Ir para conteúdo

Dicas de Moscas para Mojarras


Postagens Recomendadas

  • Mosqueiro

Gurizada, dentre outras peripécias que eu (e o Gelson) ando fazendo mundo a fora, ano que vem iniciam as atividades da Real Pesca na Colômbia... Em uma das opções na água doce, o alvo principal são as Mojarras de até 5kgs... (Em paralelo algumas espécies de Sabaletas - Brycons - de até uns 3kgs, que pretendo usar Moscas menores de Dourado em equipo #6, por garantia... heheheheh)

As poucas vezes que pesquei algo do gênero foram Carás com ninfas e wets, só que agora a situação maximizou, devidos as condições, o recomendado é equipamento #8!!!

Que moscas vocês consideram que podem funcionar para esses peixes, considerando: tamanho/peso das Mojarras, rio corrente de água cristalina, fundo de pedra e que elas também comem peixinhos menores.

Já iniciei as conversas com o Jorge sobre algumas idéias, mas ainda nada concreto, então qualquer dica ou sugestão é imensamente válida para dar-nos uma luz por onde seguir!!!

1505309_480830495404665_6746833401127614

Abraços,

Ricardo

Editado por Canali
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Administrador

Quando era muleque pegava acará com minhoca...

#ficadica

Rsrsrs

Depois passa o local onde vc pescava. :happy:

Ah, e se possível a informação de onde comprar minhocoçus pra poder fisgar essas "miudinhas" aí. :laugh::laugh::laugh:

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Administrador

Até que levando-se em consideração o parantesco (são da mesma família) as diferenças não são muitas:

Caquetaia%20umbrifera.jpg

Mojarra

GEOPHAGUS_Brasiliensis.jpg

Acará

A diferença mais significativa é que nossa Geophagus brasiliensis atinge no máximo 30 cm, enquanto a Caquetaia umbrifera chega aos 50 cm. :mellow:

Mas se eu achar uma lagoa com acarás desse tamanho por aqui já tô muito feliz. :D

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Mosqueiro

Gosto muito desses videos do pessoal da Geobass, Beto!!!

Efetivamente sobre este da Nica... Eles pescaram Guapotes, uma variação das Mojarras que vive em água salobra... (As Machacas - Brycon - até certo ponto convivem juntas com os Guapotes, porém não suportam tanto a salinidade... As Machas comem insetos além de pequenos peixes)

Mas sinceramente, na minha opinião, pelo que sei desse peixe na Costa Rica, eles usaram a "técnica errada" (ou queriam pescar com "técnica errada" para aparecer a pegada na superfície, sei lá).

Nunca pesquei os Guapotes com fly, mas de bait, a última isca que se usa nos estuários da Costa Rica é de superfície, pois eles tem a boca relativamente virada para baixo... Eu considero que eles no video estavam pescando Tilápias.... heheheheh

Os Guapotes pegam muito bem em Plugs de barbela curta e em Spinnerbaits (dizem que também em Spinners, mas ainda não usei)

Veja a base dos pulgs de Guapote, superfície zero.

11330003_1606883396248724_88518918183835

A idéia base que tenho para as moscas de Mojarra é mais ou menos assim... (por sinal, acho que uma ou duas fotos são do Marco Aurélio)

11113016_1606882349582162_61921478111603

11137184_1606882359582161_86721974729960

11295745_1606882362915494_86871878102922

18506_1606882382915492_11081446738929898

Eis o video do Cristian pescando lá... Ele é quem vai guiar para a Real Pesca lá na Colômbia... O detalhe é que ele não pesca com mosca, então não tem muito o que dizer sobre a seleção das iscas.

Que tal, Gurizada, é um caminho para fazer os streamers?

Abraço a todos,

Ricardo

PS... Os caras da Geobass tem merd@ na cabeça de colocarem o boné no Açu daquela distância... hehheheh

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Mosqueiro

André, aqui no sul tem Carás enormes... Chamamos de Cará Cartola... Os grandes estão nas lagoas litorâneas. (e também não pegam na superfície... hehehhehe)

Na CR já vi Guapotes com mais de 3kgs, na palavras do Cristian, na Colômbia tem bastante Mojarra acima dos 4kgs, algumas up 5kgs e raras up 6kgs, mas existem!!! (por isso equipo #8... :cool2: hehehehe )

Abração,

Ricardo

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Administrador

André, aqui no sul tem Carás enormes... Chamamos de Cará Cartola... Os grandes estão nas lagoas litorâneas. (e também não pegam na superfície... hehehhehe)

Não tem problema não meu amigo, pego umas receitas de ninfa com meu camarada Jost e como diz o Boss, meto ferro nelas!!! :laugh::laugh::laugh:

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Mosqueiro

Bom dia, Gilberto

Irão, com certeza!!!!

Penso em levar alguns com tail longo de pena ou até mesmo de zonker... O "problema" é achar a medida certa de brilho nos woolys, pois originalmente não tem.

Abração e obrigado por colaborar!!!

Ricardo

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Moderador

Que moscas vocês consideram que podem funcionar para esses peixes, considerando: tamanho/peso das Mojarras, rio corrente de água cristalina, fundo de pedra e que elas também comem peixinhos menores.

:):):)

Ola Canali,

A seleção de uma isca independe do tamanho do peixe a ser pescado, visto por exemplo que carpas enormes são capturadas com pequenas imitações de ninfas.

O procedimento para escolha de uma isca passa primeiramente pelo conhecimento dos hábitos alimentares da espécie visada e pela disponibilidade de alimentos no ambiente de pesca.

Em rios, insetos aquáticos, terrestres, crustáceos, outras espécies de peixes, frutos e algumas espécies vegetais podem ser listadas entre estes alimentos.

A partir daí, pode-se selecionar uma imitação que corresponda a aparência ou reproduza seu comportamento.

Sem estas informações, o critério de seleção passa a ser especulativo ou poderá ser feito através de tentativas e erros.

Grande abraço

Odimir

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Mosqueiro

:):):)

Ola Canali,

A seleção de uma isca independe do tamanho do peixe a ser pescado, visto por exemplo que carpas enormes são capturadas com pequenas imitações de ninfas.

O procedimento para escolha de uma isca passa primeiramente pelo conhecimento dos hábitos alimentares da espécie visada e pela disponibilidade de alimentos no ambiente de pesca.

Em rios, insetos aquáticos, terrestres, crustáceos, outras espécies de peixes, frutos e algumas espécies vegetais podem ser listadas entre estes alimentos.

A partir daí, pode-se selecionar uma imitação que corresponda a aparência ou reproduza seu comportamento.

Sem estas informações, o critério de seleção passa a ser especulativo ou poderá ser feito através de tentativas e erros.

Grande abraço

Odimir

Boa noite Sir Odimir,

Perfeitas colocações, como sempre, meu Amigo!!!

Mencionei tamanho das Mojarras pois neste caso os anzóis precisam ter certa resistência/tamanho (peixes de bom porte que se entocam VS rios de pedra)

Não se tem muita literatura sobre a espécie, tampouco sobre hábitos, estou me baseando bastante na experiência do nosso guia lá e nas vezes que pesquei os Guapotes na Costa Rica, nas duas situações com iscas artificiais...

Crustáceos e insetos será tentativa e erro, pois só abatendo alguns peixes para ver o estômago e ter uma noção exata, coisa que não quero ter que fazer.

Mas peixinhos é possível ter uma correlação mais natural só vendo as espécies de pequeno porte... Basicamente são lambaris e brycons pequenas, alguma coisa de cascudinhos e pequenos bagres (estes ainda não tenho certeza se são predados pelas Mojarras)

O que lhe parecem os streamers das fotos, é um caminho a seguir, na sua experiência?

Grande Abraço, Tchê!

Ricardo

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Mosqueiro

Top mesmo devem ser as sabaletas

Buenas Maurício,

Estão na lista, sem dúvidas, mas quero desenvolver a pesca dos "Carazões"... No bait já pegam muito bem, no fly devem também, só falta confirmar!!!

A hora que eu voltar de lá te digo se vale a pena ir somente pelas Sabaletas com equipo levinho!!!!

Abração,

Ricardo

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Moderador

Boa noite Sir Odimir,

Perfeitas colocações, como sempre, meu Amigo!!!

Mencionei tamanho das Mojarras pois neste caso os anzóis precisam ter certa resistência/tamanho (peixes de bom porte que se entocam VS rios de pedra)

Não se tem muita literatura sobre a espécie, tampouco sobre hábitos, estou me baseando bastante na experiência do nosso guia lá e nas vezes que pesquei os Guapotes na Costa Rica, nas duas situações com iscas artificiais...

Crustáceos e insetos será tentativa e erro, pois só abatendo alguns peixes para ver o estômago e ter uma noção exata, coisa que não quero ter que fazer.

Mas peixinhos é possível ter uma correlação mais natural só vendo as espécies de pequeno porte... Basicamente são lambaris e brycons pequenas, alguma coisa de cascudinhos e pequenos bagres (estes ainda não tenho certeza se são predados pelas Mojarras)

O que lhe parecem os streamers das fotos, é um caminho a seguir, na sua experiência?

Grande Abraço, Tchê!

Ricardo

:):):)

Se você já pesca esta espécie com iscas artificiais, a pesca com equipamento de mosca poderá até mesmo ser mais produtiva como acontece em muitos casos.

Não tenho qualquer experiência na pesca desta espécie especificamente, mas penso que o uso de alguns streamers de EP e também alguns Clouser Minnows para prospecções mais profundas poderão proporcionar bons resultados.

Quanto aos anzóis não se preocupe porque moscas para bonefishes por exemplo são atadas em anzóis do tipo TMC 811S ou Mustad 34007 em tamanhos #8/10 e dão conta do recado tranquilamente.

Desejo que faça excelente pescaria !

Abraços

Odimir

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Administrador

O que lhe parecem os streamers das fotos, é um caminho a seguir, na sua experiência?

"An open water swimmer. Feeds mainly on other live fishes, usually the prolific Astyanax, but also on shrimps and crabs."

Fishbase

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Mosqueiro

:):):)

Se você já pesca esta espécie com iscas artificiais, a pesca com equipamento de mosca poderá até mesmo ser mais produtiva como acontece em muitos casos.

Não tenho qualquer experiência na pesca desta espécie especificamente, mas penso que o uso de alguns streamers de EP e também alguns Clouser Minnows para prospecções mais profundas poderão proporcionar bons resultados.

Quanto aos anzóis não se preocupe porque moscas para bonefishes por exemplo são atadas em anzóis do tipo TMC 811S ou Mustad 34007 em tamanhos #8/10 e dão conta do recado tranquilamente.

Desejo que faça excelente pescaria !

Abraços

Odimir

Bom dia Tchê!

Tenho bastante fé nisso!!!

A experiência que tenho com os Guapotes da Costa Rica não é extensa, vou atrás deles (e dos Gaspares) no intervalo dos grupos que levo aos Tarpons. Os Guapotes são parentes próximos, mas vivem em condição completamente diferente... Estuários e Lagunas.

O Cristian na Colômbia já leva clientes de bait há bastante tempo para os rio ao norte, onde estão as maiores Mojarras, ele também acredita que o resultado na mosca será esplêndido, mas lhe falta o hábito do Fly, então estamos estudando juntos todos os detalhes para já em 2016 começarmos a operar também nesta modalidade, depois de testarmos na prática.

Na Colômbia, a pesca das Mojarras se dá basicamente no visual, pois grande parte dos rios são rasos (se assemelham bastante as condições de Tsiname)... Alguns pontos encachoeirados são mais profundos, no geral a calhas dos rios tem até 1mt de profundidade e água cristalina.

Estou há bastante tempo afastado do atado, então preciso de ajuda para me atualizar... Fazendo uma correlação a pesca de Tucunarés do mesmo porte, que tipo/tamanho de anzóis você consideraria adequados para atar os streamers em EPs ou os Clouser Minnows?

(uso os Tucunarés como comparação devido ao tamanho da boca / porte, por favor, me corrija se achar que estou equivocado)

Muchas Gracias, Sir Odimir!

Abração,

Ricardo

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Mosqueiro

"An open water swimmer. Feeds mainly on other live fishes, usually the prolific Astyanax, but also on shrimps and crabs."

Fishbase

Buenos dias, Tchê!

Siiii, Sabaletitas!!!! Cangrejos y Camarones no se si hay... Mas vou levar alguma coisa estilo Pâncora para testar.

Agora, voltando a história do malucos Geobass, será que ele não leram nada a respeito antes de irem pescar os Guapotes com poppers de tilápia??? hehehehehhe

Abração André!

Ricardo

(PS... Muito obrigado por colaborar!!!!!)

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Participe da conversa

Você pode postar agora e se registrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça seu login agora mesmo para postar com sua conta

Visitante
Responder a este tópico...

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Apenas 75 emoji são permitidos.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

×
×
  • Criar Novo...

Informação importante

Ao usar este site, você concorda com nossos {termos}.