um pouco de dubbing ou enrolar uma fibra de pavão no tórax (logo atras da cabeça) e ai sim passar as fibras de faisão por cima, como você fez.

Acho que seria somente isso que eu modificaria.

:D

Abraços!

Obrigado amigos, seguirei as dicas e irei atar algumas ptn até as penas acabarem (já encomendei novas).

Depois volto com as melhores,

Um abraço a todos, bom final de semana, pescaria, atados e tudo mais,

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 1 mês depois...
  • Mosqueiro

Vejo que vocês dois usaram fibras de pavão para fazer as ninfas.

Essas fibras tem um lado bom e um ruim.

O bom é que eles conferem uma iridescência à mosca que é imbatível e inimitável por qualquer outro material sintético que eu conheça. Isso parece atrair bastante os peixes.

O ruim é que se trata de uma fibra MUITO frágil, o que deixa sua ninfa muito vulnerável... geralmente dura um peixe apenas.

Isso posto, notem as caudas das ninfas de vocês: estão com as pontas quadradas. Insetos não possuem caudas com pontas quadradas. Esse é o motivo pelo qual a gente começa o atado usando as pontas das cerdas da pena de faisão. Assim a cauda terá fibras afiladas que terminam em uma ponta bem fininha. Essa ponta afiladinha até existe na fibra do pavão, mas é frágil demais e provavelmente não resistirá nem ao arremesso da isca.

Então a primeira sugestão: usem faisão para fazer a cauda e o abdômen e o pavão para fazer o tórax.

Como segunda sugestão, vejo que nas duas ninfas existe uma certa confusão entre as fibras e o arame na parte do abdômen. Essa parte tem que estar mais limpa e arrumada, pois é ela que transmite a ideia de segmentação existente nos insetos. Se as coisas estiverem confusas ali, não passa essa ideia.

Por fim, no tórax tem que haver uma clara delimitação entre "em cima" e "em baixo". Insetos geralmente possuem diferentes cores na parte superior e inferior do corpo e isso tem que ficar bem definido. Assim, se você usar só um tipo de fibra, essas fibras têm que ficar só na parte superior do tórax e o arame por baixo, gerando essa ilusão de cima/baixo. Na ninfa do Arnaldo isso está bem mais pronunciado que na do Diogo.

No geral, essas são minhas primeiras sugestões.

Independente da aparência, ambas pegarão peixes, podem ter certeza disso... os peixes são muito menos criteriosos que nós, os atadores :D

Parabéns aos dois pela vontade de atar e aprender. :ok:

Abraços :)

Boa tarde,Jost

aproveitando que voce esta dando dica pra o pessoal de como atar a pheasant tail, gostaria de aproveitar para tirar algumas duvidas rsrsrsrsrs

a cauda e o abdomen eu fiz com pena de faisão e o torax eu fiz com pena de pavão conforme foto abaixo, pode isso?

e onde preciso melhorar no atatado

abraço

post-1982-0-66603000-1441140289_thumb.jp

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Mosqueiro

Umas dicas para os iniciantes do atado.

Deixa um pequeno espaço atrás do olho do anzol para o material não cobri o olho isto para frente vai ajudalo.

Pará antes da curva do anzol o atado.

Mantenha o abdômen cônico igual dos insetos isto faz ficar mais natural.

colocasatildeodoanzol_zps956e2a6d.jpg

  • Like 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Administrador

Siga a dica do Marcelo, é básica e não faz mal algum, aliás, é bem prudente manter esse vão (gap) entre o olho do anzol e o começo da colocação da linha de atado.

Quanto a mosca, você não usou um anzol adequado, se é que usar um anzol supostamente não adequado é errado, mas a receita pede um anzol de haste reta esse esse é bem curvo. Use anzol para ninfa mesmo, pois são mais longos e o gap do anzol é menor que os destinados para moscas secas. Quanto ao abdômen está ótimo, mas começou no ponto errado e fez com que ficasse curto de mais, comece mais atrás próximo da curva do anzol e assim vai ganhar proporção. O tórax está muito bom e pode continuar fazendo assim. Ocupe 2/3 do comprimento da haste do anzol para formar o abdômen e o terço final para o tórax. Essa regra não é absoluta, principalmente no atado das Copper John, pois as vezes é meio a meio. mas é assim na maioria das ninfas. Para o abdômen ficar cônico tem que fazer uma base com linha de atado.

Mas lembre-se do que o Beto Saldanha diz, o peixe não vê esses detalhes, mas nós atadores... :yes:

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Moderador

Desculpe a demora... estou no meio de uma mudança e o tempo tá complicado de espremer.

Quanto à sua pergunta: sim, pode qualquer coisa :D

Mas vamos aos fatos: você desejou atar uma cauda de faisão... e isso tem receita tradicional, com tamanhos e materiais.

Tirando o fato do anzol, que o pessoal já comentou, seu abdômen ficou curto demais... isso dá um ar de nanismo à sua ninfa rsrs... tem que espichar isso, o que leva ao anzol de haste reta novamente --> As PTN são retas... longas e retas. Por isso a necessidade de um anzol de haste longe e reta, ou seja, permitir um abdômen comprido e reto.

Segundo ponto é que o tórax deve ser recoberto de fibras de faisão, formando um "wing case" ou "shell back" ou ainda tecas alares, no jargão científico. Esse wing case recobre as fibras de pavão, o que não aconteceu na sua, salvo engano pq não estou conseguindo ampliar a foto.

Para o meu gosto a cauda poderia ser um cisco mais curta... quanto mais curta mais durável - isso é uma decisão de atado e não de entomologia, pois os efemerópteros possuem caudas relativamente longas. Aliás, a cauda da minha ninfa no vídeo ficou longa demais... se pudesse voltar no tempo, faria um pouco mais curta... :bag:

Chega de correções... faça uma versão Beta e a gente vê o que melhorou.

E o de sempre continua válido: essa mosca que vc atou pega peixe.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Participe da conversa

Você pode postar agora e se registrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça seu login agora mesmo para postar com sua conta

Visitante
Responder a este tópico...

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Apenas 75 emoji são permitidos.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

×
×
  • Criar Novo...

Informação importante

Ao usar este site, você concorda com nossos {termos}.