Ir para conteúdo

Ultra Chenile Alternativo


Postagens Recomendadas

  • Moderador

Eu ando muito em armarinhos. Nunca encontrei um chenile de pequeno calibre, somente nesse aí. Com o que comprei, nunca peguei nada e acabei desistindo de usar.

Diz que na Europa você encontra cheniles pequenos facilmente em armarinhos. Nos lugares que por lá circulei, não achei.

  • Like 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Mosqueiro

Também gosto de garimpar armarinhos.

Quando morei em Londrina, achei esses aqui, que por sinal têm uma qualidade muito boa. Eram fabricados por uma empresa nacional chamada C.S. Franco S.A. Ind. Com. Textil, mas pararam de fabricar há muito tempo. Eram comercializados com o nome de Welufil.

chenile002.jpgchenile001.jpg

Editado por Gilberto
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Mosqueiro

Matheus, creio que este chenile seja equivalente ao médio.

Uma vez fiz umas minhocas para black bass com um chenile semelhante à este da sua foto, trançando três fios. Ficou legal, peguei peixe com estas minhocas, mas depois de molhadas ficaram muito pesadas, bem ruins de castear.

Imagino que você possa usar este chenile nas mesmas outras aplicações onde usaria um chenile médio, para fazer corpo de woolly buggers, etc.

Deixo aqui um link sobre as minhocas de chenile, mas se você fizer uma busca por chenille worms no Google vai achar mais alguns.

http://www.flyfishohio.com/Wonder-ful%20Chenille%20Worms.htm

Abraço,

Sandro Hoff

Editado por Sandro
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Moderador

:):):)

Ola Marçal,

O material mostrado no inicio do tópico não é ultra chenille, o qual por sua vez é bastante parecido com o material mostrado pelo Gilberto, porém mais fino e compacto.
Seguindo as sugestões do Sandro poderá ser utilizado no atado de Woolies.
Pessoalmente utilizei material parecido com o que você mostra, no atado de "Montana Stone" e funcionou bem, embora eu prefira o chenille próprio para atados vendido em pequenas cartelas.

Grande abraço
Odimir

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Mosqueiro

Também gosto de garimpar armarinhos.

Quando morei em Londrina, achei esses aqui, que por sinal têm uma qualidade muito boa. Eram fabricados por uma empresa nacional chamada C.S. Franco S.A. Ind. Com. Textil, mas pararam de fabricar há muito tempo. Eram comercializados com o nome de Welufil.

chenile002.jpgchenile001.jpg

Se alguém se interessar por este específico chenile, contatar Erica Bornia , super gente -boa que tem blog de artesanato https://www.flickr.com/photos/rkbornia/ . E que, por volta de 2012 ( acho), recebeu gde qtidade do produto.

Já vendeu vários lotes para flytiers paulistas e outros. Sou nada disso; mas adoraria exemplificar o uso com as moscas que tencionava atar com este micro chenille. Todavia, probls e outros caminhos retardam meu intento com o material super interessante.

Editado por Ilza
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 meses depois...
  • Mosqueiro

Se alguém se interessar por este específico chenile, contatar Erica Bornia , super gente -boa que tem blog de artesanato https://www.flickr.com/photos/rkbornia/ . E que, por volta de 2012 ( acho), recebeu gde qtidade do produto.

Já vendeu vários lotes para flytiers paulistas e outros. Sou nada disso; mas adoraria exemplificar o uso com as moscas que tencionava atar com este micro chenille. Todavia, probls e outros caminhos retardam meu intento com o material super interessante.

Ilza, você conseguiu alguma vez entrar em contato com a Erica? Tentei e não consegui...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Mosqueiro

Ilza, você conseguiu alguma vez entrar em contato com a Erica? Tentei e não consegui...

Vozão,

Em 2012, troquei emails e informações com esta Gde Pessoa, que tinha recebido umas 1500 meadas deste micro chenile ( 2,0 mm de diâmetro). E embora tivesse vendido gdes lotes a vários atadores paulistas, ainda conservava umas 500 meadas.

Tive o prazer de receber dela , como amostra, umas peças emboladas que, cf informava, não podiam ser vendidas.

Tentei que, junto aos embolados cedidos, ela me vendesse algumas meadas de cores específicas. Mas compreendi sua preferência de vender gdes lotes , cuja compra só nos seria viável em compra coletiva. E como "contratempos" retardaram e retardam minha evolução no uso destes; usando o mínimo tempo e informação noutros atados, acabamos cedendo parte a amigos ; e apenas divulgando o material, como aqui refiz.

Na data de meu post acima, Out/2014, tb enviei um email a Erica. Mas não tive resposta.

Se alguém conseguir contato ( ou souber onde vende); e for fazer compra conjunta, to dentro!

Abç extensivo às Princesas.

Editado por Ilza
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 5 meses depois...
  • Patrono

eu comprei um tal chenille princesa e é muito bom, mas é realmente mais largo do que eu preciso. Para algumas moscas dá pra "tosar" até ficar na altura desejada, mas nem sempre isso é fácil.

É só pesquisar no google que aparece uma loja que vende. É barato, tipo uns 5 reais por novelão

Preciso de um fio chenille na cor creme (não é tan nem bege), um "quase branco". A cor desse tal chenille princesa que corresponde a que eu quero é a "chantili", mas a areia tb chega perto.

Pode ser alternativo ou não, e pode ser do tipo ultra ou regular, mas se alguém souber onde há para vender, agradeço

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Mosqueiro

Célio,

Fucei , entre os tecos que cortei de uns embolados recebidos, se tinha da cor que procuras. O mais claro que me veio é cor "café com leite".

Mas tá registrado na "lista de atenções" p/ qdo eu ou o patrão formos ao centro. Ocasião em que, por "descuido" :innocent: acabaremos nos desviando para a R. 25 de março. Qqer novidade, te mandamos :ok:

Pessoal,

Se efetivas não sei. Mas que simplicidade de atado !... http://flyanglersonline.com/fotw/2011/fotw20110523_1.php

Editado por Ilza
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Patrono

Célio,

Fucei , entre os tecos que cortei de uns embolados recebidos, se tinha da cor que procuras. O mais claro que me veio é o da Frankisquinha acima.

Mas tá registrado na "lista de atenções" p/ qdo eu ou o patrão formos ao centro. Ocasião em que, por "descuido" :innocent: acabaremos nos desviando para a R. 25 de março. Qqer novidade, te mandamos :ok:

Pessoal,

Se efetivas não sei. Mas que simplicidade de atado !... http://flyanglersonline.com/fotw/2011/fotw20110523_1.php

Opa, Ilza

Muito obrigado! Se achar algo me avisa, sim

Pesca de truta não é muito a minha praia. Eu pesco (com muito menos frequencia que no mar) e adoro, mas não entendo muito. Porém, essa mosca da receita que vc postou certamente será muito efetiva :ok:

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Mosqueiro

Opa, Ilza

Muito obrigado! Se achar algo me avisa, sim

Pesca de truta não é muito a minha praia. Eu pesco (com muito menos frequencia que no mar) e adoro, mas não entendo muito. Porém, essa mosca da receita que vc postou certamente será muito efetiva :ok:

Marido já teve de ir ao centro e deu uma olhada rápida na R. 25 março. O que encontrou de + parecido com chenile foi um novelo de "brocado" ( tipo um chenile, que, segundo descreveu, tinha 02 fileiras de pelinhos de cada lado do barbante central...). Não achamos uma imagem semelhante na Net. E como não tinham nenhuma cor clara como as que procuras; e nem lhe parecia bem um chenile; não anotou a marca do trem. Diz que semana que vem, tvz consiga uma pesquisa mais acurada...

Agora a noite, reparamos que o tal Chenile Princesa parece ter mesma configuração que o brocado visto pelo marido, i é, 02 carreiras de pelos amarradas por um barbante central. Confere? Se sim, fica mais fácil achar outro semelhante,... nas cores de interesse,

Qto a Ninfa de Cadis do link, tvz uma bead head pesada fizesse com que, nas trabalhadas, o chenile e anzol oscilassem com + intensidade...quiçá ampliando atração. Mas não manjamos nicas isso que é papo pro :graduado: "Ninfman" e pro :graduado: "Sir Odimir" ;)

Editado por Ilza
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Patrono

Marido já teve de ir ao centro e deu uma olhada rápida na R. 25 março. O que encontrou de + parecido com chenile foi um novelo de "brocado" ( tipo um chenile, que, segundo descreveu, tinha 02 fileiras de pelinhos de cada lado do barbante central...). Não achamos uma imagem semelhante na Net. E como não tinham nenhuma cor clara como as que procuras; e nem lhe parecia bem um chenile; não anotou a marca do trem. Diz que semana que vem, tvz consiga uma pesquisa mais acurada...

Agora a noite, reparamos que o tal Chenile Princesa parece ter mesma configuração que o brocado visto pelo marido, i é, 02 carreiras de pelos amarradas por um barbante central. Confere? Se sim, fica mais fácil achar outro semelhante,... nas cores de interesse,

Qto a Ninfa de Cadis do link, tvz uma bead head pesada fizesse com que, nas trabalhadas, o chenile e anzol oscilassem com + intensidade...quiçá ampliando atração. Mas não manjamos nicas isso que é papo pro :graduado: "Ninfman" e pro :graduado: "Sir Odimir" ;)

Puxa, Ilza

Muitíssimo obrigado. O chenile princesa é exatamente assim e é ótimo. O único problema mesmo é ter o dobro da espessura adequada pra o meu caso

Abs

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Mosqueiro

Celio,

Ontem, ao menos nas gdes lojas da 25/03, não tinha. Marido assustou-se com fato de algumas atendentes de gdes lojas de lãs e afins, sequer saberem o que é "chenile" :eek: . Ele diz que a invasão dos produtos chineses, e as " facilidades " nacionais às nossas indústrias parecem ter quebrado nossas tecelagens ( por enquanto,,,,só a elas...). Qqer novidade, a gente avisa :ok:

abç

Editado por Ilza
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Patrono

Celio,

Ontem, ao menos nas gdes lojas da 25/03, não tinha. Marido assustou-se com fato de algumas atendentes de gdes lojas de lãs e afins, se quer saberem o que é "chenile" :eek: . Ele diz que a invasão dos produtos chineses, e as " facilidades " nacionais às nossas indústrias parecem ter quebrado nossas tecelagens ( por enquanto,,,,só a elas...). Qqer novidade, a gente avisa :ok:

abç

Obrigado de novo, Ilza. Aqui no RJ é a mesma coisa. Até nos armarinhos tradicionais as atendentes seque sabem o que é chenille. Acho que vou resolver meu problema nos EUA mês que vem :p

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Mosqueiro

Maioria das lojas de tecidos e linhas da região da R. 25 de março/SP fecharam, cedendo lugar aos balangandãs ching-lings, diminuindo-nos as opções.

"...Preciso de um fio chenille na cor creme (não é tan nem bege), um "quase branco". A cor desse tal chenille princesa que corresponde a que eu quero é a "chantili", mas a areia tb chega perto.

Pode ser alternativo ou não, e pode ser do tipo ultra ou regular, mas se alguém souber onde há para vender, agradeço..."

Mas Célio, hoje, meu incansável vassalo :veneno::innocent: chegou de uma "oficina de costura" com retalhos de 03 peças estranhas. Uma delas, embora preferisse que fosse melhor; me sugeriu indagar-te se te serviria paliativamente até surgir algo melhor.

Cor " tipo areia da praia", quase, mas não branca.

Trata-se de uma rede onde cordões de "pseudo-cheniles grosseiros" são lidados entre si, por outros como travessas de pcos cms, cf foto. Cf percebemos, basta cortar as travessas, para liberar os cordões inteiros do..."pseudo-chenile"/ fotos.

Chenil%20e%20miudo%20interno%20Areia%20B

Chenile%20e%20Chenilinho%20Areia%20%20Da

O melhor foi percebermos que, de dentro do cordão de chenile liberado pela tesoura (à esquerda nas fotos) , com jeitinho e até certa facilidade, se consegue extrair um chenilinho bem mias fino ( à direita nas fotos) , que muito me atraiu para adornar umas isquinhas :wub: .

Fácil imaginar que, com a retirada deste fininho, o chenile ex-continente deve ter perdido volume, ficando mais adaptável à alguns atados. Parece não ser fácil extrair, do grande cordão, mais de 01 "chenilinho fininho". Mas ainda não tivemos tempo para outros modos de tentativa.

A trama vista na foto tem uns 11 cordões deste "quase chenile"; se eu te mandar 90cm de rede, consegues extrair 9,9m de cordão. Se tiveres a fim de brincar de "corte-costura" :D , extraindo desta trama uns cordões : mande endereço / mp. Se a quantidade for insuficiente, avise .

abç.

Editado por Ilza
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Mosqueiro

Cf aditamento que deves observar à resp/mp :

1 ) "será que se eu mandar por PAC ( p minha conta) , ainda chegaria antes de tua partida, qdo o ideal é já teres feito uns atados emergenciais ? Ou é indicado o Sedex ( etse p/ tua conta) ? Aguardando resp p/ envio hoje ou, + tardar, amanhã.

2 ) Avalie o tamanho comentado ( ampliei p 90cm q resulta em 9,9m de chenile) e necessidade de ampliá-lo.

3) Também mandaremos mais um teco menor, de outra "rede-chenile" cor "camarão".

4) E mais outros cordões "metidos a cheniles" , para eventual pesquisa de utilidade.

Úteis ou não; retornos sobre os experimentos nos mostrarão outros possíveis usos e explorações destes materiais ... :innocent::devil2:

abç.

Editado por Ilza
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Participe da conversa

Você pode postar agora e se registrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça seu login agora mesmo para postar com sua conta

Visitante
Responder a este tópico...

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Apenas 75 emoji são permitidos.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

×
×
  • Criar Novo...

Informação importante

Ao usar este site, você concorda com nossos {termos}.