Ir para conteúdo

Rio Cubatão e Trutas - Abrindo horizontes


Postagens Recomendadas

  • Mosqueiro

Olá amigo como estão?

Esse relato vai interessar principalmente o pessoal de Curitiba e região.

Na última quinta-feira (13/11/14), eu e o Samuca resolvemos dar uma verificada em um rio que volte e meia é falado em rodas de conversa de mosqueiros. Trata-se do Rio Cubatão que fica na região da Serra do Quiriri no município de Campo Alegre-SC.

O Rio Cubatão é muito conhecido pelos Robalos em sua barra e pela grande quantidade de lambaris e saicangas em seu tramo aos pés da serra do mar, entretanto em sua cabeceira (acima da Serra) ouve-se a muito sobre trutas, mas até então poucos haviam de fato subido para conferir de perto essa história.

Na ROTA DA TRUTA consta um trutário na região e fomos até lá dar uma conferida de perto para ver o rio.

O PESQUE E TRUTA fica a apenas 75km de Curitiba sendo praticamente 40km de asfalto e o restante em uma estrada vicinal de cascalho em ótimo estado.

Nessa região o rio Cubatão é naturalmente bem menos caudaloso que em sua foz no litoral mas de beleza que encanta.

DSC_0315.jpg

Eu e o Samuca chegamos por volta das 08:30h da manhã e fomos recepcionados pelo Fábio que é o proprietário do criatório. Ele é um cara MUITO gente boa e está super disposto a ajudar e tem um atendimento nota 10.

Deixamos o carro no estacionamento e fomos logo arrumando as tralhas.

DSC_0314.jpg

Tralha pronta. Uma TFO Finesse #3.

DSC_0313.jpg

Logo já descemos para o rio para começar a varredura. Eu e o Samuca com ninfas.

Samuca ninfando:

DSC_0319.jpg

Algumas fotos do rio:

DSC_0316.jpg

DSC_0320.jpg

DSC_0328.jpg

DSC_0330.jpg

Até a hora do almoço eu não tive nenhuma ação e o Samuca perdeu uns dois ou três piques, uma truta ele conseguiu engatar mas escapou antes das fotos.

Ele tentando com um WB:

DSC_0336.jpg

Só para terem uma idéia de como a água é limpa:

DSC_0340.jpg

Mais umas fotos do rio:

DSC_0341.jpg

Reservei um tempo para dar uma averiguada nos insetos, um pouco de entomologia não faz mal a ninguém:

DSC_0353.jpg

DSC_0358.jpg

DSC_0362.jpg

Além de ninfas, larvas, lacraias e tudo mais, constatei a presença de pâncoras nos mais diversos trechos do rio.

Como a água é MUITO transparente, em alguns ponto com água mais calma e fundo arenoso pode-se ver as trutas nadando tranquilamente em busca de alimento:

DSC_0375.jpg

Muito difícil pescar nessa condição. Elas enxergam de MUITO longe e ficam ariscas demais.

Fui pescando em upstream e me deparei com um trecho com a água um pouco mais "encrespada" devido a corrente mais forte, havia uma pedra grande no meio do leito do rio e de longe pude avistar (com MUITA dificuldade) uma trutinha a uns 80cm à frente dessa pedra. Troquei de ninfa e coloquei uma PHEASANT TAIL #14 com BH, me aproximei com todo cuidado e fiz um arremesso bem curto de não mais de 1m da Fly line fora da ponteira... A ninfa pousou a mais ou menos um metro da truta. Com um tippet de 0,10mm, uma aproximação MUITO cautelosa atrás da pedra, boa deriva e muita calma, percebi que a truta pegou a ninfa e foi aí que fisquei. Truta muito valente e forte. Não deu outra e passei meu net na danadinha.

DSC_0384.jpg

Trecho que aconteceu toda a ação:

DSC_0385.jpg

E uma foto rápida da truta:

DSC_0386.jpg

Tratei de liberá-la bem rápido.

Esse peixe em especial me deixou muito feliz basicamente por dois motivos. O primeiro foi por ter pego a truta nesse local que até então só era boato, depois por que eu nunca havia pego uma truta no visual dessa forma, ver ela nadando e ninfando, jogar em cima a ninfa certa e conseguir a boa deriva e a fisgada certeira. Foi muito legal e com certeza esse peixe vai ficar na memória para sempre.

Depois de muita conversa com o Fábio, na segunda parte da tarde, eu e o Samuca resolvemos descer o rio por umas trilhas no mato para ver como era mais a jusante do trutário.

Nos deparamos com um rio mais calmo e sem tantas corredeiras, mas igualmente lindo:

DSC_0402.jpg

DSC_0403.jpg

Deixei de pescar e fiquei observando o Samuel passar um WB num pequeno rápido que se formava encostado na margem oposta que estávamos. Só ví a pancada e foi o tempo de tirar a máquina para registrar o momento.

DSC_0404.jpg

A felicidade do rapaz:

DSC_0405.jpg

Truta na mão e sorriso no rosto:

DSC_0418.jpg

Mais uma:

DSC_0421.jpg

Liberando SEMPRE:

DSC_0422.jpg

Bom, logo após essa captura encerramos a pescaria.

Gostaria aqui de deixar algumas considerações:

O Rio é lindíssimo como vocês puderam ver, mas é um rio MUITO técnico para se pescar. Realmente difícil pela água ser tão limpa, por ser um rio com moderado volume, por ser um local de mata fechada o que dificulta arremessos e pelos peixes serem muito ariscos devido a essas características.

O Fábio é um cara nota 1000 de verdade. Eu e o Samuca conversamos com ele e fechamos com ele para fazer a pesca esportiva no rio. Basicamente funciona assim, ele está cobrando R$30,00 pelo acesso ao rio pela sua propriedade com amplo estacionamento e toda a estrutura necessária para atender ao pescador.

Ele possui um restaurante muito bom com uma ótima truta fresca (da criação dele) por um preço MUITO BOM você come truta assada, frita e defumada. Assim, podemos pescar as trutas no rio e comer as trutas fresquinhas da criação dele, dessa forma temos o melhor dos dois mundos.

Peço licença ao Fausto e moderadores para colocar o contato do Fábio nesse espaço:

PESQUE E TRUTA NOSSA SENHORA APARECIDA:

(47) 3626-3129 ou (47) 8829-7808

http://www.campoalegre.sc.gov.br/turismo/item/detalhe/12119

Podem falar com o Fábio ou com a esposa dele a Rose que também é gente boa demais.

Fiz esse relato para divulgar o local para as pessoas certas (mosqueiros conscientes) porque acho que temos que prestigiar quem está trabalhando pela pesca com mosca, como é o caso do Fábio.

Pescar trutas em um lugar assim a menos de 80km de Curitiba é um baita negócio legal.

Certamente vão curtir o lugar, só peço que só comentem com quem vai realmente agregar para a região (Fly e pesque e solte). De matadores essa região já está cheia e não precisamos de mais uns por lá. Nossa idéia de divulgar é justamente que os Mosqueiros "tomem conta" desse paraíso tão perto das nossas casas. Vamos nos unir pessoal.

Espero que tenham gostado.

Um abração.

  • Like 4
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Mosqueiro

É muito bom ver locas preservados como este Grande Carlos, rio pelo, limpo, pessoas inteligentes e rio com Trutas.

É isto que faz o pescador consciente ser feliz por dois motivos um rio com visual puro e o outro motivo vocês pescado e soltando as Trutas.

Isto faz vocês voltar realizar a pescas neste local novamente sabendo que tem os peixes que pescarão e quando voltar a natureza pode colocar os mesmos e maiores Trutas que anteriormente vocês soltarão.

Carlos Parabéns pela pesca e a soltura das trutas. :bs-aplauder::bs-aplauder::bs-aplauder::bs-aplauder::bs-aplauder:

Amigo Carlos é muito bom fisgar no visual, na Patagônia fisgo varias assim viu, arremessa e fisga, a nossa mente nuca esquece fica para sempre.

Muito bom.

Editado por Marcelo R. S.
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Mosqueiro

:):):)

Salatti, vc é O Desbravador aqui dos Mosqueiros! Parabéns por mais essa garimpagem.

Que notícia boa essa. Parabéns pelas capturas que vcs efetuaram!

Uma curiosidade: essas trutas do rio são provenientes de peixamentos ou escaparam do criatório? Vc saberia dizer se elas conseguem se reproduzir no próprio rio?

O rio é realmente fantástico pelas fotos e parece estar bem abastecido de alimentos para as trutas.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Patrono

mas ahhhhh

parabens salatti,,,,

e certamente tem outros,,,

eu havia achado esse lugar nas minhas pesquisas e mandei email para o pessoal de curitiba para saber se o pessoal sabia de algo, todos disseram que nao,

uns amigos de caçador estavam para ir conhecer, vou dizer que tah morta a xarada, tem peixe.

showww

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 semanas depois...
  • Mosqueiro

Valeu rapaziada... O Rio Cubatão já virou point do pessoal de Curitiba, cada dia mais o pessoal está indo para conhecer e estão gostando.

Nessa semana fui novamente e estou com mais material do rio. Logo posto mais um relatinho com mais umas fotos e muito peixe bom.

Abração.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 semanas depois...

Participe da conversa

Você pode postar agora e se registrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça seu login agora mesmo para postar com sua conta

Visitante
Responder a este tópico...

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Apenas 75 emoji são permitidos.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

×
×
  • Criar Novo...

Informação importante

Ao usar este site, você concorda com nossos {termos}.