Ir para conteúdo

Vento negro, campo afora


Postagens Recomendadas

  • Moderador

Salve gauderiada,

espero que eu nao esteja sendo candido demais ao fazer uma pergunta dessas. E vou entender se ninguem responder. Mas .... qual é o caminho das pedras pro robalo no "rio" Tramandai? No fly, claro.

[]'s

  • Like 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 4 semanas depois...
  • Moderador

Update

Encontrei hoje na net um trabalho de conclusao de bacharelado na UFRGS, publicado em 2013, intitulado:

"Ocorrência do Gênero Centropomus (Perciformes, Centropomidae) no Estuário do Rio Tramandaí e Lagoas Costeiras do Litoral Norte do Rio Grande do Sul, Brasil".

Na parte que me interessa no momento, a academia promove o status de duas especies de robalo no Rio Tramandai de "espécies ocasionais" para "espécies nativas". A promocao ocorre porque, citacao:

"... se verificou que espécies deste gênero estao presentes no litoral norte do estado em várias fase de seu desenvolvimento e durante todo ano".

As duas espécies sao Centropomus parallelus (robalo peva) e Centropomus mexicanus (robalo corcunda). Mas para separar as duas, pelos menos diante das informacoes no referido trabalho, tem que se contar escamas ao longo da linha lateral e outros que tais.

Informacoes sobre o periodo de defeso do peva encontrei em uma outra monografia (2005) por um aluno da UFES:

"Aspectos reprodutivos do robalo peba, Centropomus parallelus, na foz do rio doce, Linhares/ ES"

Citacao:

"O período reprodutivo do C.parallelus se estende entre os meses de marco a agosto, com pico em maio e junho".

Se isso vale para o RS, nao sei, mas tendo a acreditar que no sul o pico seja um pouco mais cedo. Interessante é que o robalo desova no estuário, sim, mas na água salgada. Quer dizer,o robalo que está na água salobra/doce *nunca* esta em atividade reprodutiva.

occorrencia_robalo_tramandai_000878197.pdf

aspectos_reprodutivos_robalo_monog6_2004.pdf

Editado por Carlos Mitidieri
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Moderador

Quanto à pesca do robalo no rio, a maioria dos especialitas indica a mare enchente como a melhor hora. Fiquei imaginando os robalos lá, todos perfilados com a corrente feito trutas, esperando o fluxo de alimento. Ḿe senti quase em casa :cool:. Posso estarv errado, mas acho que se a gente olhar o rio na hora da enchente como se olha um "trout stream", a chance é grande se achar robalo no mesmos lugares que agradariam trutas.

Em altas latidudes, a influência do vento sobre a maré é normalmente mais significativa do que a lua. No RS, em particular, quando o vento é de sul a água salgada e clara enche o rio Tramandai. É a maré enchente. E com ela vem os camaroes. Fiquei imaginando o evento como um hatch. Oh Yeah.

Editado por Carlos Mitidieri
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Mosqueiro

Buenas Carlos,

Se tu pretende ir a Tramandaí exclusivamente pelo robalos (ou melhor dizendo, com expectativa de pegar algum), lamento muito em dizer, mas não vale mais a pena, ou incomodação...

Eu desisti deles lá há pelo menos 5 anos... Antes disso, no século passado/começo deste, tive situações de botar a mão em 40~50 por dia com muita facilidade, entre pevinhas e flechões...

Hoje considero os robalos de Tramandaí "extintos", pois tem 0,0005 robalo para cada pescador tentando pegá-los... (pois além dos "pescadores esportivos de forno e fogão", camaroneiros vividos, os milhares pescadores minimalistas generalistas, considerar também as tarrafas de nylon seda, redes fechando a boca da barra todas as noites, os arrastos no mar e na lagoa, etc etc etc)

Mesmo assim, se quiseres tentar a sorte, recomendo muitaaaa paciência e sangue frio para enfrentar os "biguás" que citei acima e que vá na maré vazante... Enchente não bate nada.

Abração,

Ricardo

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Mosqueiro

Carlos no Rio Tramandai eu não sei se tem Robalo, mas um pouco acima tem o Mampituba em Torres que com certeza tem e se não me engano ali foi homologado um record mundial pelo Gilnei Braido.

http://www.agapia.com.br/portugues/recordes.php?btTipo=3

Tenho um conhecido no Facebook que pesca em Tramandai e no Mampi e acho que ele pode te dar uma ajuda. E aqui do Forum tem o Marcelo Medeiron que pesca Robalo ali também.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Moderador

Canali, é com tristeza que leio isso. Nao imaginei que estivesse tao critico por lá. Mas quando todo mundo tem acesso irrestrito á um recurso, o recurso tende a ser usado à exaustao (Tragédia dos Comuns). Por isso que o sistema alemao de restricao do uso or meio de arrendamento pode parecer um pouco injusto a principio, mas garante a sustentabilidade. Ainda,considerando a biologia do robalo, a sua pesca deveria ser totalmente coibida perto da foz. Que provavelmente é a regiao onde a pressao seja maior, pelas tarrafas e mata-mata.

De Bortoli, valeu pela dica. Meu interesse no riom Tramandai é porque meus sogros hoje em dia moram em Imara, ali pertinho da ponte da estrada do mar. Quando vamos visita-los, tenho esta oportunidade de tentar algo interessante.

Canali, se puderes me esclarecer mais uma dúvida: li por ai na net que no "rio" Tramandai o robalo se pega no fundo, em profundidades entre 2 e 4 metros. É isso mesmo?

Mais uma vez, obrigado pelas informacoes e []'s

Editado por Carlos Mitidieri
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Mosqueiro

Complicado, Carlos... Bem complicado!!!

Sobre a coluna de água, depende muito a da situação, não tem regra... Pegam em qualquer altura, depende do que estão comendo e da situação especifica do ponto de pesca... Pegava desde rente ao fundo até a na superfície...

Tchê, já que estarás próximo, não custa dar uma tentada...

O recorde do Gilnei foi no Mampituba mesmo, Bortoli... Por sinal, semana passada mataram um lá com 5,1kgs...

Abraços e Feliz Ano Novo a todos!!!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Participe da conversa

Você pode postar agora e se registrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça seu login agora mesmo para postar com sua conta

Visitante
Responder a este tópico...

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Apenas 75 emoji são permitidos.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

×
×
  • Criar Novo...

Informação importante

Ao usar este site, você concorda com nossos {termos}.