Ir para conteúdo

Ninfas - Bead Head Pheasant Tail


Postagens Recomendadas

  • Administrador

Inspirado no atado das Copper John resolvi levar o modelo para incrementar o atado das American Pheasant Tail. ;)

BHPT-01.jpg

BHPT-02.jpg

BHPT-03.jpg

BHPT-04.jpg

BHPT-05.jpg

BHPT-06.jpg

Material:

Anzol: Orvis 1542 #14 (Tradicional Nymph Hook)

Lastro: Fio de chumbo - Lead Free .015

Linha: UNI-Thread 8/0 marrom

Cauda: Pheasant Tail

Abdômen: Pheasant Tail

Segmentação: Fio de cobre preto e dourado - Ultra Wire Small

Tórax: Peacock Herl

Cabeça: Bead Head 3 mm

Wing Case: Scud Shellback e Mirage Tinsel

Legs: Pheasant Tail (as fibras mais finas da pena de faisão - Clump)

A ideia de atar o wing case da mesma forma que é feito nas Copper John, veio para dar continuidade na prática que iniciei e acaba dando mais mão de obra do que simplesmente rebater as fibras de faisão para formá-lo. Seja como for ficou uma montagem interessante e vem uma série por aí. :ok:

T+ :)

  • Like 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Administrador

Estou curtindo usar essa cola e a foto mostra como fica bacana, e não precisa colocar no fly turner, basta aplicar a cola e deixar secar na posição que coloco as moscas na rolha, não escorre e quando seca fica cristalina como nas fotos, apenas um pouco mais fina se apresenta a camada depois de totalmente seca.

Gostei da cor marrom das penas de faisão, mas vou atar algumas na cor natural para ver o resultado. Gostei também do rib de arame preto e devo mudar também para ver como fica. O que mais gostei nessas aulas de atado das Copper John e agora dessas Pheasant Tail é formar o tórax usando as instruções do livro The Benchside Introduction to Fly Tying páginas 90B e 91B onde detalha uma técnicas chamada Core-Twisted Herl. O tórax atado com essa técnica dá volume e fica bem uniforme, mas dá mais trabalho do que simplesmente enrolar a pena.

Esse bead Head de 3 mm comprei na Damonte por indicação do Jost, quando ele estava tendo a crise de esquilo dele. :D

Vem muito mais por aí porque estou atando para a Patagônia 2015. :okok:

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Moderador

Ficou bom isso, hein?

Eu faria algumas com arame cor de cobre ou dourado... de alguma forma me agrada uma sugestão mais forte de segmentação abdominal...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Moderador

:):):)

Estas ninfas ficaram lindas !

Tenho usado Pheasant Tails conforme mostrado no livro de Randall Kaufmann.
Não são tão bonitas como estas mostradas, mas a eficiência destas ninfas é notavel.
Costumo atar algumas com rib de arame vermelho, e em algumas situações esta característica fez grande diferença no volume de capturas !

Grande abraço
Odimir

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Administrador

Valeu Jost! :ok:
Viu como estou "ninfeiro" ultimamente? :D

Beto essa cola é aquela que levei no Workshop, é a Liquid Fusion. ;)

2L35F0FC.jpg


Seu Odimir vou atar algumas seguindo sua dica. ;)

T+ :)

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Mosqueiro

Muito bom Fausto, eu acho também o fio de cobre dourado ou amarelo chamaria mais a atenção tanto para o peixe como o pescador.

O dourado é uma cor muito parecida com um inseto e párese com a cor marrom claro na mosca. esta resina já uso faz tempo para colocar nas moscas é muito bom ver o brilho que fica.

Ficou ótimas.

Editado por Marcelo R. S.
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 semanas depois...
  • Administrador

Seguindo a sugestão dos amigos mudei a cor do fio de cobre. :)

BHPT-05.jpg

BHPT-06.jpg

A receita é a mesma, uma variante da Pheasant Tail com Bead Head e wing case a La Copper John.

T+ :ok:

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Participe da conversa

Você pode postar agora e se registrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça seu login agora mesmo para postar com sua conta

Visitante
Responder a este tópico...

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Apenas 75 emoji são permitidos.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

×
×
  • Criar Novo...

Informação importante

Ao usar este site, você concorda com nossos {termos}.