Ir para conteúdo

Testando linhas (monofilamento soft #6)


Postagens Recomendadas

  • Mosqueiro

Passando hoje por uma loja vi essa linha e achei as características dela similares as da Amnésia porém ligeiramente mais suave

e igualmente com baixa memória.

É um monofilamento, e como tal, menos denso que o fluorocarbono o que o torna um pouco mais difícil que aquele na hora de arremessar em situações vento.

Porém este faz apresentação mais suave e apesar da bitola relativamente grossa (0,40 mm (6)) é fácil de mante-la acima da linha d'água usando comprimento abaixo dos 4 metros.

Manter a linha acima dá linha d'água é importante quando se usa moscas secas em rios e se quer fazer uma apresentação sem arrasto (drag). No meu caso em particular, acho essa característica importante quando pesco em meio a vegetação alagada. Uma linha leve suspensa no ar não vais se enrolar nas plantas aquáticas e facilitará muito tanto na apresentação como no trabalho da isca.

Embora o FC indiscutivelmente tem melhor performance no arremesso tenkara, o monofilamento é bem mais barato , fácil de encontrar nas nossas lojas e vem em várias cores que facilitam a visualização.

Eu enfatizo sempre o fator vento por que aqui na minha terra ele é uma constante e as vzs arruína a apresentação com qualquer linha.

Mas depois de muitos anos de experimentações e treinos tenho notado que as linhas em monofilamento tem seu lugar mesmo aqui.

Dedicar mais tempo aos treinos de arremesso e usar varas com pontas mais delicadas tem contribuído pra essa nova

percepção.

Visitem meu blog para mais detalhes: http://flykaipira.blogspot.com.br/2014/06/linhas-monofilamento-level-lines.html :cool2:

Editado em 07/01/2015

Depois de testar várias linhas diferentes em 2014 elegí a monofilamento 0.40 mm tipo "soft" que vcs vêem na foto como

minha favorita!

NÃO precisa ser dessa marca, existem outras com as

mesmas características como por ex. a Aplaud F1. Depois

dela, minha segunda opção é a linha level (reta) flutuante

feita com running line de linha de fly... No entanto a mono soft foi a vencedora pelos seguintes motivos:

1- Preço baixo, boa visibilidade e alta disponibilidade.

2- Pouquíssima memória.

3- Funciona bem em praticamente todos os modelos de vara

tenkara que tenho, lentas ou rápidas.

4- Funciona bem com vários tipos de iscas diferentes sejam

pequenas e leves como as secas ou volumosas como poppers.

5- tem boa apresentação em vário ambientes distintos, lagoa,

mangue, mar mesmo com vento.

post-328-0-61190800-1403149697_thumb.jpg

Editado por Blatt
  • Like 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Administrador

Mais uma vez nos trouxe boas informações e já estou pensando em testar essa linha Amnesia que se refere em seu blog. :ok:

Como basicamente pesco lambaris aqui em nossos rios, creio que usar a Amnesia não será problema algum, ainda mais quando não vou chegar aos 3 metros de linha com a varinha que tem 2,10 metros. Depois nos passa o feedback do uso dessa linha Soft Raiglon. ;)

Na embalagem está escrito HIGH QUALITY SPECIAL FLUORO COATING o que parece indicar ter um revestimento de fluorocarbono.

T+ :)

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Mosqueiro

Fausto, tenho certeza que a amnésia vai lhe servir muito bem principalmente com as secas.

Sobre o revestimento de fluor não acredito que ele mude significativamente a desnsidade da linha, acho que serve mais como proteção e pra deixar a superfísie do mono mais lisa.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Mosqueiro

É uma das que uso nos pré-tippets das minhas linhas, só que na bitola 0,37

Uso monofilamento como linhas level mas prefiro usar em bitolas entre 0,50 e 0,60, acho, pelo menos para mim, que casteiam melhor.

Abraços.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Mosqueiro

Jorge, com TenkaraBR as bitolas mais grossas funcionam melhor. Elas precisam de linhas com mais "massa" pra carregar a contento e por isso funcionam tão bem com as linhas torcidas.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Mosqueiro

Jorge, com TenkaraBR as bitolas mais grossas funcionam melhor. Elas precisam de linhas com mais "massa" pra carregar a contento e por isso funcionam tão bem com as linhas torcidas.

É por isso mesmo que como level uso também mais grossas de monofilamento

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 meses depois...
  • Mosqueiro

Senhores, bom comentário, sem dúvida.
Eu usei uma linha Ø 0,40 monofilamento, vagabunda, da Mazzaferro e o casteio foi ótimo.... consegue-se mante a linha fora deixando o tippet mergulhado sem perder a sensibilidade.
Havia usado uma linha bitola Ø 0,30 mas a mosca caia no pé, rsrsrsrs, foi quando aumentei o diâmetro e o casteio melhorou bastante.

Notei que em alguns casos o lider trançado e pesadão fica mais difícil manter o tippet na água, mas com essa linha a coisa foi bem.

Usei a linha Caiçara no momento em que vc fuça a bolsa de pesca e descobre que esqueceu coisas em casa, rsrsrsrs. Mas neste caso, pelo menos pra mim, a coisa foi relativamente bem.
Valeu Blatt, valei Jorge, Abraços

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 3 meses depois...
  • Mosqueiro

Depois de testar várias linhas diferentes em 2014 elegí a monofilamento 0.40 mm tipo "soft" que vcs vêem na foto como

minha favorita!

NÃO precisa ser dessa marca, existem outras com as

mesmas características como por ex. a Aplaud F1. Depois

dela, minha segunda opção é a linha level (reta) flutuante

feita com running line de linha de fly... No entanto a mono soft foi a vencedora pelos seguintes motivos:

1- Preço baixo, boa visibilidade e alta disponibilidade.

2- Pouquíssima memória.

3- Funciona bem em praticamente todos os modelos de vara

tenkara que tenho, lentas ou rápidas.

4- Funciona bem com vários tipos de iscas diferentes sejam

pequenas e leves como as secas ou volumosas como poppers.

5- tem boa apresentação em vário ambientes distintos, lagoa,

mangue, mar mesmo com vento.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Participe da conversa

Você pode postar agora e se registrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça seu login agora mesmo para postar com sua conta

Visitante
Responder a este tópico...

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Apenas 75 emoji são permitidos.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

×
×
  • Criar Novo...

Informação importante

Ao usar este site, você concorda com nossos {termos}.