Ir para conteúdo

Câmera a prova d'água - Help


Postagens Recomendadas

  • Mosqueiro

Comprei uma Câmera Digital Sony Cyber-Shot DSC-TF1 com 16.1 MP dita à prova d'água, choques o escambau!

Comprei, ano passado, o modelo anterior da Sony Cyber-Shot DSC, que tinha todas as funções touch screen e características poderosas à prova d'água, choques, poeira o escambau (essa durou cerca de um ano e algumas pescarias de uso, até quebrar o fecho da porta da bateria e do cartão e inundar de água)

Pois bem. Em junho procurei prá caramba em lojas na Flórida, mas encontrei poucas opções. Somente online têm mais opções, só que a maioria das lojas só entrega equipamentos fotográficos (nas compras pela internet0 se o endereço do cartão de crédito for igual ao da entrega. Isso inviabiliza a compra para entrega no hotel, como fazemos com material de pesca. Sem muita alternativas (a Best Buy tá uma droga, acho que vai fechar) comprei a nova Câmera Digital Sony Cyber-Shot DSC-TF1 com 16.1 MP também dita à prova d'água, choques o escambau! Sendo que essa não é mais touch screen, pois isso estaria dando problemas no modelo anterior. Pegamos a estrada e desde o início verifiquei que a bateria durava pouco e a qualidade das fotos bem ruinzinha, mesmo para uma sureshot compacta. Quebrou o galho!

Na semana passada fiz um bate-volta a Aruba com a família toda (saí para pescar só duas manhãs, fiz pular 3 tarpons, sendo um bem bonito, de uns 25/30 quilos, os outros pequenos e não tirei nenhum). Na primeira tentativa de fotografar minha netinha na água, a câmera inundou. Acho que estou pé na Sibéria igual ao Carlos Gomes com a Go Pro.

Bem, já mencionei isso uma vez e volto a pedir ajuda aos amigos que conhecem mais de fotografia: existe (e, se existe, onde posso comprar) algum modelo de câmera compacta, à prova d'água, que não seja fabricada na China, na Tailândia, Índia, etc... Existem dessas câmeras fabricadas nos EUA, na Alemanha, no Japão, na Suécia ou em qualquer outro lugar onde as fábricas contam com controle de qualidade?

Abraços

Tio Luiz

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Mosqueiro

:ohmy::ohmy::(:( . Lembra Luizão, comprei contigo a Nikon coolpix A W 100 é made indonésia, até agora tem suportado todas as condições sub- aquáticas e tem resistido bem, :ok:

Pois é; ela parece ser realmente mais resistente. Mas tenho uma consideração que não me levou a comprar nas vezes anteriores: o volume, pois ela é maior que a maioria das pockets. Não cabe legal no bolso da blusa e fica um pouco pesada.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Administrador

Fiz compra recentemente em um site no Japão e paguei via PayPal, difícil foi começar a conversar com o vendedor. :laugh:

Mas deu tudo certo, a mercadoria já está no Brasil e a conversação foi feita inicialmente de forma extremamente monossílaba com ajuda do Tradutor Google e depois em inglês mesmo, mas tive que puxar o assunto e a pessoa só respondeu quando enviei um segundo e-mail, pois o primeiro falei muito e disse pouco. :ok:

T+ :)

  • Like 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Mosqueiro

Isso é complicado... Uso Lumix série TS....

Mas já matamos umas 3-4.... Estas cameras não são 100% confiáveis.... Qq poeira, pelinho, salzinho na tampa atrapalha a vedação e entra agua....

Alternativa pra afundar com segurança é gopro... ou partir pra cx estanque de 1000 dolares + camera...

  • Like 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Patrono

fala, titio

Uso uma Olympus Tough TG há uns 2,5 anos em todas minhas pescarias, mas não realizo mergulhos profundos com ela. Já pegou muita chuva e foi submersa em praia, borda do barco e piscina e não ocorreu qualquer problema.

É uma câmera bastante elogiada, sendo muito robusta.

Porém, como gosto bastante de fotografia, em junho comprei uma nova câmera WP, uma Nikon da série 1, com lente intercambiável. É ótima e, em minha opinião, consegue unir versatilidade e qualidade fotográfica de um modo melhor que as compactas disponíveis, mas requer mais cuidado ainda

Como o Rusllon falou, para ter segurança quase absoluta na fotografia subaquática, só mesmo com uma boa caixa estanque

  • Like 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Mosqueiro

Boa noite, Luiz.

Não sou profissional na fotografia mas acompanho esse mercado como hobby além da pesca. Algumas considerações:

Canon e Nikon sempre estarão um passo adiante da Sony, não vejo muitos profissionais que usam Sony mas já vi vários que deixaram de usar...essa é uma marca mais reconhecida entre os cinegrafistas.

Vi que falou sobre o peso e o fato de carregar melhor no bolso, um consenso entre os profissionais é que quanto menos plástico melhor, logo camaras mais robustas usam mais componentes de metal e nem sempre dá para conjugar tanta tecnologia e robustez juntas, taí a Pentax que pesa quilos e muitos profissionais não a trocam por nada.

Essas compactas amadoras foram feitas para suportar alguns contratempos como queda das mãos de fotógrafo, mas se por azar alguma vedação se danificar, e nem sempre isso é aparente, já precisa passar por conserto.

A única compacta á prova d"água que vejo nas mãos dos profissionais é a Go Pro, o resto quebra um galho, mas com certeza deve ter uma durabilidade menor.

A melhor alternativa entre as compactas seria procurar uma que tenha como opcional a câmara estanque.

Espero ter ajudado,

Abraços.

  • Like 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Mosqueiro

Outra consideração :

Megapixel em câmera compacta não quer dizer muita coisa devido aos minúsculos sensores utilizados, muitas compactas de 12 megapixels já excederam a capacidade do sensor em registrar e processar uma boa imagem fotografada.

O importante nas compactas é o tamanho do sensor utilizado, além da tecnologia do processador e a qualidade óptica das lentes.

Um abraço para todos os amigos.

Editado por Rinaldo
  • Like 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Patrono

Tem um colega nosso aqui no forum que tem uma Olympus TG-2 e fiquei bem impressionado com a qualidade das fotos dela, que não eram sub-aquaticas, diga-se de passagem. Como estou na empreitada de achar uma para minha esposa, que quer fotografar os peixinhos em Bonito

(e para minhas pescarias tb rsrsrs), tenho pesquisado sobre elas.

Baseei-me nesse artigo : http://www.trustedreviews.com/opinions/waterproof-camera-reviews

para me decidir pela Olympus. Pena que eu não encontro a venda aqui no Brasil. Tentarei um importador informal.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Mosqueiro

Thiago,

This is Barry’s answer: Thiago, we have two Nikon 1 cameras, the AW1 is the new waterproof, interchangeable lens camera which is in our bag all the time. The camera is shockproof, waterproof and takes razor-sharp images. It also shoots 1080 video. The Nikon 1 V3 has an adapter that takes any Nikon auto focus lens. It has an electronic viewfinder which we find indispensable. This camera is designed with a menu system very much like the pro SLRs. Both cameras shoot up to 60 frames per second which is virtually unheard of! For a lot of us, it will change the way we think about photography. You can’t go wrong with either model.
Please let us know if we can help with anything else.
Take Care,
Cathy
__
Subscribe today to our blog:
Editado por Thiago Zanetti
  • Like 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Patrono

Gosto de fotografia, mas conheço pouca coisa, sou apenas um curioso, estou pensando em comprar um case desses(apenas sugestão):


http://www.panasonic.com.br/produto/descontinuados/Cameras/Cameras_Digitais_Lumix/DMW-MCTZ7PP.aspx


http://g1.globo.com/mundo/noticia/2013/03/camera-perdida-em-2007-no-havai-cruza-pacifico-e-e-achada-em-taiwan.html

Editado por Rafael Rocha
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Mosqueiro

Luiz,

Assim como o Celso, já uso a Olympus Tough há mais de 5 anos... troquei por uma nova há 2 anos e meio e a antiga continua funcionando também.

Já caiu do barco e submergiu a 6m e já dei inúmeros tombos. Tá toda arranhada, mas tá 100%.

Tem que tomar os cuidados normais para quando fechar não ter algo bloqueando a portinha.

Ela tem alguns controles para não ficar só na base do automático, um bom flash mesmo submerso, enfim...

BigAbraços do BiG

  • Like 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Administrador

Não sei onde pretende usar tais cases, mas se quer algo simples e prático, compre uma câmera waterproof que será bem melhor. ;)

Tem momentos que carregar um trambolho só atrapalha e nesse ponto as câmeras waterproof estão aí para nos bem servir. :ok:

Tem que tomar os cuidados normais para quando fechar não ter algo bloqueando a portinha.

Estou com o BiG. :okok:

Esse é o momento de maior atenção que essa câmeras requerem. ;)

T+ :)

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Mosqueiro

Entendo a posição do Fausto ao preferir a praticidade das compactas waterproof, mas a durabilidade das câmaras(caixa) estanques ou case podem ser comprovadas no link da 2ª reportagem do amigo Rafael Rocha.

Aproveitando para ajudar o Rafael, posso adiantar que escolher a camera certa é mais difícil do que discutir qual a melhor vara de fly: Orvis ou Sage? Winston ou Hardy? Redington ou TFO? A discussão pode ser eterna e dependerá de vários fatores, a começar pelo gosto pessoal e valor a investir.

Para ajudar o Rafael o melhor para ele, posso adiantar que o investimento em um case não é barato, mas ao mesmo tempo deverá ter cuidado para não comprar um case que o deixe restrito a poucos modelos de cameras ou que saia de linha logo após...

Como falei anteriormente, Canon e Nikon estão á frente das demais e uma série da Canon em especial, faz sucesso há muitos anos e com continuidade nos modelos que é a Série G(G10,11,12,15,etc...), possuindo um sensor maior que as compactas waterproof e que é a camera de bolso de muitos profissionais, além de se parecer muito com a máquina da reportagem citada pelo Rafael....ultimamente a Nikon tem corrido atrás do prejuízo e feito vários lançamentos bons para concorrer com a série G.

Muitas pessoas adoram a Lumix da Panasonic, principalmente da série FZ 47,150,200 com superzoom para fotos de natureza,mas desconheço o modelo citado no link do Rafael para mergulho que me pareceu restrito a apenas 2 modelos de camera Panasonic, acho melhor se informar sobre a versatilidade do case antes de se decidir pela compra.

Pessoalmente, acho que a escolha deve começar pelo sistema: Canon ou Nikon (as principais), depois pela série que tenha a configuração que mais lhe agrade e caiba no bolso, dando preferência á séries já consagradas e que tenham mais garantia de continuidade (já que vai investir num case, é melhor se precaver para não comprar uma máquina que esteja para sair de linha) e só depois procurar um modelo da case que lhe sirva.

Abraços aos amigos.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Mosqueiro

Bem, no meu caso, creio que a Olympus TG, citada pelo Célio e pelo Big é a escolha.

Gostei muito das análises mais técnicas - aprendi bastante - e as Nikon citadas pelo Thiago são uma tentação. Mas são pesadas (310 gramas a mais leve)

Agora, para vadeio, seja em água doce ou salgada, quero uma pocket mesmo. Algo do tamanho de um maço de cigarros (a Sony cumpre isso, mas a vedação é péssima) que não precisa fazer nada demais em termos de qualidade (apenas registrar o momento, pois como aprendi com meu ido amigo Aníbal Philot, fotografia é enquadramento+luz) e que no bolso do wader ou da blusa não pareça ser mais que uma caixa de moscas. Algo simples, sem ser feito em Xing-Ling. Mas isso parece não existir.

Abração e mais uma vez muito grato pelo tempo e ajuda de cada um.

Tio Luiz

  • Like 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Mosqueiro

Bom dia.

Para quem prefere a praticidade das compactas waterproof: A Canon da série D (D20) vai sofrer uma atualização, lá fora está saindo a D30, entre as Nikon a série AW tem vários modelos e configurações.

Estas são as marcas mais conceituadas no mercado e com menor índices de usuários insatisfeitos, e existem muitas outras, mas preciso confessar que comecei na fotografia digital depois de muita pesquisa em 2005 com uma Olympus de 6 megapixels que era uma das mais avançadas da época entre as compactas e funciona até hoje...com ela tirei algumas das minhas melhores fotos e continua dando muitas alegrias, mesmo sendo menor que uma maço de cigarros.

Fotografia é um hobbie tão apaixonante quanto a pesca e não precisa ser complicado para agradar qualquer gosto ou bolso, assim como a pesca dos lambaris pode ser tão prazerosa quanto a dos grandes sailfishes.

Abraços aos amigos.

Editado por Rinaldo
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Patrono

Luiz

Desculpe-me, não me lembrei desta sua dúvida relativa á escolha de WP camera, por ocasião do último Workshop. Eu (também) possuo uma Olympus TG-2 há quase 1 ano e estou muito satisfeito com a mesma. Levo-a em todas as pescarias e antes usava-a muito em nossos encontros do MDR. Neste último Workshop esqueci de levar pois já estava sobrecarregado com aquela tralha de atado.

Destaco a lente F 2.0 a qual, em muitas ocasões, prescinde do uso do Flash. Todas as minhas fotos na Patagônia foram georreferenciadas e posteriormente plotadas no Google.

Já saiu a Tough TG-3 mas ainda não li nenhum review.

Grande abraço.

Henrique

  • Like 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Patrono

Luiz

Desculpe-me, não me lembrei desta sua dúvida relativa á escolha de WP camera, por ocasião do último Workshop. Eu (também) possuo uma Olympus TG-2 há quase 1 ano e estou muito satisfeito com a mesma. Levo-a em todas as pescarias e antes usava-a muito em nossos encontros do MDR. Neste último Workshop esqueci de levar pois já estava sobrecarregado com aquela tralha de atado.

Destaco a lente F 2.0 a qual, em muitas ocasões, prescinde do uso do Flash. Todas as minhas fotos na Patagônia foram georreferenciadas e posteriormente plotadas no Google.

Já saiu a Tough TG-3 mas ainda não li nenhum review.

Grande abraço.

Henrique

http://www.dpreview.com/products/olympus/compacts/oly_tg3

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Patrono

Grato pela indicação Beto.

Fiz uma rápida leitura (dinâmica) no review acima e a TOUGH TG-3 foi a vencedora, dentre 4 concorrentes. Quem estiver procurando uma câmera deve considerar os argumentos desta pesquisa.

  • Like 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Mosqueiro

Luiz, eu já tive WP da Olimpus, Sony e Nikon. Tenho também um antiga Pentax WR. Todas acabaram entrando água... com excessão da Pentax WR porque sendo Water Resistant não se entra na água.

A melhor foi a Nikon AW100, que durou mais tempo. A Olimpus Tough também durou bastante.

A Sony, entrou água na primeira vez que minha filha usou...

Eu agora comprei uma Olimpus TG3 e vou usar como se não fosse WP. Fica protegida para chuva etc. Excelente para pesca.

Mas, foto submarina, vou esquecer.

abs,

Claudio

  • Like 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Mosqueiro

Tentaria a Olympus TG3 ou a Nikon 1 AW1 (com lentes intercambiáveis).

Mas recomendo fortemente a Sony DSC-TX30, apesar da sua decepção com o outro modelo da marca. Estou satisfeitíssimo com a minha. Tá durando e a qualidade da imagem é fantástica pros padrões das compactas, muito melhor que a da Panasonic, por exemplo

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Participe da conversa

Você pode postar agora e se registrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça seu login agora mesmo para postar com sua conta

Visitante
Responder a este tópico...

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Apenas 75 emoji são permitidos.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

×
×
  • Criar Novo...

Informação importante

Ao usar este site, você concorda com nossos {termos}.