Ir para conteúdo

Bichos do Macaé de Baixo


Postagens Recomendadas

  • Administrador

Entre um lambari e outro uma pausa pra verificar a entomofauna local, bastaram 5 minutos e olha só o que apareceu:

post-1241-0-70095800-1407102959_thumb.jp

Na imagem: 4 ninfas de donzelinha, 3 ninfas de mayfly de diversos tamanhos, uma ninfa de dobsonfly (lacrau), um besourinho (ao lado da cabeça do lacrau) e lá na direita, embaixo, em tom mais claro o que presumo ser uma ninfa de mayfly de outra espécie que não consegui identificar, a "cauda" é composta por 3 filamentos em forma de folha (provavelmente são brânquias). Ainda coletei uma caddis bem grande pros padrões que estou acostumado a ver, tinha quase 2 cm era bem gorda e de um amarelo intenso, na foto abaixo dá pra ver melhor.

post-1241-0-27880900-1407102984_thumb.jp

Aqui dá pra ver melhor a caddis, cabeça preta, toráx marrom (só embaixo, na parte de cima era amarela) e abdômen amarelo.

Tem é comida nesse rio Macaé! :yes:

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Patrono

Será que é mayfly,, to achando que não.

a cauda não é tipica de may fly e sim de damsel, mas o corpo esta curto, e aquelas antenas na frente são mais para stone.

sei lá que bicho é esse, cade o jost???

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Administrador

Tô achando que é sim. Já revirei meus livros aqui e não achei nada.

Tive a mesma impressão, corpo de mayfly e cauda de damselfly, não sei mas não me parece ser stonefly.

O pior é que tenho quase certeza de já ter visto um bicho parecido com essa cauda, só não consigo lembrar onde! :wallbash:

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Mosqueiro

André,

eu acredito que seja uma damsel ( donselinha) pelo volume das" três caudas".. embora menor que os outros exemplares, acredito que seja seja uma ninfa mais jovem.. observe a wing case neste caso pois em damsel a wing case aparece apenas na metade do estagio larval ou seja depois de umas 10 trocas de exoesqueleto mas as estruturas repiratórias neste caso ( as "caudas volumosas") estão presentes em todos os estágios...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Participe da conversa

Você pode postar agora e se registrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça seu login agora mesmo para postar com sua conta

Visitante
Responder a este tópico...

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Apenas 75 emoji são permitidos.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

×
×
  • Criar Novo...

Informação importante

Ao usar este site, você concorda com nossos {termos}.