Ir para conteúdo

Ninfas do Aiuruoca


Postagens Recomendadas

  • Administrador

Entre uma e outra tentativa de fisgadas, coletei essa stonefly, que acredito ser uma golden (família Perlidae):

post-1241-0-25915400-1424289032_thumb.jp

post-1241-0-34156400-1424289044_thumb.jp

E essa mayfly (que havia visto da outra vez, mas não tinha conseguido capturar). Penso que seja do gênero Cloeodes. É bem difícil contê-la, pois pula igual pipoca:

post-1241-0-99105300-1424289348_thumb.jp

post-1241-0-13974300-1424289362_thumb.jp

Havia uma pedra grande lotada delas, parecia um formigueiro, quando cheguei perto, sumiram quase instantâneamente, deve ser dureza pros peixes. :happy:

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Mosqueiro

E essa mayfly (que havia visto da outra vez, mas não tinha conseguido capturar). Penso que seja do gênero Cloeodes. É bem difícil contê-la, pois pula igual pipoca:

attachicon.gifDSCN8973.JPG

attachicon.gifDSCN8970.JPG

Havia uma pedra grande lotada delas, parecia um formigueiro, quando cheguei perto, sumiram quase instantâneamente, deve ser dureza pros peixes. :happy:

(grifo meu)

Prof. Andre, os interessantes dados grifados poderiam sugerir-nos trabalhos específicos-semelhantes às ninfas imitações das mesmas?

  • Like 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Administrador

(grifo meu)

Prof. Andre, os interessantes dados grifados poderiam sugerir-nos trabalhos específicos-semelhantes às ninfas imitações das mesmas?

Da outra vez que lá estive, fiquei intrigado por conta da coloração dessas ninfas, como só consegui vê-las de "longe" (sem muitos detalhes), a única coisa que me veio à mente foi tentar reproduzí-las em um padrão de cor semelhante (com faixas claras e escuras no abdômen).

Não vejo como se conseguiria reproduzir essas características através de montagens. Talvez tentando imprimir um trabalho de recolhimento que simulasse esse comportamento. :)

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Mosqueiro

Munto bom André.

Gostei que você fez de tirado fotos dos insetos por baixo que é a visão dos peixes e a nossa observação para atar as moscas. :bs-aplauder:

Deu para enganar algumas Trutas e divertiu bastante amigo?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Administrador

Valeu Marcelo! :D

Apenas algumas meu amigo, choveu todos os dias e só consegui pescar uma manhã e uma tarde. Mas valeu pela estréia da minha vara de bambu by Beto Sadanha. :pipe:

O divertimento foi garantido, pescaria, fotos e atado, além da maravilhosa comida mineira e da companhia da família. :ok:

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Moderador

Da outra vez que lá estive, fiquei intrigado por conta da coloração dessas ninfas, como só consegui vê-las de "longe" (sem muitos detalhes), a única coisa que me veio à mente foi tentar reproduzí-las em um padrão de cor semelhante (com faixas claras e escuras no abdômen).

Não vejo como se conseguiria reproduzir essas características através de montagens. Talvez tentando imprimir um trabalho de recolhimento que simulasse esse comportamento. :)

:):):)

Sempre que postam fotos de algum inseto, procuro me exercitar e tento fazer a identificação.

No caso da ninfa de Mayfly e baseado nas informações do livreto "Instant Mayfly Identification Guide" de Caucci/Nastasi, e pelas configurações morfológicas básicas, parece ser uma ninfa da família Siphlonuridae.

As fotos se parecem bastante com uma ninfa de Ameletus, mostrada no livro.

Estas ninfas pertencem ao grupo de nadadoras (swimmers) e podem nadar habilmente como peixes.

Creio que as trutas procurem caça-las em momentos nos quais estejam indefesas, quando levadas pela corrente ou durante as eclosões.

No seu livro "Fish Food", Ralph Cutter recomenda imita-las usando uma Bird´s Nest Nimph.

Quanto a stone, existem muitas imitações eficientes.

Grande abraço

Odimir

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Mosqueiro

Da outra vez que lá estive, fiquei intrigado por conta da coloração dessas ninfas, como só consegui vê-las de "longe" (sem muitos detalhes), a única coisa que me veio à mente foi tentar reproduzí-las em um padrão de cor semelhante (com faixas claras e escuras no abdômen).

Não vejo como se conseguiria reproduzir essas características através de montagens. Talvez tentando imprimir um trabalho de recolhimento que simulasse esse comportamento. :)

(grifei) Já pensou, ter de articular estas miudezas, e incrementar rapidez de movtos...rs. Só quem "sabe nada, inocente" ( como eu) , pode se deixar levar pelas fantasias...kkk

Vlw, pela atenção, Prof.

:):):)

Sempre que postam fotos de algum inseto, procuro me exercitar e tento fazer a identificação.

No caso da ninfa de Mayfly e baseado nas informações do livreto "Instant Mayfly Identification Guide" de Caucci/Nastasi, e pelas configurações morfológicas básicas, parece ser uma ninfa da família Siphlonuridae.

As fotos se parecem bastante com uma ninfa de Ameletus, mostrada no livro.

Estas ninfas pertencem ao grupo de nadadoras (swimmers) e podem nadar habilmente como peixes.

Creio que as trutas procurem caça-las em momentos nos quais estejam indefesas, quando levadas pela corrente ou durante as eclosões.

No seu livro "Fish Food", Ralph Cutter recomenda imita-las usando uma Bird´s Nest Nimph.

Quanto a stone, existem muitas imitações eficientes.

Grande abraço

Odimir

Baita complemento ( como sempre), Mestre.

abç a tds.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Mosqueiro
a única coisa que me veio à mente foi tentar reproduzí-las em um padrão de cor semelhante (com faixas claras e escuras no abdômen).
Não vejo como se conseguiria reproduzir essas características através de montagens. Talvez tentando imprimir um trabalho de recolhimento que simulasse esse comportamento. :)


Amigo...as ninfas atadas no padrão wave ( tecido, trançado) como a woven stonefly do intercambio permitem ate três cores distintas. Já fiz alguns testes para ninfas de demselfly,dragonfly e mayfly... ALem da incrivel semelhança com o abdômen natural da ninfa este padrao pesca muito bem. Também já li sobre quanto mais puro e intocável o meio ambiente mais cores vemos nas ninfas,assim atar uma ninfa clara e pescar em um lugar nao tao limpo assim pode nao funcionar..mas vou apurar melhor esta informação
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Administrador

Sempre que postam fotos de algum inseto, procuro me exercitar e tento fazer a identificação.

No caso da ninfa de Mayfly e baseado nas informações do livreto "Instant Mayfly Identification Guide" de Caucci/Nastasi, e pelas configurações morfológicas básicas, parece ser uma ninfa da família Siphlonuridae.

As fotos se parecem bastante com uma ninfa de Ameletus, mostrada no livro.

Estas ninfas pertencem ao grupo de nadadoras (swimmers) e podem nadar habilmente como peixes.

Creio que as trutas procurem caça-las em momentos nos quais estejam indefesas, quando levadas pela corrente ou durante as eclosões.

No seu livro "Fish Food", Ralph Cutter recomenda imita-las usando uma Bird´s Nest Nimph.

Eu também mestre, mas confesso que algumas espécies são bem complicadas pra um leigo como eu e não raro a identificação mais precisa passa por contagem dos anéis do abdômen, número de segmentos das antenas e outros detalhes muito difíceis de observar pela pouca qualidade das minhas fotos. :bag:

Me baseei numa comparação com essa foto do site Ephemeroptera do Brasil:

Baetidae-045.jpg

Amigo...as ninfas atadas no padrão wave ( tecido, trançado) como a woven stonefly do intercambio permitem ate três cores distintas. Já fiz alguns testes para ninfas de demselfly,dragonfly e mayfly... ALem da incrivel semelhança com o abdômen natural da ninfa este padrao pesca muito bem. Também já li sobre quanto mais puro e intocável o meio ambiente mais cores vemos nas ninfas,assim atar uma ninfa clara e pescar em um lugar nao tao limpo assim pode nao funcionar..mas vou apurar melhor esta informação

Da outra vez que vi esta mesma ninfa tentei uma reprodução das faixas com duas cores de dubbing, cauda e tórax de fibras de pena de faisão e bead head cobre. Mas não foram nem mais nem menos efetivas que as outras moscas que usei. Talvez pela grande diversidade de insetos do local. :)

  • Like 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Mosqueiro

Pescadora IIza tudo bem.

Amiga da para fazer a ninfa Mayfly ter movimento igual do inseto, com grampo de prende papel você sabia.

É só fazer no capricho, um pedaço de monofilamento dobrado com o grampo ou um Anzol já com o olho preço no anzol (na traseira), este grampo vai ficar livre e com isto ata o adomem separadamente do anzol e com isto o absomem fica móvel, ata primeiro e depois ata prende a momo junto com o grampo com isto fica movimento.

a mosca nada como fosse de verdade.

Editado por Marcelo R. S.
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Mosqueiro

muito bom o vídeo! achei que ficou uma ninfa muito grande, as ninfas de mayfly que eu ja vi são bem pequenas.. nunca vi uma maior que um anzol #10....

observo, nas minhas pescariazinhas por MG, que esta valendo mais a pena investir em bead heads ou red spots nos atados do que qualquer outra técnica.. .... :yes:

cor? escuro...

mas como sou aprendiz fico apenas no "pitaco" :D

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Mosqueiro

Eu também mestre, mas confesso que algumas espécies são bem complicadas pra um leigo como eu e não raro a identificação mais precisa passa por contagem dos anéis do abdômen, número de segmentos das antenas e outros detalhes muito difíceis de observar pela pouca qualidade das minhas fotos. :bag:

Me baseei numa comparação com essa foto do site Ephemeroptera do Brasil:

Baetidae-045.jpg

Da outra vez que vi esta mesma ninfa tentei uma reprodução das faixas com duas cores de dubbing, cauda e tórax de fibras de pena de faisão e bead head cobre. Mas não foram nem mais nem menos efetivas que as outras moscas que usei. Talvez pela grande diversidade de insetos do local. :)

esta saindo um texto no NA ( ABPM) que vai discutir esta tematica dos mínimos detalhes no atado. Acho, que o máximo de detalhes entomológicos em um atado de ninfas serve apenas para elevar a auto estima de um atador, não vai ser mais produtivo ou menos produtivo que uma Pheasant tail clássica.....

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Moderador

Eu também mestre, mas confesso que algumas espécies são bem complicadas pra um leigo como eu e não raro a identificação mais precisa passa por contagem dos anéis do abdômen, número de segmentos das antenas e outros detalhes muito difíceis de observar pela pouca qualidade das minhas fotos. :bag:

Me baseei numa comparação com essa foto do site Ephemeroptera do Brasil:

:):):)

Os peixes não atentam a certos detalhes e acredito que a identificação a nível de família e gênero seja suficiente porque caracteriza a forma, o tamanho, cor e principalmente o comportamento.

Com isto é possível selecionar imitações que correspondam a estes insetos e sejam consagradas e recomendadas pela experiência e uso ao longo do tempo.

Uma Pheasant Tail por exemplo é uma imitação perfeita para as Calibaetis.

Grande abraço

Odimir

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Mosqueiro

Gde Marcelo R.S.,

Grata p atenção e postagem do interessante vídeo. Mas o que chamei de "miudezas" revela minha inclinação a concordar com Felipe FCM, qto ( minha) "impressão" de tratar-se de ninfas bem menores que a do vídeo; cujo articulado seria (ao menos para mim), gde esforço.

Interessantes as "boas novas", trazidas pelo Felipe, ref texto da "NA ( ABPM) que vai discutir esta tematica dos mínimos detalhes no atado"; independente da profundidade com que seguidas. Idem qto os registros e observações de nosso amigo André, e as experientes sínteses do Mestre Odimir, por mais que de níveis distantes da maioria onde me encontro.

Gde Tópico :ok:

abç a tds

Editado por Ilza
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Mosqueiro

Amigo André se o tamanho do inseto chega a se o anzol 14, a forma é a haste e o anzol numero 16 ficando com o tamanho de um só anzol 14, ai da para ser feito o tamanho do inseto.

Não é complicado só precisa ter paciência e muita calma para atar. :D

Editado por Marcelo R. S.
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Administrador

Já to achando que você esta é com medo. :laugh:

Quando eu tiver tempo ato uma para você tá bom, atando vou fazer tudo para a mosca sair andado ou pulando na sua frente. :ohmy:

Estou ficando com medo da sua mosca. :laugh:

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 3 semanas depois...
  • Mosqueiro

Belas ninfas Andre!

Essa stone com certeza é da família perlidae, acho que é do gênero Anacroneuria sp, podendo ser uma yellow sally (nome vulgar das stones amarelas). Pois o rio Airuoca é uma área de ocorrência delas, assim como o rio Macaé. As anacroneurias ocorrem desde o sul dos EUA até o norte da Argentina, são várias espécies, aqui no cerrado goiano estão sendo descobertas algumas espécies desse gênero tb, estudadas recentemente por Bispo.

Belas imagens!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Participe da conversa

Você pode postar agora e se registrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça seu login agora mesmo para postar com sua conta

Visitante
Responder a este tópico...

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Apenas 75 emoji são permitidos.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

×
×
  • Criar Novo...

Informação importante

Ao usar este site, você concorda com nossos {termos}.