Ir para conteúdo

Indicação da Dentista


Postagens Recomendadas

  • Patrono

Meus amigos,

Algum companheiro já experimentou a Resina Acrílica Auto-Polimerizável?

Se alguém teve essa experiência poderia informar se o resultado é aceitável.

Nesse link tem uma explanação sobre essa resina (tem uma variedade enorme e nem todas servem): http://dicasdozebio.wordpress.com/2012/10/31/tecnica-conserto-em-plasticos-iv-resina-acrilica/

Abraços,

Cazes

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Mosqueiro

Olá Cazes.

Eu sou dentista nas horas vagas, quando não estou pescando.

Acho que para aplicar em atados, a resina acrílica não é muito útil, por alguns motivos: Existem dois tipos de resinas acrílicas quanto a sua polimerização: A autopolimerizável e a termopolimerizável. Na autopolimerizável vc mistura o pó e o líquido (monômero) e a reação começa imediatamente, vc tem um certo tempo para manipular e aplicar a resina (tempo de trabalho) que é relativamente rápido (alguns minutos- 3' a 5'), o problema que eu vejo ao usar a autopolimerizável é que ela incorpora bastante bolhas de ar e nem sempre fica perfeitamente transparente, além de necessitar um acabamento para deixá-la lisa e brilhante. Já a resina termopolimerizável necessita passar por um processo de cozimento para endurecê-la, normalmente ela é prensada e cozida, quando feito corretamente ela fica totalmente livre de bolhas e com uma transparência perfeita, mas também necessita de acabamento e polimento.

Um produto odontológico que eu uso e fica legal é o selante de dentes fotopolimerizável para aplicar em moscas pequenas (no tórax de ninfas, p.ex.). Esse produto é muito parecido com uma resina UV de alta fluidez (thin). Fica extremamente transparente, lisa e brilhante e não necessita de acabamento, nem polimento, porém necessita de um fotopolimerizador de uso odontológico.

Abraço.

Editado por Gilberto
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Mosqueiro

Meus amigos,

Algum companheiro já experimentou a Resina Acrílica Auto-Polimerizável?

Se alguém teve essa experiência poderia informar se o resultado é aceitável.

Nesse link tem uma explanação sobre essa resina (tem uma variedade enorme e nem todas servem): http://dicasdozebio.wordpress.com/2012/10/31/tecnica-conserto-em-plasticos-iv-resina-acrilica/

Abraços,

Cazes

olá amigo,

também sou dentista.. e me pergunto :

Para qual função você usaria a resina ?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Patrono

Olá Cazes.

Eu sou dentista nas horas vagas, quando não estou pescando.

Acho que para aplicar em atados, a resina acrílica não é muito útil, por alguns motivos: Existem dois tipos de resinas acrílicas quanto a sua polimerização: A autopolimerizável e a termopolimerizável. Na autopolimerizável vc mistura o pó e o líquido (monômero) e a reação começa imediatamente, vc tem um certo tempo para manipular e aplicar a resina (tempo de trabalho) que é relativamente rápido (alguns minutos- 3' a 5'), o problema que eu vejo ao usar a autopolimerizável é que ela incorpora bastante bolhas de ar e nem sempre fica perfeitamente transparente, além de necessitar um acabamento para deixá-la lisa e brilhante. Já a resina termopolimerizável necessita passar por um processo de cozimento para endurecê-la, normalmente ela é prensada e cozida, quando feito corretamente ela fica totalmente livre de bolhas e com uma transparência perfeita, mas também necessita de acabamento e polimento.

Um produto odontológico que eu uso e fica legal é o selante de dentes fotopolimerizável para aplicar em moscas pequenas (no tórax de ninfas, p.ex.). Esse produto é muito parecido com uma resina UV de alta fluidez (thin). Fica extremamente transparente, lisa e brilhante e não necessita de acabamento, nem polimento, porém necessita de um fotopolimerizador de uso odontológico.

Abraço.

Gilberto

Busco uma informação precisa acerca desta resina que usa o fotopolímerizador "odontológico". Por acaso este dito polimerizador usaria luz tipo LED (faixa AZUL do espectro) com comprimento de onda da ordem (ou ca.) de 400 nm ? Você teria algo a informar ? Grato de antemão.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Mosqueiro

Gilberto

Busco uma informação precisa acerca desta resina que usa o fotopolímerizador "odontológico". Por acaso este dito polimerizador usaria luz tipo LED (faixa AZUL do espectro) com comprimento de onda da ordem (ou ca.) de 400 nm ? Você teria algo a informar ? Grato de antemão.

Olá HDayan!

Os materiais odontológicos fotopolimerizáveis necessitam de ondas nessa faixa (entre 410 nm e 500 nm) para polimerizar. Hoje existem fotopolimerizadores que operam com lâmpadas halógenas e modelos que operam com lâmpadas LED. Para que tipo de uso vc está necessitando?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Patrono

Olá HDayan!

Os materiais odontológicos fotopolimerizáveis necessitam de ondas nessa faixa (entre 410 nm e 500 nm) para polimerizar. Hoje existem fotopolimerizadores que operam com lâmpadas halógenas e modelos que operam com lâmpadas LED. Para que tipo de uso vc está necessitando?

Oi Gilberto

Grato pela resposta. Meu interesse é o mesmo do Cazes, fazer uma carapaça de proteção em volta de olhos 3D, em streamers e iscas do gênero. De posse da tua informação, agora, eu pretendo adquirir resina acrílica que fotopolimeriza com a lanterna LED Azul (comprimento ca. de 400 nm, custou-me R$29,00 no ML). Quero experimentar resina Parker U08, um frasco de 30 g custa R$ 40,00. Imagino que acrilatos para reparo de parabrisas, também, sirvam para este fim.

Bom, qualquer solução de mais baixo custo (do que o clear goo) acho válida.

Gde abraço.

Editado por HDayan
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Mosqueiro

Oi Gilberto

Grato pela resposta. Meu interesse é o mesmo do Cazes, fazer uma carapaça de proteção em volta de olhos 3D, em streamers e iscas do gênero. De posse da tua informação, agora, eu pretendo adquirir resina acrílica que fotopolimeriza com a lanterna LED Azul (comprimento ca. de 400 nm, custou-me R$29,00 no ML). Quero experimentar resina Parker U08, um frasco de 30 g custa R$ 40,00. Imagino que acrilatos para reparo de parabrisas, também, sirvam para este fim.

Bom, qualquer solução de mais baixo custo (do que o clear goo) acho válida.

Gde abraço.

Quem fez alguns experimentos com essas resinas (parker, cola UV, etc) foi o Tenkaraman (Blatt). Já usei o selante que citei antes para fazer carapaça de proteção, mas o problema foi a alta fluidez do mesmo, ele escorre bastante e tive que aplicar várias camadas até conseguir cobrir os olhos. Para esse uso, quanto mais grossa (viscosa) a resina melhor, é mais fácil para trabalhar. Hoje tenho usado clear goo para esse fim. Após a polimerização, fica uma camada grudenta que vc pode limpar com álcool, pelo que o Blatt relatou, a resina da parker e similares também deixam o mesmo resíduo, os materiais odontológicos também apresentam um resíduo.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Patrono

Eu acompanhei aquela discussão do Blatt. Naquela época eu ainda usava resina epoxi, não tinha a lanterna de Led azul. Havia consultado meu dentista, à semelhança do Cazes. o qual avisou-me que a lanterna que ele usava no consultório, tinha custo elevado (> R$ 500,00, se não me engano).

Recentemente usei uma resina da Loom, que tb fica pegajosa, mas se colocada depois à luz do sol (muito UV) endurece. Por este motivo ainda não comprei o frasco da Parker U08. Agora tenho notícia (ML) de uns tubos de resina para colagem de vidro de smartphone, imagino que seja algo análogo, o negócio é experimentar se polimeriza a contento.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Patrono

Oi Beto

Também já usei isto. Fiquei radiante quando descobri esta cola. As primeiras coberturas (sobre os olhos 3D) ficaram aparentemente ótimas. Entretanto TODOS os streamers que atei, sem exceção, com o uso em Rib. das Lajes, ficaram opacos e depois descascaram, como se fora borracha, deixando os olhos 3D expostos. Dá pra usar uma ou duas pescarias cada streamer mas depois tem-se que descascar e aplicar nova cobertura por cima dos olhos 3D.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Patrono

Caro Amigo Henrique Dayan,

Em outro post, nem lembro onde esta, vi as dicas sobre colas e resinas e falaram sobre a parker au 08.

Eu pesquisei e encontrei essa empresa que vende 30ml a R$ 90,00. Como sei que você tem interesse estou postando e também pode servir para outros companheiros.

http://mgacessorios.com.br/produtos.php?id=5

Abraços,

Cazes

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Mosqueiro

Tem a cola UV da Pizzani 1201 também. Acho que foi essa que o Blatt usou. Não é muito barata, pelo que vi custa por volta de R$100,00 (100g).

http://www.lojachimas.com/produto/954523/Cola_UV_Pizzani_1201_100gr___Alta_Viscosidade.html

Editado por Gilberto
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Patrono

Caro Amigo Henrique Dayan,

Em outro post, nem lembro onde esta, vi as dicas sobre colas e resinas e falaram sobre a parker au 08.

Eu pesquisei e encontrei essa empresa que vende 30ml a R$ 90,00. Como sei que você tem interesse estou postando e também pode servir para outros companheiros.

http://mgacessorios.com.br/produtos.php?id=5

Abraços,

Cazes

Tem a cola UV da Pizzani 1201 também. Acho que foi essa que o Blatt usou. Não é muito barata, pelo que vi custa por volta de R$100,00 (100g).

http://www.lojachimas.com/produto/954523/Cola_UV_Pizzani_1201_100gr___Alta_Viscosidade.html

Pois é, o negócio é testarmos cada uma destas resinas com os respectivos polimerizadores disponíveis. Existe(m) diferença(s) de viscosidades entre as resinas UAO8, Loxeal e Pizani ?

Durante algum tempo pesquisei, em lojas de material elétrico, estas lâmpadas UV (tipo tubo que o Cazes ilustrou acima), algumas têm luz negra inclusive. Entretanto eu não dispunha, naquela época, da resina meta acrílica para testar. É outra opção a levarmos em conta.

Editado por HDayan
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Mosqueiro

Pois é, o negócio é testarmos cada uma destas resinas com os respectivos polimerizadores disponíveis. Existe(m) diferença(s) de viscosidades entre as resinas UAO8, Loxeal e Pizani ?

Durante algum tempo pesquisei, em lojas de material elétrico, estas lâmpadas UV (tipo tubo que o Cazes ilustrou acima), algumas têm luz negra inclusive. Entretanto eu não disponha, naquela época, da resina meta acrílica para testar. É outra opção a levarmos em conta.

Henrique,

Parece que a resina da Parker é comercializada em três viscosidades, não tenho certeza. A da Pizzani é de alta viscosidade.

Quanto à lâmpada UV (tipo tubo) é preciso bastante cuidado. Se for usar dela é preciso construir uma câmara perfeitamente vedada para que não haja fuga de luz e radiação e acender a lâmpada com as iscas lá dentro somente depois de fechar a câmara, pois há riscos para a saúde. Não acho que seja funcional para atado. Aliás ainda é meio controverso esse lance das resinas UVs no atado (lanternas UV), quanto a possíveis riscos à saúde. Há quem prefira até evitar o uso delas.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Patrono

Henrique,

Parece que a resina da Parker é comercializada em três viscosidades, não tenho certeza. A da Pizzani é de alta viscosidade.

Quanto à lâmpada UV (tipo tubo) é preciso bastante cuidado. Se for usar dela é preciso construir uma câmara perfeitamente vedada para que não haja fuga de luz e radiação e acender a lâmpada com as iscas lá dentro somente depois de fechar a câmara, pois há riscos para a saúde. Não acho que seja funcional para atado. Aliás ainda é meio controverso esse lance das resinas UVs no atado (lanternas UV), quanto a possíveis riscos à saúde. Há quem prefira até evitar o uso delas.

Gilberto

Grato pelo aviso, eu não cheguei a comprar a lâmpada UV tipo tubo, por falta de resina. Ainda bem !!! Eu quando uso a de Led Azul, evito olhar diretamente para o Led. Uso óculos e minhas lentes são fotocromáticas com proteção UV. Presumo que uma fração desta radiação UV seja aí filtrada. Grato uma vez mais pelo aviso.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Participe da conversa

Você pode postar agora e se registrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça seu login agora mesmo para postar com sua conta

Visitante
Responder a este tópico...

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Apenas 75 emoji são permitidos.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

×
×
  • Criar Novo...

Informação importante

Ao usar este site, você concorda com nossos {termos}.