Ir para conteúdo

Curso de Entomologia e Atado 2012


Postagens Recomendadas

  • Administrador

Sim meu caro essa é intenção! :ok:

Rapaz nunca me preocupei em atar ou sequer aprender entomologia, afinal das contas ter esse conhecimento nunca foi necessário para minhas pescarias, ao menos sempre pensei assim e só me motivei a aprender a atar, em função da necessidade de desenvolver um melhor trabalho de divulgação da pesca com mosca em nosso fórum, isso porque não temos uma equipe de moderação com esse objetivo.

Vamos ver no que vai dar! :D

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Administrador

Fausto,

Sempre adorei biologia, em especial a marinha, e com água doce não é diferente. Mas nunca havia sequer pensado que não só essa, mas todas as outras diversas matérias (geografia, meteorologia, processos de fabricação, etc) pudessem estar ligados à pesca. A pesca com o Fly me abriu horizontes que eu ainda não havia vislumbrado, estive comentando isso com um amigo que na mesma época em que eu comecei com o Fly, iniciou um curso de pintura, ele já estudou história da arte, química, física e outras diversas matérias que tornam o aprendizado e o conhecimento da matéria principal ainda mais enriquecedor e prazeroso. E nesse caminho ainda encontramos pessoas especiais, que realmente fazem a diferença e fazem valer a pena toda a dedicação. Acho sinceramente que a cada dia evoluo, e hoje posso dizer com certeza que o Fly e as pessoas que conheci recentemente, apesar de ainda ser uma "amizade virtual" contribuíram muito para minha vida.

Bom, mas voltando ao Fly de fato, além dos insetos, na coleta houve evidência de algum crustáceo? Vocês acharam pâncoras, scuds, pitús ou outro tipo de camarãozinho? Pensando novamente no que o Jamanta disse sobre o mapeamento das ocorrências das espécies de insetos nos nossos rios, fiquei com a seguinte pergunta na cabeça: será que iremos "redescobrir" a pesca dessas espécies em função dessas novas informações? Será que aqueles dias nos quais as trutas (ou outras espécies) não mordiam nada e saíamos no dedão irão pelo menos diminuir? Será que poderemos assim entender mais sobre o universo dessas espécies e sermos mais "eficientes" não somente em nossas capturas, mas também em nossas ações visando a preservação desse ambiente? A única coisa que tenho certeza é de que quero ser expectador e participante ativo desse processo.

Parabéns pela dedicação de sempre. :mestre:

Grande Abraço

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Administrador
Bom, mas voltando ao Fly de fato, além dos insetos, na coleta houve evidência de algum crustáceo?

Nenhum foi encontrado, ao menos nenhum bicho que pudesse ser identificado por nós como sendo um crustáceo. Encontramos lesmas, tipo sangue sugas bem pequeninas, mas impossível saber se eram simples lesmas ou sangue sugas e encontramos muitos bichos em forma de disco. Esse bichos tinham uma carapaça rígida e que poderia ser um tipo de crustáceo.

Vocês acharam pâncoras, scuds, pitús ou outro tipo de camarãozinho?

Nada disso foi coletado pelas armadilhas e a armadilha capturou ninfas muito pequenas mesmo e se tivesse algum desses crustáceos, acredito que teriam sido capturados também. Da próxima vez vamos elaborar uma armadilha para peixes.

será que iremos "redescobrir" a pesca dessas espécies em função dessas novas informações?

Pelo pouco que sei creio que não, pois a coleta por amostragem diz que a maioria dos insetos disponíveis para a alimentação das trutas são as ninfas de May Fly e Caddis e sendo assim, por estatística de oferta de alimento, ofereceria essas ninfas para as trutas do MDC. Por isso que a Pheasant Tail dá tanto resultado por lá, aliás. creio que é "a ninfa" para todas as ocasiões.

Será que aqueles dias nos quais as trutas (ou outras espécies) não mordiam nada e saíamos no dedão irão pelo menos diminuir?

Talvez sim, talvez não, pois o pescador quer é pescar, entrar em ação e não quer parar para colher amostras ou estudar o que está acontecendo. Ao menos a maioria pensa assim e se a intenção é de fato aprimorar o conhecimento para aumentar as possibilidades de captura, temos mesmo que descobrir o que as trutas estão comendo e para isso, só mesmo consultando o estômago da primeira truta capturada. Mas para capturar a primeira, é melhor oferecer para ele comer o que está naturalmente sendo oferecido em massa no rio.

Será que poderemos assim entender mais sobre o universo dessas espécies e sermos mais "eficientes" não somente em nossas capturas, mas também em nossas ações visando a preservação desse ambiente?

Creio que a maioria dos pescadores que pratica a pesca com mosca tem a mente focada na preservação, ao menos acho isso, e vejo esses estudos com o maior objetivo de aumentar as chances de captura (eu quero é pescar mais) e não de preservação ambiental, isso porque também acredito que o pescador que pratica o Fly Fishing tem mais ação preservacionista do que os demais, isso porque há uma maior integração com a Natureza.

Vou editar fotografias! :okok:

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Mosqueiro

O agradecimento pelo o curso de Entomologia e Atado que os amigos Daniel e Fausto realizarão neste sábado e domingo que para mim ajudou muito este estudo dos insetos e atado, é a chave para saber o correto dos seres vivos que realmente as estrelas Trutas comem é assim que facilita bem mas no atar que as trutas comem é através do conhecimento natural que o peixe vai realmente comer, percebe que não é só para trutas enfim todos peixes, bem gostei muito o mas interessante depois que percebi que a natureza é sabia ela faz um círculo de vida tanto os insetos como os peixes.

Meus amigos Fausto e Daniel muito obrigado valeu bastante, as trutas que espera os atados que agora vou atar moscas infalíveis com bem mas atrativas e naturais. Obrigado.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Mosqueiro

O agradecimento pelo o curso de Entomologia e Atado que os amigos Daniel e Fausto realizarão neste sábado e domingo que para mim ajudou muito este estudo dos insetos e atado, é a chave para saber o correto dos seres vivos que realmente as estrelas Trutas comem é assim que facilita bem mas no atar que as trutas comem é através do conhecimento natural que o peixe vai realmente comer, percebe que não é só para trutas enfim todos peixes, bem gostei muito o mas interessante depois que percebi que a natureza é sabia ela faz um círculo de vida tanto os insetos como os peixes.

Meus amigos Fausto e Daniel muito obrigado valeu bastante, as trutas que espera os atados que agora vou atar moscas infalíveis com bem mas atrativas e naturais. Obrigado.

Grande Marcelo,

Eu é que agradeço a você por participar do curso, não poupei esforços nem dinheiro para que tudo desse certo e fico muito feliz pelo resultado que obtivemos.

Continue atando e colocando em pratica tudo que lhe foi mostrado em nosso curso.

Agradecido,

Daniel

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Patrono

Daniel, foi um imenso prazer participar do curso e ver teu desprendimento em nos orientar a encontrar os bichinhos debaixo das pedras e depois a maneira de ata-los. Curso completíssimo. Altamente recomendado!

Valeu garoto

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Administrador

Fotografias:

Laboratório

ento2012.01.jpg

Armadilha

ento2012.02.jpg

Coleta

ento2012.03.jpg

May Fly

ento2012.04.jpg

Separação

ento2012.05.jpg

Stonefly (esquerda) e Dragonfly (direita)

ento2012.06.jpg

Damselffly

ento2012.07.jpg

Dragonfly (variação)

ento2012.08.jpg

Close stonefly e Dragonfly

ento2012.09.jpg

Classificação

ento2012.10.jpg

Classificação

ento2012.11.jpg

Classificação

ento2012.12.jpg

T+ :ok:

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Administrador

Será na 1ª semana de abril de 2013! :ok:

Essa é a intenção do Daniel, mas preciso definir com ele se será dias 6 e 7 mesmo, pois não consultamos o calendário de feriados. Só não abro a lista agora porque está cedo de mais. De dezembro à março a região chove bastante e abril é o mês definido como sendo adequado pelo Daniel.

Estou estudando com os amigos de meu filho opções para captura das moscas secas durante a noite. Nossa armadilha noturna de captura não funcionou muito bem e vamos estudar como os rapazes do curso de Entomologia do Fundão fazem. Meu filho trabalha na FIOCRUZ e deve conseguir dicas sobre essa questão. Usando o NET conseguimos capturar várias Caddis em função de uma eclosão que aconteceu.

T+

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Administrador

Mais fotografias:

Laboratório

ento2012.01.jpg

Armadilha

ento2012.02.jpg

Coleta

ento2012.03.jpg

May Fly

ento2012.04.jpg

Separação

ento2012.05.jpg

Stonefly (esquerda) e Dragonfly (direita)

ento2012.06.jpg

Damselffly

ento2012.07.jpg

Dragonfly (variação)

ento2012.08.jpg

Close stonefly e Dragonfly

ento2012.09.jpg

Classificação

ento2012.10.jpg

Classificação

ento2012.11.jpg

Classificação

ento2012.12.jpg

Caddis e algumas lesmas (talvez sanguessugas)

ento2012.13.jpg

Bandeja das espécimes coletadas em trecho do rio de água mais parada

ento2012.14.jpg

As setas indicam as Caddis em seu tubo (carapaça) de proteção

ento2012.15.jpg

Caddis

ento2012.16.jpg

Exoesqueleto

ento2012.17.jpg

Exoesqueleto

ento2012.19.jpg

Caddis

ento2012.18.jpg

Caddis

ento2012.20.jpg

Bandeja com a coleta resultante da armadilha de espera e é possível localizar muitos exoesqueletos

ento2012.22.jpg

Bandeja com a coleta resultante da armadilha de espera

ento2012.23.jpg

Material de atado distribuído pelo Daniel

ento2012.24.jpg

Momento do atado

ento2012.21.jpg

T+ :)

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Administrador

Excelente Fausto,

Pena que não pude participar, mas vou garantir minha vaga no próximo assim que tiver uma data definida. :D

Obrigado pela postagem da foto da armadilha, vou tentar fazer algo parecido quando estiver na Fragária, talvez um funil, vou pensar em alguma coisa nessa linha.

Quanto às armadilhas noturnas, o modelo mais usado para controle de pragas em lavouras (sabia que um dia assistir Globo Rural todo domingo iria me valer pra alguma coisa :happy: ) é o que utiliza uma lâmpada fluorescente e um funil, veja o esquema:

Esquema%2520Armadilha%2520luminosa%2520modelo%2520Luiz%2520de%2520Queiroz.jpg

Aqui a armadilha

Armadilha%201.JPG

Nesses sites pode-se encontrar algumas orientações: http://www.arthropia...a-luminosa.html e http://www.biocontro...armadilhas&id=8

Espero que te ajude. :ok:

Grande Abraço

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Mosqueiro

Olá Pessoal

Foto das moscas que foram atadas na tarde de sábado.

bth_PA220150_zpsf9ecba79.jpg?

Estes modelos foram criados a partir do Kit e de nossos modelos vivos.

Vou testar estas moscas no Macaé de Cima depois mostro os resultados.

Por favor os alunos enviar o endereço de correspondência faltou a entrega de mais um material.

Boas Pescarias

Daniel

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Administrador

O Daniel iluminou a armadilha e ela ficou em pouco tempo infestada de insetos, o problema é que eles não colaram na folha adesiva. Até abril o Daniel vai pensar em soluções e eu também. Meu filho vem aqui em casa para tratar desse assunto com um de seus amigos da FIOCRUZ e ele deve me ensinar a improvisar uma armadilha dessas, pois já fez coletas em campo assim. As moscas secas serão nosso foco de captura noturna.

T+ :ok:

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Mosqueiro

Olá Pessoal,

Essas são as moscas do Domingo, estudamos mais sobre as Secas e esses foram os resultados.

bth_PA230155_zps6b9f570f.jpg

E assim terminou nosso curso de atado.

É claro vou testar essas também.

Daniel

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Patrono

Parabéns Daniel e Boss,

Muito show o relato. Realmente aquele riozinho é repleto de vidas. Só não tem mais trutinhas pq nego mata tudo mesmo, pq com tanta comida, mantê-las por lá acho que nunca foi um problema. Nos bons tempos (coisa de até 10 anos atrás), em que se observava fácil centenas delas em cada pocinho, elas todas se sustentavam na boa. E isso durou décadas. Então, a redução drástica que notamos recentemente só pode ser mesmo culpa dos duas patas.

Queria muito ter participado tb do curso, mas com a mão imobilizada, e sem o meu James motorista que viajou e me deixou na mão, não deu nem pra dar esticada lá em cima nem que seja só pra dar alô à turma. Fica pra próxima. Sorry.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Administrador

Será na 1ª semana de abril de 2013! :ok:

Essa é a intenção do Daniel, mas preciso definir com ele se será dias 6 e 7 mesmo, pois não consultamos o calendário de feriados. Só não abro a lista agora porque está cedo de mais. De dezembro à março a região chove bastante e abril é o mês definido como sendo adequado pelo Daniel.

Como tive que fazer umas consultas por conta dos prazos dos projetos aqui no trabalho...

Carnaval 2013 - 11/02, 12/02 e 13/02 (quarta de cinzas)

Semana Santa 2013 - 29/03 (sexta-feira da paixão)

Grande Abraço

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Administrador
Parabéns Fausto e Daniel, e todos que participaram deste curso.

No próxima estarei presente

Sim JR vamos sim e vai ser mais legal ainda com as trapizongas que vamos inventar para capturar insetos.

só pode ser mesmo culpa dos duas patas

Isso mesmo amigo e está na hora da dança da chuva.

Quer falar sobre isso por MP?

Esse tópico - e o curso - está fabuloso.

Valeu Tio Luiz! :ok:

Cara estou super satisfeito com o resultado e com a qualidade de ensino do Daniel.

Como tive que fazer umas consultas por conta dos prazos dos projetos aqui no trabalho...

Carnaval 2013 - 11/02, 12/02 e 13/02 (quarta de cinzas)

Semana Santa 2013 - 29/03 (sexta-feira da paixão)

Grande Abraço

A intenção é que seja nos dias 6 e 7 de abril, mas está muito longe para abrir a lista.

Abro agora a lista se for da vontade de vocês.

Parabéns pela iniciativa! Realmente uma atitude louvável. Conhecimento nunca é demais.

Gostei do boné! Como consegue-se um desse? É na lojinha do fórum?

Abs,

Ainda tenho muitos em estoque. :ok:

Dois bonés por R$ 50,00 com PAC incluso no valor.

Me passa suas referências postais por MP e lhe envio o mais breve possível.

Não recebo pagamento antecipado, pode pagar quando lhe enviar o código de rastreamento.

Minhas referências bancárias estão no tópico de Manutenção do Fórum.

T+ :)

  • Like 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Mosqueiro

Parabéns Daniel e Boss,

Muito show o relato. Realmente aquele riozinho é repleto de vidas. Só não tem mais trutinhas pq nego mata tudo mesmo, pq com tanta comida, mantê-las por lá acho que nunca foi um problema. Nos bons tempos (coisa de até 10 anos atrás), em que se observava fácil centenas delas em cada pocinho, elas todas se sustentavam na boa. E isso durou décadas. Então, a redução drástica que notamos recentemente só pode ser mesmo culpa dos duas patas.

Queria muito ter participado tb do curso, mas com a mão imobilizada, e sem o meu James motorista que viajou e me deixou na mão, não deu nem pra dar esticada lá em cima nem que seja só pra dar alô à turma. Fica pra próxima. Sorry.

Fala Panela,

Sem problema, já falei com Rusllon ele ta todo atarefado com novo sitio.

Mas ve se vai no próximo pelomenos pra testar as moscas moscas.

Daniel

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Mosqueiro

O que eu perdi!!! :frusty:

Na próxima tô dentro...

Parabéns a todos por esse evento!

Fala Sylvio,

Eu falei que ia ser legal, mas sem problema em Abril 2013 tem mais.

Boas Pescarias,

Daniel

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Mosqueiro

Há muito sem rever parentada e "terrinha", passei pela região semana antes...E só pensava no MDC e neste evento, já que nem uma pescadinha foi possível.

Noooossa! No tópico e fotos todas, fiquei "vidradinha" !

RatildeAtenta.jpg

Me pergunto quais surpresas nas próximas e/ou outras em diferentes períodos (em várias fases evolutivas destes insetos e outros forrageiros ...) E, se a busca de assessoria de biólogos (menos radicais que alguns conhecidos...) e/ ou estagiários , não seria um meio de ir engrossando fileiras para futuros movimentos de conservação do lugar...

Imagino que tais eventos devam crescer em diferentes locais. E se conseguirem incluir uma tarde ou dia que seja de pesca, imagino a tendência de adesão:

TrenLotado-2.jpg

Fez lembrar antiga locomotiva que subia estas belas serras .

"...Realmente aquele riozinho é repleto de vidas. Só não tem mais trutinhas pq nego mata tudo mesmo, pq com tanta comida, mantê-las por lá acho que nunca foi um problema. Nos bons tempos (coisa de até 10 anos atrás), em que se observava fácil centenas delas em cada pocinho, elas todas se sustentavam na boa. E isso durou décadas. Então, a redução drástica que notamos recentemente só pode ser mesmo culpa dos duas patas..."

Kensuke, tive de chamar marido (tb de região próx) a ler isto. Após uma dezena de segundos, ambos tínhamos os olhos mareados. :sad: :sad: .

Aos organizadores e participantes: :okok::bye:

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Participe da conversa

Você pode postar agora e se registrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça seu login agora mesmo para postar com sua conta

Visitante
Responder a este tópico...

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Apenas 75 emoji são permitidos.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

×
×
  • Criar Novo...

Informação importante

Ao usar este site, você concorda com nossos {termos}.