Ir para conteúdo

Águas de maio


Postagens Recomendadas

  • Moderador

O Jller é um rio temperamental, como se vê no gráfico, mostrando o nível ao longo do mês de maio. O rio é pescável abaixo da marca de 300 cm (ordenada da esquerda), e como se nota, cada vez que o nível estva quase chegando lá, choveu subiu de novo. De qualquer, forma, pesquei nos vales do gráfico.

Jller_pegel2.png

Os melhores dias do mês foram 29 e 30. No dia 29, especialmente, tive um encontro inusitado com uma espécie que se acreditava extinta aqui nesta altura do Jller. Trata-se da stonefly da espécie Perla grandis. O especial é que esta espécie indica qualidade #1 (ótima) de água. Melhor não fica.

E um pouco de estória: no fim de março, "patrulhando" o rio, eu encontrei 2 biólogos do ministério da pesca fazendo justamente um levantamento da qualidade da água através da coleta de bio-indicadores. Conversei brevemente com eles, mas tempo suficiente prá arrancar a informação de a coleta deles mostrava qualidade de água #2 (boa), e o que estava faltando para ser classificada como #1 era a presença do digníssimo aí da foto. Que felicidade!!!!

DSC02563.JPG

DSC02566.JPG

Este cara eu encontrai enquanto estava vadeando rente à margem, e fazendo meus lançamentos de dentro das moitas, tal qual um Göran Andersson ;). Esta stonefly escala a vegetação da margem na eclosão e fica ali empoleirada nas moitas. Note que quando o rio esta baixo, é possivel vadear em todo ele neste trecho que aparece na foto. Mas neste estado que estava...

DSC02569.JPG

Não foi assim um super-hatch, mas o suficiente prá assanhar os peixes durante umas duas horas. Saíram 5 graylings, 1 barbo e 1 arco-íris. Fotos abaixo do maior grayling (41 cm) e do barbo, que eu levei um bom tempo prá tirar desta correnteza aí.

DSC02547.JPG

DSC02552.JPG

[]'s

  • Like 3
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Moderador

:):):)

Parabéns Carlos!

Sou fã das suas postagens, sempre com informações preciosas. Obrigado por compartilhar conosco. :ok:

Esses graylings são peixes lindos, deve ser muito bom pescá-los!

Abraço.

Obrigado, Gilberto. Grayling é realmente muito legal na mosca. Principalmente na seca. Embora na ninfa seja também emocionante, ver o prateado flanqueando lá no fundo na hora da ferrada. E o que é mais importante: temos uma população totalmente selvagem aqui no Jller. :)

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Moderador

:):):)

Parabéns pela pescaria e pelo auspicioso encontro com as stones !

Você pescou com imitações correspondentes ?

Odimir, obrigado. Muito bem dito :). Um encontro muito agradável!!!

Temos uma espécie de stone bem pequena, que é importante prá pescaria com mosca seca no outono, mas a Perla grandis me pegou de surpresa. Os peixes não estavam subindo, mas eu tinha tido alguns piques com uma ninfa amarela (que é meu default no Jller). Então olhei na caixa e peguei a maior bead escura que eu tinha, que era uma atada em anzol #8. Poderia ter sido até maior, mas aquela funcionou. Prá imitação seca das stones pequenas, eu carrego uma variante da Needle fly.

Editado por Carlos Mitidieri
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Administrador

Os guias lá da Patagônia Argentina adoram essa técnica de expor o gap do anzol, mas eles não atam o abdômen destacado não. Eles preferem usar o corpo de EVA colado e atado diretamente na haste do anzol preso somente pelo tórax e ao invés de usar um anzol de haste reta, preferem o TIEMCO TMC200R que é curvo. Fazendo assim o gap do anzol fica exposto para baixo. ;)

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Moderador

:):):)

Na Patagônia norte a maioria das stones são pequenas e não ultrapassam 10 mm de comprimento, por isto mesmo conhecidas como "stonflies palito" pelos hermanos.
Já tive a oportunidade de presenciar o voo desajeitado de alguns exemplares maiores, provavelmente do gênero Perlidae ou Austroperlidae em alguns rios patagônicos.
Contudo, a maior destas revoadas que presenciei ocorreu no Malleo em um dia frio e de fortes ventos, mas estava despreparado em termos de moscas para imitar estas stones grandes.
Depois disto me preparei e atei algumas como as mostradas pelo Fausto, mas não tive a oportunidade de topar com outra destas revoadas.

http://www.mosqueirosdorio.com.br/forum/index.php?showtopic=8625&hl=%2Bbugs+%2Beva


Imagem060.jpg

Imagem068.jpg

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 3 meses depois...

Participe da conversa

Você pode postar agora e se registrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça seu login agora mesmo para postar com sua conta

Visitante
Responder a este tópico...

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Apenas 75 emoji são permitidos.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

×
×
  • Criar Novo...

Informação importante

Ao usar este site, você concorda com nossos {termos}.