Ir para conteúdo

Microfoam Ant


Postagens Recomendadas

  • Administrador

Considero essa uma excelente sacada, retirada do livro Fly Tying with Common Household Materials do mestre Jay "Fishy" Fullum.

Trata-se da utilização daquela espuma de empacotamento de aparelhos eletrônicos, mais conhecida como Isomanta ou Microfoam, para a confecção de abdômen de moscas secas, postes para emergers e para a montagem da famosa formiga alada, uma isca clássica, normalmente confeccionada com dubbing de pêlo de coelho.

Para utilizar o material, com um estilete e uma régua, faça tiras finas (estou usando com 3mm de largura), corte uma boa quantidade e armazene para uso futuro.

Micro%2520Foam.JPG

O material para a montagem da formiga:

- Fio de atado 140 Denier (6/0)

- Tiras de microfoam

- Anzol de haste longa reta para moscas secas (2XL variando do #12 a #18)

- Cola de Cianoacrilato

- Esmalte

- Pena de Galo para o hackle

MFA_1.JPG

Faça uma base de linha até a curva do anzol e passe uma camada de cola. Prenda a tira de microfoam bem próximo à curva do anzol.

MFA_5.JPG

Enrole a tira de microfoam no anzol formando uma bolinha (abdômen da formiga)

MFA_6.JPG

Deixe um espaço para a pena do hackle, avance em direção ao olho do anzol e faça outra bolinha menor para formar o tórax. Não enrole até o olho, reserve alguns milímetros para fazer a cabeça da formiga.

MFA_7.JPG

Corte o excesso da tira de microfoam, com o fio de atado faça a cabeça da formiga, finalizando com um nó e uma gota de cola.

MFA_8.JPG

Pinte com o esmalte cobrindo todo o corpo da mosca.

MFA_9.JPG

Prenda o thread novamente entre o abdômen e o tórax, fixe a pena, faça o hackle com umas 4 a 5 voltas, finalize com um nó e trave com uma gota de cola.

MFA_10.JPG

Podem ser feitas outras variações de cores e aplicações de outros materiais: Asas de Poly Yarn, Pernas de Borracha, Pontas de Asas de Galo (tanajura), etc. Esse material também pode ser tingido com um marcador permanente, funciona muito bem.

MFA_11.JPG

Espero que seja útil na captura de tilápias, pirapitingas e outras espécies.

Grande Abraço ;)

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Administrador

Você está apresentando um passo a passo e sendo assim, vou mover para a seção Passo a Passo. :ok:

Gostei e vou aproveitar esse material para atar algumas moscas para levarmos em nossa pescaria no rio Pirinéus. Não será bem essa versão de atado, mas pretendo testar a aplicação desse mesmo material no abdômen das moscas. Se eu não gostar, passo a lâmina e mudo os planos de atado. :D

T+ :)

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Administrador

Pensei em colocar lá, mas por ser um "passo a passo" bem furreca :p e por se tratar de material alternativo, acabei optando por colocar aqui (fiquei em dead lock), mas pode mover sem dó, afinal de contas, o Chefe é o Chefe! :ok:

Deve servir bem pro abdômen das secas, o duro vai ser fixar uma tira bem mais fina em um anzol #22! :ohmy:

O Jay apresenta no livro aplicações em abdômen de moscas padrão Adams. Pelas fotos do livro fica muito bom, mas não testei ainda.

Grande Abraço ;)

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Administrador

Sim meu objetivo é fazer um abdômen padrão Adams e das moscas Parachute, e assim ver o resultado da flutuabilidade das moscas secas. Vou cortar com tesoura para que fiquem mais fino, algo próximo ou menor que 1 mm.

Não está um passo a passo furreca, está legal e prático para os amigos entenderem, e por ser um passo a passo merece estar aqui nessa seção. :ok:

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Administrador

Vai ser dureza! :huh:

Terás que enrolar com suavidade sem esticar muito o material senão não vai aguentar, fino desse jeito é muito provável que arrebente.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Administrador

Pintar com esmalte não tira a flutuabilidade da mosca, não, André?

Não experimentei a flutuabilidade sem o esmalte, mas mesmo com o esmalte flutua bem. O Jay sugere uma fina camada de cola de cianoacrilato antes do esmalte (ele também usa esmalte para tingir a formiga), talvez para "impermeabilizar", sinceramente testei com e sem essa camada de cola e não vi muita diferença.

Porém, como (quase) toda mosca seca tem hora que ela encharca, aí ou você seca no sopro, false casts ou então flotante.

As que fiz com asas de Poly Yarn não afundam nem com reza braba. As de pena, de tempos em tempos, encharcam como uma dry.

Grande Abraço ;)

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Moderador

É a velha questão da densidade. Acrílico é mais denso que a água, enquanto poly yarn é feito de polipropileno, que tem 90% da densidade da água.

Assim, acho que cianoacrilato é bom quando você está reforçando alguma ninfa, enquanto poly yarn é ótimo para flutuabilidade, como vc próprio observou.

No caso de outros atados, se você quiser usar algo parecido com o poly yarn em ninfas, sugiro o antron yarn ou algum EP, que também possuem densidade maior que a da água. Em se tratando do EP, a fibra foi feita para streamers, ou seja, TEM que afundar. Algumas pessoas o usam para fazer postes para as parachutes, mas aí estão usando um material mais denso que a água numa coisa que tem que flutuar e depois reclamam da isca... pra mim parece contra-senso.

Mas valeu... estava apenas curioso pra saber se o esmalte havia aumentado muito a densidade de sua isca.

Abração.

Jost

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Administrador

Acho que o microfoam ajuda bastante a isca a flutuar, não sei se é mais ou menos denso que a água, imagino que tenha uma densidade menor.

Ele também parece ter microbolhas de ar em seu interior. Em seções desse material com espessura maior percebe-se isso com mais facilidade, não o examinei em um microscópio, mas mesmo a olho nú é a impressão que tenho.

O Jay usa cola de cianoacrilato o tempo todo (no livro), pra reforçar as iscas, fixar a tinta, selar, enfim, mas sempre aplica com pincel e uma camada bem fina. Por usar muito material sintético, talvez inconscientemente já esteja aplicando esse princípio da densidade. Mas não há referências à parte científica da coisa, acho que é empirismo mesmo.

No caso específico desta isca, talvez a cola e o esmalte não tenham atrapalhado e flutuabilidade por conta da proporção das quantidades de material, pode não parecer mas dá pra enrolar muito material pra fazer as bolinhas do abdômen e do tórax.

Grande Abraço ;)

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Administrador

Gostei muito André, ficaram muito bacanas !!!

Obrigado Telles,

Mas os méritos são do Jay, apenas fiz uma "dica ilustrada" do uso do material.

Grande Abraço ;)

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Administrador

Grande André tudo bem, há se eu fosse tilápia já tinha engolido as quatro moscas. :D:ok:

Abraço.

Valeu Professor,

Podemos checar o que as verdadeiras tilápias acham delas no próximo encontro no Hode Luã. :D

Grande Abraço ;)

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Administrador

Valeu Breno,

Nada de muito diferente das outras, a base (corpo) é a mesma, essa foi montada com o tufo de Poly Yarn como asa:

MFA_12.JPG

MFA_13.JPG

O abdômen amarelo é por conta de uma espécie muito abundante aqui no RJ.

Grande Abraço ;)

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Participe da conversa

Você pode postar agora e se registrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça seu login agora mesmo para postar com sua conta

Visitante
Responder a este tópico...

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Apenas 75 emoji são permitidos.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

×
×
  • Criar Novo...

Informação importante

Ao usar este site, você concorda com nossos {termos}.