Ir para conteúdo

Um gato, uma mosca e uma fario...


Postagens Recomendadas

  • Moderador

Um tempo atrás os gatos da minha irmã se achegavam a mim para um cafuné e levavam um puxão nos pelos. Esses gatos de rua tem pelos fantásticos para dubbing.

O curioso é que uma das gatas miava irritada com o puxão de pelos, mas dava uns passos para trás reclamando do abuso e logo em seguida voltava querendo mais. Com isso consegui preencher um compartimento inteiro da minha dubbing box hehe :D

Pra piorar a gata é caolha e feiosa que só, além de brava igual siri na lata... ninguém entendeu o que ela viu em mim para ficar se achegando e tendo os pelos arrancados :)

  • Like 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Mosqueiro

:):):)

Pessoal,

No inicio de outubro deste ano estivemos de volta ao Rodeo Los Palos Lodge, na região do Alto Ñirehuao, Patagônia chilena. (Lagos Misterioso, Loguno e Los Juncos).
Fomos os amigos Mario Cardin, seu cunhado Clóvis, meu companheiro de pescarias Luiz e eu.
O inverno deste ano foi muito rigoroso e pescamos em condições de muito frio, ventos fortes, chuva e neve !
Mas este é um tema que será narrado com mais detalhes pelo amigo Marião, que postará um relato completo.
Minha narrativa é bastante simples e minimalista e se baseia em apenas uma truta das muitas que capturamos.
Já pescamos em épocas distintas nesta mesma região, mas nossa expectativa de pesca no inicio de temporada é acertar a eclosão de Gammarus,pequenos crustáceos conhecidos como scuds.
Contudo como foi dito, as condições adversas e a água com temperaturas muito baixas retardaram a eclosão de scuds.
Como esta pesca é feita no visual, lançávamos nossos scuds a poucos centímetros dos narizes das trutas e estas mostravam -se apáticas e inapetentes, ignorando nossas oferendas.
x012.jpg[/
É certo que fizemos algumas capturas com scuds e mesmo com moscas secas (atractors), mas longe do rendimento que obtivemos em temporadas passadas.
O guia Alejandro Stange (Alejo), que é um excelente atador se apercebeu desta situação mesmo antes de nossa chegada e se apressou em desenvolver e atar ninfas de dragonflies (odonatos), também abundantes nestes lagos.
gato002.jpg[/i
A partir deste momento a pesca melhorou significativamente, visto que estas moscas maiores se tornaram mais atraentes, por certo por conta de uma troca energética mais eficaz sob o ponto de vista das trutas.
O clima continuou impiedoso como pode ser visto nesta foto embaçada na qual puxei o zoom tentando fotografar alguns patos selvagens que cruzavam a margem, e flocos de neve podem ser vistos.
x054.jpg[/i
Por conta das condições climáticas adversas, desisti da pescaria por duas tardes, preferindo me abrigar no calor e no conforto da cabana.
x130.jpg[/i
Mas a busca por novas moscas continuaram, e aproveitávamos os intervalos na cabana para atar.....
x052.jpg[/
E nesta parte da história entra o nosso herói como veremos mais abaixo.....
18-12-2009Patagonia-ChileBETINHO416.jpg[/
Na manhã do terceiro dia de pescaria, os companheiros optaram por pescar nos lagos Misterioso e Loguno onde o vento açoitava menos, enquanto eu preferi pescar com o guia Alejo no lago Los Juncos apesar dos fortes ventos sempre imperantes neste lago.
Já embarcados, o guia Alejo me ofereceu uma mosca na tentativa de resgatar a pesca com scuds.
Este scud, agora mais volumoso e supostamente mais apetitoso tinha sido atado com pelos de gato, e decidi testa-lo atando-o à ponta do meu líder 3 X.
gato003.jpg[/i
Ao nos aproximarmos de um paredão, vimos uma truta bem próxima à margem.
Esta visão se alternava durante as subidas e descidas do barco pelas ondas formadas pelo vento e que arrebentavam junto ao barrranco da margem.
Em uma destas subidas visualizei a truta e lancei a mosca bem próxima de sua posição, que se apercebeu dela, voltando-se em sua direção.
A onda arrebentada na margem se retraiu, e a mosca deslizou para baixo.
A truta se movimentou mas não se animou a acompanhar o engôdo.
Recolhi a linha e aguardei por uma nova oportunidade, até que em uma nova subida do barco pude visualizar a truta e fazer um novo lançamento.
A mosca caiu a um palmo da boca da truta, e no refluxo desceu carregada pela onda.
Desta vez a truta se precipitou em relação ao scud e antes que o barco descesse no balanço pude ver que abocanhara a mosca.
Um toque sutil na ponta da vara, e a truta estava capturada ! Um macho vigoroso que me rendeu bons momentos de luta até que pudesse ser embarcado !
x099.jpg[/
Outras capturas foram feitas até que decidi guardar o scud, porque dispunha de outros "gatos" em minha caixa de moscas.
x104.jpg[/i
Ao retornarmos à cabana passei a ver o bichano com outros olhos.... :wub:
18-12-2009Patagonia-ChileBETINHO419.jpg
Grande abraço
Odimir
DSC01337.jpg[/i

Parabéns ODIMIR !!!!

Estas trutas são espetaculares !!!!

Abraço

Fabio

  • Like 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Moderador

Um tempo atrás os gatos da minha irmã se achegavam a mim para um cafuné e levavam um puxão nos pelos. Esses gatos de rua tem pelos fantásticos para dubbing.

O curioso é que uma das gatas miava irritada com o puxão de pelos, mas dava uns passos para trás reclamando do abuso e logo em seguida voltava querendo mais. Com isso consegui preencher um compartimento inteiro da minha dubbing box hehe :D

Pra piorar a gata é caolha e feiosa que só, além de brava igual siri na lata... ninguém entendeu o que ela viu em mim para ficar se achegando e tendo os pelos arrancados :)

Jost,

Talvez a gata queria contribuir com o atado na expectativa que você trouxesse um peixe para ela.

Acredito que o guia Alejo tenha utilizado este tipo de pelo porque é mais rígido e apresenta um aspecto mais "buggy".

Curiosamente a fauna local oferece a possibilidade de se obter várias tipos de pelos, como cervo e principalmente lebres, que por lá é considerada praga e o abate incentivado.

As lebres eram importadas principalmente pela França, mas com a crise européia deixaram de fazê-lo.

Com isto, se multiplicam exponencialmente.

Quando transitamos à noite pelas estradas, por mais cuidado que se tenha sempre se atropelam algumas !

Abraços

Odimir

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Moderador

Olá...

Além das lindas trutas, o lugar é maravilhoso...

Parabéns...

Um grande abraço...

Bill Constante

Ola Bill,

Realmente é um lugar onde as paisagens no geral são muito bonitas !

Abração

Odimir

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Moderador

Muito bom o texto seu Odimir e o atado com pelo do gato então me fez dar ótimas gargalhadas. :D

Agora entendo porque quer essa ferramenta. :laugh:

71b5m24bxKL._SX522_.jpg

71dmUzqQUWL._SX522_.jpg

Coitado dos bichanos! :happy:

Fausto,

Ganhei do guia um pedaço de pele de vison e também de lebre, que tem um sub pelo bastante fino e acredito que excelente para dubbing.

Como não tenho esta ferramenta, penso em usar um pedaço de lâmina de serra para este propósito !

Abraços

Odimir

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Moderador

Maravilha !

Belos Peixes !

Parabéns !

Douglas, obrigado !

Caro mestre Odimir, como ficou o penteado novo do gato depois dessa raspagem que fizeram nele rs.

Cazes, na verdade nem sei, porque parece que depois disso o gato andu sumido ! :ph34r:

A vida é bela.

Na Patagônia não há como deixar de ser !

Obrigado e abraços a todos

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Administrador

Maravilhosa história mestre! :bs-aplauder:

Sugiro aos amantes de pêlos de animais domésticos essa escova:

rasqueadeira-escova-com-cerdas-em-aco-ca

Além de fazer um "carinho" no bicho, obtém-se uma boa quantidade de pelos. ;)

  • Like 3
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Mosqueiro

Antes que apareçam os representantes dos direitos animais, sugiro usar a ferramenta mostrada pelo André Ribeiro...é ótima para recolher os pelos naturais e até mesmo para fazer dubbing artificial a partir de linhas ou lãs e o melhor de tudo é que ainda posamos de cuidadores preocupados com o bem estar dos bichanos...

  • Like 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Moderador

Muito bom o texto seu Odimir e o atado com pelo do gato então me fez dar ótimas gargalhadas. :D

Agora entendo porque quer essa ferramenta. :laugh:

71b5m24bxKL._SX522_.jpg

71dmUzqQUWL._SX522_.jpg

Coitado dos bichanos! :happy:

Isso aí Fausto. Procurei esse rastelo lá em SMAndes, mas não encontrei. Fica muito mais fácil extrair dubbing daquelas peles de coelho com esse troço :)

... dos gatos também evidentemente :D

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Administrador

Antes que apareçam os representantes dos direitos animais, sugiro usar a ferramenta mostrada pelo André Ribeiro...é ótima para recolher os pelos naturais e até mesmo para fazer dubbing artificial a partir de linhas ou lãs e o melhor de tudo é que ainda posamos de cuidadores preocupados com o bem estar dos bichanos...

Exatamente! Tenho duas que uso como escovas de cardar cada vez que preciso "desfiar" alguma coisa. :)

  • Like 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Administrador

:):):)

Bela história, Mestre! Gosto muito dos relatos que escreve.

Odimir, já pensou em escrever um livro sobre sua experiência com a pesca com mosca? Tenho certeza que seria um sucesso!

Pode reservar o meu! :happy:

  • Like 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Mosqueiro

Odimir; Parabéns pelo breve relato e aventura! As três vezes que estive em outubro no misterioso e inclusive em uma destas estávamos juntos dei muita sorte de pegar a população de "Gamarus" no ápice o que torna a pesca no visual indescritível e tão emocionante como o bonefish. Abraços;

  • Like 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Moderador

Grande Odimir

Como sempre com sua grande capacidade de escrever e nos deixar como se estivessemos na cena. Ja lancei a ideia da escrita de um livro. Ja ja ele se convence.

:):):)

Grande Luiz,

Muitíssimo obrigado pela companhia, que tornou esta pescaria agradabilíssima apesar das condições climáticas desfavoráveis que enfrentamos !

Depois que fizermos mais uma centena de pescarias na Patagônia, posso fazer uma pausa e escrever um livro... :whistle:

Grande abraço

Odimir

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Moderador

Odimir; Parabéns pelo breve relato e aventura! As três vezes que estive em outubro no misterioso e inclusive em uma destas estávamos juntos dei muita sorte de pegar a população de "Gamarus" no ápice o que torna a pesca no visual indescritível e tão emocionante como o bonefish. Abraços;

:):):)

Grande Rodrigo, obrigado !

Desta vez algo não se repetiu como das vezes anteriores.

Acredito que as baixas temperaturas retardaram a eclosão e proliferação dos scuds, e as trutas estavam apáticas e também seletivas quanto a cor dos scuds.

As poucas que consegui capturar com scuds, atacaram os de cor creme ou claras recusando as imitações de outras cores, que fizeram sucesso em pescarias passadas.

Grande abraço

Odimir

  • Like 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Administrador

Maravilhosa história mestre! :bs-aplauder:

Sugiro aos amantes de pêlos de animais domésticos essa escova:

rasqueadeira-escova-com-cerdas-em-aco-ca

Além de fazer um "carinho" no bicho, obtém-se uma boa quantidade de pelos. ;)

Hoje foi dia de banho na Mel e estou juntando um monte de dubbing dela para atar moscas com abdômen claro (ivory). Claro que é só por curtição, mas vai pegando algumas trutas em março (:D)> Março é o mês da pescaria up stream nos rios patagônicos. :okok:

  • Like 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 semanas depois...
  • 2 semanas depois...
  • 1 mês depois...
  • Mosqueiro

:):):)

Bela história, Mestre! Gosto muito dos relatos que escreve.

Odimir, já pensou em escrever um livro sobre sua experiência com a pesca com mosca? Tenho certeza que seria um sucesso!

Grande Odimir

Como sempre com sua grande capacidade de escrever e nos deixar como se estivessemos na cena. Ja lancei a ideia da escrita de um livro. Ja ja ele se convence.

Há muito, nalgum lugar, escrevi sobre a riqueza que nos seriam algumas obras com as experiências e atados by Odimir ; de cuja coletânea de posts, em fóruns vários : os maiores tesouros e atrativos destas casas.

Torna completíssimo até um curto relato, com "capacidade de escrever" e ilustrar suas aventuras, surpreendentemente na medida exata. Sempre nos trazendo toda ciência e alguma estratégia envolvida, com narrativa de trechos como filmes projetados em nossas mentes...e "poros" ( confesso que devo ter arrepiado na ansiedade, enquanto "eu" ia "vendo", de cima do barco, a truta junto ao paredão e margem. além de vivenciar as ações de sua captura. Minha leve labirintite até se anunciou no balanço das ondas ao vento... :D ).

Aventura e relato "padrão Odimir" ! :okok:

abção.

Editado por Ilza
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 3 anos depois...
  • Moderador

Ontem 17/11/2018, li um artigo publicado no Facebook sobre a pesca de trutas em um lago no Chile, sob condições de vento bastante adversas.
A matéria dizia que as trutas se aglomeraram em um canto do lago, para o qual os insetos eram carregados pelos fortes ventos e onde as trutas marrons "surfavam" nas ondas em busca deles.
Identifiquei o lago como sendo o "Los Juncos", Loiunco no dizer dos locais, situado na região do Alto Ñirehuao, o mesmo no qual pesquei e objeto deste tópico.
Ao acessar este tópico, minha boa surpresa foi constatar que o Photobucket restabeleceu as fotos que haviam suprimido.
Posto abaixo o video para que possam perceber as condições difíceis de pesca que por vezes o vento impõe na Patagônia, e que me fez abortar por duas tardes consecutivas a pesca neste lago como citei.
Observem a quantidade e tamanho das trutas e a difícil captura ao final do vídeo.
 

 

  • Like 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Administrador

Primeira vez que vejo tanta truta aglomerada na margem de um lago e com tanta ventania. Talvez no Strobel algum dos amigos aqui do fórum já tenha presenciado algo semelhante quanto as trutas assim em cardume. 

 

Nada amigável tentar pescar nessas condições. :D

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Moderador

Já tive oportunidade de visualizar uma quantidade maior de trutas encardumadas no lago Elizalde na Patagônia chilena.
Acessamos o lago através do Rio Paloma, usando o que chamam de Jet Boat, um barco com motor que aciona uma turbina ao invés de hélice por conta das pedras no leito do rio.
As trutas encardumadas ficavam na entrada do lago próxima ao desague com o rio Paloma, e era possível vê-las nitidamente por conta da limpidez das águas do lago e das condições favoráveis de vento.
Acredito que sejam trutas provenientes do rio em busca de ninfas de odonatos nos juncais adjacentes a entrada do lago.

  • Like 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Participe da conversa

Você pode postar agora e se registrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça seu login agora mesmo para postar com sua conta

Visitante
Responder a este tópico...

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Apenas 75 emoji são permitidos.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

×
×
  • Criar Novo...

Informação importante

Ao usar este site, você concorda com nossos {termos}.