Ir para conteúdo

Piaus no Rio Macaé


Postagens Recomendadas

  • Administrador

Logo que os vi achei que eram tainhas, um pouco mais de observação e o aparecimento de um que deveria beirar uns 2 kilos e com enormes manchas laterais não me deixaram mais dúvidas.

A filmagem está péssima, mas foi o melhor que consegui todo torto em cima de uma pedra, o pequeno cardume está circulando, observem o canto superior esquerdo, principalmente depois que passa uma folha de bambu seca.

Dá pra ver também alguns lambaris. :)

Haviam muitos mesmo, circulando por toda parte, vi também algumas tainhas, mas em outra parte do rio, mais rasa.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Mosqueiro

André se foi para baixo de Macaé realmente tem, provavelmente você não viu se tem três pintas, são peixes dos nossos rios e é comum deste que o Homem deixa viver.

Agora o filme não deu para ver só pedras, esquece que os peixes debaixo da água são fantasmas. :ok:

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Patrono

André se foi para baixo de Macaé realmente tem, provavelmente você não viu se tem três pintas, são peixes dos nossos rios e é comum deste que o Homem deixa viver.

Agora o filme não deu para ver só pedras, esquece que os peixes debaixo da água são fantasmas. :ok:

o que tem lá não é o "três pintas". Ele é todo prateado :)

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Administrador

O grandão que eu vi tinha três pintas sim, aliás foi isso que me tirou da cabeça que eram tainhas.

E no vídeo, logo no começo (no lado esquerdo a meia altura), dá pra ver um e dá pra ver também que tem pintas. Os que aparecem mais pro final, aparentemente não tem pintas, mas a imagem não está boa. :mellow:

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Mosqueiro

Em que altura do Rio Macaé foi feita essa filmagem?

Apesar de toda a poluição na foz do rio, na altura da prefeitura já vi sair muito bagres, robalinhos, xaréu e até a danada da tilápia do nilo durante a vazante mais forte..lembro em 2004/5 quando os caiçaras pegaram um tubarão nos fundos de uma favela macaense alguns quilometros rio acima, saiu a foto nos jornais do RJ.

Alguém já pescou no lado macaense da Barra do Sana (Óleo e Glicério), sabem se tem bons pontos por lá?

Abçs.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Mosqueiro

A estrada Casemiro-Friburgo é uma das mais bonitas que já vi e não deixa nada a desejar das estradas da serra gaúcha, sem falar que tem locais que dá vontade de parar e pescar nas corredeiras de pedra, pena que em muitos locais mal e mal tem meio acostamento.

Fui 2 vezes a trabalho na serra macaense e me pareceu mais rústico e menos movimentado que Friburgo (Glicério e Óleo), só que os rios e corredeiras que vi eram mais estreitos e com muita vegetação nas margens, me pareceu promissor.

Abçs.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Administrador

Pescamos aqui e é muito fácil parar o carro.

https://www.google.com.br/maps/place/Sana+-+RJ/@-22.4263678,-42.2059586,161m/data=!3m1!1e3!4m2!3m1!1s0x97c0e1f85116e9:0x185c5ca2ba4de65

Como vou mesmo para pescar lambaris, não me preocupo com outros peixes. :)

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Mosqueiro

Esse trecho parece ser bom para parar e como disse antes, esses rios dessa região, inclusive na estrada Teresópolis-Friburgo (não sei como ficaram depois daquela tragédia das chuvas) não deixam nada a desejar aos da serra gaúcha.

Abçs.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Mosqueiro

Para esclarecer e os amigos ficarem sabendo.

Amigo Célio, o peixe que você falou que é prateado é o Piauçu parente próximo dos Piaus.

Editado por Marcelo R. S.
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Patrono

Para esclarecer e os amigos ficarem sabendo.

Amigo Célio, o peixe que você falou que é prateado é o Piauçu parente próximo dos Piaus.

pode ser, grande Marcelo

O fato é que eu e muitos dos amigos daqui do forum pescamos nesse rio há mais de 25 anos e em uma época íamos praticamente toda semana. Eu sinceramente nunca vi piau 3 pintas por lá. Inclusive estive lá há uns meses com o Beto e meus filhos e vi vários piaus, mas todos claros, sem as tres manchas fortes. O 3 pintas é endêmico das Bacias amazônica, Araguaia-Tocantins e Prata. Pode ser que tenham sido introduzidos clandestinamente lá ou fugido de tanques de criação ... Sei lá

Vale notar também que na Bacia do São Francisco ocorre o piau "comum", também conhecido como piapara em algumas regiões, e que tem 3 pintas também, mas bem mais claras que as do piau 3 pintas, que vc vê mesmo com condições ruins de visibilidade.

Vamos ter que ir lá pescar com mandioca e tirar a dúvida :p

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Administrador

Esse aí, apesar de ter 3 pintas também acho que é o piau vermelho, esse peixe é igual ao lambari, tem é espécie parecida. :wacko:

Os que eu vi tenho certeza que eram prateados, não eram amarelos ou avermelhados como esse, por isso achei que eram tainhas, depois consegui ver um bem maior e identifiquei facilmente as 3 pintas, mas não consegui ver essas pintas nos menores, talvez sejam 2 espécies. :huh:

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Mosqueiro

Só para passar para vocês até aonde eu sei.

A Família dos Piaus Anostomidae são nove espécies conhecidas, e pode os Piaus conviver alguns juntos e muitas as vezes confundi, e se a temperatura da aguar estiver divergente e como nós sabemos que o peixe muda a tonalidade para se proteger. Pode confundi mesmo a nossa visão com o peixe em baixo da agua. Os Piaus estão espalhado em vários rios do nosso Brasil.

Abraços. ,

Editado por Marcelo R. S.
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Participe da conversa

Você pode postar agora e se registrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça seu login agora mesmo para postar com sua conta

Visitante
Responder a este tópico...

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Apenas 75 emoji são permitidos.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

×
×
  • Criar Novo...

Informação importante

Ao usar este site, você concorda com nossos {termos}.