Ir para conteúdo

Ferramenta simples para o nó de prego


Postagens Recomendadas

  • Moderador

:):):)

Pessoal,

Aqui está uma ferramenta bastante simples para a confecção do nó de prego.
Sempre carrego junto ao nipper e já me prestou bons serviços quando tive o loop de conexão da linha de mosca ao líder rompido ou cortado durante as pescarias.
O primeiro deles me foi presenteado pelo Gregório. e depois fiz pelo menos uma dezena que presenteei aos amigos.
O mostrado nas fotos foi feito com arame de aço inoxidável duro de diâmetro 1 mm x 60 mm de comprimento.
Acrescentei uma ponta tipo agulha, muito útil para desfazer "nós de vento".
A ponta da agulha por sua vez é protegida por um tubinho plástico retirado de uma embalagem de óleo protetivo tipo WD-40.

Grande abraço

Odimir


A ferramenta com a ponta protegida pelo tubinho plástico.

cintia4011.jpg

A ferramenta mostrando a ponta e tubinho insertado na haste para que não se perca.

cintia4012.jpg

Nó de prego executado

cintia4008.jpg

A foto abaixo mostra a ferramenta em uso, agora com 6/7 voltas que normalmente são suficientes.

noacute003.jpg

O nó finalizado faltando cortar as pontas do monofilamento e linha de mosca.

noacute002.jpg

Editado por Odimir
  • Like 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Administrador

Te confesso que esse nó me deixa as vezes bem insatisfeito, mesmo tendo as ferramentas para fazê-lo, mas é minha primeira opção de uso, pois não gosto do loop to loop entre a linha de Fly e o líder, preferindo nesse caso a conexão direta com esse nó. ;)

Esse teu nó tem mais de 10 voltas e ficou muito bem feito. :)

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Moderador

Te confesso que esse nó me deixa as vezes bem insatisfeito, mesmo tendo as ferramentas para fazê-lo, mas é minha primeira opção de uso, pois não gosto do loop to loop entre a linha de Fly e o líder, preferindo nesse caso a conexão direta com esse nó. ;)

Esse teu nó tem mais de 10 voltas e ficou muito bem feito. :)

:):):)

Fausto,

Normalmente faço este nó com 6/7 voltas.

Como o núcleo da linha é de monofilamento, me permiti algumas voltas a mais, na suposição de que possa ficar mais firme.

Nas numerações #4 e menores nas quais utilizo líderes mais longos também prefiro atar o líder diretamente na linha de mosca.

Grande abraço

Odimir

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Moderador

Perfeito Odmir, juntinho fica nomogenético e bem seguro como os nós tem que ser.

Abraço.

:):):)

Ola Marcelo, obrigado !

Realmente, se feito com cuidado o nó fica bem homogêneo e as voltas bem juntas.

Grande abraço

Odimir

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Moderador

Odimir, você pode colocar uma foto mostrando a ferramenta em uso? Acho que seria interessante comparar o uso da ferramenta com o vídeo acima. Abração.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Moderador

Odimir, você pode colocar uma foto mostrando a ferramenta em uso? Acho que seria interessante comparar o uso da ferramenta com o vídeo acima. Abração.

:):):)

Jost,

Editei o tópico e acrescentei fotos da ferramenta em uso.

Embora as fotos não estejam boas, penso que acrescentam alguma informação adicional.

Grande abraço

Odimir

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Participe da conversa

Você pode postar agora e se registrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça seu login agora mesmo para postar com sua conta

Visitante
Responder a este tópico...

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Apenas 75 emoji são permitidos.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

×
×
  • Criar Novo...

Informação importante

Ao usar este site, você concorda com nossos {termos}.