Ir para conteúdo

Pesque-solte: proteção ou dano para os peixes? (reportagem)


Postagens Recomendadas

  • Mosqueiro

Prezados

Tenho feito uma reflexão há algum tempo sobre a pesca esportiva. Cheguei a conclusões, que não me agradaram, mas são reais. Independente de reportagens ou chutes, baseados somente em minhas convicções éticas e morais.

Pesque e solte, defende-lo ou querer convencer que alguém acredite que é boa para os peixes é uma tremenda balela!

Sou pescador esportivo mais de 20 anos, nunca mato peixe e por isso sou legal? Não! Sou cruel, desumano e sem coração, eu apenas os maltrato, os faço sentir dor, machuco-os com cortes que sangram horrores, as vezes anzóis ou garateias sem farpa, (como se isso fizesse muita diferença furam seus olhos e se isso não bastasse, os faço sentir um stress tão grande que a carga hormonal que eles recebem neste momento as vezes os fazem morrer longe dos meus olhos. Mas longe dos meus olhos a morte não é culpa minha.

Refletindo bem, somos muito cruéis em fazer isso tudo aos peixes e muito hipócritas em nos convencermos e tentar convencer aos outros que pra eles é melhor assim.

Sou muito realista e honesto, quando falo de pesca esportiva que pratico. Explico que sou um ser humano, com a prepotencia e arrogância intrínseca dos seres humanos, faço o que faço com os peixes e logo após os solto com a superioridade de um algos que não mata, só traumatiza de machuca.

Já pensei várias vezes em parar de pescar, não consegui ainda, tenho pescado cada vez menos, acho que muito por esta forma de estar vendo a pesca atualmente.

Sinceramente, no passado não pensava assim, isso veio com a idade e com a reflexão sobre vários textos do serviço ecológico de de preservação que o pescador esportivo faz.

Bom, esta é apenas minha reflexão. A reflexão de um cara, que gosta muito de pescar e cada dia que passa gosta menos de machucar peixes.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Moderador

:):):)


"Para mim, a pesca com mosca é a estrada para a espiritualidade baseada na natureza.
Se eu fosse uma pessoa mais poética, eu poderia ser capaz de fazer isto sem uma vara de pesca.
Mas, eu tenho que ter um jogo para jogar..."

Tom McGuane

Grande abraço

Odimir

  • Like 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Patrono

De onde tiraram que o Salminus Maxilosus morre depois da soltura????????????? Existe pesquisa seria nesse sentido, feita aqui no Sul pelo projeto dourado rio dos sinos falando diferente.

Evidente que existe taxas (baixas) de peixes que morrem, e que há a possibilidade de stress do peixe (dor não posso falar pq nada ainda prova que peixe sinta dor)

A pesca com mosca, com anzol sem rebarba, com material equilibrado é uma boa forma de minimizar esta mortandade e "sofrimento", mas para isso a comunidade da pesca tem que estudar mais para aprender a manusear um peixe, pq as fotos que vemos no facebook são de matar ... pescador esportivo tirando foto com peixe atirado na grama, no chão do barco, peixe de pendurado .... daih é dar munição para esses ecologistas virem nos detonar, pq realmente, segurar o peixe por vários minutos fora da agua, pelas guelras, derrubando no barco, e depois soltar achando que vai viver é locura.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Patrono

ja tem ensaio jost .... ja vi esses papinhos por aí, e me preocupa. Por isso o posicionamento enquanto classe "PESCA COM MOSCA" ser retilíneo com relação ao e de cuidados ao peixe e meio ambiente (abpm vem apoiando projeto de reflorestamento, preservação ambiental, etc ... ). Essa é nossa imagem, quando se pensar em pescador com mosca, a visão que vir é de um cara no por do sol, soltando um peixe de forma cuidadosa (hummmm), e não de um loco encima de um barco bebado com tucunaré pendurado, sangrando e todo duro.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Patrono

É a Ciência Hoje de agosto de 2014, editada pela SBPC (Sociedade Brasileira para oProgresso da Ciência). Dei um zoom e é possível ler no canto inferior direito. É revista séria.

http://cienciahoje.uol.com.br/revista-ch/2014/317/pesque-solte-lazer-ou-crueldade/?searchterm=pesque

Li o artigo on-line. Não existe posicionamento preciso mas o viés é claro, nós, praticantes do pesque-e-solte somos os bandidos... somos a ponta de lança de grandes interesses comerciais em detrimento da pesca artesanal das comunidades locais. O editorial da revista é claramente contrário a nós. A capa também não nos ajuda.

Creio que precisamos escrever uma resposta coordenada depois de avaliar se vale a pena levantar a lebre.

Vale a pena ler os cometários ao artigo on-line. Um internauta mostra que a maior parte do artigo foi "inspirada" na wikipédia...

A revista não é mais tão séria assim...

Editado por Neumann
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Mosqueiro

Pesco porque pescar me dá prazer e vou continuar pescando enquanto assim for. Solto os peixes e continuarei soltando porque acredito que estou fazendo a coisa certa. Já falei uma vez num tópico aqui do forum e repito, essa discussão de direitos dos animais é incompatível com nossa atividade, mas isso não significa que eu irei tratar com crueldade os peixes que capturo, muito pelo contrário.

Parte do texto da revista foi retirado do Wikipedia. http://en.wikipedia.org/wiki/Catch_and_release.

  • Like 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Mosqueiro

Sim Neumann realmente esta revista não é confiável, ainda mais quem colocou não pensou os dois paises suíça e Alemanha destruiu muito a natureza por pensamentos ruim, realmente quem ler a matéria e ver no final o que colocarão, vai perceber que foi anormal para muitos.

Cada cabeça tem a aprobia sentença.

Editado por Marcelo R. S.
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Patrono

Realmente não deve ser agradável ser pescado, so what? - também não deve ser agradável tomar um baita choque (pergunte as vacas) ou ser sangrado (pergunte aos porcos) ou pendurado de cabeça para baixo e decapitado (pergunte as galinhas) ou até mesmo arrancado do chão (pergunte as hortaliças) ou ser engolido vivo por um peixe (pergunte as moscas)

  • Like 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Moderador

Como li em um artigo do Washington Post, logo logo vão proibir também que subamos em árvores... afinal, você além de machucar a árvore, pode se acidentar.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Moderador

:):):)

Em alguns países da Europa e principalmente da Escandinávia, a prática de pescar e soltar é proibida sob a alegação de que a única justificativa para se pescar é a alimentação ou sobrevivência.
A captura com morte é obrigatória e existem sérias penalidades ao descumprimento da lei.
Por esta razão quando assistirmos a videos destes países podemos observar o uso de um bastão metálico, usado para matar o peixe e abreviar seu sofrimento.
Obviamento esta prática tem cotas de quantidade que possam ser abatidas por pescaria em cada destino de pesca, e monitoramento dos estoques pesqueiros.
Esta prática já apresenta alguns problemas no caso de salmões, cuja reposição dos estoques é feita com solturas no mar.
Os salmões nascidos em pisciculturas não adentram aos rios para procriarem.
No Brasil, embora não tenhamos legislação a respeito, optamos por seguir o modelo norte americano de pescar e soltar como prática conservacionista.
A modalidade de pesca com mosca está fortemente arraigada neste conceito, e parece que se devidamente praticada de acordo com as boas recomendações de manuseio e soltura é a que menos danos traz aos peixes.

Pessoalmente busco na medida do possível minimizar o impacto e o stress provocado pelas capturas, usando equipamento de numeração adequada, anzol sem farpa (nem sempre), manuseando de maneira correta e abreviando a permanência do peixe fora da água.
Tenho fotografado poucos peixes, liberando a maioria ainda no net ou na borda do barco ou barranco.
No mais, seguirei pescando..... :ok:

Grande abraço

Odimir

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Mosqueiro

Realmente não deve ser agradável ser pescado, so what? - também não deve ser agradável tomar um baita choque (pergunte as vacas) ou ser sangrado (pergunte aos porcos) ou pendurado de cabeça para baixo e decapitado (pergunte as galinhas) ou até mesmo arrancado do chão (pergunte as hortaliças) ou ser engolido vivo por um peixe (pergunte as moscas)

Concordo totalmente. E a criação de gado para abate? manter o animalzinho dentro de seu cercado com data de morte(para nao dizer outra coisa) marcada? E ainda lucrar com isso? Nem é necessario entrar na filosofia poética de nao sei o que de especies diferentes..animalzinhos e tals...basta ver o é feito em nossa propria especie...assalto, violencia, fome...
Porque se preocupar com o nosso esporte que é a unica forma de manter o centro de todos nós?
Se é pra se preocupar, devemos nos preocupar com tantas outras coisas mais prioritarias...quando o mundo for perfeito, vou me preocupar com a agonia do peixe que pesco(e depois de fotografado e libero)....
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Mosqueiro

Palavras de Heywood Broun

" contaram-me que os peixes não se importam de serem pescados, pois tem o sangue frio e não sentem dor. mas não foi um peixe que me contou isso "...

será que ele era pescador ? :book:

Já li algumas matérias, onde queriam provar que os peixes não sentiam dor... será que toda essa discussão procede ? :hum:

Enquanto isso... Vou pescando... :innocent:

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Patrono
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Mosqueiro

Pelo que andei lendo (numa revista Pesca Esportiva) num artigo de um biólogo, os peixes não tem terminações nervosas na boca, o que os impede de sentir dor. Experiências in loco com a pesca do tucunarés-açu na Amazônia tem mostrado que, cerca de meia-hora depois da soltura, o bicho atacou outra isca.

Alguns aqui sabem do tanque que tenho em casa, onde, atualmente, crio 28 apaiaris. Era o lugar onde eu soltava os carás (Geophagus spp) que eu trazia vivos de minhas pescarias em açudes de amigos.

Durante 8 anos eu criei 35 deles, alimentando-os com ração e - por ter passado mais de 5 anos sem conseguir pescar, devido ao trabalho :eek::eek: - quase todos os domingos eu pescava alguns, usando gafanhotos artificiais (hoppers-terrestrials) ou imitações de ração, feitas com rolhas de vinho :okok: . Ou usava uma varinha de 1,8 m, de fibra, com adaptação de passadores e carretilha com linha #1, ou com linha de náilon com o padrão WF (feito com bitolas diferentes) - ou, quando eles estavam muito velhacos, usava uma varinha de bambu com anzol (sempre sem farpa) e minhoca mesmo...

Imediatamente após sua captura, usando anzóis sem farpa, eu os soltava direitinho, conforme manda o figurino do mosqueiro e - pasmem - NUNCA um deles morreu.

Até onde sei, o peixe que é enjoado para morrer é a truta. É peixe muito sensível MESMO! Mas os outros peixes brasileiros, desde que você tenha os devidos cuidados, não têm esse risco. A não ser que, na voracidade de alguns, embuchem o anzol ou ele se fixe numa guelra - aí, quase sempre é fatal!

Mais uma - certa vez, no açude, pesquei com ninfa um apaiari, de 22 cms. Ele engoliu a isca, que se fixou lá no fundo de sua boca. Mantive-o dentro da água, enquanto a esposa ia pegar a pinça hemostática maior (eu só estava com alicate para anzóis) e, após a chegada da ferramenta, retirei-o e fiz a soltura. O peixe não morreu!

É tudo, como falaram acima, MIMIMI, achismo de pseudo-cientistas. Não usam o velho método da observação, ficam no achismo - e até Newton observou a queda da maçã para formular a lei da Gravidade :graduado::graduado::graduado: .

Em bom acreanês (idioma derivado do nordestinês), é mesmo FRESCURA PURA E SEM MISTURA! :bad::bad::bad:

  • Like 3
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Mosqueiro

Amigos, muitas as vezes capturava robalos e um deles vinha com a guelras penduradas mais estava vivendo e se alimentando, e outros com uma a isca dentro do maxila comendo e vivendo. Ate aonde eu sei os peixes maiores cansa mais, e os peixes com escamas miúdas cansa mais rapido, e os peixes tem sanque frio e outros fatores que eles não sentem dores sente sim afrisão quado é fiscado.

A melhor foma de saber é ir pescar.

Editado por Marcelo R. S.
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Mosqueiro

Prezados Amigos

Sou Biólogo de formação e anatomista de profissão, (anatomia humana e comparada(animal)).

Se alguém quiser dar uma apreciada, auladeanatomia.com site que juntamente com mais dois professores amigos, fundamos em 2002 e hoje é o maior do Brasil.

Jamanta, tu me conhece, sabe que não sou santo muito menos eco chato. Pelo contrario sou extremamente racional e pouco sensível a assuntos ecológicos.

Quanto a dor, faço uma pergunta para a reflexão e conclusão dos amigos.

Peixe enxerga?

Peixe tem tato? (se um peixe estiver parado e tocarmos nele ele continua parado ou foge?)

Peixe tem paladar? Sente gosto de gasolina por exemplo em uma isca natural e a cospe fora?

Peixe tem sensibilidade na boca? Quando a isca entra na boca,como ele sabe que é hora de fechar?

Peixe ouve sons? (mesmo que sem ouvidos)

Pois bem, isso chama-se sistema nervoso periférico, que liga-se ao sistema nervoso central. Logo, todo o corpo dos peixes tem nervos, tanto motores quanto sensitivos, inclusive a boca, Mesmo sendo cartilaginosa, tem inervação, lembra dos puxões de orelha do avô? Pois é nossa orelha também é de cartilagem e doía não doía? Logo....

Peixe sente dor?

Quanto a matar vacas, porcos, e galinhas são para consumo, logo, ninguém sangra esportivamente um porco ou mesmo esportivamente dá uma marretada na cabeça de um vaca.

Sou pescador esportivo, sempre o serei, continuarei não matando peixes, somente os machucando, mas consciente que estou fazendo isso. Como falei no post inicial, apenas reflito muito sobre isso, já pensei em parar, mas não parei e talvez não pare ( o mais provável). Mas não me engano nem tento enganar ninguém, peixe sente dor, sente cansaço, sente stress e morre mesmo quando não o queremos matar.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Patrono

Quanto a matar vacas, porcos, e galinhas são para consumo, logo, ninguém sangra esportivamente um porco ou mesmo esportivamente dá uma marretada na cabeça de um vaca.

Pelo ponto de vista dos animais, não creio que eles se sintam menos mal pelo fato de serem para consumo.Mas nem por isso deixo de comer todos eles. Vamos lá deve ser uma josta ser pescado ou ser criado para alimento, mas é ótimo ter um bom peixe na linha .

Editado por Beto Saldanha
  • Like 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Patrono

Pelo que vejo de nossos mares e rios, já tem peixe preferindo morrer numa disputa honesta com um percador do que ser torturado pela poluição.

Já soltei peixe e quando o peguei de novo ele gritou, não me solta não tenha piedade.

Eu amo pescar e fico satisfeito com a foto o resto é fonte de inspiração para politico criar lei.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Patrono

Prefiro, a mim e a vocês, ficar espetando boca de peixe, contando façanhas e bravatas do que tomando antidepressivos, vestindo camisas de força ou invadindo escola com três automáticas entupidas de munição.

:bleh:

Tenho direito de preservar minhas raízes primitivas! Sangue ogro!

Tá! Já pirei bastante, agora vou retornar para o estudo de Física Mecânica.

Abç

PS. Alguém sabe se com ruptura parcial do epicôndilo dá para castear? :hum:

  • Like 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Patrono

soltar faz bem porque parte dos peixes realmente sobrevive. Todos nós já pescamos peixes com ferimentos na boca e no corpo cicatrizados, sem falar de peixes capturados com anzóis ainda presos

Isso não muda o fato de a captura causar dor e sofrimento aos peixeis e provocar a morte de parte deles, o que por outro lado não muda o fato de que a pesca sempre irá existir, por um ou outro motivo

Porém, a pesca esportiva, dentro de um contexto preservacionista, sugere que soltemos o peixe e adotemos medidas para aumentar o sucesso da soltura, como amassar farpas, usar moscas/iscas/anzóis dimensionados aos peixes, equipamentos que percam em esportividade, mas diminuam o tempo de briga e o stress ao peixe etc.

E, por último, a pesca esportiva precisa existir para ocupar espaços que, abandonados, seriam (ou permaneceriam) dominados pela pesca predatória

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Moderador

Os alemães e suíços proibiram o catch&release com base ética. Para a cultura germânica dos caras, a pesca é um procedimento para conseguir alimento e não deve ser confundida com diversão. Dessa forma, o pesque&solte seria considerado anti-ético para com os animais e todos os peixes capturados devem ser mortos.

Não sei se concomitantemente a isso os caras promulgaram quantidade de capturas por estação/pescador ou coisas do estilo, com o objetivo de fazer manutenção da população de peixes... considerando o país de origem desse tema, imagino que o tenham feito e que TODOS respeitam isso por lá.

Para a promulgação desse ato que proíbe o P&S, que gerou certa comoção na Europa, houve um momento no qual as discussões sobre biologia, dor e taxa de sobrevivência foram suplantadas por outras considerações mais abstratas, o que também não deixa de ser típico dos países dos quais estamos falando.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Mosqueiro

Não precisamos ir muito longe, aqui no RS tenho um amigo dono de um pesque e pague onde existem vários lagos com Bass, traíra e carpas. Ele está num processo de regularização da fazenda diante dos órgãos ambientais e a licença vai ser expedida apenas se o dono se comprometer que a pesca seja com abate , nada de pesque e solte . Tem cabimento ? Se a moda pega ...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Mosqueiro

Prezados Amigos

Sou Biólogo de formação e anatomista de profissão, (anatomia humana e comparada(animal)).

Se alguém quiser dar uma apreciada, auladeanatomia.com site que juntamente com mais dois professores amigos, fundamos em 2002 e hoje é o maior do Brasil.

Jamanta, tu me conhece, sabe que não sou santo muito menos eco chato. Pelo contrario sou extremamente racional e pouco sensível a assuntos ecológicos.

Quanto a dor, faço uma pergunta para a reflexão e conclusão dos amigos.

Peixe enxerga?

Peixe tem tato? (se um peixe estiver parado e tocarmos nele ele continua parado ou foge?)

Peixe tem paladar? Sente gosto de gasolina por exemplo em uma isca natural e a cospe fora?

Peixe tem sensibilidade na boca? Quando a isca entra na boca,como ele sabe que é hora de fechar?

Peixe ouve sons? (mesmo que sem ouvidos)

Pois bem, isso chama-se sistema nervoso periférico, que liga-se ao sistema nervoso central. Logo, todo o corpo dos peixes tem nervos, tanto motores quanto sensitivos, inclusive a boca, Mesmo sendo cartilaginosa, tem inervação, lembra dos puxões de orelha do avô? Pois é nossa orelha também é de cartilagem e doía não doía? Logo....

Peixe sente dor?

Quanto a matar vacas, porcos, e galinhas são para consumo, logo, ninguém sangra esportivamente um porco ou mesmo esportivamente dá uma marretada na cabeça de um vaca.

Sou pescador esportivo, sempre o serei, continuarei não matando peixes, somente os machucando, mas consciente que estou fazendo isso. Como falei no post inicial, apenas reflito muito sobre isso, já pensei em parar, mas não parei e talvez não pare ( o mais provável). Mas não me engano nem tento enganar ninguém, peixe sente dor, sente cansaço, sente stress e morre mesmo quando não o queremos matar.

Douglas,

Concordo plenamente com suas palavras. Tambem tenho a mesma opiniao que a sua.

Acredito que o fato de soltar os peixes nao nos torna melhores ou piores, acredito que peixe sente dor, stress e etc. Sempre gostei de pescar de fly e de bait porem prefiro o fly pelo fato de nao gostar de garateias e fisgas, mas sei que mesmo tirando as fisgas nao estou salvando um peixe mas sim reduzindo as chances de mata-lo.

De qualquer forma acho importante termos pescadores esportivos com essa visao para que o esporte continue evoluindo.

(meu teclado esta sem acentos)

Abraco !!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Participe da conversa

Você pode postar agora e se registrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça seu login agora mesmo para postar com sua conta

Visitante
Responder a este tópico...

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Apenas 75 emoji são permitidos.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

×
×
  • Criar Novo...

Informação importante

Ao usar este site, você concorda com nossos {termos}.