Ir para conteúdo

Rio Piraí


Postagens Recomendadas

  • Mosqueiro

Inverno chegou, é tempo de correr atrás das saicangas, para tanto fui até o rio piraí no dia do jogo da seleção brasileira. Escolha acertada, estradas desertas, rio deserto, a mais pura solidão em meio a natureza, quanta alegria!

O rio piraí está extremamente seco, na calha, contudo está muito piscoso, peguei meia dúzia de lambaris grandes e duas saicangas, uma micro e outra maior, na faixa dos vinte e cinco centímetros, muito gorda e saudável.

A quantidade de capturas declarada em nada reflete a piscosidade que anunciei, ocorre que por se tratar de saicangas há uma enorme diferença entre ação e captura. Não tenho dúvidas que presenciei mais de cinquenta ataques as minhas moscas, mas o peixe estava muito manhoso, pegava no rabinho da mosca dava uma sacudida com a cabeça e largava, para em seguida vir outra e fazer a mesma coisa. Em cada pool há cardumes numerosos, muitas vezes visíveis da margem, mas em todos os casos a má vontade para atacar a mosca foi marca registrada.

É incrível como a saicanga gosta da cor vermelha, também se atrai pelo laranja fl., rosa fl. e por brilhos. As vezes vale a pena oferecer streamer grandes porque as maiores não perdem tempo atacando pequenos streamers, é um animal muito voraz

Poucas fotos pois não me programei para a pescaria e a bateria da câmera estava low e logo descarregou, a saicanga maiorzinha não saiu para a foto, virou causo. :cool2:

post-474-0-39731000-1403737748_thumb.jpg

Lambari em uma wet #12

post-474-0-70360800-1403737791_thumb.jpg

Micro saicanga na mesma mosca #12

post-474-0-60182200-1403737836_thumb.jpg

Outra foto da mesma saicanga

post-474-0-10462100-1403738146_thumb.jpg

Houve uma grande enxurrada, o rio está cheio de árvores tombadas e cheias de lixo, nessa foto vê-se a altura que água chegou.

post-474-0-15203600-1403738242_thumb.jpg

Essa cachoeira não existe em tempos normais, só nessa seca. Local muito piscoso.

post-474-0-47591400-1403738193_thumb.jpg

Momento Discovery:

Encontrei esse gafanhoto sobre o meu carro, nunca tinha visto um tão pequeno, deve ter uns 5mm, essa fenda acima dele é o espaço entre a carroceria e a tampa de combustível do carro e dá uma idéia de como o bicho era pequeno.

post-474-0-61196100-1403738097_thumb.jpg

é isso.

  • Like 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Administrador

É verdade Beto, está no momento certo para me aventurar em pescarias assim. Estou pensando em visitar o rio Preto lá pelas bandas de Falcão/Fumaça. Se alguém estiver afim é só falar. ;)

Mais uma vez mandou bem e gostei ver a Wet dando resultado, essas iscas são "matadeiras". :okok:

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Administrador

Esta chegando a época das pirapitingas la no Rio Claro.Nos dias mais quentes de agosto já podem aparecer.E as bocarras(saicangas)aparecem também.

Vou lá também e se alguém quiser ir é só falar. :ok:

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Mosqueiro

irado!!!!

cara irreconhecível o local, tá muito baixo!! sinistro!

e que enxurrada hein. vendo agora o nivel da agua é impossível imaginar uma exurrada dessas.

parou antes naquele pontinho do posto para ver os lambas?

abraços

Rafael essa parte do rio nós não fomos, fica bem para baixo de onde pescamos, é uma área de pasto muito difícil de andar nos tempos de chuva, mas agora que está seco forma lindas praias com água bem calminha. Quando fui nos pontos onde pescamos já estava sem bateria, foi lá que peguei a maior.

Eu não sei quando foi que aconteceu essa enxurrada, mas a coisa foi feia, algumas ilhas de pedra que tinham árvores sobre si, simplesmente estão carecas, tudo foi arrancado. Os leitos de pedra expostos foram lavados e já não tem mais aquele monte de gravetos que se acumulavam por anos e atrapalhavam o cast, está ótimo para pescar. Em toda parte é possível ver grandes pedaços do barranco arrancados.

Parei lá sim. Com a seca enxerga-se todo o fundo do rio, mas como sempre não pego nada lá com o fly, nem lamba tinha, mas se jogar spinner a coisa pega fogo. Dava para ver acarás passeando, só monstrengo.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Mosqueiro

Boa meu amigo! como sempre belo relato!!!!

Que p. de gafanhoto é esse hein... micro!

Abs.

Ele é pequeno mas é elétrico, tentei pegá-lo para uma sessão de fotos, mas ele me deu uns olés e se foi.

Abraço

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Mosqueiro

É verdade Beto, está no momento certo para me aventurar em pescarias assim. Estou pensando em visitar o rio Preto lá pelas bandas de Falcão/Fumaça. Se alguém estiver afim é só falar. ;)

Mais uma vez mandou bem e gostei ver a Wet dando resultado, essas iscas são "matadeiras". :okok:

Na verdade eu gosto dessa época para pescar as saicangas, já para os lambaris e pirapitingas prefiro o início da primavera, quando dá uma esquentada e caem as primeira chuvas. Também acho que o momento é propício, é que com a seca o peixe está confinado nos poços e o rio mais estreito o que deve facilitar o vadeo e o uso da tenkara.

Eu vou em todas as aventuras é só chamar. Só não chamei ninguém para me acompanhar nessa pq era dia de jogo do brasil e pq não resolvo nada com antecedência, dessa vez acordei de madrugada, vi uma lua linda sobre o mar, me animei, arrumei as coisas e parti.

Vou começar a atar umas ninfas e wets grandes em anzol #12 e #10, com ice dub, tinsel e tudo que brilhe. acho que vai dar certo.

:ok:

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Mosqueiro

Muito bom Beto! :bs-aplauder:

Com a água tão baixa não seria melhor tentar com secas? Será que uns chinelinhos não devem funcionar melhor com essas saicangas. :huh:

Mas vc sabe que Eu só pesco nesse rio com seca, as clássicas nos pocinhos e os chinelos nos poços mais fundos. Dessa vez foi que eu usei muito pouco as secas, mas quando usei tive algumas ações, no entanto o peixe só queria mosca com aspecto natural, estava subindo para olhar a mosca de perto e depois atacava, não queria saber de EVA. Outra coisa que me fez focar nos streamer é o fato de as saicangas serem caolhas e errarem muito o bote, chega a ser chato, tomei tres cacetadas na seca e ela errou as três com a mosca parada. Mas é perfeitamente possível fazer a pescaria dessa forma e é muito bacana ver o peixe surgindo do fundo e armando o bote.

abç

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Mosqueiro

Esta chegando a época das pirapitingas la no Rio Claro.Nos dias mais quentes de agosto já podem aparecer.E as bocarras(saicangas)aparecem também.

Pode crer, final de agosto e início de setembro são o ponto alto da pescaria desses peixes e de quebra a natureza fica ainda mais linda nesta época que marca a transição da privação do inverno para a um tempo de fartura que surge com a primavera.

Acho que o peixe começa a comer desesperadamente nessa época para juntar energia para a piracema que acontecerá quando o volume do rio aumentar, na temporada de chuvas.

abç

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Mosqueiro

Eu sou muito fã destes pequenos! Lambari e Saicanga ( branca como chamamos aqui no sul )

Não tem noção do tamanho que tem, são umas feras. hehe

Aí no Sul tem vários tipos de saicanga, em grande quantidade e grandes, é o paraíso delas.

Eu tive uma saicanga no aquário, da espécie oligossarcus pintoi, parece um douradinho, devia ter uns 7cm, além dela existiam alguns espadas grandes no aquário. De início pensei que eles não fossem virar comida, mas algumas horas depois de colocá-la no aquário vi uma criatura se movimentando de forma estranha no aquário, quando cheguei mais perto, percebi que não se tratava de uma criatura, mas duas, um espada nadando com uma saicanga agarrada no meio do seu corpo, igualzinho uma barracuda e outros peixes de mar fazem, atacam a presa pelo meio. Com o tempo fui entendendo a sua forma de caçar, depois de atacar os peixes maiores pelo meio e travar eles, ela sacode a cabeça como um pitbull, muitas vezes esfregando o peixe contra o chão do aquário, quando este dá sinais de cansaço ela começa a dar várias mordidas seguidas e vai virando o peixe de modo a comê-lo a partir da cabeça. É muita violência, o aquário fica cheio de escama. Se eu tivesse um cardume aposto que cada uma ia puxar o peixe por um lado e despedaçá-lo.

  • Like 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Mosqueiro

Muito bom amigão Beto, parabéns pela aventura de pescaria. :bs-aplauder:

Abraço.

Valeu Marcelão, esse é um rio muito legal de conhecer, não é necessário vadeá-lo, se pesca 99% com os pés secos a partir do barranco.

Abç

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Patrono

Vale lembrar que esta época de seca em toda aquela região tem muito carrapato,então vale levar um inseticida e aplicar sobre a roupa antes de iniciar a pescaria.Pescar de dentro da água pode ser uma vantagem contra eles.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 semanas depois...
  • 2 meses depois...

Participe da conversa

Você pode postar agora e se registrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça seu login agora mesmo para postar com sua conta

Visitante
Responder a este tópico...

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Apenas 75 emoji são permitidos.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

×
×
  • Criar Novo...

Informação importante

Ao usar este site, você concorda com nossos {termos}.