Ir para conteúdo

Imaginem um velho desmemoriado


BiG

Postagens Recomendadas

  • Mosqueiro

Meus amigos,

Já faz tanto tempo que parei de atar minhas próprias moscas, muito por falta de tempo e, principalmente, por falta de um espaço adequado e também pelo pecado capital da preguiça.

Agora, quando completar minha mudança (Faltam só 25 dias) terei uma oficina com uma bancada excelente e à minha disposição, bons fornecedores de material, ferramentas e outras coisas boas, bonitas e baratas.

Aí, para montar minha BigOficininha de Atado, naveguei direto pelos foruns de FlyTying, Passo a Passo, enfim, tentando entender tudo sem precisar me expor e perguntar...

Mas...

Gostaria de pedir aos amigos, sempre generosos, que me mandem listas e listas de equipamentos e materiais que eu devia ter na BigOficininha... não poupem palavras... mesmo aquelas coisas que vocês imaginem assim: É claro que isso o BiG sabe... não creia... o BiG não sabe.

Agradecendo antecipadamente eu prometo ser um ativo postante nessas sessões de atado.

BigAbraços do BiG

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Moderador

Compre coisas de qualidade, ainda que a longo prazo... coisas ruins no atado é igual subir a serra com carro mil (sem ofensas àqueles que tem carro mil... já fui vítima de um Fiesta 1.0 :facepalm: )

Evidente que a lista de materiais vai depender fundamentalmente daquilo que você pretende atar, de forma que esperamos uma diretriz sua nesse sentido...

Lista básica de ferramentas:

- Morsa (a melhor que seu dinheiro puder comprar e a que aborde o mais amplo espectro de moscas que você puder imaginar na sua mais louca fantasia - nunca pense que não vai atar isso ou aquilo, pq você vai!)

- Tesoura (pelo menos uma decente) de preferência com ponta bem fina e que te permita cortes muito precisos

- Bobbing (de preferência cerâmico, a despeito do preço)

- Bodking (que pode muito bem ser uma agulha de costura enfiada em um graveto)

- Whip finisher, se você usa um

Outras ferramentas dependem das suas intenções de atado (hair stacker, dubbing teaser, pente, hackle plier, etc.)

- Cadeira confortável :excl::excl::excl:

- Iluminação de primeira :excl: :excl: :excl:

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Administrador

BiG tu vais estar no playground do atado e por isso terás a sua disposição o material que bem quiser, penas então nem se fala. :cool:

Mete o pé na morsa, compre uma Dyna King como essa.

ultimate-clamp.jpg

É a BMW das morsas vendidas no EUA.

Tesouras compre Dr. Slick, não vais dizer que é ruim de forma alguma.

dr_slick_scissors_TC.jpg

Essas três são de Tungten carbide. :okok:

Os bobbins da Rite são espetaculares, compre ao menos dois em tamanhos diferentes.

rite_compare.jpg

Bodkin e Whip Finisher compre da Dr. Slick.

Agora quanto ao material, vai complicar fazer uma lista e bacana mesmo é você gostar de uma mosca e comprar o material em função disso para aprender a atar. Sei que no seu playground os basses estão em cardumes e por isso creio que legal aprender a atar moscas para eles, mas se for em busca das trutas também não terás problema, terás tudo para atar o que há de melhor para pescar elas. Vá atando, nos mostre e vamos debatendo sobre o material usado.

T+ :)

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Mosqueiro

Valeu galera... vou agradecer até aqui, mas isso não significa que acabaram minhas expectativas quanto a outras contribuições dos amigos.

Seguirei cada uma das recomendações... principalmente a do Cazes e contratarei um bom atador, para fazer o trabalho prá mim... hahahahahaha

Jost e Fausto, essa é, exatamente, a minha linha. Sempre agi assim... no fly então, mais ainda. Desde minha primeira vara... aquela que a gente vai ver se gosta da modalidade, comprei uma de alta qualidade, o que me ajudou a gostar de pescar com mosca.

Meu principal objetivo é atar moscas para os Black Basses e para os Robalos e Red Fishes... vou ver a lista de moscas para estes peixes e ver os materiais a comprar... queria concentrar mais nas ferramentas (tipo, girador para distribuição equilibrada de resinas) e nos materiais básicos (tipo as boas colas e tal)

Já estou com a mão na massa e quero ver se nesses 23 dias que faltam para minha partida, consigo fechar uma shopping list para poder ir fazer as compras na Orlando Outfitters.

Agradeço pelas contribuições dadas até agora e aguardo mais (inclusive do Jost e do Faustípedes)

BigAbraços do BiG

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Administrador

Se vai concentrar os atados em basses, robalos e redfishes certamente vai precisar de uma boa tesoura micro serrilhada pra cortar pêlos e muito provavelmente um hair stacker que comporte um bom volume de pelos e também uma tesoura para sintéticos. :yes:

Vai atar moscas grandes, então um bobbin de tamanho maior é uma boa idéia. :)

Se não fugir aos clássicos, serão muitos bass bugs, genesis, schminnows, camarões e poppers. Ao invés de gastar grana com um fly turner, pense em comprar logo uma resina e lanterna UV. ;)

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Patrono

Fibras e outros materiais do enrico puglisi. Atualmente são a base do meu atado

http://www.epflies.com/

Acredite: vários tentam imitar, mas não há fibras sintéticas iguais às EP

Fora isso:

- penas saltwater, bucktail, deer hair, fox hair, racoon e coelho.

- flashabou e cristal flash

- linhas 3/0 e 6/0 em várias cores

- olhos de chumbo XS, S e M

- cactus e cristal chenille

Anzois:

- Tiemco 811s, 800s

- Gamakatsu SC-15

- algum stinger hook para as moscas de bass com cabeça de deerhair, como o Gama B10S

As ferramentas EP também são de outro mundo. A tesoura é perfeita para moscas grandes. A morsa parece uma peça de foguete :p

Quanto aos porta bobinas, os Rite que o andré indicou são realmente sensacionais.

Outra linha de ferramentas ótimas é a do Marc Petitjean

http://www.petitjean.com/mp-shop/en/

Uma morsa que me chamou bastante atenção e tem preço mais em conta é a italiana Stonfo. As demais ferramentas também são espetaculares

http://www.stonfo.com/site/category/133?parent_section_id=4

A morsa que eu mais uso para moscas maiores é uma Dyna King parecida com essa sugerida pelo Fausto, mas acabamentos mais simples. É a trekker, ótima também

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Mosqueiro

Caramba Celio,

Serviço completo...

Estou feliz só de imaginar que poderei voltar e fazer capturas com moscas atadas por mim... vamos ver o que rola.

Minha bancada será multi uso, mas sempre para coisas mais sensíveis. Muita iluminação.

Precisarei ver como resolverei a refrigeração... devo colocar algum aparelho específicos dias de mais calor... será num dos cantos generosos da minha garagem...

Mandarei fotos da montagem.

BigAgradecimentos do BiG

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Moderador

Os bobbings cerâmicos da Tiemco tb são muito bons... tenho 4 deles com as principais cores de atado sempre de prontidão. Para viagem uso os Dr. Slick com insertos cerâmicos, pois o corpo todo metálico é bem resistente para o trampo de ficar na mala tomando afago nos aeroportos...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Mosqueiro

Valeu pelo complemento Jost.

Logo logo, minha shoppint list inicial estará rica... tomara que eu não fique pobre... hehehehehe

Quando fechar a primeira lista, vou colocar aqui para sugestões

BigBrigadíssimo

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Participe da conversa

Você pode postar agora e se registrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça seu login agora mesmo para postar com sua conta

Visitante
Responder a este tópico...

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Apenas 75 emoji são permitidos.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

×
×
  • Criar Novo...

Informação importante

Ao usar este site, você concorda com nossos {termos}.