Ir para conteúdo

Inverno é epoca de...


Postagens Recomendadas

  • Mosqueiro

... Reprodução das trutas?

Olá amigos, em conversa com um cliente nesse final de semana, o assunto sobre a reprodução das trutas aqui no Brasil veio à tona!

Pesquisei aqui no fórum assuntos relacionados a esse tema e achei basicamente tópicos antigos.

A questão é...

Alguém tem alguma novidade sobre o tema? Isto é, sabemos efetivamente de algum rio em que a reprodução natural das trutas foi COMPROVADA?

Abração amigos.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Patrono

Até uns 30 anos atras não havia nenhuma criação de trutas na região do Macaé de Cima - e o rio estava sempre cheio de trutas de tudo que é tamanho. Na Bocaina também elas se reproduziam muito bem. Atualmente no Macaé, devido a pressâo da pesca predatória se não soltar peixe ou eles não fugirem das criações ... mas é bem comum avistar alevinos . Na Bocaina não sei como anda - faz tempo que não vou por lá.

  • Like 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Moderador

Salve Carlos,

tu que andas frequentemente pelo rios podes procurar pela evidência de reprodução de trutas. As trutas limpam o cascalho no lugar onde elas põem as ovas, e este lugares se destacam como manchas ovais mais claras do que o resto do fundo o rio. Se achares manchas assim, pode ser que trutas tenham desovado no lugar. Prá ter certeza, examines o cascalho em busca das ovas. Aqui no Jller, eu avistei alguns ninhos no começo do inverno, nos 2 últimos anos.

troutredd_large.jpg?14378548126245655505

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Administrador

Carlos meu caro, creio que é melhor entrar em contato por e-mail com o Jamanta para tratar desse assunto. ;)

Vocês estão desenvolvendo no momento um trabalho como guias de pesca e sendo assim, devem pensar como guias de pesca e mais importante ainda, estão guiando clientes para pescar trutas e a preservação delas é o fator mais importante para desenvolver o trabalho como guias de pesca de truta. Muito já foi dito aqui no fórum sobre esse assunto, inclusive algumas pessoas que tem na mente somente o ato de pescar e não acreditam em mais nada a não ser pescar. Não estamos na Argentina onde há leis e temporada de truta.

O assunto é polêmico, ainda bem que tem estado calmo nos últimos anos e vamos fazer de tudo para que se mantenha calmo. :yes:

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Mosqueiro

De qualquer forma, acho que se começássemos a marcar as trutas que escapam dos cativeiros seriam muito mais fácil chegar a uma conclusão.

Controle todo o peixamento em certo rio, e dentro de cinco anos qualquer truta sem marcas é selvagem :yes::yes:

Em alguns lugares não funcionaria mas em outros seria bem possivel, até em ausentes seria legal, só para ter uma noção das trutas residentes

EDIT: https://www.youtube.com/watch?v=cJx12wysiuQ


Editado por Guilherme Benevenutti
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Mosqueiro

Realmente o assunto é polêmico Boss e eu não quero ressucitar o "defunto"... Minha intenção não é colocar em check questões como leis, certo/errado, egos, etc... Queria apenas verificar se o assunto Estudo da reprodução das trutas no Brasil andou efetivamente, sem segundas intenções, sem ofender alguém e sem ter interesses de qualquer tipo (além é claro da curiosidade). Enfim, queria ver se existem pessoas (acadêmicas) envolvidas em algum assunto correlato.

Faltam estudos no Brasil, não falando só de truta mas de qualquer peixe.

Quanto ao assunto estar calmo, penso que isso é bom mas temos que cuidar para não nos acomodarmos demais em temas (qualquer tema) que são de grande repercussão, pois são geralmente esses temas que deveriam ser mais discutidos afim de evoluirmos como pescadores. :yes:

Um Abração :okok:

ps.: Depois que o Jamanta voltar da lua de mel, falarei com ele sobre esse assunto...

Editado por Carlos Salatti
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Participe da conversa

Você pode postar agora e se registrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça seu login agora mesmo para postar com sua conta

Visitante
Responder a este tópico...

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Apenas 75 emoji são permitidos.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

×
×
  • Criar Novo...

Informação importante

Ao usar este site, você concorda com nossos {termos}.