Ir para conteúdo

Desentortando anzóis


Postagens Recomendadas

  • Mosqueiro

Recentemente comprei num site, no setor de anzóis de atado, anzóis octopus da marca Gamakatsu para fazer streamers para dourados e fiquei meio decepcionado com os anzóis, porque sempre fiz streamers com anzóis salt water retificados e comprei os gamakatsu para tentar fazer streamers com anzóis mais leves, com gap maior e de uma marca reconhecida.:

Eles tem a fisga ligeiramente desviada para a direita e ao amassar as farpas, notei que todas se quebraram ao invés de amassar, deixando uma pequena rebarba que pode ser limada.

A dúvida de iniciante é em relação ao desvio da fisga: mesmo sendo um pequeno desvio, ele pode influenciar no nado da isca ou posso desconsiderar esta característica e atar assim mesmo ?

Eles parecem ser bem temperados, pois ao tentar retificar um deles com alicate de bico pequeno, notei que retorna facilmente ao lugar original.

Alguns dos amigos tem experiência com esses anzóis no atado ?

Desde já agradeço a colaboração.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Mosqueiro

Tentei retificar prendendo a ponta e a curvatura do anzol na morsa e tentei retificar a haste com um alicate, mas volta ao lugar original assim que paro de fazer força, é um anzol gamakatsu 4/0 bem resistente.

Seria na morsa de atado mesmo ou seria numa morsa de bancada ?

Editado por Rinaldo
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Mosqueiro

Obrigado pelo aviso em relação ás farpas Marcelo, mas como comprei na seção de material de atado pensei que todos fossem retificados, como os primeiros lotes de anzóis para atado que comprei com o Betinho e o Zanetti.

Em relação ao modelo, na embalagem só diz octopus, comprei por já ter visto sendo usado no atado anteriormente e fiquei em dúvida se seria o mesmo anzol.

Editado por Rinaldo
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Patrono

Comprou no Brasil? Se sim, informe ao vendedor, pois como vc comprou anzóis para atado é normal esperar que sejam alinhados. Talvez ele não tenha se dado conta no envio ou tenha anunciado errado mesmo. Não sei se vai conseguir resolver teu problema, mas pelo menos ele fica sabendo desse porém e pode incluir a informação no site, o que evitará futuros aborrecimentos como vc teve.

Boa sorte!

  • Like 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Mosqueiro

Foi no Brasil sim, vou avisar o dono do site sobre o ocorrido já que ele vende muita coisa de fly. Já é a 2ª ou 3ª compra que faço com ele e nunca tive problemas.

A configuração do link no site é essa que colei abaixo, fui até confirmar para ver se não tinha comprado o anzol na seção errada:

atado-fly > anzóis > anzol gamakatsu octopus nº 4/0 (6unidades)

Editado por Rinaldo
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Mosqueiro

Amigo Rinaldo, os anzóis da Gamakatsu que vem no pacote azul, com certeza são originais do Japão, até agora que eu sei não existe marcas conhecida falsa de anzóis aqui no Brasil todos são originas importado com representantes de importadoras o que existe são uma ou outra marca desconhecida e muito fraca, que alguns pescadores compra por não saber que são fracos. Aqui no Brasil tem anzóis excelentes é o caso Gamakatsu, Mustad, Owner, Sasame e Tiemco são anzóis de excelente qualidades que tem no Brasil. Estas marcas são de qualidade.

O anzol gamakatsu octopus é excelente, o numero do anzol nº 4/0 (6unidades) é original sim e é um anzol muito forte. sinal que você é mais forte do que ele. :D

Abraço.

Editado por Marcelo R. S.
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Mosqueiro

Olá Marcelo.

Realmente os anzóis são bons e resistentes, na embalagem azul e comprado de revendedor confiável, tanto que não estou conseguindo retificar. O detalhe da quebra da farpa compreendo pelas características do aço carbono utilizado que é diferente da composição dos anzóis SW que utilizava até então para fazer streamers.

O que me causou estranheza foi o pequeno desvio lateral na ponta do anzol, menor que no maruseigo mas mais acentuada que nos anzóis circle hook que tenho da Sasame e como iniciante no atado fiquei na dúvida até que ponto esse pequeno desvio influenciaria no nado da isca, por isso a criação do tópico já que nunca li nada a respeito.

Abraços.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Mosqueiro

Amigo Rinaldo, alguns fabricantes procuram renovar o sistema das pontas de anzóis, facilitando a penetração no maxila dos peixes, pontas de anzóis tem vários formatos é com isto que nós temos facilidade na ora da fisgada, este anzol não vai perder o nado da mosca, assim os anzóis virado para cima ou moscas siris iria torcer na hora do nado, já experimenta uma mosca com o anzol torto e depois volta aqui e fala como foi OK.

Amigo todos os anzóis são testados com pescadores.

Abraço.

Editado por Marcelo R. S.
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Moderador

:):):)

Rinaldo,


Pessoalmente não vejo qualquer problema com relação ao nado dos streamers, que até podem se tornar mais atraentes pela movimentação e animação que possam promover a estes.
O fato da farpa estar em posição "off set" em relação ao eixo da haste é um fator facilitador de fisgadas.
Quando pesco apapás e alguns peixes de fisgada difícil, propositalmente entorto a ponta de anzóis planos deixando-as levemente deslocadas.
Também utilizo anzóis do tipo Yamajin, referência 53853 da Owner, que já vem com esta característica "off set" de fábrica.

Grande abraço

Odimir

  • Like 4
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Mosqueiro

Obrigado pelas dicas Mestre Odimir.

Também conversei com o Marcelo por telefone e como sempre fui bem atendido, ele me explicou que realmente esses modelos da gamakatsu não tem variação totalmente alinhada, apenas variações no angulo do olhal e na espessura(4X). Também explicou que a gamakatsu não projetou esse anzol especificamente para atado mas é muito utilizado pelos fly tiers que não se importam com essas características e se dispos a fazer a troca por outro modelo.

Resultado: Fiquei com eles e ainda comprei mais alguns para atar para a viagem á Argentina...homem em loja de pesca é igual a mulher em loja de maquiagem, sempre acha alguma coisa que estava faltando ou não conhecia....

Abraços aos amigos.

  • Like 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Mosqueiro

Olá Rinaldo!

Também utilizo esse modelo em meus atados. Esse anzól Gamakatsu é muito resistente e afiado, porém um pouco pesado se comparado a um Tiemco 600SP.

Pessoalmente não vejo um grande problema quanto ao modelo ter a fisga desalinhada! A única coisa chata é na hora de atar! Pois se tiver que usar a função giratória da morsa esse anzól vai girar em um eixo totalmente descordenado!!

Fora isso é um ótima escolha, visto que seu preço se comparado com outros modelos é um pouco menor, mas não deixa de ser um anzól muito acessível!

Abraços!
Allan

  • Like 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Participe da conversa

Você pode postar agora e se registrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça seu login agora mesmo para postar com sua conta

Visitante
Responder a este tópico...

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Apenas 75 emoji são permitidos.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

×
×
  • Criar Novo...

Informação importante

Ao usar este site, você concorda com nossos {termos}.