Ir para conteúdo

Pancoringa


Postagens Recomendadas

  • Mosqueiro

Bacana a mosca! :okok:

Legal ver uma receita de atado de pâncora diferente das tradicionais, aliás acredito que alguns atados para saltwater como crabs e afins possam ser adaptados perfeitamente, mudando cores e proporções para imitar pâncoras, tendo como alvo as trutas.

Chenille é um material bem versátil. Gosto muito dele.

Gostei das penas no lugar das garras.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Mosqueiro

Muito bom o passo a passo

Como disse o Gilberto, alguns materiais para atar caranguejos deve cair como uma luva para esse tipo de atado, o furry foam é um material barato e que deve fazer um bom efeito, assim como os ep brush.

Se eu fosse para a patagônia esse ano ia atar umas bichinhas dessas, inclusive uma hot Orange, pois uma vez encontrei uma pâncora no rio Malleo que tinha a cor de uma lagosta cozida, vou procurar a foto e posto aqui.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Patrono

Obrigado a todos, faz tempo que eu queria compartilhar esse modelo de pâncora, inclusive pra ver se alguém já conhecia e se saberia quem é o criador dela.

Eu achei essa mosca presa numa árvore, vi um tippet brilhando pendurado e fui conferir. Já achei 3 moscas assim, hehehe e duas delas nunca tinha visto!

Mas achei tbem 2 iscas de bait... uma articulada com uns 15cm! Decepcionante...

Abraço!!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 9 meses depois...
  • Mosqueiro

Podia jurar que já tinha elogiado este belo atado...

As pinças de penas devem dar boa ilusão de movto sob o "balanço das águas"...além de mais simples que atar as juntas das pinças de chenile.

"By the way" ( aprendi c/ o Mestre...e repito p não desaprender...hehe), as "articulações" das pinças de chenile da 2ª pâncora foram unidas ao bracinho mediante nós em arames? Agradeceria uma dica "urgente", pois estou prestes a tentar umas... travessuras.

Grata.

Editado por Ilza
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Patrono

Oi Ilza, obrigado pelo comentário!

Para fazer as garras, eu usei linha de atado mesmo!

Simplesmente dobrei a ponta do chenile em torno de 1cm (ficando assim um pedaço de 1cm de chenile duplo e paralelo) e amarrei com a linha de atado uns 3 ou 4 nós bem rentes ao final da parte duplicada, passei cola nos nós e depois cortei o loop no meio pra sobrarem duas pontas da garra.

Não sei se consegui explicar, mas se precisar eu desenho! (é sério! :yes: )

Um abraço e bons atados!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Mosqueiro

:) Oi,

Novata fantasiando, pensei que a região assinalada c/ a seta vermelha fosse "móvel / articulada"; o que, embora interessante, certamente seria mais trabalhoso, imagino...

Muito grata pela atenção, Theigor ! E parabéns pela clareza e didatismo! :mestre:

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Patrono

Analisando agora, mesmo que pareça óbvio, percebi que faltou dizer que as pontas do chenile são levemente queimadas com isqueiro.

Ilza, eu não quis fazer as garras articuladas pra não parecer muito ameaçador e acabar botando medo nas trutas :happy:

Talvez assim, vendo a garra engessada, mais trutas se arrisquem no petisco :laugh:

Já pensei em fazer as garras com chenile mais grosso, pra se destacar, só não botei em prática ainda...

:bye:

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Mosqueiro

Tcheigor,

Ainda não vi o comportamento de uma pancora na Natureza. Mas com minha relativa fixação por "movtos"; imagino que uma pancora"dando tchauzinho", ou acenando um "vem cá", durante seu arrasto lento e ritmado, amplie seu poder de sedução à alguma truta carente-curiosa... :D . Mas _ fantasias à parte_ vc tb pode estar certo, e já está um belíssimo atado! :yes:

:ok:

Editado por Ilza
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Administrador

Maravilha Tcheigor! :bs-aplauder:

Só faltou uma coisinha no seu tópico, estar na seção "passo a passo", mas já resolvi essa questão. ;)

Nosso amigo Dron Lee resolveu a questão das pinças com 2 pedaços de chenille e um nó:

sbs+6.jpg

Parabéns e obrigado por compartilhar. :)

  • Like 1
  • Thanks 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Mosqueiro

Show de atado Tcheigor!!

Vou atar umas pra usar aqui no rio paraná. Aqui o pessoal usa caranguejo pra pesca de piaparas, pacus, etc.

Quem sabe não acho algum perdido a fim de uma tentativa de pancora modificada?!

hehehe

Uma curiosidade, não seria mais interessante atar a isca com a ponta do anzol para cima (tipo bendback)?

Isso evitaria talvez da isca enroscar nas pedras.

:)

Abraços!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Mosqueiro

"...Uma curiosidade, não seria mais interessante atar a isca com a ponta do anzol para cima (tipo bendback)?

Isso evitaria talvez da isca enroscar nas pedras..." ( cortei)

Olá, André.

Não tenho certeza; mas me pergunto se o bom lastro adicionado à pancora ...,

P1060537_zps3d89ec03.jpg

...além de ajudá-la a ir ao fundo, já não atenderia tua pretensão...

Editado por Ilza
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Mosqueiro

Olá, André.

Não tenho certeza; mas me pergunto se o bom lastro adicionado à pancora ...,

P1060537_zps3d89ec03.jpg

...além de ajudá-la a ir ao fundo, já não atenderia tua pretensão...

Ilza,

Eu comentei devido a esta foto aparecer a ponta do anzol para cima e a isca estar de cabeça para baixo, mostrando o ventre.

;)

P1060513_zps0e9ebc0b.jpg

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Mosqueiro

Ilza,

Eu comentei devido a esta foto aparecer a ponta do anzol para cima e a isca estar de cabeça para baixo, mostrando o ventre.

;)

P1060513_zps0e9ebc0b.jpg

Compreendo, A. Vergara,

Embora o lastro me pareça propositadamente duplicado e instalado apenas no lado externo da haste do anzol; podes mesmo estar certo "se", no caso específico, o lastro e shape total não garantirem o "anzol p cima" . Todavia, " penso " que a ideia de ampliar o lastro, sobretudo no lado da haste contrário ao gap (curva) do anzol ; somando-se o shape da isca [ com anzol de gape gde; e maior parte do corpo no lado do gape] , podem satisfazer teu/ "nosso" intento . :ok:

Qto as cores indicarem posição da isca, "de modo geral" é um bom critério, e até pode fazer sentido no caso em foco. Mas não é um critério 100% confiável : já vi muitas "clousers minows" (acho) onde o atador , após instalação dos alteres, no lado oposto ao gape, se esqueceu de girar o eixo da Morsa em 180º, terminando por atar a "barriga" na parte que, em uso, ficará por cima.

Nunca vi uma pancora ao vivo, porém, com a ajuda dos amigos vi a tal na foto do Boss e como se faz para ata-la. Valeu por compartilhar.

Olá, Arnaldo. Um pouco + sobre estas "fofinhas" :

http://aguaspatagonicas.com/dieta-de-los-peces/pancoras-o-cangrejos-de-agua-dulce

https://www.google.com.br/search?q=imagens+pancoras&biw=1083&bih=524&tbm=isch&tbo=u&source=univ&sa=X&ei=6DWTVd-bK8TDggSS54LwDg&ved=0CB4QsAQ&dpr=1.25

Editado por Ilza
  • Like 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Patrono

Eu atei a mosca do mesmo modo que estava atada a original que encontrei, mas a idéia de atar de modo que a ponta do anzol fique pra cima é válida sim, é só questão de testar e ajustar o equilíbrio. :ok:

  • Like 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Compreendo, A. Vergara,

Embora o lastro me pareça propositadamente duplicado e instalado apenas no lado externo da haste do anzol; podes mesmo estar certo "se", no caso específico, o lastro e shape total não garantirem o "anzol p cima" . Todavia, " penso " que a ideia de ampliar o lastro, sobretudo no lado da haste contrário ao gap (curva) do anzol ; somando-se o shape da isca [ com anzol de gape gde; e maior parte do corpo no lado do gape] , podem satisfazer teu/ "nosso" intento . :ok:

Qto as cores indicarem posição da isca, "de modo geral" é um bom critério, e até pode fazer sentido no caso em foco. Mas não é um critério 100% confiável : já vi muitas "clousers minows" (acho) onde o atador , após instalação dos alteres, no lado oposto ao gape, se esqueceu de girar o eixo da Morsa em 180º, terminando por atar a "barriga" na parte que, em uso, ficará por cima.

Olá, Arnaldo. Um pouco + sobre estas "fofinhas" :

http://aguaspatagonicas.com/dieta-de-los-peces/pancoras-o-cangrejos-de-agua-dulce

https://www.google.com.br/search?q=imagens+pancoras&biw=1083&bih=524&tbm=isch&tbo=u&source=univ&sa=X&ei=6DWTVd-bK8TDggSS54LwDg&ved=0CB4QsAQ&dpr=1.25

Obrigado Ilza

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Participe da conversa

Você pode postar agora e se registrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça seu login agora mesmo para postar com sua conta

Visitante
Responder a este tópico...

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Apenas 75 emoji são permitidos.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

×
×
  • Criar Novo...

Informação importante

Ao usar este site, você concorda com nossos {termos}.