Ir para conteúdo

Intercâmbio de Moscas


Postagens Recomendadas

  • Administrador

Essa é uma prática comum em um dos fóruns gringos que frequento, é uma maneira bacana de incentivar as pessoas de vários lugares no país a atar e a trocar experiências sobre o atado sem a necessidade de presença física de todos no mesmo local (workshops). Exercita também o capricho nos atados, a reprodutibilidade (moscas iguais) e é claro a camaradagem entre os membros do fórum.

Um Intercâmbio de Moscas (Swap Flies)consiste basicamente no seguinte:

Um membro propõe um tema, pode ser genérico: secas, molhadas, moscas pra carpas, etc, ou mais específico: Fibras de Faisão (material), Mayflies, Caddis, etc. Esse membro será o Swapmeister, é como se fosse o moderador do tópico (não no nível administrativo do fórum), ele gerencia o andamento do tópico (organiza a lista de participantes, quem vai atar o que, que tamanho de anzol, material usado, define algumas regras para a "troca" e outras coisas, mas não obrigatoriamente todas essas coisas). Isso é feito por ele no primeiro post do tópico.

O Swapmeister estabalece também a quantidade de participantes (varia bastante, mas normalmente fica entre 10 e 15), cada participante deverá atar um determinado número de moscas (também definida pelo Swapmeister, normalmente 1 ou 2) para cada um dos outros participantes do tópico. Assim cada um dos participantes receberá o mesmo número de moscas e uma mosca atada por cada um dos participantes. É praxe (mas não é regra) que o Swapmeister (pelo trabalho) receberá uma mosca a mais de cada um dos participantes (isso fica a critério de cada participante).

Atadas as moscas, cada participante enviará ao Swapmeister, um envelope (ou caixa no caso de moscas grandes) com as moscas atadas e mais um envelope (já selado) pra receber suas moscas de volta. O Swapmeister recebe todas as moscas, coloca uma de cada participante no envelope e envia de volta a cada um.

Por exemplo, suponha que eu queira criar um Intercâmbio de Ninfas para Trutas, Crio um tópico com esse título:

-------------------------------------------------------------------------------------------------

Intercâmbio de moscas - Ninfas para Trutas, e no primeiro post do tópico vai o texto abaixo:

Esse intercâmbio será formado por no mínimo 10 e no máximo 15 participantes (assim que o número superar 10, a lista ficará aberta por mais 5 dias, se não atingir 15 será considerada fechada). Assim que o número de participantes estiver definido, cada um deverá atar 1 unidade da mosca que escolheu pra cada um dos outros participantes (iguais, mesmo padrão, mesma cor, mesmo tamanho) e remeter ao Swapmeister em um envelope, juntamente com um envelope de retorno já selado.

Cada participante receberá de volta 1 mosca de cada um dos outros participantes. É de praxe que o Swapmeister receba uma mosca a mais por conta do trabalho de organização do intercâmbio, mas essa não é uma regra e ficará a critério de cada um dos participantes.

O objetivo é o atado de ninfas para trutas, a numeração dos anzóis deverá variar entre #12 e #16 (mas cada participante deverá escolher um só tamanho). A data limite para envio das moscas atadas será de 30 dias corridos após o fechamento da lista de participantes, os que não enviarem seus atados até a data limite serão avisados 2 vezes por MP, caso não respondam, serão retirados do intercâmbio e eu enviarei moscas extras aos participantes em substituição àquelas que deveriam ser remetidas pelo participante que saiu.

Quem se habilita? :)

-------------------------------------------------------------------------------------------------

Digamos que o Fausto queira participar e que tenha escolhido a Pheasant Tail. Eu coloco seu nome na lista com a mosca que ele escolheu ao lado. Digamos que o Jost também queira participar e vá atar a Duracell, o Professor também quer participar e a mosca dele será a Hares Mask, o *JR* também quer entrar e atará a Brassie, e por aí vai... Até completar o número de participantes mínimo, ficará a critério do Swapmesiter aguardar até o limite máximo ou pode-se fixar um número, digamos 12 participantes (como exemplo). Vamos exercitar esse exemplo:

Depois de fechado, cada um do grupo de 12 participantes terá que atar 11 moscas (iguais, mesma cor, mesmo tamanho, etc) da que se comprometeu em atar. No nosso exemplo, eu ataria 11 Prince, Fausto 11 PT, Jost 11 Duracell, etc, ...

Todos atariam 11 moscas, fica a critério de cada um atar mais uma (também igual) para "recompensar" o trabalho do Swapmeister, se julgar que ele merece (essa não é uma regra).

Depois de atadas suas 11 ninfas, coloque-as em um envelope e remeta ao Swapmeister. Neste envelope deverá também estar um envelope de retorno, já selado, para que você receba de volta as moscas. O Swapmeister vai receber um envelope com 11 (talvez 12) moscas de cada tipo (atadas por cada um dos participantes). De posse de todas as moscas, ele vai pegar uma de cada (uma Prince, uma PT, uma Duracell, etc, totalizando 11moscas), colocará no envelope de cada um dos participantes e as remeterá de volta.

Assim cada um terá atado 11 moscas iguais e receberá de volta 11 moscas diferentes. :D

O que acharam? Vamos experimentar? ;)

  • Like 4
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Administrador

Eu quero participar! :D

Bota meu nome aí moço. :happy:

Fausto >> Prince Nymph #14

Quero atar Prince também pois é uma mosca que requer prática com BIOT e é um bom exercício.

Podem ser moscas iguais não é? :huh:

T+ :)

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Administrador

Até pode ser, mas a idéia seria que cada um contribuísse com uma mosca diferente, assim cada um dos participantes receberia uma mosca diferente de cada um dos amigos. ;)

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Administrador

Valeu *JR*, aguardamos a sua participação. :)

Mas não é uma "idéia", é uma proposta pra copiar uma ação que parece ser bem bacana praticada com regularidade pelos gringos. ;)

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Administrador

Bem divertida a brincadeira, mas ainda sou iniciante nos atados!!

Deixa eu treinar mais um pouco que participo....

Show! Espero que tenham muito adeptos...

Conrado,

A intenção é justamente aprimorarmos nossas técnicas e habilidade no atado, tanto pros iniciados quanto pros aprendizes (como eu), escolha uma mosca que tenha mais prática e que seja simples (por exemplo uma Brassie) e participe! :yes:

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Mosqueiro

Amigos interessante assim todos tem as moscas prontas e é troca de experiencia.

Só um detalhe, o envio das moscas nos envelopes ira desmanchar o formatos das moscas pode ate ser no envelope mas precisa de proteção vocês concorda, pode ser na cachinhas dos anzóis Tiemco. O importante é manter as moscas dos amigos inteiras para receber inteiras não acham?

Eu vou pensar que mosca para atar mais tenho em vista uma mosca a Bead Head Hares Ear, vou ler e entender e confirmo para vocês OK.

Vamos ver.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Patrono

Fausto & André

Recebi o e-mail e li tudo nesta chamada. Grato pelo convite, entretanto a auto-crítica só permite que EU use as moscas que "amarro", um dia quem sabe chego no nível de ata-las.

Gde abraço

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Administrador

Amigos interessante assim todos tem as moscas prontas e é troca de experiencia.

Só um detalhe, o envio das moscas nos envelopes ira desmanchar o formatos das moscas pode ate ser no envelope mas precisa de proteção vocês concorda, pode ser na cachinhas dos anzóis Tiemco. O importante é manter as moscas dos amigos inteiras para receber inteiras não acham?

Eu vou pensar que mosca para atar mais tenho em vista uma mosca a Bead Head Hares Ear, vou ler e entender e confirmo para vocês OK.

Vamos ver.

Professor,

Pensei também no envio e, para moscas pequenas, acho que a melhor forma de envio seriam envelopes bolha:

envelopecombolha.jpg

Podemos colocar as moscas em uma caixinha de cd (sem o miolo) e remetê-las como Carta Não Comercial registrada, senão me engano custa R$ 6,00 pra todo território nacional. :)

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Mosqueiro

Bela proposta, Prof. :bs-aplauder:

Certeza de ótimo intercâmbio estimulando outros !

Agradecendo o convite, que imagino automático a todos, seria alegria integrar-me . Mas novata- super limitada; devo esperar 01 ou + quinquênios... :rolleyes:

abç :bye:

Editado por Ilza
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Administrador

Pessoal, vamos deixar esse tópico somente como explicação e exemplo.

O tópico do primeiro intercâmbio é esse: http://www.mosqueirosdorio.com.br/forum/index.php?showtopic=10220 façam suas incrições por lá. ;)

Diego, já te adicionei na lista do tópico que indiquei. :ok:

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Administrador

Bela proposta, Prof. :bs-aplauder:

Certeza de ótimo intercâmbio estimulando outros !

Agradecendo o convite, que imagino automático a todos, seria alegria integrar-me . Mas novata- super limitada; devo esperar 01 ou + quinquênios... :rolleyes:

abç :bye:

Ilza,

A intenção é justamente estimular os novatos no atado, como nós. :)

Participe. :D

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Administrador

Eu ato a Ted Stone ... só preciso ver em casa meus anzóis pra ver o tamanho ... ai mais tarde eu informo.

Legal, gostei da idéia, vou me escrever tb!!!

Beleza galera, vamos esquentar o tópico! :bs-aplauder:

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Mosqueiro

Olá pessoal,

Muito legal a ideia, fico a fim de participar, vou me inscrever no outro post.

Não costumo participar muito por aqui, mas quando recebi um e-mail do fórum falando do assunto logo me interessei. Curto muito atar e acabo produzindo mais moscas do que uso, então esta vai ser uma ótima maneira de praticar e aprender.

Abraços,

Sandro Hoff

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Administrador

Olá pessoal,

Muito legal a ideia, fico a fim de participar, vou me inscrever no outro post.

Não costumo participar muito por aqui, mas quando recebi um e-mail do fórum falando do assunto logo me interessei. Curto muito atar e acabo produzindo mais moscas do que uso, então esta vai ser uma ótima maneira de praticar e aprender.

Abraços,

Sandro Hoff

Bacana Sandro,

Estamos aguardando sua participação lá. :ok:

E apareça mais por aqui. :yes:

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Mosqueiro

Muito legal André, ótima iniciativa!

Eu quero participar.

Como vc mesmo disse, no futuro dá pra gente fazer isso com moscas específicas. Também dá pra fazer desafios com materiais previamente estabelecidos. Moscas para peixes brasileiros ou estimular a criatividade fazendo com que o pessoal tente criar soluções para situações que enfrentamos nas nossas pescarias aqui no Brasil.

Um abração,

Matheus

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Administrador

Muito legal André, ótima iniciativa!

Eu quero participar.

Como vc mesmo disse, no futuro dá pra gente fazer isso com moscas específicas. Também dá pra fazer desafios com materiais previamente estabelecidos. Moscas para peixes brasileiros ou estimular a criatividade fazendo com que o pessoal tente criar soluções para situações que enfrentamos nas nossas pescarias aqui no Brasil.

Um abração,

Matheus

Esse é o espírito Matheus. :okok:

Participe sim, as inscrições estão nesse tópico: http://www.mosqueirosdorio.com.br/forum/index.php?showtopic=10220 ;)

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Achei uma ideia interessantíssima. Gostaria de participar. Quem sabe quando sair umas moscas para robalos ou permits. Nessa parte de trutas tenho pouco material de atado.

To na torcida para que essa moda pegue.

Grande Abraço,

Tiagão.

Editado por Tiagão
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Administrador

Achei uma ideia interessantíssima. Gostaria de participar. Quem sabe quando sair umas moscas para robalos ou permits. Nessa parte de trutas tenho pouco material de atado.

To na torcida para que essa moda pegue.

Grande Abraço,

Tiagão.

Tiagão,

Assim como falei pro nosso amigo Carlos, se quiser, pode abrir um tópico. :yes:

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Mosqueiro

Sandro vou pegar trutas com uma de suas moscas. :ok:

Vai ser muito legal pescar com as moscas dos amigos. :)

Legal Fausto, vou torcer pra que isso aconteça! :ok:

Sou fã das Timberlines, sempre funcionam muito bem nas minhas pescarias de trutas, seja na Patagonia ou por aqui mesmo.

Vai ser ótimo pescar com as moscas dos amigos!

Abraço,

Sandro Hoff

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Administrador

Legal Fausto, vou torcer pra que isso aconteça! :ok:

Sou fã das Timberlines, sempre funcionam muito bem nas minhas pescarias de trutas, seja na Patagonia ou por aqui mesmo.

Vai ser ótimo pescar com as moscas dos amigos!

Abraço,

Sandro Hoff

Fiz memoráveis pescarias na Patagônia com as Timberlines e não podem faltar em minha caixa de moscas. Capricha aí meu amigo. :ok:

Excelente ideia.

Gostaria de participar mas sou iniciante e tenho ainda poucos materiais .

Estou no aguardo do curso de atados

Estou resolvendo detalhes com o Daniel. ;)

Show de bola pessoal.Grande iniciativa.Deixa eu renovar meus materiais de atado e dar umas treinadas que certamente entrarei nessa.

Faça isso Willians, pois não vamos parar nesse tópico, virão outros. :okok:

Achei uma ideia interessantíssima. Gostaria de participar. Quem sabe quando sair umas moscas para robalos ou permits. Nessa parte de trutas tenho pouco material de atado.

To na torcida para que essa moda pegue.

Grande Abraço,

Tiagão.

Vai pegar sim Tiagão! :yes:

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Mosqueiro

Esse é o espírito Matheus. :okok:

Participe sim, as inscrições estão nesse tópico: http://www.mosqueirosdorio.com.br/forum/index.php?showtopic=10220 ;)

Eu também estou dentro, mas quando saírem moscas maiores, como para dourados, Tucunarés, etc... Isca pequena eu prefiro compra do que atar, ahhahaha....

Pode contar comigo!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Administrador

Cada um de vocês pode ser o Swapmeister de cada intercâmbio de moscas, tudo em função da vontade de cada grupo. Criem um tópico usando como modelo o que o André Ribeiro fez e deem andamento a ideia. :ok:

O Tiagão quer para robalo e permit, o Tannus quer para dourados e daí em diante cada um cria o tópico e organiza o recebimento e distribuição das moscas. O Swapmeister terá dois kits de moscas ao final. ;)

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Mosqueiro

Caros amigos,

Acho a idéia maravilhosa. Todas as iniciativas que contenham o princípio do compartilhar sou apoiador e fã.

No entanto, tenho problemas em assumir o compromisso com vcs e depois deixar alguém triste. O meu problema está na falta de tempo.

Assim, se tiver alguma outra forma de apoiá-los e prestigiar a atitude do grupo, contem comigo.

Abçs

Betinho

  • Like 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Administrador

Caros amigos,

Acho a idéia maravilhosa. Todas as iniciativas que contenham o princípio do compartilhar sou apoiador e fã.

No entanto, tenho problemas em assumir o compromisso com vcs e depois deixar alguém triste. O meu problema está na falta de tempo.

Assim, se tiver alguma outra forma de apoiá-los e prestigiar a atitude do grupo, contem comigo.

Abçs

Betinho

Mestre Betinho,

Fico feliz só de saber que tomou conhecimento dessa iniciativa e que está nos apoiando. :)

Sabemos dos compromissos que possui e da falta de tempo, um mal que aflige quase todos nessa vida "moderna" maluca que levamos. Seu incentivo já é um grande apoio e um enorme prestígio, além dos valorosos ensinamentos que nos passa em cada programa. :graduado:

Obrigado pelo apoio. :yes:

Grande Abraço ;)

  • Like 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Administrador

Avante com a idéia.

Nas próximas gravações vou comentar sobre a iniciativa no meu programa.

Abçs

Betinho

Que bacana! :ok:

Apoio melhor, impossível. :D

  • Like 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Administrador

Grande Betinho essa ideia está bombando aqui no fórum e parece que os amigos estão animados com a possibilidade compartilhar técnicas de atado. :okok:

Pena que eu não ato de tudo. :(

Aprendiz é assim mesmo. :D

  • Like 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Administrador

Já estou praticando meu amigo, teu camarada aqui já está pescando trutas com as próprias moscas, é a evolução da espécie. :D

O problema é a simpatia, não consigo atar um mosca que não tenha simpatia por ela, ou seja, a mosca tem que me pescar primeiro e depois pesco trutas com ela. Se a mosca não me pescar... eu não consigo nem prender o anzol na morsa. :laugh:

Meus amigos estão até implicando comigo que só penso em pescar trutas e não dou chance para outros peixes, mas não é bem assim, sou um "matador" de lambaris e tenho atado muitas moscas para elas, a questão é que basicamente não as mesmas moscas que ato para trutas, porém em uma versão menor ainda. Viu... sou inocente. :happy:

T+ :)

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Mosqueiro

Caro amigo Fausto.

Fique tranquilo que tambem sou um aprendiz do mestre Betinho, assisto todos os programas diversas vezes e compro meu material na loja dele.

Me sinto muito orgulhoso de dizer que o conheci pessoalmente, agora que faço parte dessa família chamada "Mosqueiros do rio" vou me programar para um dia ir até o Rio de Janeiro conheçe-los pessoalmente.

Grande abraço e já estou atando as moscas e pretendo enviá-las essa semana para o intercâmbio.

Geruca.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Participe da conversa

Você pode postar agora e se registrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça seu login agora mesmo para postar com sua conta

Visitante
Responder a este tópico...

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Apenas 75 emoji são permitidos.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

×
×
  • Criar Novo...

Informação importante

Ao usar este site, você concorda com nossos {termos}.