Ir para conteúdo

Não acho que os peixes gostem, mas...


Postagens Recomendadas

  • Moderador

:D

Essas iscas de salmão não me dizem absolutamente nada. Acho que jamais perderia tempo atando um desses troços...

... você falou US$ 200,00? :hum:

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Administrador

Eu as acho absolutamente lindas!!! :wub:

Depois da tentativa das wets, esse será o próximo passo, claro, só pra fazer um quadro e pendurar bem encima da "estação de atado peba". :)

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Patrono

:D

Essas iscas de salmão não me dizem absolutamente nada. Acho que jamais perderia tempo atando um desses troços...

... você falou US$ 200,00? :hum:

Isso mesmo - a partir de 200,00 dólares - Mas se for calcular os custos não sei se não estão até baratas - começando pelos anzóis a US$15 e continuando pelas penas as mais exóticas e proibidas a coisa vai longe.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Mosqueiro

Moscas do "Clóvis Bornay"? :whistle:

ta parecendo desfile de carnaval isso ae....... :cool2:

Acho que esta mais pra OBRA DE ARTE do que pra mosca ....

realmente lindas e primorosamente atadas :bs-aplauder:

quem ai tem coragem de colocar umas de 1000 pratas na ponta do tipet levanta a mão?! :)

abraços

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Moderador

:):):)

Realmente uma riquíssima coleção de livros, carretilhas e moscas magníficas !

Este é Sebastian Letelier, que além de pintor é guia de pesca no Cinco Rios Lodge e Estancia del Zorro Lodge no Chile.
Sebastian é atador e se sagrou campeão mundial em torneio na Suécia.
Em 2009, suas moscas emolduradas custavam cerca de U$600 que eram vendidas a pescadores dos EUA e Europa que visitavam estes lodges.
Estas moscas são atadas inteiramente à mão sem o auxilio de morsa.

CHILERETORNOBETINHO589.jpg

CHILERETORNOBETINHO607.jpg

CHILERETORNOBETINHO622.jpg

CHILERETORNOBETINHO614.jpg

CHILERETORNOBETINHO615.jpg

CHILERETORNOBETINHO623.jpg

18-12-2009Patagonia-ChileBETINHO691.jpg

E para atender seus clientes que pescam nos "spring creeks" da Estancia del Zorro, ata em uma morsa de fabricação brasileira....

RucaMalen001.jpg

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Administrador

Em 2001 dona Jane me viu com uma dessas presa no boné (claro que nem chegava perto de uma dessas) e a coisa complicou. :laugh:

Assim mesmo gostaria de ter algumas dessas em um quadro para colocar em meu escritório. :yes:

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Moderador

:):):)


Já que estamos no tópico, seguem algumas curiosidades :

Embora existam anzóis industrializados, estes se destinam principalmente para outros estilos de moscas como Hair Wings para salmões do Atlântico.
As moscas clássicas para salmões no estilo vitoriano são atadas em anzóis forjados à mão por artesãos especializados ou por atadores mais avançados e completos na arte.
Uma alça fabricada com tripa de bicho da seda é presa a haste e cumpre a função do olho do anzol.
Algumas moscas mais elaboradas são atadas utilizando-se até 25 tipos de materiais diferentes...

Abraços
Odimir

  • Like 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Moderador

Fiquei sabendo que alguns países tem torneio de atadores que atam estas moscas e tem juízes para ver qual a mais perfeitas e bonitas com muito estilo. :yes:

:):):)

Grande Marcelo,

Estes torneios são feitos a níveis nacionais e mesmo a nível mundial !

Abração

Odimir

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Mosqueiro

Realmente eu também não perderia tempo e dinheiro em ata-las se fosse para pesca , na primeira bocada ela seria detonada, mas como peça de exposição e decoração aí é dez. Quanto se ele esteve no Brasil, não precisaria, pois o que sai deste país como contrabando é de arrepiar.

Eu particularmente adoro ver bom profissional, seja em qualquer área... O cara é um MESTRE.

Um forte abraço,

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Mosqueiro

Muitas destas moscas são mais de apresentação do que para pescar, um quatro montado com moscas são para colocar numa sala etc, um local para ficar bonito do que levar para pescar, são mosca de níveis superiores de moscas montadas. :yes:

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Moderador

:):):)

Encontrei mais algumas informações, e como o tópico está aberto não custa postar....
Abaixo uma mosca criada por Thomas R. Grey em 1887 chamada Cotinga e atada por um jovem de origem asiática chamado Long Nguyen, residente na Noruega.
Os "cheeks" desta mosca são formados por penas de "jungle cook" e de um pássaro silvestre chamado cotinga, com várias espécies e que empresta o nome à mosca.
Dependendo da espécie e do tamanho das penas, estas chegam a custar U$45/par.
O atado destas moscas implica na adição de muitos materiais e uma das metas é conseguir uma cabeça com pouco volume.
Para se conseguir isto, o número de voltas do fio de atado e a pressão aplicada são cuidadosamente controlados.

10151390_10153999521590048_6506443022987

Detalhe da cabeça.

10255275_10153999529435048_9091185343186

Outra belíssima mosca atada com penas de "blue cotinga".

935976_714216408607462_1652213593_n.jpg

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Mosqueiro

Sao obras de arte, mas nao deixam de ser, tambem, moscas para Salmao do Atlantico inspiradas em modelos classicos. Nao duvido nada que um pescador que paga US$12,000 para pescar no Alta River na Noruega, nao se arrisque a pescar uma mosca de US$200,00 na linha floating, so para ter o prazer de pescar o Salmao na mosca em que considera especial. E' muito comum na pesca do Salmao do Atlantico, e mais recentemente de Steelhead tambem, que pescadores coloquem o fator confianca na mosca acima de fatores como acertar a eclosao (match the hatch). Obviamente, quando se obtem os dois fatores combinados, o prazer e' ainda maior. O que estou querendo dizer e' que, na pesca de Salmao do Atlantico e Steelhead, o prazer de se pescar moscas caprichadas e especiais e' elevado a sua maxima potencia. Isso nao quer dizer que eu siga tal filosofia sempre, mas e' bom conhecer sua existencia...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Moderador

Sao obras de arte, mas nao deixam de ser, tambem, moscas para Salmao do Atlantico inspiradas em modelos classicos. Nao duvido nada que um pescador que paga US$12,000 para pescar no Alta River na Noruega, nao se arrisque a pescar uma mosca de US$200,00 na linha floating, so para ter o prazer de pescar o Salmao na mosca em que considera especial. E' muito comum na pesca do Salmao do Atlantico, e mais recentemente de Steelhead tambem, que pescadores coloquem o fator confianca na mosca acima de fatores como acertar a eclosao (match the hatch). Obviamente, quando se obtem os dois fatores combinados, o prazer e' ainda maior. O que estou querendo dizer e' que, na pesca de Salmao do Atlantico e Steelhead, o prazer de se pescar moscas caprichadas e especiais e' elevado a sua maxima potencia. Isso nao quer dizer que eu siga tal filosofia sempre, mas e' bom conhecer sua existencia...

:):):)

Bruno,

Certamente há quem possa e pague U$200 em uma mosca clássica para pescar dentro do estilo e tradição.

Pessoalmente já me sentiria feliz em dar um banho em minhas humildes "hair wings" em águas salmoneiras.... :rolleyes:

Aguardando uma oportunidade..... :ok:

Grande abraço

Odimir

Imagem027.jpg

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Participe da conversa

Você pode postar agora e se registrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça seu login agora mesmo para postar com sua conta

Visitante
Responder a este tópico...

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Apenas 75 emoji são permitidos.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

×
×
  • Criar Novo...

Informação importante

Ao usar este site, você concorda com nossos {termos}.