Ir para conteúdo

Lãzinha do Frank Sawyer


Postagens Recomendadas

  • Moderador

Olha o preço disso:

http://www.ebay.com/itm/Chadwicks-477-Wool-Flytying-RARE-Frank-Sawyer-Flytying-Materials-Fishing-/271878385987?pt=LH_DefaultDomain_3&hash=item3f4d36f143

199.jpg

É a lã com a qual o Frak Sawyer atava sua isca "killer bug". Deixou de ser produzida faz um bom tempo e hoje é vendida como raridade!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Moderador

Taí um assunto que me pegou... Tô justamente lendo "Nymphs and the Trout", do Frank Sawyer, onde ele descreve os porquês das ninfas que ele inventou. Comprei um livro usado, claro, com as páginas amarelas, mas inteiraço. Tão bom de ler deitado no sofá.

A impressão que eu construí até agora é que Frank Sawyer foi um gênio, mesmo superior ao Halford e ao Skues. Um cara simples, "jardineiro" de chalk stream, e portanto empregado de ricaços, mas um gênio. Basta olhar prás mãos deles, no vídeo abaixo prá ver que o cara era dado à lida. E ainda assim, um naturalista por vocação, tal a acuidade das observações que ele fazia da vida no rio.

O próprio Skues foi quem mais incentivou Sawyer a escrever seus livros. Mais do incentivou, ele praticamente empurrou o editor prá cima do Sawyer. E olhe só: apesar de muitos dos escritos de Sawyer contrariarem os seus próprios escritos. Skues era um gigante intelectual.

Graças ao seu conhecimento, Sawyer era constantemente hóspede de nobres e ricos, donos de águas excelentes. E ao mesmo tempo, era um subalterno destas pessoas, quando elas iam pescar no rio onde ele trabalhava. Esteve até na Bavária, convidado de um príncipe, pescando em 20 Km de águas particulares.

Na época, om grayling era considerado um peixe de segundo rank prá pesca com mosca nos chalk streams, e parte do trabalho do Sawyer, ele relata, era eliminar a enorme população de graylings que havia no Avon, onde ele trabalhava. Ele não fazia isso com rede ou outros métodos, para não destruir a vegetação, e prá não perturbar as trutas. Em vez disso, ele passou a pesquisar sistematicamente uma ninfa para cumprir a tarefa. Assim nasceu o Killer bug com a Chadwicks'477. O Killer bug pretende imitar um scud. A Chadwick's 477, quando molhada, ficava com uma coloração rosada que foi o mais próximo que ele conseguiu chegar do que ele observava no Avon. Em especial, com a Killer bug, ele relata ter tirado mais de 100 graylings do Avon em uma tarde.

A Chadwick's é realmente cara. Algumas fly shops da Inglaterra oferecem substitutos. Estou com a mão coçando prá baixar, um destes substitutos, só estou esperando ter uma demanda por mais materiais, prá fazer um compra maior, prá amortizar o custo de correio.

Prá Sawyer, a única forma adequada de pescar com a ninfa era up stream. Foi também o primeiro a usar o conceito de indicador prá pescar ninfas. Ele engraxava o leader próximo da linha de fly, e observava o ponto onde o leader rompia a tensão da superfície. O cara tinha um olho de águia, o que se conclui também de outros relatos que faz na obra. Ele foi talvez o primeiro a enfatizar a necessidade de controle.

E muito mais. Sawyer foi realmente notável. Talvez o mais notável de todos.

Editado por Carlos Mitidieri
  • Like 3
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Moderador

É, tenho esse livro e gosto muito do que o sujeito escreve.

Viu a cauda longa da ninfa ali no vídeo? Ele próprio disse que não gostava das caudas com mais de 1/8" (~3,2mm), mas aquela cauda ali tem bem 3/8"-1/2" de comrpimento :)

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Moderador

Ele provavelmente teve que rebater as fibras de faisão pra lá e pra cá pq a receita original usa somente 4 fibras de penas e o wing case ficaria muito mirrado com apenas uma rebatida.

Estava mesmo vendo o DVD do Oliver Edwards no qual ele ata exatamente essa isca que o Sawyer está atando (e do mesmo jeito, seguindo literalmente a receita, que é só descrita no livro).

Poderia ter tentado o truque de dobrar as penas e duplicar as fibras que usei na Hare's Ear, rebatendo uma única vez para trás e finalizando a ninfa na junção do tórax e abdômen.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Moderador

Poderia ter tentado o truque de dobrar as penas e duplicar as fibras que usei na Hare's Ear, rebatendo uma única vez para trás e finalizando a ninfa na junção do tórax e abdômen.

Pode ser. Mas acho também que ele tinha acesso a penas de faisão com uma qualidade bem melhor do que a gente ta acostumado a achar hoje em dia. De aves silvestres obtidas nas caçadas, das quais ele provavelmente ainda selecionava o melhor. Por exemplo, ele ainda descreve que as fibras das penas que ele usava na PT eram bem escuras na raiz, e assim imitavam a case de um inseto que estava na iminência de eclodir. Sinceramente, nunca comprei uma pena de PT com esta característica tão pronunciada assim.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Moderador

É, tenho esse livro e gosto muito do que o sujeito escreve.

Viu a cauda longa da ninfa ali no vídeo? Ele próprio disse que não gostava das caudas com mais de 1/8" (~3,2mm), mas aquela cauda ali tem bem 3/8"-1/2" de comrpimento :)

Mas se você olhar um ninfa de Baetis, você vais ver que a cauda é mesmo curta assim. Vai ver ele se passou neste vídeo.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Moderador

Eu fico me coçando quando passo por um "road kill", sabe?

Esses dias tinha uma coruja buraqueira morta na sarjeta... quaaaaaaase parei pra pegar e tirar a pele, mas a palavra "divórcio" me passou pela cabeça e eu "mi arresisti" :laugh:

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Moderador

Já eu ando atrás de uma pena primária de "Ardea cinerea", Graureiher em alemão. Dizem que faz o melhor corpo de seca que existe. Mas o bicho está protegido e não se acha a pena. Já me disseram que ele troca as penas na primavera, e às vezes se acha uma na beira do rio. Até agora não achei nada.

graureiher_weiss.jpg

Só tem tantan.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Administrador

Assim nasceu o Killer bug com a Chadwicks'477. O Killer bug pretende imitar um scud. A Chadwick's 477, quando molhada, ficava com uma coloração rosada que foi o mais próximo que ele conseguiu chegar do que ele observava no Avon. Em especial, com a Killer bug, ele relata ter tirado mais de 100 graylings do Avon em uma tarde.

A Chadwick's é realmente cara. Algumas fly shops da Inglaterra oferecem substitutos. Estou com a mão coçando prá baixar, um destes substitutos, só estou esperando ter uma demanda por mais materiais, prá fazer um compra maior, prá amortizar o custo de correio.

O que tem de tão particular nessa "lã"? Composição? Cor? Ambos? :huh:

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Moderador

Mais a cor que qualquer outra coisa.

É composta de uma mistura de lã e sintéticos muito ao estilo das lãs de hoje, mas esse matizado com variegação do rosado até um creme "nunca" foi repetido igual depois que a Chadwick largou mão de produzir o 447.

Supostamente a isca atada com esse troço fica semitransparente dentro da água e adquire um tom ferruginoso escuro muito atrativo para os peixes.

Na boa, acho que parte disso é folclore de atar com o mesmo material que o cara usava. É perfeitamente possível que exista algum substituto talvez até mais eficaz no quesito cor, mas sabe como é inglês com as tradições... :dry:

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Moderador

É a mística...

Mas nas palavras do Sawyer:

"The color of this bug changes completely when it is wet and I feel sure it is this, that causes its attraction fro so many kinds of fish. Though I have constructed these bugs with many other colors of wool, none have been so effective."

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Moderador

Já várias vezes em vários assuntos eu fui "acusado" de ser muito teórico, do tipo "dá pra parar de ler sobre esse troço e botar a mão na massa um pouco?!"

Se não me falha a memória eu já tinha uns 6 ou 7 livros de atado de mosca e não tinha nem morsa ainda.

O fly foi um dos poucos casos que a prática acompanhou a teoria, depois que eu comecei a atar e pescar.

Ainda assim, vou te dizer que a quantidade impressionante de detalhes da pesca com truta é um grande estímulo pra continuar estudando e se divertindo. Nunca houve o temor do tédio...

Parece que o Carlos curte isso de forma similar :okok:

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Moderador

Tipo: eu tenho 2 livros de construção de pipas em casa... quantas pessoas vcs conhecem que tem livro de pipa?

Pois é... esse sou eu :D

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Moderador

Agora, continuando a conversa. :)

Cor de mosca tem a importância atribuída pelo Sawyer (e pelo Skues, antes dele)? Tenho certeza que sim. E cito um causo:

Ano passado comecei a atar uma mosca seca estilo Devaux, com um corpo bem esbelto feito de uma "quill" de Pavão tingida em "fury brown" e com duas cores de hackle: vermelho e bege, em tamanho #16 e #14. Posto fotos outra hora.

Pois bem. Comecei notar que a mosca funcionava bem no Jller, na boca da noite. Mas o evento que me fez depertar foi o seguinte:

Fiz uma boa pescaria com a mosca no baixo Jller, à tardinha. Truta e grayling. No caminho do estacionamento encontro o amigo Felix duelando com uma truta marron que subia consistentemente, mas que não pegou nenhuma das moscas que ele lançou. O cara já tinha tentado várias mosca. Começamos a conversar. Digo prá ele que estava pegando bem, mais abaixo. Ele pergunta: que mosca? Mostro prá ele, que diz: lança lá prá ver o que acontece. Na primeira, a truta pegou. Na primeira.

Depois dessa, percebi o padrão, e comecei a usar esta mosca sempre à noitinha. Sempre com bom resultado. Não fiquei satisfeito, e comecei a trocar a mosca quando ela estava pegando. Em algumas ocasiões, parou de pegar. Testei no Blau, mesma coisa.

Olha, é consistente demais prá ser apenas coincidência, e minha prática é constante, por isso dou crédito extra ao que o Sawyer diz.

Editado por Carlos Mitidieri
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Moderador

Tipo: eu tenho 2 livros de construção de pipas em casa... quantas pessoas vcs conhecem que tem livro de pipa?

Pois é... esse sou eu :D

Conheces pescaria de praia com pipa pandorga?

Editado por Carlos Mitidieri
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Moderador

Só completando o assunto do quill. Pode ser que eu esteja engando, mas por via das dúvidas eu comprei o estoque da quill tingida de "fury brown" que deu certo. A Spezial (nome dado pelo Felix) está garantida até a próxima geração. :mellow:

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Administrador

Então na boa, independentemente de acreditar ou não que alguma espécie de salmonídeo seja capaz de detectar alterações no espectro de cores, variação de frequência ou comprimento de onda, mesmo que consigamos algum substituto com propriedades físico-óticas aceitáveis, ainda correríamos o risco de colocar esse material na água e o efeito final não ser o mesmo. :mellow:

Teríamos de repetir o empirismo do Sawyer até encontrar um material que fosse tão efetivo quanto a Chadwicks' 477. E ainda assim, isso não seria garantia de sucesso em outros lugares, pois essa ninfa poderia ser endêmica do Avon. :wacko:

Enfim, acho que passa um pouco mesmo por essa questão da tradição e do folclore do material. :huh:

Carlos meu camarada, compre sua lã de 40 pence no armarinho, monte suas killer bugs e como diz o Boss: meta ferro nelas.

:laugh::laugh::laugh:

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Moderador

Síndrome de Esquilo... pelo jeito vc sofre disso também.

Só ouvi falar da pesca com pandorga pela minha mãe. Nunca fiz nem nunca vi fazendo.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Moderador

@Andre: salmonideos distinguem cores. Há estudos científicos sobre isso. Posso achar as citacões, se voce fizer questao. Estao no livro do Feuerstein. Quanto eo empirismo, você tem toda razão.

@Jost: esquilitices: nunca tinha pensado nisso, mas lendo sobre os sintomas, pode ser que sim ;)

Boa noize.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Administrador

Sem dúvidas, a truta marrom, senão me engano, tem capacidade de enxergar mais cores que os humanos. Mas daí a perceber nuances de coloração tão sutis ao ponto de só responder à uma marca de lã, acho um pouco demais. ;)

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Mosqueiro

Se o lance for "road kill", a reserva ecológica do Taim deve ser a visão do paraíso... problema é sair de lá com as penas e pelos deixados á beira da estrada para apodrecer sem ser abordado pelo Ibama...

...http://g1.globo.com/rs/rio-grande-do-sul/rbs-noticias/videos/t/edicoes/v/cerca-de-15-animais-morrem-atropelados-por-mes-na-estrada-da-reserva-do-taim/3799457/

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Moderador

Esse lance dessa mosca tá com mais cara de forma geral e tamanho que coloração, ainda mais no lusco fusco.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Moderador

Jost, acho que é justamente o contrário. Com sol alto, a truta enxerga a mosca seca contra uma fonte de luz mais direta do que na boca da noite, quando luz está mais difusa. E é quando se olha um objeto contra um fonte de luz que se vê somente uma silhueta, não?

Egal, achei nos meus bookmarks um link que devo ter feito muito tempo atrás e do qual havia até me esquecido. O link aponta prá uma página da Semperfly, que é uma marca inglesa de materiais de atado. A Semperfly desenvolveu um substituto pro Chadwick's 477 que é possivelmente o mais perfeito que se pode achar. Então, quem quizer atar um Killer Bug tão próximo ao original do Sawyer quanto possível, veja aí embaixo. O preço é quase de armarinho:

http://www.semperfli.net/semperfli-chadwick-477-substitute.html

chadwick-semperfli%20477%20comparison-60

wet%20semperfli%20477-600.jpg

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Moderador

Na Patagônia é proibido pescar com mosca depois que o sol se põe, supostamente pq as trutas atacam qqt coisa que passe flutuando e isso, em tese, eliminaria a esportividade da coisa e tiraria do peixe o ato de optar... :)

Parece bom o substituto!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Moderador

:):):)

Coincidência das coincidências, ao acessar meu computador hoje pretendia buscar uma página sobre o tema que havia salvo em meu celular e que fora acidentalmente deletada.
Antes porém, decidi dar uma "sapeada" no MDR e de cara me deparo com este tópico.
Voltei e consegui localizar a página :

http://www.flytyingforum.com/index.php?showtopic=80757&hl=%2Bsawyer%2Cs+%2Bkiller+%2Bbugs


Também busco algo parecido e vou tentar com uma lã que disponho misturada com algumas fibras de EP Fibers.
EP Fibers 101-005 Beige + EP Fibers3-D Pink Calamari

Abraços

Odimir

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Moderador

@Jost: bem, é fato notório que as marrons são muito ativas na boca da noite. Mas minha experiência me diz que elas não atacam tudo que passa, não. Aqui em Baden-Württemberg (meu estado aqui na Alemanha) é proibido pescar a partir de 1 hora depois do pôr do sol. Mas o objetivo desta regra, até onde eu sei (nem tudo sempre é claro :rolleyes:), é apenas facilitar a fiscalização.

@Odimir: não deixe de postar os resultado :).

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Mosqueiro

Ainda nem sou uma praticante. E com limitações também linguísticas, só capto pequena parte do que leio. Ainda assim, achei super interessante o tópico. Grande colaboração e tributo ao Frank Sawyer , sua história e detalhes a nós trazidos pelo Carlos. Me emocionei.

Primeira pesquisada sobre, achei um artigo que ainda não joguei no translator , mas interessante, talvez ao menos aos iniciantes como eu : http://www.flyfishohio.com/Frank_Sawyer's_Killer_Bug.htm

Duvido que na 25 de março paulista ou no Saara carioca não se ache uma lã tipo essa aí ;)

Editado por Ilza
  • Like 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Mosqueiro

:):):)

Ilza,

Neste tópico um vídeo interessante sobre os atados do Frank Sawyer,

http://www.mosqueirosdorio.com.br/forum/index.php?showtopic=10129

Abraços

Odimir

:) Obrigada por + esta atenção, querido Mestre.

Magnífico! Rico em didática já nas imagens: partes que foco . Revi trechos para melhor entendimento e deleite; e até chamei o "adversário", que se encantou especialmente com " o lugarzinho" , e sua infinita beleza com rio tão vivo, na zona rural em questão ( em que pese as propriedades ao fundo) : Tesouro que nós encanta , como a muitos; mas infelizmente cada vez mais raro entre nós, já que não percebido todos.

Novamente, mt grata.

Gde abç!

Editado por Ilza
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Mosqueiro

O tópico ganhou tanto conteúdo técnico... que me pergunto se não mereceria migrar p/ sub-fórum "Flytying /Atado Alternativo". :hum:

À propósito: meu "vassalo", após umas fisioterapias, passou pela 25/março. Na dúvida ( qto utilidade ou mesmo de meu uso futuro), não comprou; mas apontou-me produtos que_ ainda que não sejam idênticos_ talvez permitam aos interessados, montarem suas ppias. "lãnzinhas" , misturando pedaços de cores "selecionadas" dos novelos multicolors abaixo:

A ) 10ª cor ( no quadro à direita) do link http://www.reidoarmarinho.com.br/la-cuba-40g-pacote-c-5un-819.aspx/p onde vale avaliar a cor da casa nº2 tb...

B) Mesclando os novelos à direita em http://www.bazarhorizonte.com.br/fio-flash-colour-100g/flashcol/56/2037/&cm1=4&cm2=10&cm3=48&m=B&-croche-%26-trico-cm1-4&-fios-de-inverno-cm2-10&-pingouin-cm3-48

Será? :hum:

Editado por Ilza
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Moderador

@Odimir: não deixe de postar os resultado :).

:):):)

Carlos,

Fiz algumas experimentações usando lã, mas é muito difícil mescla-las para se obter um novo matiz.

Os experimentos com EP Fibers resultaram satisfatórios em termos de matizes e tons, mas para criar um padrão que se aproxime do original seria necessário ter uma amostra da lã original, já que as distorções cromáticas transmitidas pelas fotos são muito acentuadas.

Penso que a melhor ideia seja comprar um substituto como o que você mostrou.

Seco...

vs%20015.jpg

Húmido...

vs%20016.jpg

  • Like 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Administrador

Olha o preço disso:

http://www.ebay.com/itm/Chadwicks-477-Wool-Flytying-RARE-Frank-Sawyer-Flytying-Materials-Fishing-/271878385987?pt=LH_DefaultDomain_3&hash=item3f4d36f143

199.jpg

É a lã com a qual o Frak Sawyer atava sua isca "killer bug". Deixou de ser produzida faz um bom tempo e hoje é vendida como raridade!

post-1241-0-48665600-1434028651_thumb.jp

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Participe da conversa

Você pode postar agora e se registrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça seu login agora mesmo para postar com sua conta

Visitante
Responder a este tópico...

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Apenas 75 emoji são permitidos.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

×
×
  • Criar Novo...

Informação importante

Ao usar este site, você concorda com nossos {termos}.