Ir para conteúdo

Forte de Copacabana


Postagens Recomendadas

  • Mosqueiro

Nessa sexta feira que passou o mar esteve muito limpo, aproveitei para fazer uma pescaria nas pedras do forte de copacana, não peguei nada, mas fiz algumas imagens, que ora divido.

post-474-0-94936100-1407963146_thumb.jpg

Esse lugar sempre tem uns pampinhos, mas nunca consegui pegar nenhum.

post-474-0-80578100-1407963192_thumb.jpg

água muito limpa

post-474-0-31620900-1407963238_thumb.jpg

post-474-0-45024800-1407963331_thumb.jpg

Dava para ver o fundo, que aqui tem perto dos 3,5 metros.

post-474-0-73331100-1407963376_thumb.jpg

post-474-0-13891700-1407963283_thumb.jpg

Aqui dá para ver o espumeiro sobre a grande estrutura rochosa submersa, onde vivem muitos pampos

post-474-0-89902100-1407963421_thumb.jpg

Essa área mais clara é repleta de pequenos peixes e polvos, um lugar onde sempre costumo mergulhar

post-474-0-03833500-1407963600_thumb.jpg

Cadê o peixe?!

post-474-0-33401000-1407963499_thumb.jpg

Peixe tinha, o material que eu estava usando que não era o correto. Belo pampo capturado por um mergulhador utilizando arpão.

É isso pessoal, abraços.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Mosqueiro

Voltei a pescar hoje, o mar virou e tive que sair rápido das pedras. Cheguei na praia e vi uns peixes esguios, que me pareciam ubaranas, lançando ataques e fazendo grande estardalhaço na superfície, fiz alguns arremessos e nada, fiquei umas duas horas arremessando em cima de diversas comedorias que abriam bem próximo a espuma da praia. No final das contas só tive duas ações e alguns peixes seguindo, sem nenhuma captura.

Foi inacreditável, tinha muito peixe, de diversas espécies, mas nada do bicho atacar o monte de mosquinhas que joguei.

Depois de passado o nervosismo de ver tantos peixes atacando, parei de arremessar e fiquei olhando os ataques, só nessa hora pude ver os minúsculos peixinhos fugindo dos predadores. Trata-se de um peixinho transparente, que está presente aos milhares na beira da praia, prestando bastante atenção é possível ver um monte de olhos negros sobre o fundo de areia. Parecem umas micro manjubas.

Incrivelmente a praia está cheia de ubaranas, faquecos, entre outros e todos estão seletivos, só comem o tal peixinho. Vou parar agora e tentar atar alguma coisa que imite esse peixinho.

  • Like 3
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Mosqueiro

Que água hein! Belas fotos!!! :bs-aplauder:

Pena mesmo não ter saído nada. Tentou com que moscas? :huh:

Eu usei clouser minnow #4, lefty deceiver #6, ep baitfish #6, micro crazy charlie #12 e mais alguns streamers simples de craft fur #6.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Mosqueiro

Voltei a pescar hoje, o mar virou e tive que sair rápido das pedras. Cheguei na praia e vi uns peixes esguios, que me pareciam ubaranas, lançando ataques e fazendo grande estardalhaço na superfície, fiz alguns arremessos e nada, fiquei umas duas horas arremessando em cima de diversas comedorias que abriam bem próximo a espuma da praia. No final das contas só tive duas ações e alguns peixes seguindo, sem nenhuma captura.

Foi inacreditável, tinha muito peixe, de diversas espécies, mas nada do bicho atacar o monte de mosquinhas que joguei.

Depois de passado o nervosismo de ver tantos peixes atacando, parei de arremessar e fiquei olhando os ataques, só nessa hora pude ver os minúsculos peixinhos fugindo dos predadores. Trata-se de um peixinho transparente, que está presente aos milhares na beira da praia, prestando bastante atenção é possível ver um monte de olhos negros sobre o fundo de areia. Parecem umas micro manjubas.

Incrivelmente a praia está cheia de ubaranas, faquecos, entre outros e todos estão seletivos, só comem o tal peixinho. Vou parar agora e tentar atar alguma coisa que imite esse peixinho.

Gummy Minnow neles

  • Like 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Mosqueiro

concordo com o JR sobre a gummy e também com o Douglas sobre linhas sinktip para ir para o fundo e ter mais oportunidade.

a vantagem da linha sinktip é q ela arremessa bem mais do que floating e daria para lançar uma gummy pequena bem longe...

mas deixando de lado os peixes, quem diria q em Copa tem águas tão lindas e peixes!!!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Mosqueiro

Na pescaria com pés na areia, se a mosca descer um pouquinho os peixes não se interessam, eles gostam de velocidade e mosca fazendo um "V" na superfície. Penso em fazer um tipo de gurgler e algumas crazy flies, para ver se a coisa vai.

Para pescar nas pedras o ideal realmente seria uma linha sinking, mas eu prefiro usar intermediate, pois é mais fácil controlar no costão, a sinking cola no fundo e aí já era a linha.

mas deixando de lado os peixes, quem diria q em Copa tem águas tão lindas e peixes!!!

Eu mergulho direto em Copa e digo que esse costão tem pouquíssimo peixe, embora as estruturas sejam fantásticas. Não há peixes de toca e os peixes de passagem são poucos e pequenos, com raras excessões. Fora a ventania constante, se trata de um ótimo local para pescar com fly ou bait, uma pena ter poucos peixes e ser proibido. Bem mais piscoso é o costão do arpoador que fica ali ao lado e é super frequentado e batido, se for pescar lá sempre sai alguma coisa, um robalinho, um xareuzinho, uma anchoveta.

A maioria dos peixes esportivos de copacabana estão na praia, ficam orbitando o lixo acumulado no fundo, são bons cardumes de olho de cão, anchoveta, corvinas, carapebas, tainhas monstras, sempre tem xerelete acompanhando os coiós (falso voador), eles se aproveitam da ótima capacidade deste último em achar presas enterradas na areia, nessa situação o xerelete fica preto ou um amarelo escuro com o dorso verde. Enfim a maior parte da vida marinha está sobre fundo de areia, longe de nossos arremessos, mas ainda assim é pouco peixe para compensar uma investida.

Editado por Beto
  • Like 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 semanas depois...
  • Mosqueiro

Belíssimas imagens Beto. :okok:

Nunca dei muita sorte com águas claras também. Os peixes ficam mais ariscos, desconfiados. é um enorme desafio.

A muito tempo não via as águas de Copacabana assim e olha que morei 8 anos em Copacabana e pescava praticamente todos os dias após o trabalho. Saudades :);)

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 3 semanas depois...
  • Mosqueiro

Uma vez tomando cafe la de cima do forte pude ver um Pampao patrulhando a area. Mas nao sabia que podia pescar naquele costao ali, pois pensava que era so para quem tinha autorizacao do exercito...

esses peixes devem ser manjubinhas com certeza e de repente os peixes que a atacavam eram pequenas espadas que tem muitas nessa area...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Administrador

é muito grande.

Acredito que uma surf candy, magrinha com uns 4cm de comprimento se assemelhe ao alimento disponível.

Se atar nos mostre, pois seriam as mesmas iscas para as trutas do delta do Caleufú. :ph34r:

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Administrador

Gummy Minnow neles

Jotinha estou louco atrás de uma coleção de gummy's com no máximo 4 ou 5 cm e bem fininhas, bem magrinhas ( :veneno:). Nem te digo onde ia usar ( :devil2:), pois se dissesse seria descomungado da pesca com mosca e teria que criar um fórum chamado baiteirosdorio. :laugh:

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Mosqueiro

Jotinha estou louco atrás de uma coleção de gummy's com no máximo 4 ou 5 cm e bem fininhas, bem magrinhas ( :veneno:). Nem te digo onde ia usar ( :devil2:), pois se dissesse seria descomungado da pesca com mosca e teria que criar um fórum chamado baiteirosdorio. :laugh:

tenho algumas por aqui, qd da entrega das moscas de Cuba passo para vc

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Patrono

Estranho........

A Ubarana pega o clouser minnow na caída da isca quando vc arremessa em cima do cardume em que elas estão atacando, e a mosca começa a afundar.

Um shirmp cairá como uma luva.

Mas as iscas tem que afundar, tanto a Ubarana quanto os demais predadores de praia não pegam na suprerfície.

Editado por Costa
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Patrono

Tem duas iscas que são muito eficientes nas praias aqui do RJ.
Vai depender se vc encara-las como "moscas" e vai querer usa-las, mas já adianto que se um clouser minnow e um shrimp de epoxi são moscas, as que ou te sugerir também são.

Só para servir de exemplo, vi certa vez no FishTv o Betinho atar uma Tuvira logo ....

Fly e praia são uma combinação complicada, pois o vento e o arrasto das ondas são dois impecilhos.
O Posto 6 em Copacabana é um paraiso a parte.
Aquele canto próximo do Forte tem as águas mais calmas que conheço de uma praia de tombo.

Sugestão 1: Tatuíra artificial feito com látex (garrote)

Tatuiovado_zps2161693d.jpg

Sugestão 2: Mini shad de silicone, da Falcon

Shads_zps602ee393.jpg

Sugestão 3: Camarão Flex com 4,5 cm, montado em um worm hook.

CFlex_Wormhook_zps9eda7d91.jpg

Editado por Costa
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Mosqueiro

Opa Costa, obrigado pelas dicas.

Os grubs e shads eu uso com material de bait mesmo, mas praticamente não pesco mais em copa com bait, só quando eu vejo alguma movimentação que demonstre a presença de predadores na área e não dê para usar fly, ou seja, quase nunca. A grande questão é que se trata de uma praia com poucos peixes para se capturar com iscas artificiais, tá detonada.

Eu insisto no fly pois não se trata somente de capturar peixes, mas de treinar o arremesso, então vou para a praia para esticar linha, se pegar um peixinho, ótimo.

é peixinho mesmo, made in copa

post-474-0-43038600-1409168616.jpg

Abraço

Editado por Beto
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Patrono

Olá Beto

Entenda tudo é apenas uma questão de conceito.
No caso específico apenas das iscas que mencionei, o que é isca de bait e isca para pesca com mosca?

Se vc não se sente bem usando um camarão de silicone com equipamento de fly fishing sempre pode usar um "Ultra shrimp" com o corpo feito de epóxi.
http://www.fish4flies.com/Saltwater/Bonefish/Ultra_Shrimp
Para mim usar um camarão de silicone ou de epóxi é a mesma coisa, mas......
Concordo que o conceito de pesca com mosca é referente ao equipamento e iscas usadas, mas as coisa estão mudando e não são mais como no início. Acho que não devemos ser puristas de mais.
Se não fosse assim não veríamos o Betinho e outros fazendo Tuviras, worms, frutinhas de miçangas, imitações de ração, etc...
Voltariamos ao passado tendo como bíblia de cabeceira o "The Compleat Angler de Izaak Walton", e pescariamos apenas com imitações de insetos alados.
Como falei são apenas conceitos e dogmas que criamos.
Já usei na pesca com mosca imitação de ração, miçangas imitando frutas, mas também o camarão de silicone e o micro shad.
Um popper's feito de isopor e penas é uma isca de pesca com mosca mas uma Tatuíra de silicone é de bait?
Porque???????

Mas vai de cada um, e respeito a sua opinião.

Grandes pescarias para vc, e não deixe de relatar seus avanços em Copa. :ok:
Abç

Editado por Costa
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Mosqueiro

Costa, esquece esse lance de purismo, não sou purista, mas gosto muito de atar e são tantas opções de moscas que acabo não vendo necessidade de usar as borrachinhas. Também acho que a ausência de uma isca artesanal retira um pouco da mágica do fly. Se eu uso uma isca industrial, me privo de uma parte importante da pescaria, que é o atado; ainda que seja a confecção de uma ração artificial com uma rolha ou uma placa de EVA.

Já tenho algumas notícias sobre alguns cardumes de anchovetas e xereletes no arpoador, mas o mar não tem ajudado. Sempre que sair algum peixinho eu vou alimentando o post.

:ok:

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Moderador

Se atar nos mostre, pois seriam as mesmas iscas para as trutas do delta do Caleufú. :ph34r:

Fausto, no final da flotada tem chance de tentar pescar com essas iscas na foz ou a gente simplesmente sai correndo com pressa?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Administrador

Lá no Delta chegamos no maior bagaço e a VAN já está lá nos esperando, o que inviabiliza pescar devido a vontade de parar de pescar (:D). Nas duas vezes que chegamos no Delta já era quase 18:00 e chegamos em SMAndes às 21:30. Não parece, mas ao todo consome quase uma hora de arrumação dos botes e dos pescadores, mas tem como pescar sim, principalmente bem próximo de onde a ponte desmoronou. Faz assim tu já se arruma no bote e desce pescando ali mesmo enquanto o grupo se arruma na VAN. :ok:

T+ :)

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Moderador

Boa, vou ficar ligado e fazer isso mesmo... saio correndo do bote e faço uns arremessos com esses peixinhos. Se pegar uma ou duas grandonas enquanto o pessoal arruma as coisas já tá de bom tamanho... com o Beto junto ajuda ;)

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Patrono

Costa, esquece esse lance de purismo, não sou purista, mas gosto muito de atar e são tantas opções de moscas que acabo não vendo necessidade de usar as borrachinhas. Também acho que a ausência de uma isca artesanal retira um pouco da mágica do fly. Se eu uso uma isca industrial, me privo de uma parte importante da pescaria, que é o atado; ainda que seja a confecção de uma ração artificial com uma rolha ou uma placa de EVA.

Já tenho algumas notícias sobre alguns cardumes de anchovetas e xereletes no arpoador, mas o mar não tem ajudado. Sempre que sair algum peixinho eu vou alimentando o post.

:ok:

Fala Beto

Sendo assim, clouser minnow é uma grande opção, seguida de Ultra Shrimp.

Mas como vc deve saber bem, isca matadora nas nossas praias do RJ, principalmente quando chegar o verão, é o Tatuí.

Eu ja pensei em atar um Tatuí com aquele chenille mais fino, na cor laranja, e um corpo de epoxi (similar ao do ultra shrimp).

O uso do chenilli laranja é fundamental pois imitará as ovas do Tatuí.

Como ele seu leque de especies aumentará, e vc passará a incluir papa-terras, betaras. pampos

Está ai um desafio para o atador, desenvolver um Tatuí para o Posto 6. :ok:

Na minha opinião ele deverá ter um pequeno lastro para afundar e trabalhar no fundo, como um Tatuí verdadeiro.

Caso vc consiga desenvolver um, coloque um foto aqui para o amigo.

Um grande abraço

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 3 semanas depois...
  • Patrono

Na verdade não sei se novembro é a melhor época para aqueles peixinhos aparecerem por la, mas vou tentar - o Fausto ficou de atar umas iscas dessas, até fiz uma trapizonga para ele, mas adoraria tentar com as tuas iscas - pode ser anzol 8 ou 10 e ter um comprimento de uns 5/6 cm. E desde já obrigadão.

Editado por Beto Saldanha
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Participe da conversa

Você pode postar agora e se registrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça seu login agora mesmo para postar com sua conta

Visitante
Responder a este tópico...

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Apenas 75 emoji são permitidos.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

×
×
  • Criar Novo...

Informação importante

Ao usar este site, você concorda com nossos {termos}.