Ir para conteúdo

Robalinhos nos molhes


Postagens Recomendadas

  • Mosqueiro

:okok:

Os amigos que me acompanham a algum tempo sabem que tenho investido tempo na pescaria tenkara no mar.

Primeiro por que sempre fui do tipo químico; gosto de misturar coisas de ambientes distintos pra ver que "mercadoria" resulta. :devil2:

"Segundamente" por que é o ambiente que me circunda e ao qual tenho acesso facilitado. Então eu não vou deixar de pescar com minhas varas tenkara lá só por que as trutas, burras que são, preferem morar no frio ao invés de frequentar a praia. :nana:

Bom, fato é que os peixes marinhos e estuarinos não se mostram intimidados em frequentar minhas iscas tenkareiras (ok, ok, algumas nem tão tenkareiras assim). Neste último FDS fui a um molhe na praia da Redinha Velha usando foam divers (bubble diver) e streamers atados em anzol #6. Usei linha de fluorcarbono 0,37 mm mas ressalvo aqui que COM ISCAS RELATIVAMENTE VOLUMOSAS E PESADAS, TENDO ESPAÇO PRA SE REALIZAR O BACK CAST, QUALQUER LINHA SERVE. Por que em tal situação o peso da isca é que vai carregar a a vara não a linha. Linhas pesadas em varas tenkara são usadas quando a isca não tem peso ou então em situações que se precise fazer o roll cast.

No caso específico dessa pescaria fiz arremessos sempre bem próximo as pedras e suas reentrâncias pra tentar tirar os robalinhos entocados nas fendas. Alternava o trabalho entre rápido e mais pausado. Variar o trabalho e apresentar a mosca/isca das mais variadas maneiras possíveis, aliás, na minha opinião, é o grande trunfo da tenkara sobre o fly. Não que um seja superior/inferior, nada disso, são apenas diferentes.

Abraço.

post-328-0-00694900-1406601733_thumb.jpgpost-328-0-20749700-1406601699_thumb.jpgpost-328-0-64310800-1406601669_thumb.jpgpost-328-0-44459300-1406601628_thumb.jpg

post-328-0-83959700-1406601720_thumb.jpg

Editado por Blatt
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Administrador

Parabéns pela insistência, experimentos e pelo sucesso das pescarias que faz meu amigo, não há como negar a efetividade da Tenkara no mar, seja lá com que moscas a utilize. :yes:

Fato é que já pegou muitas espécies em diversas situações, fruto do seu esforço, pesquisa e tentativas, tiro o boné pra você Blatt. :bs-aplauder:

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Mosqueiro

Belo robalo e parabéns pela dedicação no uso da tenkara em situações não muito comuns a ela, o que faz com que hoje, talvez sejas no mundo o pescador que tenha a maior variedade de peixes pescados em tenkara..

Quando tiveres um tempo liste para nós todas as variedades pescadas até agora, pois perdi a conta aqui.

Grande abraço

Jorge

Editado por Jorge Pozzobon
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Mosqueiro

Obrigado André pelas palavras gentis. Vou continuar fazendo este "sacrifício" em favor da comunidade tenkareira hehehehe

Russlon, briga muito boa. Este tamanho que não seria nada demais pra outras modalidades na tenkara ganha contornos de troféu. E como eu estava usando a vara TFO soft hackle, que é uma vara bem "dura" quando comparada a outras tenkaras que na média são mais suavez e amortecem melhor a briga, o peixe pareceu ainda maior. Abraço.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Mosqueiro

Jorge, obrigado.

Eu acho incompreensivel não usar tenkara fora do ambiente truteiro. Se o pescador respeita os limites do equipamento usando o tippet correto não vejo por que não usa-lo.

Sobre espécies capturadas eu não mantenho um registro mas

acredito que esteja perto das duas dezenas...

lambarí, saicanga, tilápia, tucuna, apaiarí, tapacá, jacundá, robalo, tarpon, Corcoroca, dentão, agulinha, sardinha, moré, peixe-rei, garopeta, badejinho, saberé, aracanguira, pampinho. . .

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Administrador

Deve ter feito a vara tinir. :okok:

Caramba esse cabra está com um lista enorme de variedade de peixes. :ohmy:

A minha lista também é enorme... lambaris, trutas... trutas, lambaris... lambaris, trutas... trutas, lambaris... :bag:

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Mosqueiro

:ok:

Cantou feito barítono hehehehehe.

Fausto, meu sonho é acrescentar uma tainha, ubarana e piau a esta lista.... :cool2:

Pense num trio difícil! :wallbash:

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Mosqueiro

Jorge, obrigado.

Eu acho incompreensivel não usar tenkara fora do ambiente truteiro. Se o pescador respeita os limites do equipamento usando o tippet correto não vejo por que não usa-lo.

Sobre espécies capturadas eu não mantenho um registro mas

acredito que esteja perto das duas dezenas...

lambarí, saicanga, tilápia, tucuna, apaiarí, tapacá, jacundá, robalo, tarpon, Corcoroca, dentão, agulinha, sardinha, moré, peixe-rei, garopeta, badejinho, saberé, aracanguira, pampinho. . .

Rapaiz, acho que vi nesta lista traira, cará, algum tipo de pacú, aquele tucunaré tigrado da America Central e mais algum.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Mosqueiro

:ok:

Cantou feito barítono hehehehehe.

Fausto, meu sonho é acrescentar uma tainha, ubarana e piau a esta lista.... :cool2:

Pense num trio difícil! :wallbash:

Acho que mais difícil de fisgar a tainha e o piau, mas o mais difícil de embarcar provavelmente a ubarana.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Mosqueiro

Jorge, sim, esquecí de citar o tal Jaguar guapote e o tambaquí na lista. . .

André, sim bonefish, já foram feitas inclusive capturas dele com tenkara mundo a fora, pesquisa no google que deve aperecer alguma foto da façanha.

Aqui em Natal tem uns bones perdidos porém bem pequenos (jah peguei eles com camarão natural), espero qualquer hora posar com um pra foto.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Administrador

Coloca uma boia presa no cabo e solta, depois vai em busca da vara. :D

Uma hora ela vai ter que parar, pois bone fish não é Super Peixe. :laugh:

Uma ubarana pequena já vai dar o maior trabalho, imagina uma tainha ou parati. :ohmy:

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Administrador

Pára tudo! :blink:

O sujeito está dizendo que tem alguns relatos no site Tenkara USA de gente que capturou bonefish na Tenkara, nem imagino como seria possível mas ok. Agora acreditar que esse bonefish foi capturado com uma vara de treinamento da redington! :eek:

Aí não né? :wacko2:

1384201_167748383423695_353526842_n-580x

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Mosqueiro

:hum: Hmmmm, já tentei pega-los com mosca um tempão atrás mas não tive sucesso...

Taí, me animei de novo... Neste próximo final de semana vou dedicar algumas horas a sua caça pelas praias daqui...

Vai que rola?!!! :yahoo:

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 4 semanas depois...
  • Patrono

................................

Sobre espécies capturadas eu não mantenho um registro mas

acredito que esteja perto das duas dezenas...

lambarí, saicanga, tilápia, tucuna, apaiarí, tapacá, jacundá, robalo, tarpon, Corcoroca, dentão, agulinha, sardinha, moré, peixe-rei, garopeta, badejinho, saberé, aracanguira, pampinho. . .

:mestre::mestre::mestre::mestre::mestre::mestre:

Hoooooo mestre, mostre-nos fotos das iscas que obtiveram sucesso.

Parabéns Blatt pelo sucesso e persistência, e muito obrigado por dividir sua experiencia conosco pois assim crescemos todos juntos.

Um grande abraço

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 meses depois...
  • Mosqueiro

Costa, perdoe a falta de atenção mas só hoje ví teu post.

Olha, minhas iscas são poucas.

Na água doce uso cdc elk hair, mayfly branca e Grififs gnat pra os lambarís, tilapinhas e tapacás (pacu pratinha). Bubble diver pra tucuna, apaiarí traíra. Ninfas genéricas tipo bead head nymph funcionam pra tilápia e outras especies de água doce.

No mangue uso gurgler ( que tbm vai bem em lagoas) bubble diver e streamer de bucktail ou material sintético. No caso dos streamers não tem maiores caprichos no atado. É só um ou dois tufos de naterial em cima do anzol e pronto. Nas praias uso bastante o bonefish bitters em tamanho #10 ou #12, é coringa, pega de tudo. As cores quase que invariavelmente são branco e verde chartrouse. Em águad mais escuras posso usar cores mais escuras tbm se for o caso.

  • Like 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Patrono

Blatt,

Sou candidato a discípulo, o Fausto já se comprometeu a me apresentar uma tenkara.

Mas como voce usa no mar fiquei muito motivado.

Hoje vou lá no Fausto alugar o cara kkkk, Vai me dar umas aulas de atado.

To adorando esse forum, seu conteudo, e principalmente a cortesia dos colegas em informar aos novatos.

Parabéns Blatt, vou acompanhar suas experiencias com carinho.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Mosqueiro

Cazes, obrigado.

Precisando é só me contactar.

Mas acredite, a parte mais difícil da tenkara e adquirir o equipamento, o resto vc pega com poucas horas de prática. Em um mês (na pior da hipóteses) vc será o mais novo mestre tenkareiro das redondezas kkkkkkkkkkkkk

Abraço.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Participe da conversa

Você pode postar agora e se registrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça seu login agora mesmo para postar com sua conta

Visitante
Responder a este tópico...

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Apenas 75 emoji são permitidos.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

×
×
  • Criar Novo...

Informação importante

Ao usar este site, você concorda com nossos {termos}.