Ir para conteúdo

Insetos do Rio Sana


Postagens Recomendadas

  • Administrador

Fui com o Boss fazer uma exploração no Rio Sana e vejam o que encontramos:

DSCN7662.JPG

Ninfa de dragonfly

DSCN7664.JPG

Ninfa de dragonfly

DSCN7667.JPG

Ninfa de damselfly

DSCN7668.JPG

Ninfa de damselfly

DSCN7674.JPG

Ninfa de mayfly

DSCN7675.JPG

Ninfa de mayfly

DSCN7677.JPG

Larva de caddis (fora do casulo, estava agarrada na pedra)

DSCN7682.JPG

Ninfa de damselfly

DSCN7683.JPG

Ninfa de damselfly

DSCN7688.JPG

Larva de dobsonfly (aí professor Daniel, o bicho resolveu aparecer)

DSCN7692.JPG

Larva de dobsonfly

DSCN7693.JPG

Essa mesma ninfa coletei da outra vez no Macaé, não tenho certeza, mas me parece outra espécie de damselfly

DSCN7694.JPG

A mesma ninfa novamente

DSCN7705.JPG

Ninfa de mayfly (essa parece ter só dois filamentos na cauda e se assemelha a um escorpião)

DSCN7708.JPG

Ninfa de mayfly

DSCN7711.JPG

Comparando as ninfas de mayfly

DSCN7713.JPG

Outra das ninfas de mayfly

DSCN7716.JPG

Presumo que seja uma ninfa de mayfly bem jovem

DSCN7718.JPG

Mais damselflies

DSCN7719.JPG

Ninfa de damselfly

DSCN7723.JPG

Larva de caddis (esta estava dentro do casulo)

DSCN7728.JPG

Larva de caddis

Só faltou uma stonefly, por mais que eu procurasse, não consegui encontrar. Talvez por conta da qualidade da água, já que esses insetos são considerados como os mais exigentes quanto à pureza da água e considerados bio-indicadores.

Sem muito esforço em poucos minutos, pode-se atestar que há comida em abundância nesse rio. ;)

  • Like 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Administrador

Rio sem peixe é triste. :(

Não vejo explicação a não ser a proximidade com a cidade.

Para enriquecer o tópico com mais imagens:

Bicho horrendo - Foto 1

post-1-0-02320900-1412633408_thumb.jpg

Bicho horrendo - Foto 2

post-1-0-54710400-1412633400_thumb.jpg

Mayfly - Foto 1

post-1-0-58354300-1412633426_thumb.jpg

Mayfly - Foto 2

post-1-0-51330400-1412633427_thumb.jpg

Caddis - Foto 1

post-1-0-54233900-1412633428_thumb.jpg

Caddis - Foto 2

post-1-0-55756600-1412633429_thumb.jpg

Damselfly - Foto 1

post-1-0-48274200-1412633430_thumb.jpg

Damselfly - Foto 2

post-1-0-96908700-1412633430_thumb.jpg

post-1-0-96908700-1412633430_thumb.jpg

Abusei no uso do Photoshop. :D

T+ :)

post-1-0-55605500-1412633431_thumb.jpg

  • Like 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Mosqueiro

DSCN7705.JPG

Ninfa de mayfly (essa parece ter só dois filamentos na cauda e se assemelha a um escorpião)

Só faltou uma stonefly, por mais que eu procurasse, não consegui encontrar. Talvez por conta da qualidade da água, já que esses insetos são considerados como os mais exigentes quanto à pureza da água e considerados bio-indicadores.

Sem muito esforço em poucos minutos, pode-se atestar que há comida em abundância nesse rio. ;)

André, com dois cercos É STONEFLY...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Administrador

Mestre João,

Existem espécies de mayfly que possuem só dois filamentos. A principal característica da stoneflies é o tórax com 3 segmentos e um par de pernas em cada um deles.

Apesar dessa ninfa parecer ter os pares de pernas bem separados, não estou certo que seja uma stonefly. Me parece ser mesmo uma outra espécie de mayfly.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Moderador

:):):)

Ninfas de Mayflies dos gêneros Epeorus e Psuedocloeon e também várias espécies de Baetis possuem apenas 2 cercos na cauda.
(Instant Mayfly Identification Guide - Caucci/Nastasi)

É possível que o cerco central tenha se partido, porque a configuração geral sugere uma ninfa de Stenonema vicarium que tem 3 cercos.

Abraços

Odimir

Editado por Odimir
  • Like 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Patrono

No Sana não tem nem lambari.

Beto, desculpe, na chamada do Rio Sana havia uma menção do Fausto (transcrita abaixo) ao Rio Bananeiras..."

"Resolvemos partir pro Rio Bananeiras afim de verificarmos se era a época, ou condições climáticas que haviam "sumido" com os lambaris e também aproveitamos pra almoçar. :)

Logo após o almoço entramos no rio e encontramos os mesmos milhares de micro-lambaris:"....

Eu troquei de rio, daí a conclusão erronea. Mea culpa !!

Editado por HDayan
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Administrador

Ooops... :blush: Tem toda a razão, já ajustei. :)

Faz alguma idéia do que sejam esses bichos? :huh:

Na outra coleta que fiz no Macaé de Baixo também encontrei um bicho desses e ficou uma dúvida quanto ao que seria (a foto não estava nada boa, essa de agora dá pra ver bem melhor), talvez uma damsel? :hum:

DSCN7693.JPG

DSCN7694.JPG

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Mosqueiro

Banaca, Prof. André!

Mas...

Rio sem peixe é triste. :(

Pior ! Rio sem peixe não é rio ;"água (morta) que corre" :(

Editado por Ilza
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Administrador

Lamba tem. Já peguei qd oantigamente explorava esses rios todos. Mas trutas não achei não. Mas tem tudo pra tê-las, eu acho. Água limpa, oxigenada, só falta chover.

Acima da cidade Kensuke deve ter, pois abaixo não está legal não, pois os bichos de duas patas já fizeram um bom estrago, além do que os trechos que observamos não achei nada bacana, não é fácil de vadear, mas talvez acima da cidade seja diferente. Quem sabe um dia me animo a visitar mais acima... ;)

T+ :)

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Administrador

Então já justifica visitar o rio mais acima e se puder me dar umas coordenadas eu ganho a viagem. :ok:

Vou de Tenkara e a diversão é máxima com os lambaris, para ficar igual no Fly tem que ser um conjunto #1, #0 ou #00, mesmo assim com varinha de mão fica divertidíssimo e muito mais em conta, já que não há necessidades de longos arremessos. :)

Bora lá dar na cara dos lambaris. ;)

T+

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Mosqueiro

Amigo Fausto os lambaris tem cara? :D brincadeirinha.

Ainda niquem sabe que inseto é esta?

A pesar que este inseto esta cheiro de detritos do rio.

DSCN7693.JPG

Editado por Marcelo R. S.
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Administrador

Marcelo essa sujeira no corpo do bicho deve ser em função de algo que faz aderir nele, não tem nada há ver com sujeita do recipiente do qual estavam dentro ao serem fotografados e também não entendo o porque. Os outros insetos estavam no mesmo recipiente, na mesma água e não estavam com essa "sujeira" grudada neles.

Coisa horrenda.

T+ :)

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 meses depois...
  • Mosqueiro

Parabéns pelo registro André!!

Acho super interessante essas "entomofotos".

Tb to montando um arquivo aqui do cerrado.

Em minhas pesquisas estudei que essa fase aquática da dobson é considerada larva e não ninfa, desculpe se estiver enganado.

Aqui no cerrado, acredito que as wolly bugger imitam elas na "mente do peixe". Já fisgamos algumas pirapitingas tanto com a wolly, quanto com a terrestrial imitando sua fase adulta...

Lindos registros!!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Mosqueiro

Acredito eu que a dobson seja a maior larva de inseto dos rios brasileiros...

As baratas d'água tb são bem grandes, mas acho que na fase de larva são menores que a dobson... Me desculpe mais uma vez se estiver enganado, tb estou em fase de pesquisa...

Abraços!!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Administrador

Tens razão meu amigo, obrigado pelo toque, já diz as correções. ;)

Consultei os livros que tenho sobre insetos e nesta fase os megalópteros são realmente chamados de larvas. :yes:

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Mosqueiro

Se tivesse ao menos umas pirapitingas, seria show demais. Tabarana melhor ainda. Tantos peixes que poderiam se adaptar bem a esse rio, e no entanto, um rio sem peixe, de fato triste...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Mosqueiro

Se tivesse ao menos umas pirapitingas, seria show demais. Tabarana melhor ainda. Tantos peixes que poderiam se adaptar bem a esse rio, e no entanto, um rio sem peixe, de fato triste...

"Rios sem peixes não são rios; apenas água que corre". Nada mais triste. ...

E se multiplicam aos montes em nossa terra; pelo descaso de muitos, ignorância e omissão da maioria.

Editado por Ilza
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 semanas depois...
  • Moderador

Se tivesse ao menos umas pirapitingas, seria show demais. Tabarana melhor ainda. Tantos peixes que poderiam se adaptar bem a esse rio, e no entanto, um rio sem peixe, de fato triste...

"Rios sem peixes não são rios; apenas água que corre". Nada mais triste. ...

E se multiplicam aos montes em nossa terra; pelo descaso de muitos, ignorância e omissão da maioria.

Já não existiu pirapitinga na Bacia do Macaé? Era um caso prá pensar, pessoal do Rio. Povoar (repovoar?) o rio Sana com pirapitinga-do-sul.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Administrador

André temos 4 rios naquelas bandas, e nosso problema não é esse, é comprar os alevinos. :(

Se alguém tiver contato e também não me achar um "criminoso"... manda uma MP e conversamos. :ok:

T+ :)

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Participe da conversa

Você pode postar agora e se registrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça seu login agora mesmo para postar com sua conta

Visitante
Responder a este tópico...

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Apenas 75 emoji são permitidos.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

×
×
  • Criar Novo...

Informação importante

Ao usar este site, você concorda com nossos {termos}.