Ir para conteúdo

The Wild Melty Minnow


Postagens Recomendadas

  • Patrono

Essa isca foi desenvolvida para a pesca do seabass mas acredito que seja atraente para diversos peixes do mar, em especial o nosso robalo.

Esse vídeo abaixo é muito bacana, o cara fica de cima da ponte observando a isca derivar e alertando o colega da aproximação do peixe.

  • Like 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Administrador

Acho que estou ficando realmente velho e rabugento! :blush:

Mas sei lá, sem querer ser chato (já sendo), o conceito de "mosca" e "atado" tá amplo demais. Acho que estou lendo muitos livros clássicos de atado. :p

  • Like 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Administrador

É verdade André, deixe fluir a pesca em sua mente. :D

Os danados desses "robalos" se mostraram bem manhosos no vídeo e bem bacana também uma das cenas que mostra os danados saírem da sombra da ponte para ver a isca. :ok:

Muito interessante o vídeo mostrando a montagem da isca. :hum:

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Patrono

Concordo André, por isso usei o termo isca e não atado, mas como não sou nem um pouco purista, particularmente pescaria com ela.

Penso que a pesca com fly modernizou-se e a evolução das iscas foi acompanhada da mudança dos locais de pesca e consequentemente dos peixes, até a chegada ao mar (para desespero dos puristas adeptos da pesca com mosca e somente com mosca) apresentando hoje as mais variadas formas, como a imitação de pequenos peixes e crustáceos, sem que se tenha perdido a premissa original da linha mais pesada que a isca.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Mosqueiro

Amigo Samuel, posso falar com sinceridade, esta isca não tem nada de fly e sim um peixinho de um japonês que criou para ele que é um professor pardal. :geek:

isto sai da categoria nem Fly e nem Bait. :whistle:

Provavelmente deve torcer a linha não acha? :yes:

Não me leve a mau, mais que o japonês criou para quebrar um galho criou. :)

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Moderador

:):):)

Um pequeno detalhe é que esta isca é atada ou construída com um material chamado Wapsi Wild Wild Foam.
Me parece tão leve que não possibilitaria o arremesso nem mesmo com um molinete micro ultra leve e linha finíssima.

Grande abraço

Odimir

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Patrono

Verdade Odimir, e ainda sim tem parte do seu interior raspado.

Outro detalhe interessante é que ao menos neste vídeo, ela praticamente não é movimentada pelo mosqueiro/ pescador, do contrário, de tão leve, acredito que daria cambalhota.

Grande abraço

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Moderador

:):):)

Acredito que a isca tenha sido desenvolvida para uma situação particular de pesca, embora não seja totalmente nova.
Os "Gummy Minnows" flutuantes também fizeram bastante sucesso quando desenvolvidos e testados.

Grande abraço

Odimir

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Administrador

Amigos, me desculpem. :blush:

Mas me sinto desconfortável, porque depois de tanto estudar técnicas de atado, cada vez mais vejo a montagem de moscas como uma arte, composta de tantos aspectos interessantes e apaixonantes, essa "mosca" me parece tão fora da curva, sei lá. :mellow:

Acho que estou tornando a coisa romantica demais e colocando os meios na frente dos fins, afinal de contas, moscas existem com o propósito de pescar, e sobretudo tantas outras moscas consagradas também fogem ao atado tradicional: gummy minnow, salmon egg, San Juan Worm, etc. :)

Sorry, vamos pescar. :D

  • Like 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Patrono

Não tem pq se desculpar André, respeitamos a sua opinião, assim como a de todos, continue com seus estudos de atado e vamos alugar uma traineira e sair na madruga para tentar uns olhos de boi com esta isca, streamers e camarões, está na época deles.

Grande abraço!

Editado por Samuel Antero
  • Like 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Moderador

:):):)

Grande André,

Também não vejo razão para se desculpar.
O atado de moscas é uma atividade que se completa em si mesmo, e tem sua poesia e encantamentos próprios.
Talvez por este mesmo motivo nunca atei ou permiti que uma San Juan Worm andasse por minhas caixas.
Mas não posso negar a eficácia das Gummy Minnows em Los Roques e também da Palolo Worm, que segundo Andy Mill é a isca mais eficaz na pesca dos grandes tarpons.
Que dizer então das imitações de ração em P&P.....

Grande abraço

Odimir

Editado por Odimir
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Mosqueiro

Amigos a tradição do atado cada vez desaparecem com os mosqueiros na pesca de fly no mar.

Modificando moscas para aparências de peixes como o Bait para o Fly como é o caso da Zará, Popper e outros.

Mas a criação se da certo para o pescador só ele faz a mudança e os outros acompanha.

Peixes não vai ver a diferença, mais modifica a tradição real do atado para os Mosqueiros sim.

Salvação que são poucos que modificam a mosca para Bait ser usado como Fly.

No mercado da pesca são tantos materiais que sempre vai ter um professor pardal notificando e criando uma isca que só tem no mundo dele.

É por isto não tem o certo e nem o errado.

Editado por Marcelo R. S.
  • Like 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Moderador

No mercado da pesca são tantos materiais que sempre vai ter um professor pardal notificando e criando uma isca que só tem no mundo dele.

É por isto não tem o certo e nem o errado.

:):):)

Grande Marcelo, sábias palavras !.... :graduado:

Na verdade de professor Pardal e louco, todos temos um pouco....

Por mais estranho que nos pareça, em certas situações e ambientes apenas alguma isca se mostrará eficaz.

É muito difícil estabelecer o limite entre aquilo que nos agrada e o que efetivamente funcione.

Abração

Odimir

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Mosqueiro

Em detrimento da modernidade, materiais e técnicas, posso dizer que o atado ficou só no anzol :bleh::laugh:

Mas a meu ver posso considerar atado sim visto que muitos atados que utilizam EVA estão mais para colagens do que atado especificamente.

Coisas da modernidade e da simplicidade. :yes:

Gostei muito do realismo e como Fausto disse, nos manhosos Robalos, qualquer recurso valem sem que se perca o estilo ;)

Valeu Samuel :okok:

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Moderador

Amigos, me desculpem. :blush:

Mas me sinto desconfortável, porque depois de tanto estudar técnicas de atado, cada vez mais vejo a montagem de moscas como uma arte, composta de tantos aspectos interessantes e apaixonantes, essa "mosca" me parece tão fora da curva, sei lá. :mellow:

Acho que estou tornando a coisa romantica demais e colocando os meios na frente dos fins, afinal de contas, moscas existem com o propósito de pescar, e sobretudo tantas outras moscas consagradas também fogem ao atado tradicional: gummy minnow, salmon egg, San Juan Worm, etc. :)

Sorry, vamos pescar. :D

Salve,

sem levar na ponta da faca, pois de liberdade é bom, eu acho que o André tem razão. Afinal o Fly tem caráter e estética próprios, coisas não dá para explicar, mas que se deve sentir. Outro dia mesmo postei um camarão feito de canudo, o André criticou, e eu só não respondi porque eu achei que a crítica tinha propriedade. Quem cala, consente. :ok:

Dito isso, acho que não tem nada demais olhar para o que acontece fora do Fly, como inspiração e não me importo mesmo de ver todas as idéias malucas que andam por aí.

[]'s

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Moderador

Só para completar o último post, hélices e outros adereços próprios de baits (rapalas e co) são NO-GOs no Fly prá mim. Eu sei que pode ter gente que usa, tudo bem, mas eu pessoalmente não.

Editado por Carlos Mitidieri
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Mosqueiro

Bem, embora não seja a mesma isca do vídeo, já algum tempo pensei em fazer algo parecido e que crie um efeito mais realístico de nado.

Juntando todos os materiais disponíveis, fiz este prótótipo que apelidei de PLUG FLY.

PlugFly_zpscf9c75ed.jpg

Sei que ainda faltam acabamento e realismo, mas farei isso assim que passar no teste ou se necessário, fazer adaptações para equilíbrio e nado.

O protótipo utilizou Anzol MS 57315SS #1/0 - EVA Branco com 2,5 mm - Fly Lip - Rattling 4 mm - Olhos 3D 6 mm, Linha Magica e Palmer Chenille Médio Perola.

Vamos ver o que dá ;)

  • Like 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Moderador

:):):)

Ficou muito bom !
Agora é testar e reportar os resultados...

Há muitas luas passadas eu quis desenvolver um diver que mergulhasse fundo, visto que os padrões que eu dispunha não ofereciam o resultado desejado.

DSC00703.jpg

Então desenvolvi este que é mostrado abaixo e que também foi equipado com uma barbela.....e funcionou !
Como disse Guimarães Rosa : "O sapo pula por precisão e não por boniteza... "

DSC00490.jpg

DSC00491.jpg

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Participe da conversa

Você pode postar agora e se registrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça seu login agora mesmo para postar com sua conta

Visitante
Responder a este tópico...

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Apenas 75 emoji são permitidos.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

×
×
  • Criar Novo...

Informação importante

Ao usar este site, você concorda com nossos {termos}.