Ir para conteúdo

Botando pra quebrar, carpa na Tenkara! (vídeo)


Postagens Recomendadas

  • Mosqueiro

:bs-aplauder:

Este último domingo foi um dia pra ficar na memória.

Juliano e Túlio me convidaram pra pescar numa lagoa de acesso restrito (eles tem passe livre por lá).

A lagoa no passado teve muitos peixamentos mas atualmente por conta da seca estava com volume muito baixo

e poucos peixes.

Minha intenção e a do Julinao era vadear e pegar os tucuninhas, talvez uma ou outra tráira, jacundá e os tapacás.

O túlio, além do fly, levou equipamento de bait pesado pra tentar os tamabaquis ou carpas grandes com isca natural.

De antemão posso adiantar que todos fomos felizes em nossos intentos, eu no entanto tive um bonus :cool2:

Depois de pegar vários tucninhas, num dado momento, resolví trocar o streamer por uma ninfa e tentar os tapacás.

Eles estavam bem ativos e pegando com facilidade na mosca. Enquanto eu estava brincando com as crianças escuto Túlio gritar que tinha pego algo grande. E de fato era bem grande, uma carpa húngara de 15 kg.

Passada a euforia e tiradas as fotos voltei pra pescar minhas miniaturas pensando na "M" que seria engatar uma carpa na tenkara.

Estava eu absorto nessas conjecturas quando vejo uma mancha laranja se movimentando no raso junto ao local onde os tapacás estavam se alimentando. Já conhecedor das histórias desta lagoa sabia que se tratava de uma carpa colorida e resolví arremessar a ninfa pra ela mas duvidando que ela fosse se interessar... Me enganei rendondamente.

No terceiro arremesso ela abocanhou a isca e aí a perna tremeu e o mundo se acabou num reboliço de água.

Eu mal conseguí acreditar que tinha freado a corrida inicial dela com a vara tenkara feita pra trutas e usando tippet 5 libras.

Depois de um tempo de briga percebí que ela (e eu também) estava cansando e deitei a vara pra trás pra forçar ela chegar mais perto e conseguir pegar na linha (vejam o vídeo). MAs aí acontenceu a "panelagem".

Ela reuniu forças pra uma última disparada alucinante e eu, sem reação, esquecí que a vara estava "tiltada" pra trás num angulo perigoso, não a trouxe de volta pra posição de briga, resultado: Crééék!

A vara se partiu ao meio, e numa cena tragicômica, lá vou eu em louca disparada com água na cintura correndo atrás do resto da vara que estava sendo arrastado pelo peixe.

Conseguí pegar o pedaço (ufa) e retomei a briga só com o "catoco" na mão. kkkkkkkkkkkkkkkkk :yahoo:

Enfím, tirando as mentiras, o resto é tudo verdade kkkkkkkkkkkk

Abraço meus amigos!

post-328-0-90834400-1425937029_thumb.jpgpost-328-0-36257200-1425937026_thumb.jpg

post-328-0-26743900-1425937036_thumb.jpgpost-328-0-76367500-1425937032_thumb.jpg

post-328-0-02764700-1425937028_thumb.jpgpost-328-0-38669800-1425937019_thumb.jpgpost-328-0-58859900-1425937021_thumb.jpg

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Mosqueiro

:) Título lido; me lembrei das arrancadas dessas meninas, e pensei: " sem linha pra dar; só pode ser pra quebrar mesmo.." :eek: .

Linda colorida, Blat. Idem qto a húngara do colega que , na próxima, poderia dispensar o boga; e não levantá-la mais que 15 cm do chão, já que uma queda pode ser fatal ( antes de saber disso, tb cometi esta falha, felizmente sem que nenhuma caísse...).

Depois da Carpa à Tenkara, certeza que virá a Tainha :yes:

Ps: Varas tenkara..., numa lagoa com peixões ( tambas e Carpas) , não poderiam ter um ilhós no pé da vara; onde, numa emergência, se engataria uma presilha unida a um carretelzinho preso num eixo já preso no corpo... tipo chaveiro? Pra poder dar linha caso entre um gamelão ?? Ou seria heresia à modalidade? Ou ao menos onde, num sufoco eventual, se pudesse , rapidamente, engatar presilha presa àquele elástico que, se não me engano, chamam de "tripa de mico" ? Daí, é só ficar brincando de "io-iô"...rs.

Parabéns a tds!

Editado por Ilza
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Administrador

Ps: Varas tenkara..., numa lagoa com peixões ( tambas e Carpas) , não poderiam ter um ilhós no pé da vara; onde, numa emergência, se engataria uma presilha unida a um carretelzinho preso num eixo já preso no corpo... tipo chaveiro? Pra poder dar linha caso entre um gamelão ?? Ou seria heresia à modalidade? Ou ao menos onde, num sufoco eventual, se pudesse , rapidamente, engatar presilha presa àquele elástico que, se não me engano, chamam de "tripa de mico" ? Daí, é só ficar brincando de "io-iô"...rs.

Pra quê complicar. Não é mais fácil usar uma vara de fly e carretilha? :pipe:

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Mosqueiro

Pra quê complicar. Não é mais fácil usar uma vara de fly e carretilha? :pipe:

:facepalm:

" Ah! nojeeennnnnto !! " :rolleyes::D

PS 2 : Quando eu pescava tilápias com varinhas telescópicas ( uma delícia) , em local onde era sabido haver bons peixes, marido me adaptava, ao pé da vara, um elástico meio grossinho desses de enfermagem, fazendo-lhe uma alça onde enfiávamos o punho. Qdo batia um bicho maior, tomando ponta de vara; era só largá-la e abrir a mão, para que a alça não passasse por ela. E o "io-iô" salvava a situação, até podermos pegar novamente a vara. No lugar do TenkaraBlattman, eu não teria hesitado. ;)

Editado por Ilza
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Mosqueiro

:D

Obrigado amigos...

Ilza, poderia SIM fazer o que vc sugere sem problemas. Mas o André resumiu bem a idéia da tenkara: Manter a coisa o mais simples possivel e fazer o máximo com o mínimo.

Segundo, a quebra ocorreu por erros de avaliação: Eu tinha 3 varas tenkara no carro, escolhí naquele dia usar a mais delicada delas pois nem me passava pela cabeça engatar um monstro desses. Se tivesse optado por qualquer outra (uma TFO e outra do Jorge Pozzobom) a coisa teria sido bem mais tranquila.

O outro erro foi achar que ela estava dominada e tentar forçar sua aproximação do barranco com a vara, foi aí que a porca torceu o rabo kkkkkkkkkkkkkkk

Sobre o boga grip eu concordo plenamente. NÃO uso essa desgraça tem anos e tento convencer os amigos FAZER O MESMO. Mas infelizmente o apelo da ferramenta é muito forte principalmente pra os iniciantes .

Abraço a todos.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Mosqueiro

:):):)

Captei.

Essas bichas não se entregam fácil...rs

Faltou a cena do caboclo correndo e saltado desesperado sobre a água, atrás do toco de vara... :laugh:.

Agora tá faltando a Tainha ! :ok:

abç.

Editado por Ilza
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Mosqueiro

:eyebrow:

Cazes, aí no sul já teve vários mosqueiros que conseguiram fisgar elas no fly inclusive o Beto Vaucher pegou uma na crazy-charlie!

Mas aqui no RN, desde o final dos anos 90 (quando comecei no fly) eu tento fisgar uma e não consigo.

Já tentei de tudo, menos macumba kkkkkkkkkkkkkkkkkkkk! :wacko2:

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Administrador

:eyebrow:

Cazes, aí no sul já teve vários mosqueiros que conseguiram fisgar elas no fly inclusive o Beto Vaucher pegou uma na crazy-charlie!

Mas aqui no RN, desde o final dos anos 90 (quando comecei no fly) eu tento fisgar uma e não consigo.

Já tentei de tudo, menos macumba kkkkkkkkkkkkkkkkkkkk! :wacko2:

Deixa ele, sabe de nada inocente! :happy:

Já tentei muita coisa também, as bichas são duras em demonstrar qualquer interesse. :mellow:

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Mosqueiro

Está lançado o desafio: quem será o primeiro a mostrar uma Tainha no fly ou tenkara aqui no forum.

E agora hem hem hem....

Cazes,

Se o Tenkaraman pegar uma Tainha no Fly, fica 3 dias sem dormir... :wacko2:; na Tenkara ( dependendo do tamanho da tainha, é mais uma vara que vai pro...#%*@) e ainda por cima, infarta !!! :eek:

Mas falando sério: respeitando o mérito dos colegas que já conseguiram; penso que ficaremos mais satisfeitos, qdo, além de pegarmos, "descobrirmos alguns critérios ou estratégias aplicáveis a um ou outro "contexto" a nosso alcance, por mais específico e raro que seja. De forma a aumentar-nos as chances de novas capturas, qdo contexto se repetir. Essa deve ser parte da... "essência"... ;)

Já atei diferentes coisinhas pra "elas" (tainhas), que já gozam de uma pastinha específica , cada vez mais gordinha no micro. Espero ir a testes qdo ultrapassar uns entraves para.

Editado por Ilza
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Mosqueiro

Grande Blatt, parabéns pelo baita submarino!!!

"Sei não", mas acho que vc se animou demais por isso a vara quebrou...pelo vídeo nota-se que vc trabalhou muito bem a "laranjona"...acho que se a empolgação não fosse tanta vc teria prestado mais atenção na hora que a carpa estava perto e não quebraria a vara.

Mas faz parte...eu já quebrei a ponteira de uma vara qd fechei a porta do carro, adivinha aonde a ponteira estava? :laugh:

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 3 semanas depois...
  • Administrador

Pois não, aí mudamos seu nickname para Cazes (o Professor). :laugh::laugh::laugh:

Outro "Professor" no fórum??? :wallbash:

Eu não aguento!!! :facepalm:

Blatt fiquei surpreso com a façanha! :okok:

Indiferente ao acidente, a limitação da pesca Tenkara é que faz a diferença e te confesso que não gostaria nada de me deparar com essa situação, pois gostaria de ter o tippet rompido antes de romper a vara. Quero ver eu dizer isso com uma truta de 50 cm na ponta da linha Tenkara e com tippet 2x. :laugh:

Quero mais é que tudo de arrebente! :happy:

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Mosqueiro

Fausto, depois que a bitela tava lá engatado na ponta do tippet eu, por um milésimo de segundo, pensei: Vou dar ponta de vara e deixar ela levar a isca embora!

Mas aí vem a vóz do capeta: E vai perder uma foto dessas???

Kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Administrador

Lá na Patagônia os rapazes diziam que era coisa do "capiroto". :laugh:

Seja como for, devem ser irmãos. :happy:

Ainda não tive a "sorte" de fisgar uma truta grande com uns 50 cm com a Tenkara, mas te digo que farei o mesmo, vou no dente e depois resolvo a questão da vara. :ok:

Não tem a menor possibilidade deu sair pulando pelas pedras atrás de uma truta grande como já vi em vários vídeo do YouTube, vou cravar o anzol e ver no que vai dar depois que ela resolver "torar o tippet nas costas". Essa foi a frase patagônica desse ano. :D

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Mosqueiro

Fausto, a vara Amago é projetada pra truta grande inclusive já capruraram salmão de 10 pounds no alaska com ela.

É a ferramenta certa pra os brutos e se tiver um pouco de paciência e sangue frio tira o bitelo sem ter que se matar correndo sobre as pedras.

Eu dei azar pois estava no local, hora e com a isca certa mas usando a vara errada kkkkkkkkkkkkkk

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Participe da conversa

Você pode postar agora e se registrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça seu login agora mesmo para postar com sua conta

Visitante
Responder a este tópico...

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Apenas 75 emoji são permitidos.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

×
×
  • Criar Novo...

Informação importante

Ao usar este site, você concorda com nossos {termos}.