Ir para conteúdo

Surf Candy


Postagens Recomendadas

  • Administrador

Vocês já viram aqui no fórum, bem como leram vários comentários dos amigos que usam em suas pescarias, mas ainda não sabiam como atar, aí está a criatura e logo estarei atando algumas assim, porém micro. ;)

Essa "colinha" UV é danada. :yes:

T+ :bye:

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Patrono

uso bastante na pesca aqui em nossa costa, em tamanhos pequenos, tipo 04. Funcionam muito bem com peixes que se alimentam de manjubas e sardinhas finas, como xaréus, xereletes, bonitos etc. Essa é a única mosca com a qual consegui fisgar bonitos

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Administrador

Mais ou menos isso André, tem muita semelhança com o que desejo atar, só que o anzol é muito menor, talvez #14 ou #16 com um pequeno corpo resinado dessa maneira e o restante é o tail em material sintético. Pelo que pude ver a tail é 5x ou 6x o comprimento da haste do anzol, enquanto que nessa isca não está nessa proporção, mas isso em função desse anzol da foto ser extra longo. Nesse caso uma micro Surf Candy estaria mais próximo das proporções da mosca que eu tive em mãos, e sim será usada nas trutas patagônicas e vai dar história... vou ter o que contar. :cool:

Celio é isso aí também, quero essa mosca atada na versão micro e mini, que nesse caso será usada para pescar no mar. :ok:

T+ :)

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Administrador

Segundo o Beto Saldanha, quando as trutas do Caleufú estão no frenesi de comer somente esses micro peixinhos (fato inquestionável), não há mosca que passe na cara delas que as faça comer e sendo assim, temos que oferecer algo assim e como vou voltar lá... :2guns:

O Saldanha me disse que vou deixar alguns desses "ferros" na boca de algumas trutas, pois rompem até tippet 3x. :devil2:

  • Like 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Mosqueiro

Gostei do Vídeo Fausto, mas embora ele especifique uma Surf Candy, a mosca me parece mais um Epoxy Minnow :yes: já que o corpo foi moldado em resina e não preenchido.

Essa UV deverá futuramente fazer parte do meu arsenal para confecção de moscas :okok:

Oia a minha :whistle:

548300_226515030830638_1667793811_n.jpg

Estas bem menores no Anzol Maruseigo #6 naTécnica Valsesiana.

4Ota_zps0c068fcf.jpg

Editado por Tuã Torres Sessa
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Administrador

Sim ficou bem diminuta mesmo essa tua isca. :ok:

Creio que está certo, pois tudo indica que a isca que mostro no tópico é uma Epoxi Minnow e fiquei impressionado com o acabamento feito com a resina UV, por isso que acredito que possamos atar da mesma forma, mas ainda não comprei tal resina e a mini lanterna que é usada no vídeo.

Essa técnica Valsesiana que se refere andei pesquisando faz algum tempo em diversos vídeos no YouTube e tem bastante informação visual, e pelo que pude ver é como a pesca Tenkara usando vara de mão, mas nesse caso creio que está se referindo a pescar com mais de uma isca ao mesmo tempo e nesse caso chamamos de dropper no Fly Fishing. É à isso que se refere quando diz técnica Valsesiana?

Para os demais é Sabiki. :D

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Administrador

Marcelo as duas fotos que o André mostra não são moscas dele. ;)

A primeira é desse fórum:

http://www.maineflyfish.com/forums/

A segunda é desse outro fórum:

http://www.flytyingforum.com/

Informações passadas em fóruns são muito boas e vejo como sendo um grande lance a participação das pessoas, pois isso é compartilhar espaço para informação coletiva, bem diferente de um site ou blog. ;)

Obs.: Ambos fóruns acima usam a plataforma Invision Power igual a nossa. :yes:

T+ :)

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Mosqueiro

Sim ficou bem diminuta mesmo essa tua isca. :ok:

Creio que está certo, pois tudo indica que a isca que mostro no tópico é uma Epoxi Minnow e fiquei impressionado com o acabamento feito com a resina UV, por isso que acredito que possamos atar da mesma forma, mas ainda não comprei tal resina e a mini lanterna que é usada no vídeo.

Essa técnica Valsesiana que se refere andei pesquisando faz algum tempo em diversos vídeos no YouTube e tem bastante informação visual, e pelo que pude ver é como a pesca Tenkara usando vara de mão, mas nesse caso creio que está se referindo a pescar com mais de uma isca ao mesmo tempo e nesse caso chamamos de dropper no Fly Fishing. É à isso que se refere quando diz técnica Valsesiana?

Para os demais é Sabiki. :D

Exatamente Fausto.

No Fly a Técnica é Dropper e na Tenkara Européia é Valsesiana, utilizada com varas longas.

A diferença em ambas com relação ao Sabiki é que no mesmo, as moscas são em maior numero e dispostas em um chicote intercalado, com um peso no final para serem trabalhadas.

sabiki-rig1.jpgsabikirig.jpg

Já no Dropper e na Valsesiana, utiliza-se menos moscas e as mesmas são presas diretamente a linha ou com uma pernada muito curta, sem artificio de peso a não ser das próprias moscas trabalhando ao movimento da água.

Dropper.

tags.jpg

hopper_dropper.jpg

Valsesiana

pesca-alla-valsesiana-why-four.jpg

Na figura da Valsesiana, fiz meu chicote com as Micro Epoxy Minnow em numero de 3. Duas presas diretamente ao Tippet e uma na terminação.

A principio pensei que seria difícil pescar as sardinhas nas moscas presas diretamente, mas a prática mostrou ser mais eficiente.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 3 meses depois...
  • Mosqueiro

Olá Fausto.

Uma fibra bem fina que poderia ser usada em anzóis 14 ou 16 poderia ser a Fluoro Fiber da Metz. O Zanetti tem alguma coisa dela neste link, esquece o link, não vai...mas no site dele tem em material de atado.

Abçs.

Editado por Rinaldo
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Mosqueiro

Fausto, essa surf candy é uma ótima mosca para pesca de peixes predadores brasileiros, tanto de agua salgada como de agua doce.

Segue um video de atado de uma surf candy feito por mim.

Para a pesca que pretende fazer na patagonia, uma boa opção seriam as epoxi minnows, que ao meu ver ficam mais realistas em tamanhos menores. Somente teria que acertar o tamanho e a cor dos alevinos que existem nessa época lá na patagonia.

Forte Abraço!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Moderador

:):):)

Fausto,

Embora os amigos tenham postado excelentes sugestões, tenho colecionado fotos de atados exibidas no Facebook que considero interessantes.
Dentre as muitas versões de pequenos streamers que coletei, penso que a mostrada abaixo é a mais coerente com o que pretende atar.
Acredito que um anzol com comprimento de haste standard, ou até mesmo um anzol para scud se prestariam bem para este propósito, em beneficio de uma cauda mais livre e ondulante.
Um anzol de gap maior tem a vantagem de trabalhar mais desobstruído.
Para máxima animação, eu ataria utilizando fox hair.
Retificando, vou atar utilizando fox hair e pouco epóxi ou resina UV, apenas o suficiente para que os pelos e/ou fibras não enrolem na haste do anzol.
A adição de olhos é importante, já que segundo Gary Lafontaine, este é o principal alvo focado pelos predadores, nem mesmo importando onde sejam posicionados.

Grande abraço

Odimir

255168_4817024984338_1394856521_n.jpg

Editado por Odimir
  • Like 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Mosqueiro

Grande mestre Odimir com sua experiência e sensatez, sempre tem algo novo para acrescentar e ensinar.Realmente a foto acima da imitação de guarú ou barrigudinho como se fala no RJ, dá vontade de ir para a mesa de atado e fazer um mini streamer, mas estou aqui levando uma surra das ninfas truteiras...

Todo predador, independente do tamanho tende a ser seletivo e quando acham fartura de determinado alimento, pode ser difícil de fazer mudar a dieta. Em determinadas pescarias de anchovas por exemplo, quando elas estão comendo trilha que é um peixe rosado/avermelhado, as iscas de bait nesse tom tem produtividade consideravelmente maior que as outras cores e tons, só para dar exemplo.

No caso específico da isca do Fausto, desconheço o uso do fox hair, ainda não trabalhei com esse material. A fibra mais fina e delicada que conheci nesse pouco tempo de atado é a fluoro da Metz, que de tão fina, cheguei a pensar que estava faltando parte do material em comparação com todas outras fibras que conheço e usei, e olha que tenho várias aqui, desde as gregs aos vários tipos de EP fiber, Craft Fur, passando pela Steve F. Blend (gostei bastante da Slinky), mas a fluoro é a mais fina de todas, o material não rende muito de tão fina que é...

Dando outra sugestão acompanhando o raciocínio do amigo Odimir, acrescentaria que a linha lateral do peixe também tem grande importância no resultado final, além do olho, já citado, o shape e o nado da isca. Como linha lateral de um pequeno streamer, usaria o polar flash, que se assemelha com o flashbou, embora bem mais fino.

Abraços a todos.

Editado por Rinaldo
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 semanas depois...
  • Moderador

:):):)

Rinaldo,

Ao postar a resposta acima, senti que o tópico tinha algo de familiar, e depois me dei conta que ele gerou um outro tópico do qual também participei, e no qual muitas sugestões foram agregadas : http://www.mosqueirosdorio.com.br/forum/index.php?showtopic=9963.
O Artic Fox Hair é um material finíssimo e de grande animação na água, que considero imbatível para o atado de algumas moscas para bonefishes.
Procurando entre minhas fibras também encontrei um material parecido com pelúcia, mas muito mais fino chamado de Angel Silk.
Atei alguns peixinhos e conclui que não é preciso nada além de pelúcia comum para se obter um ótimo efeito.
Usei anzóis para ninfas/wets/scuds de números#14 e #10, e também TMC 811S #8.
Como não tinha resina UV, utilizei epóxi.
Vou continuar buscando alternativas ....

Grande abraço

Odimir

Anzol Mustad 3906 # 14 (Comprimento total = 3 cm.)

x005.jpg

Anzóis Mustad 3906 e TMC 2457 #10

x009.jpg

x004.jpg

  • Like 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Mosqueiro

Com este complemento do amigo Odimir, acho que fechamos um consenso para atar pequenos streamers quando os predadores estão mais seletivos:

Artic fox hair, angel slick(silk?), fibras bem finas como a fluoro Metz, craft fur, acrescento, e até mesmo a pelúcia comum, como diz o Odimir, além de brilhos bem finos(lite brite?), olhos 3d pequenos e acredito que um flashbou enrolado na haste do anzol e finalizado com resina/epóxi deva dar um bom efeito abdominal e teremos um streamer com potencial de salvar muitas pescarias.

Um bom domingo aos amigos.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Mosqueiro

Só para jogar mais lenha na fogueira dos micro streamers :

Tenho atado streamers usando o Ostrich Herl e tenho me surpreendido com os resultados...mais fácil de trabalhar que os fibers, mobilidade e nado semelhante ao marabu, só que mais resistente e com menos volume.

Estou pensando em adaptar a receita original do Andino usando o Ostrich longo como tail para os dourados na Argentina em outubro.

Só para aproveitar as fibras curtas, atei um pequeno streamer olhudo(4mm é o menor olho que tenho) num anzol emerger 16 usando como brilho polar flash e wing flash e o resultado me pareceu promissor, mas ainda não foi testado.

Alguém tem experiência em streamers usando o Ostrich para compartilhar?

Abraços.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Moderador

:):):)

Ola Rinaldo,

O ostrich herl é um material versátil que vem encontrando aplicações tanto em pequenas moscas como grandes streamers.
Abaixo foto de um streamer para dourado atado com ostrich herl.

Grande abraço

Odimir

DSC06609.jpg

  • Like 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Mosqueiro

Obrigado pelas informações,amigos.

Reciclei um lote de Ostrich de má fama(desfilou na Sapucaí, rsrsrsss) que ia ser jogado fora e me rendeu um pote de plumas com fibras bem longas(+/- 20 cm), infelizmente somente na cor amarela, estou pensando se valeria a pena tingir uma parte de preto, mais usadas nos nãndinos como o Angelo falou.

Abraços.

Editado por Rinaldo
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Participe da conversa

Você pode postar agora e se registrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça seu login agora mesmo para postar com sua conta

Visitante
Responder a este tópico...

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Apenas 75 emoji são permitidos.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

×
×
  • Criar Novo...

Informação importante

Ao usar este site, você concorda com nossos {termos}.