Ir para conteúdo

Relato do Ernesto, dourado e piraputangas na tenkaraBR


Postagens Recomendadas

  • Mosqueiro

Dourado e piraputangas, peixes pescados pelo amigo Ernesto L. Caldas em 2012 no Mato Grosso com uma 9'3", ação 7:3, mostrando a resistência da TenkaraBR

Segue relato do Ernesto:

Chegando ao local escolhido, uma corredeira já conhecida de relatos anteriores, notei que os peixes estavam ativos. Armei a "Lindona" com a linha que veio e uma mosca estilo Valsesiana e parti para a luta. Não obtive resultados o que creditei ao comprimento da linha, visto que piraputangas são muito ariscas mesmo em aguas turvas como estavam. Troquei a linha por uma mais comprida e os resultados apareceram, piraputangas vieram tirar fotos e douradinhos vieram acabar com minhas moscas. Quando só tinha uma mosca, torci o tippet em três e fiz uma laçada com nó de cirurgião, no primeiro arremesso entrou um cabeça de martelo que fez questão de pousar para algumas fotos. Acredito que é o primeiro dourado a ser pego na Tenkara em corrente natural. seguem as fotos.

PC180003.jpg

PC180001.jpg

E mais uma do Ernesto

Depois de um bom vinho e de um delicioso (adoro) bobó de frango feito pela minha companheira, fui tirar aquela soneca domingueira quando escuto:
-Bela tarde para pescar...
Sabendo de quem se tratava, respondi firmemente:
- É piracema, ir pescar é contrariar a lei...
- Mas quá... Pegue a “Lindona” e vá atazanar umas piraputangas nas corredeiras!
- Mas...
- Agora! Exigiu a “Mosca” minha vontade “férrea” soçobrou uma vez mais e logo estava em cima da bike com destino as corredeiras, desta vez com um céu recoberto de nuvens que encobriam o sol amenizando o calor e fazendo a travessia dos campos agradável e ainda com uma leve brisa do sul...
Vento sul? Em pleno verão sulmatogrossense? Meu Pai! Será que o calendário Maia... Bem, deixa pra lá...
Atravessei o Tanzânia, desta vez tranquilamente já que apesar de verde por causa das chuvas recentes estava baixo, comido e pisado pelo gado que lá se encontra e o que é melhor, sem nenhuma pegada de onça pelos trilheiros. Beleza!
Ao adentrar a mata uma forte garoa caiu refrescando ainda mais o ambiente. Muy lindo!
Cheguei ao rio... Um pouco turvo, mas não cheio. Beleza pura!!
P1290040.jpg
Após uma talagada de agua do cantil (dessa vez não esqueci, apesar de não ser o meu térmico), um breve descanso e tratei de observar as margens e praias para ver se algum animal perigoso (onças, sucuris, queixadas, etc.) andava por aquelas bandas, encontrei apenas rastros de capivaras, veados, guaxinins e de uma anta, nada com que se preocupar. Maravilha plena!
P1290033.jpg
Armei a Lindona com uma linha PF de 5,00 m e um tippet de 50 cm de ,30 mm torcido com um snap para troca rápida, uma Valsesiana em anzol #10 e parti para a luta... Logo as piraputangas apareceram e pousaram para as fotos...
P1290032.jpg
P1290041.jpg
E foram embora sem ao menos agradecerem. Ingratas essas piras, afinal podiam virar sashimis...
P1290044.jpg
A tarde estava indo embora quando por baixo de uma galhada um Cabeça de Martelo de bom tamanho (uns dois quilos) atacou a mosca, por algum tempo travamos bela luta em que ele usando sua força, a correnteza e seus formidáveis dentes acabou vencendo. Mas valeu a pena, ganhei o dia graças a Mosca.
O sol se deitava no horizonte... No trilheiro, já voltando e com uma bela lua crescente a brilhar no crepúsculo, me pareceu escutar uma voz que cantalorava... Wonderful World...
Essa “MOSCA”...

Relatos das primeiras pescarias de tenkara do Ernesto Lancia Caldas, extraidas do FFB e com quem (Ernesto) não tenho conseguido contato desde o final de 2012.

Abraços

Jorge

Editado por Jorge Pozzobon
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 1 mês depois...
  • Mosqueiro

É um dia triste pois o amigo Ernesto de tão belos relatos, pioneiro na pesca de dourados e piraputangas com tenkara foi vencido por um câncer ontem.

Com certeza estará em outras paragens floreando linhas de fly e tenkara.

Vá em paz Ernesto.

Jorge

  • Like 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Mosqueiro

Infelizmente ele se foi. . .

Felizmente deixou aqui alguns registros pra os amigos matarem a saudade.

Vai com Deus Ernesto, descanse em paz.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 3 semanas depois...
  • Mosqueiro

Vencidos só são aqueles que não deixam memórias positivas do tempo que aqui estiveram.

Vai-se o Homem e fica-se pessoa e suas contribuições.

Rezo que chegada a hora, todos nós sejamos Vencedores em todas as coisas boas que nós deixamos.

Descanse em PAZ Ernesto.

  • Like 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Participe da conversa

Você pode postar agora e se registrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça seu login agora mesmo para postar com sua conta

Visitante
Responder a este tópico...

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Apenas 75 emoji são permitidos.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

×
×
  • Criar Novo...

Informação importante

Ao usar este site, você concorda com nossos {termos}.