Ir para conteúdo

Identificação rápida


Postagens Recomendadas

  • Mosqueiro

TENHO LIDO ALGUNS RELATOS DE PESSOAS QUE ,COMO EU, ESTÃO INICIANDO NA TÉCNICA DE FLY FISHING.

O CONHECIMENTO MÍNIMO DE ENTOMOLOGIA SE FAZ TÃO NECESSÁRIO QUANDO UMA FLY ROD BALANCEADA E UM LEADER BEM AJUSTADO.

ASSIM, APÓS ALGUM TEMPO LENDO E LENDO, COLOCO Á DISPOSIÇÃO DE QUEM INTERESSAR, UM RÁPIDO MACETE PARA IDENTIFICAÇÃO DE MOSCAS NO AMBIENTE DE PESCA .....

ÁS VEZES ESTAMOS SENTADOS OBSERVANDO E UMA MOSCA POUSA NO CABO DA FLYROD, OU VOCÊ OBSERVA EM UM GALHO DE ÁRVORE, FOLHA DE GRAMA, ETC... ENTÃO SURGE A PERGUNTA:

QUE INSETO É ESSE...?

DENTRO DO PONTO DE VISTA DE QUEM ESTA PESCANDO E NÃO PESQUISANDO SOBRE ENTOMOLOGIA, EU INDICO UMA RÁPIDA OBSERVAÇÃO DA POSIÇÃO DA ASA SOBRE O CORPO, POIS ASSIM VOCÊ NÃO PRECISA CAPTURAR A MOSCA E APENAS OLHANDO SERÁ POSSÍVEL IDENTIFICAR OS PRINCIPAIS INSETOS USADOS NO FLY FISHING.

CADDIS FLY ( TRICHOPTERA)

10153947_812697162075503_446790888474545

mAYFLY ( EPHEMEROPTERA)

10313729_812697148742171_150285512711438

STONE FLY ( PLECOPTERA)

ASAS FECHADAS SOBRE O DORSO E SOBREPOSTAS

10298844_812701752075044_168989976378657

DAMSELFLY ( ODONATA)

10339708_812697165408836_741579107604070

DRAGONFLY ( ODONATA)

10423802_812697038742182_100696540764986

ESPERO TER AJUDADO ALGUÉM!

ABRAÇOS

  • Like 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Mosqueiro

Legal o que você fez, alguns pescadores não esquenta ver que inseto aparece principalmente quando esta pescando, é ai que faz a diferença qual a mosca que uso para pescar.

Os insetos aquáticos não é só para trutas e sim para a maioria dos peixes de água dose.

Muito bom.

Editado por Marcelo R. S.
  • Like 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Patrono

legal

entomologia é um gatilho para pesca de trutas.

as trutas aqui não são tão seletivas, embora se veja episódios de pura seletividade.

mas para pescar em alguns lugares do mundo, tem que dominar.

tem gente que acha que woolie bugger vai funcionar sempre, daih chega em montana no meio de um hatch de midge e zera.

nem vai tão longe, tem dias que elas esta meio desconfiadas que vejo os caras varrer o rio com woolie bugger e não levantar nenhuma, daih, um tippet 6x e uma ninfa ou emergente rende a manhã.

Nada contra a isca em si, pois é uma baita isca, o problema é quem acha que so ela funciona, so sabe usar ela, e quando não funciona acaba se dando mal.

  • Like 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Mosqueiro

Pois e'. Aqui perto de onde moro, quando a pesca e' para trutas residentes (nao-migratorias), como no Grand River, se voce nao souber o que esta eclodindo, e muitas vezes, a eclosao dentro da eclosao (referindo-me a qual estadio a mosca se encontra, como por exemplo emergente vs spinner) voce nao pega nada. Ja teve dias de eu ver muitas trutas comendo na superficie e eu colocar toda minha colecao de secas e nao pegar nada, simplesmente por nao ter uma imitacao no tamanho do inseto que a truta estava comendo. Streamer para trutas residentes so uso quando nao ha nada acontecendo e a agua esta mais suja, exigindo um perfil maior de mosca. Quer dizer, uso como coringa a tambem rsrsrs, mas na maioria das vezes, para trutas residentes (importante enfatizar, pois para Steelhead e' bem diferente) so vou de ninfa e secas...

  • Like 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Mosqueiro

Legal o que você fez, alguns pescadores não esquenta ver que inseto aparece principalmente quando esta pescando, é ai que faz a diferença qual a mosca que uso para pescar.

Os insetos aquáticos não é só para trutas e sim para a maioria dos peixes de água dose.

Muito bom.

Obrigado pelo comentário meu amigo! :yes:

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Mosqueiro

legal

entomologia é um gatilho para pesca de trutas.

as trutas aqui não são tão seletivas, embora se veja episódios de pura seletividade.

mas para pescar em alguns lugares do mundo, tem que dominar.

tem gente que acha que woolie bugger vai funcionar sempre, daih chega em montana no meio de um hatch de midge e zera.

nem vai tão longe, tem dias que elas esta meio desconfiadas que vejo os caras varrer o rio com woolie bugger e não levantar nenhuma, daih, um tippet 6x e uma ninfa ou emergente rende a manhã.

Nada contra a isca em si, pois é uma baita isca, o problema é quem acha que so ela funciona, so sabe usar ela, e quando não funciona acaba se dando mal.

é isso ai meu amigo! Desde comecei a me interessar pelo Fly fishing passo 80 % do tempo estudando, 15% do tempo atando e 5% do tempo pescando e até hoje não passou um dia de pescaria sequer que eu não tenha levantado um peixe! :ok:

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Mosqueiro

Pois e'. Aqui perto de onde moro, quando a pesca e' para trutas residentes (nao-migratorias), como no Grand River, se voce nao souber o que esta eclodindo, e muitas vezes, a eclosao dentro da eclosao (referindo-me a qual estadio a mosca se encontra, como por exemplo emergente vs spinner) voce nao pega nada. Ja teve dias de eu ver muitas trutas comendo na superficie e eu colocar toda minha colecao de secas e nao pegar nada, simplesmente por nao ter uma imitacao no tamanho do inseto que a truta estava comendo. Streamer para trutas residentes so uso quando nao ha nada acontecendo e a agua esta mais suja, exigindo um perfil maior de mosca. Quer dizer, uso como coringa a tambem rsrsrs, mas na maioria das vezes, para trutas residentes (importante enfatizar, pois para Steelhead e' bem diferente) so vou de ninfa e secas...

Boa meu amigo! obrigado pelo comentario ! boas pescarias! :ok:

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Moderador

:):):)

Felipe,

Parabéns por esta primeira abordagem de entomologia !

Certamente é importantíssimo não só para os iniciantes como para os pescadores mais avançados o conhecimento das ordens de insetos com as quais mais frequentemente iremos encontrar nos ambientes de nossas pescarias.

Contudo, para que possamos atar imitações correspondentes, por vezes é preciso conhece-las a nível de família, gênero e até mesmo espécie.
Este é um tema bastante extenso e os critérios de identificação são complexos, aos quais poderemos nos dedicar ao longo do tempo com certa profundidade.
Tomemos como exemplo uma stonefly (Plecópetera), que conta com cerca de 2000 espécies conhecidas.
Seu tamanho pode variar desde 4 mm, conhecidas na Patagônia como "Stonflies palito" até 50 mm conhecidas como "pajarotes".
Algumas espécies possuem asas curtas (braquípteras) e outras desprovidas de asas (ápteras).

Grande abraço

Odimir

Editado por Odimir
  • Like 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Mosqueiro

:):):)

Felipe,

Parabéns por esta primeira abordagem de entomologia !

Certamente é importantíssimo não só para os iniciantes como para os pescadores mais avançados o conhecimento das ordens de insetos com as quais mais frequentemente iremos encontrar nos ambientes de nossas pescarias.

Contudo, para que possamos atar imitações correspondentes, por vezes é preciso conhece-las a nível de família, gênero e até mesmo espécie

Este é um tema bastante extenso e os critérios de identificação são complexos, aos quais poderemos nos dedicar ao longo do tempo com certa profundidade.

Tomemos como exemplo uma stonefly (Plecópetera), que conta com cerca de 2000 espécies conhecidas.

Seu tamanho pode variar desde 4 mm, conhecidas na Patagônia como "Stonflies palito" até 50 mm conhecidas como "pajarotes".

Algumas espécies possuem asas curtas (braquípteras) e outras desprovidas de asas (ápteras).

Grande abraço

Odimir

Obrigado pelo seu comentario, como sempre, de muito valor!!!!!

Ja que tocou neste assunto....

para quem pesca somente no Brasil ou eventualmente sair,

para estudar plecopteros ( stonefly) embora o imenso numero de especies... no

Brasil somente duas sao observadas:

PLECOPTERA PERLIDAE

PLECOPTERA GRIPOPTERA (editando o erro de digitação: PLECOPTERA GRYPOPTERYGIDAE)

No caso de stonefly (Acredito) que a perlidae seja um "CORINGA" pois é a unica presente cientificamente comprovada em todos os continentes e hemisferios.do do planeta

Editado por FelipeCFM
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Moderador

Obrigado pelo seu comentario, como sempre, de muito valor!!!!!

Ja que tocou neste assunto....

para quem pesca somente no Brasil ou eventualmente sair,

para estudar plecopteros ( stonefly) embora o imenso numero de especies... no

Brasil somente duas sao observadas:

PLECOPTERA PERLIDAE

PLECOPTERA GRIPOPTERA

No caso de stonefly (Acredito) que a perlidae seja um "CORINGA" pois é a unica presente cientificamente comprovada em todos os continentes e hemisferios.do do planeta

:):):)

Felipe,

Eu não sabia que apenas estas duas famílias ocorrem no Brasil, e isto é mais um motivo para que eu pesquise a respeito.

Segundo Pablo Pessacq que é um entomólogo especializado em plecópteras, além de grande pescador e guia profissional na Argentina, são conhecidas 83 espécies de plecópteras distribuídas pela Patagônia argentina e chilena, cujas principais famílias são :

- Eustheniidae

- Diamphipnoidae

- Austroperlidae

- Gripopterygidae

- Perlidae

- Notonemouridae

Segundo Pablo Pessacq a identificação de ninfas pode ser feita com o auxilio de uma lupa, enquanto os adultos exigem critérios mais complexos.

Grande abraço

Odimir

Editado por Odimir
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Mosqueiro

:):):)

Felipe,

Eu não sabia que apenas estas duas famílias ocorrem no Brasil, e isto é mais um motivo para que eu pesquise a respeito.

Olá sr. Odimir,

A fonte dessa informação é um trabalho do INPA ( Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia).

e foi divulgado neste vídeo!

estamos sempre aprendendo!!!! :book: Isso que é legal nesta modalidade de pescaria! :book: !!!!!!!

Abraços

Felipe

  • Like 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Moderador

estamos sempre aprendendo!!!! :book: Isso que é legal nesta modalidade de pescaria! :book: !!!!!!!

Abraços

Felipe

:):):)

Felipe,

Este é o grande diferencial de pescar com mosca, que eleva a modalidade ao nível de ciência e arte !!!

Grande abraço

Odimir

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 1 mês depois...
  • Mosqueiro

estamos sempre aprendendo!!!! :book: Isso que é legal nesta modalidade de pescaria! :book: !!!!!!!

Abraços

Felipe

:):):)

Felipe,

Este é o grande diferencial de pescar com mosca, que eleva a modalidade ao nível de ciência e arte !!!

Grande abraço

Odimir

Leiga de tudo. Muitas vezes dando meros "en passant" ( assim que se escreve?) sobre temas, cujos links arquivo para leitura em hora oportuna; ouso arriscar :blush: que, na necessidade de constante pesquisa e aprendizado , um dos maiores atrativos da modalidade, aliada à resultante profundidade de interação com o meio, à sutileza e plástica de sua execução .

Tópico super! Ainda mais sob os constantes acréscimos dos colegas! :ok:

Editado por Ilza
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Participe da conversa

Você pode postar agora e se registrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça seu login agora mesmo para postar com sua conta

Visitante
Responder a este tópico...

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Apenas 75 emoji são permitidos.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

×
×
  • Criar Novo...

Informação importante

Ao usar este site, você concorda com nossos {termos}.