Ir para conteúdo

"Mosquitas" (ou Mosquitos) para os pequenos


Postagens Recomendadas

  • Administrador

Ontem à noite consegui atar algumas micro moscas para os Lambaris. Apesar de serem moscas simples são bem difíceis de atar por conta do tamanho diminuto, todas essas foram atadas em anzóis Tiemco 200R #20.

Minha principal dificuldade além de enxergar é "pinçar" as minúsculas porções de material e posicioná-las corretamente. Achei que estavam menos piores, mas depois de tirar fotos delas em macro é que o erros ficam evidenciados! :wacko:

De toda forma ainda pretendo atar outras, tomar mais cuidado com o acabamento e tentar evitar os erros.

A Coleção

Colecao.JPG
Midge Emerger (consegui cortar o micro foam conforme indicação do Fausto com a tesoura +/- 1mm de largura)
Body: Micro Foam
Rib: Ultra Wire
Post: Poly Yarn
MidgeEmerger.JPG
Tunkwanamid (o pattern original usa Ostrich Herl no hackle, usei Peacock Herl)
Body: White/Black Green Peacock Herl
Rib: Black/Yellow Thread
Hackle: Black Green/White Peacock Herl
Tunkwanamid.JPG
Zebra Midge
Head: Brass Bead
Body: Black/Red Thread
Rib: Ultra Wire
ZebraMidge.JPG
Brassie (jurava que o ultra wire estava juntinho :wacko: )
Under Body: Red Thread
Body: Ultra Wire
Thorax: Peacock Herl
Brassie.JPG
Blood Worm
Tail: Red Marabou
Body: Red Thread
Hackle: White Peacock Herl
BlodWorm.JPG
Bom, por enquanto é isso, até sexta-feira tenho que arrumar tempo pra atar umas secas.
Grande Abraço ;)
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Administrador

Não é nada fácil atar anzol #20 ou #22, por menos material que a gente faça uso, impressionante como é muito, ontem vi isso ao atar com CDC e as "mosquinhas" ficaram bem "grandinhas". :D

E está muito legal para as suas primeiras experiência em atado tão diminuto. Tive dificuldade quanto a colocação do rib em fio de cobre, eu estava cortando um pedaço de 5 cm para depois enrolar formando os segmentos do abdômen, mas agora deixo o carretel com o fio de cobre preso ao bobbin e facilita bastante o controle, ao menos para mim facilita. Outra questão que sofri muito foi quanto a linha usada, pois no início as informações que tive não eram tão bem detalhadas quanto a escolha da linha para atar moscas assim tão pequenas, hoje coleciono carreteis de linha 12/0 para atar moscas assim. As linhas 6/0 viraram cabos e as 8/0 não são tão finas quando usadas em moscas desse tamanho. Já estou estudando a compra de linhas mais finas para melhorar o acabamento.

Por falar em acabamento, isso é muito mais uma questão pessoal do que de fato funcional para a pesca, pois o peixe vai meter a boca seja lá como for, mas que é muito bom atar com qualidade, isso é. Vamos nos reunir André e assim praticarmos mais atado. Pode ser aí mesmo em Niterói, me liga antes e nos encontramos em algum lugar. Sei que espaço é algo que não temos, mas duas pessoas não atrapalham tanto assim.

T+ :ok:

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Mosqueiro

Muito Legal André, deve fazer sucesso com os lambaris..

Estou programando uma pescaria com o Guilherme na Sexta para ir atras dos lambaris e saicangas...Estou atando algumas mosquinhas mas nada em anzol #22 o atado deve ficar bem complicado :D

Parabens :ok:

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Mosqueiro

Amigo André gostei das mosquinhas, elas vão ser usadas no sábado, uma certeza quando o atador comesa atar em anzóis 20, 22 e 18 quando passa para os anzóis maiores fica perfeitas as moscas, vamos brincar de ferrar lambaris no sábado. Eu já atei algumas mosquinhas e vou testa, atei três moscas que acho que vai ser um atrás do outro vou ver se acontece, quando nos estivermos juntos com os lambaris mostro a vocês.

Abraço.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Administrador

Pois é Boss, a falta de material "calibrado" também é um problema, estou atando com fio 6/0 pois é o único que tenho. Com o fio de cobre resolvi cortando um pedaço de uns 15 cm e fui usando até ficar pequeno demais. Outra dica pra quem for se aventurar é depois de travar o nó com uma minúscula gotícula de cola, passar uma fibra de pena de pavão por dentro do olho do anzol para retirar qualquer eventual resíduo de cola.

Não ligo muito pra moscas bonitas, dado que as feias que tenho atado estão pegando peixe. Mas é um tanto frustrante "achar" que está tudo bem e depois da foto ver os erros grosseiros que foram cometidos. :(

Sem dúvida o treino vai melhorar muito a "mão", acho até que depois de atar essas miudezas vai ser mais fácil atar moscar maiores (#16, #14, #12). Gostei muito do workshop, mas realmente essa questão do lugar é que pega, lá no clube (sala de leitura) seria ideal mas infelizmente não permitiram, vou investigar pra ver se tem outro local fechado lá ou no salão de festas do meu prédio. Se for só 2 pode ser na minha casa mesmo, mas algo me diz que vai aparecer mais gente. :happy:

Grande Abraço ;)

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Administrador

Muito Legal André, deve fazer sucesso com os lambaris..

Estou programando uma pescaria com o Guilherme na Sexta para ir atras dos lambaris e saicangas...Estou atando algumas mosquinhas mas nada em anzol #22 o atado deve ficar bem complicado :D

Parabens :ok:

Valeu Rodrigo,

Vamos ver se os bichinhos não são tão exigentes! :laugh::laugh::laugh:

Grande Abraço ;)

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Administrador

Amigo André gostei das mosquinhas, elas vão ser usadas no sábado, uma certeza quando o atador comesa atar em anzóis 20, 22 e 18 quando passa para os anzóis maiores fica perfeitas as moscas, vamos brincar de ferrar lambaris no sábado. Eu já atei algumas mosquinhas e vou testa, atei três moscas que acho que vai ser um atrás do outro vou ver se acontece, quando nos estivermos juntos com os lambaris mostro a vocês.

Abraço.

Obrigado Marcelo,

Pois é achei isso também, se melhorar o atado das maiores já está valendo.

Beleza, sábado eu vejo.

Grande Abraço ;)

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Administrador

Sim quando habilitamos a função macro as coisas aparecem quando não deveriam aparecer. :D

Mas é bom, pois assim podemos observar onde podemos melhorar e no momento estou diminuindo a quantidade de material, até que comece achar que estou diminuindo demais e a mosca seca perdendo a ação. Estou até com vergonha de mostrar as mosquinhas com CDC. :happy:

Não temos que nos reunir em grupo, ainda não temos estrutura para isso e nem pensar em ficar alugando espaço o tempo todo. O bom mesmo são os encontros informais e para isso pode ser somente dois pescadores mesmo. O Joffre tem comentando em termos um clube para que pudéssemos nos reunir periodicamente, mas essa ideia tem que ser muito bem amadurecida para não ficarmos com um elefante branco nas mãos. Se eu tivesse grana teria um espaço permanente para nossos encontros e clínicas de atado. Sábado conversamos mais sobre esse assunto.

T+ :)

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Mosqueiro

Amigos Fausto e André, um excelente troca de informação do mundo do atado a vocês, e ate o dia das brincadeiras de pescar lambaris com muita técnicas e distração.

Abraços.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Administrador

Arrumei mais um tempinho e fiz alguns ensaios com a secas. Essas foram montadas em anzóis Tiemco 100 #20 (apesar de serem do mesmo tamanho, esses dão a impressão de serem ainda menores :wacko: )

Me baseei no padrão do mestre Gregório e na F Fly, usei CDC Light Yellow, também tenho na cor Tan mas achei que ficaria muito escuro pra esse objetivo.

1º Ensaio: Retirei quase todas as barbas de um lado da pena, medi (ligeiramente maior que o anzol), prendi na haste e cortei o excesso. Achei que ficou ralo demais. O Dubbing foi aplicado no corpo e na cabeça (a asa ficou deslocada mais pro meio da mosca).

Body: Yellow Dubbing
Wing: CDC Light Yellow

DF%25201.JPG

2º Ensaio: Retirei todas as barbas de ambos os lados da pena, prendi na haste pela metade, virei pra trás (como se estivesse atando fibras em um streamer), puxei pra trás e cortei um tantinho maior que o anzol. Gostei mais do volume. O Dubbing foi aplicado somente no corpo, a cabeça foi thread puro (a asa ficou mais pra ponta).

Body: Yellow Dubbing
Wing: CDC Light Yellow

DF%25202.JPG

3º Ensaio: Mesmo processo da mosca anterior. Troquei o Dubbing e o thread por uma cor mais natural.

Body: Sand Dubbing
Wing: CDC Light Yellow

DF%25203.JPG

4º Ensaio: Substitui o Dubbing por White Peacock Herl.

Body: White Peacock Herl
Wing: CDC Light Yellow

DF%2520WPH.JPG

Gostei muito das moscas atadas com a White Peacock Herl :)

Fiz um teste rápido na água e o volume da asa diminui bastante depois de molhado, ficou muito parecida com uma mini Elk Caddis (sem hackle). No geral achei o resultado bom.

Mais tarde tem mais, de volta pra morsa!

Grande Abraço ;)

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Administrador

Gostei dessa. :ok:

DF%2520WPH.JPG

As proporções estão ótimas e muito melhor que as três anteriores.

Tomara que o tempo firme até sábado.

Antônio nós vamos pescar lambaris em um rio chamado Pirinéus próximo a região de Silva Jardim.

Vamos usar material de Fly muito leve para essa pescaria.

T+ :ok:

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Administrador

Firmar não sei se vai, a previsão é de dia nublado com 70% de probabilidade de chuva (3 mm), acho que dá pra encarar. :huh:

Estive relendo o outro tópico e chegamos a cogitar o uso de Kebaris, também havia feito uma pesquisa de moscas secas pequenas e acho que essa mosca também seria uma boa:

iotbb.JPG

IOBO (It Oughta Be Outlawed) Humpy

É bem simples de atar, basta fixar o quill de uma CDC tipo 4 próximo ao olho do anzol, fazer uma base enrolando o thread até a curva, enrolar a pena na haste (como se estivesse fazendo o corpo de uma Pheasant Tail) também até a curva e fixar com o thread, dobrar por cima (como um wing case) e fixar próximo ao olho do anzol.

Talvez seja um pouco mais difícil de amarrar no tippet, mas como variação, acho que vale a pena.

Grande Abraço ;)

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Administrador

Se não chover sexta feira já está de bom tamanho.

O livro sobre emergers está lotado de receitas assim e se você tiver vai tirar boas ideias dele também. Essa mosca aí em cima está com nome de Humpy devido ao estilo de rebater a fibra de CDC para frente, da mesma forma que as Humpy usando Elk Hair e gostei também, mas tenho que ver se as penas que tenho de CDC aceitam esse atado. Só não gostei do acabamento final, pois prefiro finalizar formando uma cabeça e colocaria um pouco de dubbing para isso.

Já passou dos mil posts. :ok:

rating_4.gif

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Administrador

Não tenho esse livro, mas pesquisei bastante, inclusive em outros livros, e as variações de moscas secas pra essa situacão específica (sem hackle e sem cauda) em anzóis minúsculos não é muito grande.

Vou tentar atar umas dessa, também achei o acabamento ruim, mas prefiro sem o dubbing, qualquer coisa a mais nessas miudezas é mais dificuldade pra atar.

Pois é passei, e em menos de um ano. Acho que sou "tagarela" demais!

Grande Abraço ;)

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Administrador

Para expor bem o abdômen estou atando nesse anzol.

daiichi-1130-curved-fly-tying-hooks-800x

Daiichi 1130

Até algumas variantes das Caddis e Klinkhamer estou usando esse anzol. Hoje atei variantes de Caddis com CDC e um pouco de Poly Yarn para melhorar a visibilidade da mosquinha, mas acertar o padrão não está nada fácil, o anzol é #20 e uma pequena diferença se torna grande. Está sendo bom para aprender a controlar a quantidade de material. Depois faço umas fotos.

T+ :)

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Administrador

Ontem fiz o último ensaio com as secas, tentei atar a IOBO (It Oughta Be Outlawed) Humpy usando CDC Light Yellow, o resultado está aí abaixo:

1º Ensaio: Escolhi uma pena com boa quantidade de barbas, atei o quill bem próximo ao olho do anzol, quando comecei a torcer e tentar enrolar a pena na haste já percebi que não iria sair nada bom. Apesar de ser uma pena pequena, a raque é dura demais pro tamanho do anzol. Prendi a pena próximo à curva e rebati pra frente, sobrou muito material, pra não perder a isca, rebati a pena novamente para trás e cortei ligeiramente maior que o anzol.

IOBO%25201.JPG

2º Ensaio: Escolhi uma pena menor e sendo assim, a quantidade de barbas também foi menor, achei que o corpo ficou muito delgado e a asa com pouco volume.

IOBO%25202.JPG

3º Ensaio: Escolhi uma pena menor e com mais barbas, mesmo o resultado final sendo melhor, ainda fiquei com a impressão de pouco volume tanto no corpo quanto na asa, apesar desta ter ficado mais assemelhada a uma Kebari, o objetivo inicial.

IOBO%25203.JPG

Conclusão final, não gostei! :p

De qualquer maneira, vou levá-las na caixa, vai que...

Para as secas vou ficar mesmo com a escolha do mestre Gregório (pra que eu fui inventar :wacko:).

Grande Abraço ;)

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Administrador

Atei essa mosca com o anzol que mostrei acima para ver o resultado e até que gostei, mas certamente será destruída com poucas ações dos lambaris, pois a mosca inteira é montada com CDC. Não usei uma pena, combinei três penas para dar volume. Assim que der mostro o "monstrinho".

T+ :ok:

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Administrador

Como o tempo nos "pregou uma peça", atei mais algumas pra completar a caixa. Tentei usar um pouco mais de brilho e cores mais berrantes.

Midge 1

Head: Brass Bead

Body: Blue Angel Hair

Midge%25201.JPG

Midge 2

Head: Brass Bead

Body: Yellow Angel Hair
Hackle: Peacock Herl

Midge%25202.JPG

Midge Emerger

Body: Chartreuse Ultra Wing

Post: Poly Yarn

MidgeEmerg.JPG

Atei também mais algumas dries no padrão do mestre Gregório e outras IOBO Humpy usando 2 penas (seguindo a dica do BOSS), gostei mais! :)

Na expectativa pro próximo final de semana!

Grande Abraço ;)

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Administrador

O problema é que estamos diminuindo demais nossas moscas e não estamos aumentando nossa visão. :unsure:

Está na hora de resolver isso e estou estudando soluções mais práticas, tanto de iluminação, quanto de ampliação. :hum:

Mas também não pode ser uma trapizonga, tem que ser algo simples, prático e eficiente. :)

T+

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Administrador

Tenho uma lupa adaptada a um braço articulado, fiz especificamente pra isso, mas nunca usei. Acho que vai ficar um pouco incômodo, só usando pra ver.

Mas não pretendo enveredar por essa miniaturização de moscas ainda mais até chegar no #28, só se tiver alguma espécie que esteja acostumada a se alimentar de pulgas! :laugh::laugh::laugh:

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Administrador

Em 2004 teve um grupo de amigos do Sul que estava se especializando na pesca de barrigudinhos. :D

A rapaziada do E-Zine estava com a corda toda atando moscas muito abaixo do tamanho que estamos atando. ;)

Lembrando que "barrigudinhos" nada mais são do que os Lebistes ou Guppys, quando geneticamente selecionados.

Lebiste+F%C3%AAmea+Selvagem.jpg

Nesse caso vou atar em anzol #32. :laugh:

Acho melhor a gente ficar nos lambaris mesmo. :p

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Administrador

Isso iria ampliar muito a oferta de "pesqueiros", assim poderia tentar fisgar uns neons (micro matrinxã colorida), rodóstomos (micro piraputanga), tetra ouro (micro dourados), ramirezis (micro tucunarés), etc... :p:p:p

Mas, acho que vou parar no #20 mesmo! :)

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Administrador

Se já está complicado eu atar anzol #20 imagina menor do que isso, se bem que atei um #22 esses dias para avaliar e não complicou tanto assim. No próximo lote de anzóis Daiichi vou comprar uma série #22 para praticar. Com anzol pequeno assim, dá para brincar muito bem com os lambaris.

Agora falta marcar no corpo da vara uma escala em milímetros para medir os danadinhos. :D

T+

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Mosqueiro

É amigos o limite das nossas visão é ate numero de anzol 22 e mesmo assim precisa ter um indicador visual melhor, é Fausto você tem razão ate no 22 é o Maximo. Da uma olhada nesta mosquinha e o anzol, ver se ficou bom.

(.)

Editado por Marcelo R. S.
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Mosqueiro

Só eu consigo atar esta mosca, Brincadeiras a parte, realmente ate anzol numero 22 deste que o olho seja maior fora disso é complicado para nossa visão, eu já tinha visto a muito tempo uma serie de anzóis que os olhos erra bem maiores do que outros modelos, é bom pesquisar. Pesquisei e o anzóis com os olhos maiores mais lagos são da Orvis.

Abraços.

Editado por Marcelo R. S.
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Mosqueiro

É eu já tinha posto no outro relato de você e Fausto, mas coloco aqui também, séculos atrás eu tinha passado em cima deste Rio Pirinéus, tem uma estrada de barro no alto do rio, com extinto de pescador de cima vi peixes de um palmo, agora não sei se tem por que faz muito tempo atrás. Vai ser muito interessante conhece o rio. No final da estrada de cima tem um lugarejo se chama Pirinéus, não sei se ainda tem, mas a região é de mata fechada e se os moradores não matou os bichos que tinha ou ainda tem, me lembro que um morador me disse que o filho tinha visto varias vezes onças na mata que ele ia buscar lenha, mas isto faz tempo. Vamos gostar bastante. Faz tanto tempo que provavelmente onça virou bolsas para as mulheres de Pirinéus.

Abraço.

Editado por Marcelo R. S.
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Mosqueiro

Vai se muito bom nos todos esticar as linhas numa região com um rio que tem lambaris isto é bom para ter sensibilidade na hora da ferrada com o peixe não importado qual peixe e sim a sensibilidade.

Abraço.

Editado por Marcelo R. S.
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Administrador

A caixa está pronta!

Inclui algumas moscas maiores (em anzóis #16, #14 e #12) pra completar o "time" (vai que aparece alguma coisa maior :hum:).

LambariBox.jpg

A previsão do tempo está prevendo pancadas de chuva pra parte da tarde e da noite, o negócio é começar bem cedo!

Grande Abraço ;)

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Mosqueiro

Amigo André como você sabe só o tempo a meteorologia nos não podemos confiar o que eles dizem pode mudar de uma hora para outra sempre. Este sol esta forte é sinal com chuva ou sem chuva, o que voce acha. O negocio é esperar o que vai dar. Nos estamos com muita vontade mas vamos ver e aguardar.

13/04 sabado

Sol e aumento de nuvens de manhã. Pancadas de chuva à tarde e à noite.

14/04 domingo

Chuvoso durante o dia e a noite

Segunda-feira 15/04

Dia de sol com algumas nuvens e névoa ao amanhecer. Noite com poucas nuvens.

Editado por Marcelo R. S.
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 10 anos depois...
  • Administrador

O recomendado é usar fio de atado 10/0 a 14/0 sendo 10/0 mais grossa que 14/0.

 

Se usar a tabela Denier pode ser de 50 a 30 Denier, sendo 50D mais grossa que 30D. 

 

Não recomendo usar os fios de atado mais comuns 8/0 ou 70D. 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Patrono
Em 26/01/2024 at 13:23, Fausto disse:

O recomendado é usar fio de atado 10/0 a 14/0 sendo 10/0 mais grossa que 14/0.

 

Se usar a tabela Denier pode ser de 50 a 30 Denier, sendo 50D mais grossa que 30D. 

 

Não recomendo usar os fios de atado mais comuns 8/0 ou 70D. 

Vou atras do 14/0 e 30D ...

Grato.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Participe da conversa

Você pode postar agora e se registrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça seu login agora mesmo para postar com sua conta

Visitante
Responder a este tópico...

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Apenas 75 emoji são permitidos.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

×
×
  • Criar Novo...

Informação importante

Ao usar este site, você concorda com nossos {termos}.