Ir para conteúdo

Receita de líder longo (quem tem?)


Postagens Recomendadas

  • Moderador

Um exemplo. Mas se você procura por "french nymph leader", vai achar mais um bocado de receitas. Importante é usar um caniço leve, longo (10' a 11') e de ação parabólica.

French_Spanish-Nymphing-Leader-399x300.g

Editado por Carlos Mitidieri
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Moderador

:):):)

Ola Rafael,

Tenho receitas testadas de líderes de 12´, mas preciso saber qual a numeração de linha e também a bitola dos tippets que usa para que eu possa compactar a redação.

Também tenho receitas de lideres do George Harvey que giram em torno deste comprimento.
Estes líderes conhecidos como "George Harvey´s slack line leaders", tem como caracterstica o fato de que certas partes caem empilhadas para que as curvas possam se desfazer lentamente sem apresentarem o arraste da mosca ou "drag", erro fatal na apresentação de moscas secas.

Abração

Odimir

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Patrono

Do meu caderno das moscas, leader de 14,5 ft 6x do George Anderson via Ed Engle.

linhas 5 e 6 em função do diâmetro do butt

Eu estava usando um desses no MDC no sábado

lb diametro (in) comprimento (ft) tipo de nylon

30 0,022 34 hard, duro tipo Maxima

25 0,019 25 idem

20 0,017 18 idem

14 0,015 15 idem

10 0,013 12 idem

0X 0,011 10 soft nylon, tipo rio powerflex

2X 0,009 10 idem

4X 0,007 10 idem

5X 0,006 10 idem

6X 0,005 30 tippet,soft nylon, tipo rio powerflex

Em casa, com calma, nó do barril para unir cada segmento

Editado por Neumann
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Patrono

Obrigado pessoal!

:):):)

Ola Rafael,

Tenho receitas testadas de líderes de 12´, mas preciso saber qual a numeração de linha e também a bitola dos tippets que usa para que eu possa compactar a redação.

Também tenho receitas de lideres do George Harvey que giram em torno deste comprimento.
Estes líderes conhecidos como "George Harvey´s slack line leaders", tem como caracterstica o fato de que certas partes caem empilhadas para que as curvas possam se desfazer lentamente sem apresentarem o arraste da mosca ou "drag", erro fatal na apresentação de moscas secas.

Abração

Odimir

Sr Odiimir, eu uso as receitas doGeorge Harvey presentes no livro do Paulo Cesar
uso líderes de 10' e 11'

se entendi o que disse, esses lideres são ruins para usarmos com secas? isso?

uso tippets 5x e vou começar usar 6x também

a linha é uma #4

muito obrigado

Um abração

Dummar

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Patrono

Do meu caderno das moscas, leader de 14,5 ft 6x do George Anderson via Ed Engle.

linhas 5 e 6 em função do diâmetro do butt

Eu estava usando um desses no MDC no sábado

lb diametro (in) comprimento (ft) tipo de nylon

30 0,022 34 hard, duro tipo Maxima

25 0,019 25 idem

20 0,017 18 idem

14 0,015 15 idem

10 0,013 12 idem

0X 0,011 10 soft nylon, tipo rio powerflex

2X 0,009 10 idem

4X 0,007 10 idem

5X 0,006 10 idem

6X 0,005 30 tippet,soft nylon, tipo rio powerflex

Em casa, com calma, nó do barril para unir cada segmento

Neumann,

vc teria essas medidas em milímetros?

Como posso converter? se é que posso...

vc usa essa receita para secas e ninfas?

Obrigado!!

um abração!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Moderador

Obrigado pessoal!

Sr Odiimir, eu uso as receitas doGeorge Harvey presentes no livro do Paulo Cesar

uso líderes de 10' e 11'

se entendi o que disse, esses lideres são ruins para usarmos com secas? isso?

uso tippets 5x e vou começar usar 6x também

a linha é uma #4

muito obrigado

Um abração

Dummar

Ola Rafael,

Os lideres do tipo "George Harvey´s slack line leaders" são recomendados para pescar com moscas secas e evitarem o arraste "drag" e "micro drag", por vezes imperceptíveis pelo pescador, mas suficientes para que os peixes recusem o ataque, como descrito no livro do mestre Paulo Cesar.

A receita que passo abaixo foi extraída de um artigo do site da revista Fly Fisherman Magazine, e tenho utilizado estes lideres com sucesso há mais de quinze anos.

Lamentavelmente este artigo foi removido do site, mas felizmente tenho cópias dele.

Caso queira construir um destes lideres e gostar de seu desempenho, posso escanear e te enviar o artigo completo.

Líder de 12 pés para linhas de numeração #3 e #4 e tippet 5X

Bitola Diâmetro pol./mm Comprimento pol./cm

0,019" / 0,48 36" / 92

0,017" / 0,43 24" / 61

0,015" / 0,38 16" / 41

0,013" / 0,33 12" / 31

0X 0,011" / 0,28 8" / 20

3X 0,008" / 0,20 8" / 20

4X 0,007" / 0,18 8" / 20

5 X 0,006" / 0,15 32"/ 81

Para lideres com tippet 6X, substitua as duas ultimas secções do tippet como segue :

5X 0,006" / 0,15 8" / 20

6X 0,005" / 0,13 32 / 81

Costumo usar nylon de um mesmo fabricante e de um mesmo tipo, Maxima para lideres macios e Umpqua ou Orvis para lideres mais duros.

Se preferir, pode usar nylon mais duro nas secções do but para facilitar o "turnover".

Valores de conversão :

1 polegada = 25,4 mm = 2,54 cm

1 pé = 12 polegadas = 304,8 mm = 30,48 cm

Abração

Odimir

Editado por Odimir
  • Like 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Mosqueiro

Brother,

Eu costumo dividir meu leader em 3 partes, grosso, médio e fino/tippet.

Parte grossa de até 3 bitolas

Parte media até 2 bitolas

Parte fina até 3 bitolas

Para sua linha #4, eu faria com 2 bitolas na parte grossa, 2 bitolas na parte media e 3 bitolas na parte fina.

Sugiro comprar as linhas de nylon ONIX que são super macias e vem num carretel, legal de transportar e usar.

Escolho a bitola grossa de acordo com a bitola da linha de fly, provavelmente seria um começo com bitola as linhas de 30, 25 ou 20lbs, uma vez você escolhe sua bitola mais grossa, escolher a mais fina é cada vez mais fácil, basta ir diminuindo 0.10mm ou 10 a 5lbs as seções da parte grossa.

A parte média, é que irá lhe dar a caracteristica de apresentação, quanto mais curta, mais rapido e forte a isca baterá na agua, quando mais longa, mais suave.... Baseado na bitola na ponta da parte grossa, siga diminuindo gradativamente a bitola.

A parte fina é o ajuste fino da apresentação, bem como é a parte que sofre menos arrasto na agua, assim, se vc precisa de uma longa derivada natural, use também uma longa parte de tippet. Se vc usar uma linha fina numa linha grossa nessa parte do leader, sofrerá com nós e embaraços, essa parte normalmente eu uso as combinações 1x, 3x para terminar com 5x na mosca, ou 2x, 4x para tippet de 6x, mas usando acima de 6x ou dependendo da maciez e bitola do fabricante(cada fabricante tem uma bitola diferente) uso, 2x,5x,6x...

As proporções do meu leader para apresentação de shock, como imitação de frutinha caindo ou chamar atenção de tucunaré é: Todas seções com tamanhos iguais.

Apresentação suave, a seção media, acima de 1.5(ótimo é 2x, mas requer técnica e treino para o turn over) o tamanho da seção grossa, com tippet do tamanho da seção grossa, ou seja, 100cm de grosso, 150cm de medio com 100cm de tippet...

Trabalhar com leader longo requer observar com mais atenção o tempo do arremesso, se o leader não estiver totalmente esticado, apanha mesmo, aqui é que começa a diferença daqueles que prestaram atenção nos princípios básicos dos arremesso de fly fishing.

A maioria só pensa em arremesso longos e esquecem que 95% da pescaria é perto, não dão atenção aos detalhes e só quer colocar a mosca km de distancia kkkk

Abração

  • Like 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Patrono

Ola Rafael,

Os lideres do tipo "George Harvey´s slack line leaders" são recomendados para pescar com moscas secas e evitarem o arraste "drag" e "micro drag", por vezes imperceptíveis pelo pescador, mas suficientes para que os peixes recusem o ataque, como descrito no livro do mestre Paulo Cesar.

A receita que passo abaixo foi extraída de um artigo do site da revista Fly Fisherman Magazine, e tenho utilizado estes lideres com sucesso há mais de quinze anos.

Lamentavelmente este artigo foi removido do site, mas felizmente tenho cópias dele.

Caso queira construir um destes lideres e gostar de seu desempenho, posso escanear e te enviar o artigo completo.

Líder de 12 pés para linhas de numeração #3 e #4 e tippet 5X

Bitola Diâmetro pol./mm Comprimento pol./cm

0,019" / 0,48 36" / 92

0,017" / 0,43 24" / 61

0,015" / 0,38 16" / 41

0,013" / 0,33 12" / 31

0X 0,011" / 0,28 8" / 20

3X 0,008" / 0,20 8" / 20

4X 0,007" / 0,18 8" / 20

5 X 0,006" / 0,15 32"/ 81

Para lideres com tippet 6X, substitua as duas ultimas secções do tippet como segue :

5X 0,006" / 0,15 8" / 20

6X 0,005" / 0,13 32 / 81

Costumo usar nylon de um mesmo fabricante e de um mesmo tipo, Maxima para lideres macios e Umpqua ou Orvis para lideres mais duros.

Se preferir, pode usar nylon mais duro nas secções do but para facilitar o "turnover".

Valores de conversão :

1 polegada = 25,4 mm = 2,54 cm

1 pé = 12 polegadas = 304,8 mm = 30,48 cm

Abração

Odimir

Sr Odimir muito obrigado:)

vou montar aqui de acordo com as especificações e assim que testa-los darei um retorno :)

Esses o Sr usa para secas e ninfas?

um abração!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Patrono

Brother,

Eu costumo dividir meu leader em 3 partes, grosso, médio e fino/tippet.

Parte grossa de até 3 bitolas

Parte media até 2 bitolas

Parte fina até 3 bitolas

Para sua linha #4, eu faria com 2 bitolas na parte grossa, 2 bitolas na parte media e 3 bitolas na parte fina.

Sugiro comprar as linhas de nylon ONIX que são super macias e vem num carretel, legal de transportar e usar.

Escolho a bitola grossa de acordo com a bitola da linha de fly, provavelmente seria um começo com bitola as linhas de 30, 25 ou 20lbs, uma vez você escolhe sua bitola mais grossa, escolher a mais fina é cada vez mais fácil, basta ir diminuindo 0.10mm ou 10 a 5lbs as seções da parte grossa.

A parte média, é que irá lhe dar a caracteristica de apresentação, quanto mais curta, mais rapido e forte a isca baterá na agua, quando mais longa, mais suave.... Baseado na bitola na ponta da parte grossa, siga diminuindo gradativamente a bitola.

A parte fina é o ajuste fino da apresentação, bem como é a parte que sofre menos arrasto na agua, assim, se vc precisa de uma longa derivada natural, use também uma longa parte de tippet. Se vc usar uma linha fina numa linha grossa nessa parte do leader, sofrerá com nós e embaraços, essa parte normalmente eu uso as combinações 1x, 3x para terminar com 5x na mosca, ou 2x, 4x para tippet de 6x, mas usando acima de 6x ou dependendo da maciez e bitola do fabricante(cada fabricante tem uma bitola diferente) uso, 2x,5x,6x...

As proporções do meu leader para apresentação de shock, como imitação de frutinha caindo ou chamar atenção de tucunaré é: Todas seções com tamanhos iguais.

Apresentação suave, a seção media, acima de 1.5(ótimo é 2x, mas requer técnica e treino para o turn over) o tamanho da seção grossa, com tippet do tamanho da seção grossa, ou seja, 100cm de grosso, 150cm de medio com 100cm de tippet...

Trabalhar com leader longo requer observar com mais atenção o tempo do arremesso, se o leader não estiver totalmente esticado, apanha mesmo, aqui é que começa a diferença daqueles que prestaram atenção nos princípios básicos dos arremesso de fly fishing.

A maioria só pensa em arremesso longos e esquecem que 95% da pescaria é perto, não dão atenção aos detalhes e só quer colocar a mosca km de distancia kkkk

Abração

Gerson, muito obrigado pela vasta explicação!

sempre que vou pescar lembro dos seus ensinamentos sobre líderes e me policio para não usar lideres curtos.

Sei bem o quanto a mão tem que estar em dia para fazer apresentações corretas usando esses líderes longos… :frusty::frusty: mas procuro treinar sempre...

Um grande abraço!!

Dummar

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Moderador

Sr Odimir muito obrigado:)

vou montar aqui de acordo com as especificações e assim que testa-los darei um retorno :)

Esses o Sr usa para secas e ninfas?

um abração!

:):):)

Usei somente para pescar com moscas secas.

Para pescar com ninfas costumo usar líderes de 7,5 a 9 pés, embora existam técnicas que exigem lideres muito mais longos, mas eu não as pratico.

Grande abraço

Odimir

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Patrono

:):):)

Usei somente para pescar com moscas secas.

Para pescar com ninfas costumo usar líderes de 7,5 a 9 pés, embora existam técnicas que exigem lideres muito mais longos, mas eu não as pratico.

Grande abraço

Odimir

Mto obrigado Sr Odimir!!!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Patrono

Rafael

1 in (inches = polegada = dedão de algum esquecido rei inglês...) = 2,54 cm = 25,4 mm.

Para a medida em mm, multiplique polegada (ou in) por 25,4. Ex: 0,022 in = 0,022 x 25,4 = 0,558 mm ou 0,56 mm...

Eu uso tanto para ninfa como para secas... ai pode estar a explicação por que o Jost pega bem mais peixe que eu ninfando :)

MAs estás bem servido com o Gerson e o Odimir.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Patrono

Rafael

1 in (inches = polegada = dedão de algum esquecido rei inglês...) = 2,54 cm = 25,4 mm.

Para a medida em mm, multiplique polegada (ou in) por 25,4. Ex: 0,022 in = 0,022 x 25,4 = 0,558 mm ou 0,56 mm...

Eu uso tanto para ninfa como para secas... ai pode estar a explicação por que o Jost pega bem mais peixe que eu ninfando :)

MAs estás bem servido com o Gerson e o Odimir.

obrigado!!!!!!!!!!!!!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Mosqueiro

Dummar, acho q nesse ponto aqui vale a pena ser pouco ortodoxo no sentido de, ao inves dos 1001 nós q terá q fazer, eu usaria a cola do Oswaldo pra unir os nylons (NAO ADIANTA TENTAR Q NAO DERRETE FLUOR E MISTAS!).

Fica MUITO mais leve e homogênea, alem de aerodinâmica.... eu SÓ uso lideres colados desde a epoca de pesca de praia....

Olha essa emenda de uma 0,50mm em uma 0,35mm:

01.jpg

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Administrador

Me encontrei ao acaso com o LO (Luis Osvaldo) em fevereiro lá loja Boa Isca, ele nem me reconheceu ( :happy:), mas continua o mesmo turrão de sempre, mas confesso que não perguntei se ele ainda faz a mistura dessa cola. Tem que testar Dummar, principalmente com quem tem experiência com a montagem, que é o que parece ter o "Frogman". O mais importante é testar na prática, ainda mais no caso de moscas secas, se esse é o seu objetivo. Manda ver e depois passa um feedback pra gente. :ok:

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Mosqueiro

Me encontrei ao acaso com o LO (Luis Osvaldo) em fevereiro lá loja Boa Isca, ele nem me reconheceu ( :happy:), mas continua o mesmo turrão de sempre, mas confesso que não perguntei se ele ainda faz a mistura dessa cola. Tem que testar Dummar, principalmente com quem tem experiência com a montagem, que é o que parece ter o "Frogman". O mais importante é testar na prática, ainda mais no caso de moscas secas, se esse é o seu objetivo. Manda ver e depois passa um feedback pra gente. :ok:

Nao sei se é ele q faz ainda, mas achei a um ou dois anos atras, na coral.....

gosto muito dessa brincadeira de colar meus liders... sempre uso desses, sempre usando projetos do livro do mestre...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 1 mês depois...
  • Patrono

Ola Rafael,

Os lideres do tipo "George Harvey´s slack line leaders" são recomendados para pescar com moscas secas e evitarem o arraste "drag" e "micro drag", por vezes imperceptíveis pelo pescador, mas suficientes para que os peixes recusem o ataque, como descrito no livro do mestre Paulo Cesar.

A receita que passo abaixo foi extraída de um artigo do site da revista Fly Fisherman Magazine, e tenho utilizado estes lideres com sucesso há mais de quinze anos.

Lamentavelmente este artigo foi removido do site, mas felizmente tenho cópias dele.

Caso queira construir um destes lideres e gostar de seu desempenho, posso escanear e te enviar o artigo completo.

Líder de 12 pés para linhas de numeração #3 e #4 e tippet 5X

Bitola Diâmetro pol./mm Comprimento pol./cm

0,019" / 0,48 36" / 92

0,017" / 0,43 24" / 61

0,015" / 0,38 16" / 41

0,013" / 0,33 12" / 31

0X 0,011" / 0,28 8" / 20

3X 0,008" / 0,20 8" / 20

4X 0,007" / 0,18 8" / 20

5 X 0,006" / 0,15 32"/ 81

Para lideres com tippet 6X, substitua as duas ultimas secções do tippet como segue :

5X 0,006" / 0,15 8" / 20

6X 0,005" / 0,13 32 / 81

Costumo usar nylon de um mesmo fabricante e de um mesmo tipo, Maxima para lideres macios e Umpqua ou Orvis para lideres mais duros.

Se preferir, pode usar nylon mais duro nas secções do but para facilitar o "turnover".

Valores de conversão :

1 polegada = 25,4 mm = 2,54 cm

1 pé = 12 polegadas = 304,8 mm = 30,48 cm

Abração

Odimir

Sr odimir

Testei por esses dias a receita sugerida pelo sr e gostei bastante, principalmente quando pesquei em rios pequenos usando além do líder apenas um metro e meio de linha pra fora da vara.

Achei que carregou muito bem e a apresentação foi muito boa!

Obrigado !!!

  • Like 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Participe da conversa

Você pode postar agora e se registrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça seu login agora mesmo para postar com sua conta

Visitante
Responder a este tópico...

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Apenas 75 emoji são permitidos.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

×
×
  • Criar Novo...

Informação importante

Ao usar este site, você concorda com nossos {termos}.