Ir para conteúdo

Cioba - Laje da Marambaia - RJ - Agradecimento especial ao Celio!


Postagens Recomendadas

  • Mosqueiro

Gostaria primeiramente de dizer um muito obrigado pela dica ao Celio, por ter aberto o jogo e dado "A DICA" de mosca para pescar os peixes que eu tanto tentei e só encontrei dificuldades e falta de informação para pescar no mar do RJ-RJ (desculpem se fui injusto, mas esse é o meu sentimento depois de anos apanhando). :D

Pois bem, a encomenda saiu melhor que o esperado e acabei em uma briga MUITO BOA que rendeu as fotos abaixo...

A isca, é o CAMORED (talvez um pouco mais bonitinho que o do video argentino :bleh: , mas a isca foi essa mesmo!)

Pois bem, a ideia eram Pampos, Anchova e até um Olhinho de boi q estivesse por ai, mas acabou resultando na primeira cioba que pego em tantos anos de pesca (sim, é verdade, nunca caiam na minha linha. Tive q esperar por 26 anos de pescarias pra isso e ja fui agraciado com uma dessas).

Descritivo do material está no video (apenas o fim da briga) mas seguido a risca as dicas descritas no topico 60 libras.

Mais uma vez, obrigado pela dica, Celio! Valeu ouro!

Nao prometo, mas acho que farei um videozinho pro Camored, melhorado e com mais qualidade.

Seguem as fotos e video.

IMG_7678_zpsbg7cqeu1.jpg



IMG_7682_zps4a6znwrg.jpg

Foto feita as 23:40 do dia anterior, atando na esperança de pegar um pampinho. :whistle:

IMG_7671_zpsomw7k8ii.jpg

IMG_7691_zpsbou2hwbl.jpg

IMG_7692_zpse9cn9k0r.jpg


  • Like 4
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Patrono

Beleza, Alberto

Mandou bem. Belíssima captura. Na mosca, peguei desse peixe no Caribe, mas aqui no RJ só com jigs e gotchas. A tua camored ficou show, mas acho que pra peixes mais modestos que esse belo cioba é melhor que seja um pouco menor :p

  • Like 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Mosqueiro

MARAVILHA! Parabéns! Alucinante MESMO!

Cara, nunca pensei q um tipet de 20lbs (fluor seaguard) fosse tao forte kkkkkkkk

Achei q era olho de boi e nao queria dar 1mm de linha pra ele e achei q iria partir o caniço kkkkkk

Ja estava feliz pensando que era um OB, imagina quando subiu a primeira cioba da vida! :yahoo::yahoo::yahoo::yahoo:

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Mosqueiro

Beleza, Alberto

Mandou bem. Belíssima captura. Na mosca, peguei desse peixe no Caribe, mas aqui no RJ só com jigs e gotchas. A tua camored ficou show, mas acho que pra peixes mais modestos que esse belo cioba é melhor que seja um pouco menor :p

Achei q ficou realmente comprida (ainda mais pro tamanho do anzol)! rsrs

Fiz com polar fiber (comprimento total) na cauda e Mustad 34007 #6 de uma isca q ficou na minha caixa e era do Vitinhow :bleh: (reconheceu os olhos? rs)

Achei tbm q ficou gorda em relação a original, mas como primeira e com tao pouca informação na net pra consulta, nao ficou tao ruim, ne? :cool2:

Vou melhorar meu shape, comprimento e tbm farei em outras cores pra testar. :whistle:

FORA Q NADA MUITO!

Editado por Alberto
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Patrono

Achei q ficou realmente comprida (ainda mais pro tamanho do anzol)! rsrs

Fiz com polar fiber (comprimento total) na cauda e Mustad 34007 #6 de uma isca q ficou na minha caixa e era do Vitinhow :bleh: (reconheceu os olhos? rs)

Achei tbm q ficou gorda em relação a original, mas como primeira e com tao pouca informação na net pra consulta, nao ficou tao ruim, ne? :cool2:

Vou melhorar meu shape, comprimento e tbm farei em outras cores pra testar. :whistle:

NADA MUITO!

Olha, Alberto, pelo contrário. Eu achei tudo ótimo nessa mosca, desde os materiais até as proporções. Eu pensei que era maior que #6, mas as fotos enganam. De qualquer modo, vc pode realmente experimentar diminuir um pouco o volume de material. Uma isca volumosa como essa foi ótima pra o cioba, mas pode ser que pra peixes menores valha mais a pena algo mais moderado. Sei lá. Camored não é necessariamente uma receita rígida. É mais um conceito de gotcha vermelha. Experimente Tb umas perninhas de silicone

  • Like 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Mosqueiro

Olha, Alberto, pelo contrário. Eu achei tudo ótimo nessa mosca, desde os materiais até as proporções. Eu pensei que era maior que #6, mas as fotos enganam. De qualquer modo, vc pode realmente experimentar diminuir um pouco o volume de material. Uma isca volumosa como essa foi ótima pra o cioba, mas pode ser que pra peixes menores valha mais a pena algo mais moderado. Sei lá. Camored não é necessariamente uma receita rígida. É mais um conceito de gotcha vermelha. Experimente Tb umas perninhas de silicone

Vou experimentar sim! Postarei aqui! Mas, mesmo não sendo uma receita rigida, merecia um videozinho com mais qualidade de imagem, ne? rsrs

Senti falta de uma isca com menos volume no caso do mega-cardume de marimbás grandes que tinha no fundo (dava pra ve-los) mas nao se interessaram pela minha isca, só pelo jighead de um dos amigos, sem silicone, apenas trabalhado com tira de lula, mas nada de minha isca.

Precisava mesmo de uma isca mais curta!

Abusando um pouco: alguem tem alguma ideia de como pescar enchadas??? Tem MUITA por la tbm e nao sei como pescar! E poir: brigam muito quando acabam fisgadas no jig....

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Mosqueiro

Parabéns Alberto! :bs-aplauder:

Sensacional mesmo, botou a cana pra beber água e sem negociação. :)

Achei q iria quebrar tudo! Falta de costume com peixe forte é um problema! kkkkkkk

Como achei q era um OB, nao quis dar muita linha pra ele nao e o resultado foi beber agua mesmo! kkkkkk

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Patrono

Parabéns, Alberto, Cioba é ótimo mesmo,muito brigador, e cá entre nós, rende um sashimi espetacular hehehe. E vc pegou ele em lugar fundo.Agora imagina pegar eles no visual num flat de metro e pouco de água!!! Apesar de não ser peixe considerado de glamour, ao menos nos flats caribenhos, eu acho eles sensacionais, e mereciam mais respeito kkkk. Todo mundo que vai no Caribe, ninguém que eu saiba busca eles propositadamente. E lá eles são dobro, triplo, desse que vc pegou. Se esse seu já rende senhora briga, deu pra imaginar a encrenca que é um dobro ou tripo de size, e em apenas metro e pouco de fundura, cheio de corais pra bicho cortar linha ? Quanto a OBzinho, olha, é ainda mais briguento que a cioba.Só fisguei umzinho até agora no fly (mas não deu pra tirar), e era peixinho de uns 2 kilinhos apenas, pq tava saindo monte, no spinning, tudo do mesmo tamanho, e aí falei, hj é dia de estrear um no fly. E consegui engatar um, mas....... me pareceu um OBzão 2 digitos de tamanha briga que foi, mas sei que era do mesmo tamanho que tava saindo, pq o cardume era igual. E fez o auê danado, e se meteu nas rocas e quase que a miinha cara linha de fly tb se foi. Sorte que soltou. Senão já era uma linha. Então, meu amigo, se prepare, pq qdo engatar um, vai ver o que é briga kkkk!!!! Mas eu acho que começou muito bem, com essa bela cioba!!! Tem muito futuro!!!! Eu tb, tal qual Celio, só peguei deles por aqui, no molinete. Vc tá na frente!!!! Parabéns mais uma vez!!!

PS: tava usando shooting sinking bravo ? Depois de muitas experiencias, cheguei a conclusão que nesse tipo de pescaria, shooting com fator pelo menos 6 e running de nylon rende muito mais peixe que qq outra linha, pq permite lances mais longos, e varrer toda a coluna da água, e pega muito menos efeito da correnteza. E sai muito mais barato tb rsrs. Gosto da Rio Slick Shooter de running. Amnesia não acho bom.Braided tb é legal, mas é difícil de arrumar. A cabeça sinking pode ser qq um, o mais barato que tiver, pq estraga rapidinho nessa pescaria.

  • Like 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Mosqueiro

Parabéns, Alberto, Cioba é ótimo mesmo,muito brigador, e cá entre nós, rende um sashimi espetacular hehehe. E vc pegou ele em lugar fundo.Agora imagina pegar eles no visual num flat de metro e pouco de água!!! Apesar de não ser peixe considerado de glamour, ao menos nos flats caribenhos, eu acho eles sensacionais, e mereciam mais respeito kkkk. Todo mundo que vai no Caribe, ninguém que eu saiba busca eles propositadamente. E lá eles são dobro, triplo, desse que vc pegou. Se esse seu já rende senhora briga, deu pra imaginar a encrenca que é um dobro ou tripo de size, e em apenas metro e pouco de fundura, cheio de corais pra bicho cortar linha ? Quanto a OBzinho, olha, é ainda mais briguento que a cioba.Só fisguei umzinho até agora no fly (mas não deu pra tirar), e era peixinho de uns 2 kilinhos apenas, pq tava saindo monte, no spinning, tudo do mesmo tamanho, e aí falei, hj é dia de estrear um no fly. E consegui engatar um, mas....... me pareceu um OBzão 2 digitos de tamanha briga que foi, mas sei que era do mesmo tamanho que tava saindo, pq o cardume era igual. E fez o auê danado, e se meteu nas rocas e quase que a miinha cara linha de fly tb se foi. Sorte que soltou. Senão já era uma linha. Então, meu amigo, se prepare, pq qdo engatar um, vai ver o que é briga kkkk!!!! Mas eu acho que começou muito bem, com essa bela cioba!!! Tem muito futuro!!!! Eu tb, tal qual Celio, só peguei deles por aqui, no molinete. Vc tá na frente!!!! Parabéns mais uma vez!!!

PS: tava usando shooting sinking bravo ? Depois de muitas experiencias, cheguei a conclusão que nesse tipo de pescaria, shooting com fator pelo menos 6 e running de nylon rende muito mais peixe que qq outra linha, pq permite lances mais longos, e varrer toda a coluna da água, e pega muito menos efeito da correnteza. E sai muito mais barato tb rsrs. Gosto da Rio Slick Shooter de running. Amnesia não acho bom.Braided tb é legal, mas é difícil de arrumar. A cabeça sinking pode ser qq um, o mais barato que tiver, pq estraga rapidinho nessa pescaria.

Kenzuke,

Perdi a oportunidade de experimentar o sashimi pois meu pai, que foi comigo, já chegou em casa preparando o bicho pro forno! Perdi! kkkkk

Peguei em mais ou menos 2m d'agua pois foi bem colado na pedra, mas logo fica mais fundo e facilitou mesmo minha vida! Mesmo assim o bicho quer voltar pras pedras de qq jeito, sem conversa! E foi muito bom o mustadzinho nao ter aberto nem o tipet 20lbs com nó de vento nao ter me deixado na mao (acredito q foi por milagre rsrs).

Quanto as ciobas GG, fiquei curioso com elas, mas só entraria nisso com o #10 ou #12 pq nesse aqui eu achei q iria quebrar tudo com essa merrequinha de peixe, que dirá nesses monstros q voce citou.

Meu objetivo sempre serão os OBs, anchovas e pampos (esse só entra na lista pq me falta coragem pagar essas viagens para tal) e quero ver estourar tudo mesmo! kkkkkkkkk

OBs aqui no RJ eu só peguei no speedjig e meia agua e só de até 3kgs... Sei que briga muito e no fly a coisa fica tao pior q estou doido pra testar!

Quanto à linha: essa foi a mais barata possivel mesmo! Um amigo desistiu de se entender com ela e me deu! kkkkkkkk

O unico problema esta sendo achar uma linha pra parte de tras q nao me faça passar tanta raiva embolando, pq a amnesia q veio nao perde a memoria de jeito algum, dai, descartei ela e coloquei um dacron mesmo, mas ainda embola bastante e preciso melhorar isso pra q saia mais arremesso! Ao menos ela esta descendo bem rapido (sou ansioso e nao consigo esperar muito pra começar a puxar, ne?kkkk)

Teve um OB no fim de dezembro q subiu 3x no meu streamer enquanto eu pescava OC quase na superficie de tao rapido q puxava a linha floating.... o bicho cheirava, acompanhava ate o barco e descia... Coisa de louco!

Agora já sei q posso esperar um perregue com esse bicho pior q o q passei.... MUITO LEGAL!!!! kkkk

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Mosqueiro

Parabéns Alberto, você vinha insistindo há bastante tempo e o resultado tá aí.

Que venham outros.

Beto,

Esse nao era o resultado esperado, ne? Mas foi um putz bonus! kkkkk

Ainda aguardo os OBs, anchovas e pampos que eram o foco inicial.

PS.: Pescador é um bicho "disinfiliz", sempre quer mais! kkkkkkkkkkkkkkkk

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Administrador

E foi muito bom o mustadzinho nao ter aberto nem o tipet 20lbs com nó de vento nao ter me deixado na mao (acredito q foi por milagre rsrs).

Bota milagre nisso! Esse tippet é muito bom, nem quando o peixe foi "içado" pelo tippet arrebentou. :eek:

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Mosqueiro

Bota milagre nisso! Esse tippet é muito bom, nem quando o peixe foi "içado" pelo tippet arrebentou. :eek:

É q o Helinho pegou antes do nó! kkkkkk

Foi um pedaço de flour Seaguard 20lbs q amarrei direto em outro 40lbs kkkkkk

Na isca sempre um nó de alça, tipo de ciclehook da pesca de fundo

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Patrono

Estas pescarias em mar devem ser muito interessantes pois, ao que parece, os peixes são muito fortes e com esse imenso volume de água, a briga deve ser feia.

Como sou de Minas, mar não é, definitivamente, minha praia, o que significa inclusive ficar "mareado" por qualquer coisinha...

De qualquer forma sinto muita falta de informação sobre esse tipo de pescaria já que, via de regra, os artigos e relatos são quase sempre sobre Bones, Tarpons, Robalos e que tais, todos eles, pescados em Flats ou em mangues.

Parabéns pela captura e que venham outros relatos

JF

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Mosqueiro

Estas pescarias em mar devem ser muito interessantes pois, ao que parece, os peixes são muito fortes e com esse imenso volume de água, a briga deve ser feia.

Como sou de Minas, mar não é, definitivamente, minha praia, o que significa inclusive ficar "mareado" por qualquer coisinha...

De qualquer forma sinto muita falta de informação sobre esse tipo de pescaria já que, via de regra, os artigos e relatos são quase sempre sobre Bones, Tarpons, Robalos e que tais, todos eles, pescados em Flats ou em mangues.

Parabéns pela captura e que venham outros relatos

JF

Obrigado, JF!

Não há relatos pq precisamos insistir muito pra acertar a mao e ainda tem a falta de informações pra isca certa, locais e distancias boas pra pesca e tudo mais.... Continuarei tentando essas coisas

Vamos q vamos!

Grande Abraço

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Patrono

Alberto, como citei acima, das várias e montes de shooting lines que já experimentei nesse tipo de pescaria de marzão aberto, apesar que nenhuma delas ter achado que seja lá uma Brastemp, a que achei menos pior é a Rio Slickshooter, de 50lbs. Ela é uma fita de nylon achatada e tem muito pouca memória, ao menos enqto nova. Depois de algum uso, após vários emaranhados, que não se tem como evitar que se formem nesse tipo de pescaria, e aí começa a criar monte de vincos e começa a ficar ruim, pq mesmo reesticando bem, ela não volta a ficar retão como qdo nova, mas até lá, já lhe rendeu muitos bons peixes. E como é nylon, e é bem fino, arremessa mega bem, e afunda bem paca tb, acompanhando a cabeça sinking bravo. E custa barato, cerca de U$16 lá fora. Experimenta!!! Deva achar por aqui talvez com o Thiago ou com o Lê. Se não achar, posso ver pra ti um dos backups que tenho.

Slickshooter-01.jpg

  • Like 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Mosqueiro

Alberto, como citei acima, das várias e montes de shooting lines que já experimentei nesse tipo de pescaria de marzão aberto, apesar que nenhuma delas ter achado que seja lá uma Brastemp, a que achei menos pior é a Rio Slickshooter, de 50lbs. Ela é uma fita de nylon achatada e tem muito pouca memória, ao menos enqto nova. Depois de algum uso, após vários emaranhados, que não se tem como evitar que se formem nesse tipo de pescaria, e aí começa a criar monte de vincos e começa a ficar ruim, pq mesmo reesticando bem, ela não volta a ficar retão como qdo nova, mas até lá, já lhe rendeu muitos bons peixes. E como é nylon, e é bem fino, arremessa mega bem, e afunda bem paca tb, acompanhando a cabeça sinking bravo. E custa barato, cerca de U$16 lá fora. Experimenta!!! Deva achar por aqui talvez com o Thiago ou com o Lê. Se não achar, posso ver pra ti um dos backups que tenho.

Slickshooter-01.jpg

Achei la fora pelos 16 dolares, mas com o frete e esse dolar.... foi a 90 reais :wacko:

Quanto ao Thiago, fiz uma pesquisa no site dele e nao achei nada delas por la

o Le eu nao entendi quem seria rsrsrs

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Patrono

Alberto, Lê é o famoso Gregório, maior fabricante de moscas do país. Ele só sabe uma palavra: LÊ kkkkk. As minhas primeiras Slick Shooter comprei dele.

Se vc quiser experimentar uma, te cedo uma. Vc me paga o custo lá fora, 16 obamas + tax (geralmente 7-9%, depende de em que província vc compra). Aí qdo for de novo lá fora eu reponho.

  • Like 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Mosqueiro

Alberto, Lê é o famoso Gregório, maior fabricante de moscas do país. Ele só sabe uma palavra: LÊ kkkkk. As minhas primeiras Slick Shooter comprei dele.

Se vc quiser experimentar uma, te cedo uma. Vc me paga o custo lá fora, 16 obamas + tax (geralmente 7-9%, depende de em que província vc compra). Aí qdo for de novo lá fora eu reponho.

É, esqueci q além de Gregório, ele tem um nome complicado q é melhor chamar de Lê mesmo kkkkkk

Bom, se vc esta com essa em mãos e pode me ceder.... gostei da comodidade :whistle:

Devo ir no centro essa semana e combino de te encontrar no Hajime ou na Del Mare, pode ser?

Aviso no dia anterior!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 3 semanas depois...
  • Administrador

Parabéns Frogman!!! :okok:

Li todo o tópico e achei bem legal a participação dos amigos! :ok:

Quanto ao vídeo, o peixe é bruto mesmo e tu travou ele no tippet com muita determinação. Esse tinha que ir pra panela mesmo. :D

  • Like 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Mosqueiro

Parabéns Frogman!!! :okok:

Li todo o tópico e achei bem legal a participação dos amigos! :ok:

Quanto ao vídeo, o peixe é bruto mesmo e tu travou ele no tippet com muita determinação. Esse tinha que ir pra panela mesmo. :D

Travar eu até travei, mas com ctz o medo de romper o fluor 20lbs com nó de vento era bem grande kkkkkkk

Vlw, Boss!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Participe da conversa

Você pode postar agora e se registrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça seu login agora mesmo para postar com sua conta

Visitante
Responder a este tópico...

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Apenas 75 emoji são permitidos.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

×
×
  • Criar Novo...

Informação importante

Ao usar este site, você concorda com nossos {termos}.