Ir para conteúdo

Level line


Postagens Recomendadas

  • Patrono
Estava fuçando no Youtube e me deparei com o vídeo abaixo onde tive a impressão que estava sendo utilizado uma level line trançada no ultimo metro.




Isso é bem mostrado na ultima captura a partir dos 9 min, e visto em detalhe aos 9:27 min, onde se nota a dureza da linha, o trançado e o nó.

A impressão que tive foi que estava sendo usada uma level line de fluorcarbono, com um trançado simples no ultimo metro, provavelmente para simular uma WF.


Seria isso mesmo ou estou enganado?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Patrono

Não entendo de tenkara, mas no flyfishing é bastante tradicional o uso de lider feito com apenas uma linha, sendo o butt torcido e o restante de monofilamento simples, de nylon ou fluorcarbono, atando-se, se quiser ou precisar, um tippet e um shock ou bite tippet. Para isso é usado o bimini twist

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Mosqueiro

Costa, o Tom Davis usa apenas linhas level de fluororcarbono.

As vzs ele faz "experiências" com montagens e linhas diferentes mas até o momento ele não abdicou das level FC

em favor de outras linhas ou combinações de linhas. O que talvez vc veja alí seja uma destas experiências que ele, pela falta de resultados esperados, resolveu não levar adiante.

O que ele usa muito são linhas level montadas com duas ou três cores diferentes pra facilitar a visualização contra "backgrounds"

distintos.

Abaixo está o vídeo sequência daquele que vc postou.

http://youtu.be/woZgTDkznz

Editado por Blatt
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Patrono

Fala Blatt

Até que achei interessante esta montagem com FC torcido na ponta e testarei em breve.

Já vi algumas coisas diferentes por ai que vou testar nem que seja para dizer que é pior, mas se não testar nunca saberei.

Vi um cara colocando um segmento de uns 30cm de nylon monofilamento entre o caniço e o fuorcarbono (ambos com a mesma bitola). Ele alegou que essa montagem tornava o arremesso mais fácil e suave. Se é verdade não sei pois ainda não testei essa mas testarei.

Quanto ao video não consigo ve-lo pois estou viajando e trouxe comigo um tablet muito ruim, mas 2a noite estou de volta em casa e darei uma olhada.

Abç

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Patrono

Olá Celio

A impressão que tenho é que é isso que ele estava usando, só que invertido com a parte torcida na ponta, onde ele atava o tippet.

Abç

Editado por Costa
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Mosqueiro

È provável que ele tenha colocado um pouco mais de peso no tip para melhorar o casteio, fazendo uma WF ou PF, pois parece que estava com uma vara acima de 3,60 m. o que torna mais difícil o casteio com level line, mas como diz o Blatt são testes, para ver os resultados, que nem sempre dão certo.

Já fiz muitos testes desse tipo e foi como chegamos a nossa linha PF ou WF, como queiram, que a meu ver funciona melhor do que o formato original de linha torcida.

Abraços

Jorge

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Mosqueiro

...Não existe certo e errado na escolha de linhas, vai muito de onde e como a pessoa pesca.

No caso do Tom Davis ele pesca 99% em up-stream (corredeira acima) com mosca pequenas (#10 pra baixo) ou as vezes usando um rig

com 2 moscas.

Pra ele, devido a correnteza forte dos rios locais, é importante que a linha principal não toque a água pra evitar o arrasto (drag free drift)

e prejudique a apresentação da mosca. Nesta situação as linha level são imbatíveis.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Mosqueiro

Sim Costa, essa montagem ele usa (ou pelo menos usou) numa situação de muito vento.

O pedaço de shooting line no entanto NÂO tinha a função de melhorar o arremesso mas de "ancorar"

A ponta da linha principal na água pra que o vento forte não a carregasse.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Administrador

Acompanho o canal Teton Tenkara e o Tom Davis usa linha Level basicamente em todas as suas pescarias. A montagem mostrada pelo Costa é uma das raras exceções (:ok:), tanto que já comprei dois carreteis de linhas Level para testar em minhas pescarias. :yes:

T+ :)

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Mosqueiro

:ok:

Exato Fausto. Existem algumas montagens que são muito específicas pra certas situações.

Eu faço questão de enfatizar isso pois não devemos trocar a regra pela exceção.

Essa montagem eu já testei aqui no vento e achei ela particularmente horrível.

Embora ela cumpra a função de ancorar a linha o arremesso fica, como direi, "manco",

dando solavancos na vara o que eu acho uma big shit! :p

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Participe da conversa

Você pode postar agora e se registrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça seu login agora mesmo para postar com sua conta

Visitante
Responder a este tópico...

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Apenas 75 emoji são permitidos.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

×
×
  • Criar Novo...

Informação importante

Ao usar este site, você concorda com nossos {termos}.