Ir para conteúdo

Fly na praia


Postagens Recomendadas

  • Mosqueiro

Douglas, as praias do Sul ????

terias que por aqueles ganchos pra "mosca" parar, ancorar.....hehehe daí não funfa....porem, pescando depois da primeira arrebentação, imitendo tatuíras ou pequenos camarões, talves tenhas sucesso com alguns papas ou robalinhos....Eu não me aventuraria não.

Ausentes agora no verão, lá, agora, é muito ruim PRA Truta, ela tá muito fraca por falta de água e água quente, daí ela perde a disputa de comida com o lambari, e, já que o lema é tentar devolver o peixe o mais saudavel possível ao rio, agora seria praticamente soltar uma Truta para morrer depois de alguns minutos.... se engana algumas, porem não é a melhor época, guarde essa ficha pra gasta mais tarde, depois de Maio, onde a coisa é muito diferente e ainda podemos beber muito vinho à noite nas pousadas.., qualquer coisa, as ordens, estamos pertinho.

Dilvo

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Mosqueiro

Agora que mudei para o Sul vou ter que tentar também. Minha aposta são pequenos camarões e linha sinking em dias de mar mais calmo e água mais clara, oque nessas paragens de águas gélidas e barrentas é uma raridade.

Doug.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Mosqueiro

Agora que mudei para o Sul vou ter que tentar também. Minha aposta são pequenos camarões e linha sinking em dias de mar mais calmo e água mais clara, oque nessas paragens de águas gélidas e barrentas é uma raridade.

Doug.

Exatamente!

No meu entendimento, pesca com mosca nas praias do sul é algo com mínimas chances de prosperar.

E, sei lá, acho que perde um pouco o sentido da coisa.

Como diz o ditado: "cada roca com seu fuso, cada povo com seu uso!"

Melhor subir as serras, atrás das trutinhas e dos basses na época certa....

E aí do lado, no Uruguai, tem duas pescarias legais: peixe-rei (que já fiz, com "carnada" e com fly) e saem uns bem grandes e linguado...A do linguado é PUNK, mas não é de fly. Tem até guia em Punta del Leste.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Mosqueiro

Tio Luiz, Peixe Rei, já peguei na Serra Catarinense, tava pescando Trutas, como sempre, achando que seria algo inusitado....tem, Não sei muitos detalhes, mas em breve saberemos, será mais uma opção, alem dos Tajabecos e consagradas Trutas...

Douglas, Meio do ano, Silveira (Ausentes), nos meses quentes, Rio Caveiras ( Painel) (Trutas)

Dilvo

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Mosqueiro

Valeu Dilvo,

Conheço bem Ausentes, mas depois que comecei a pescar no mar me desfiz dos conjuntos mais leves.

Já estou achando que não vou agüentar muito tempo por aqui. Depois de 18 anos fora é bem difícil. Eu achava que ainda era gaúcho, mas estou descobrindo que sou um paulista que nasceu em Porto Alegre. E o inverno ainda nem começou...

Abraço,

Douglas

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Mosqueiro

É um dos locas mas gostoso de pescar pé na água na praia, aqui no Rio de Janeiro tem praias excelentes, só não da para ir sozinho no Rio esta muito perigoso, quando fala em praia lembro dos campeonatos de pesca de arremesso mas faz muito e muito tempos. Vou procura uma praia para realizar uma pesca de Fly com muita técnica vamos ver o que vai dar.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Mosqueiro

CARACA Dilvo, peixe-rei na serra é algo impensável!

O peixe é de água salobra/salgada, no Uruguai sobe até umas lagoas (cara, tem enormes, inacreditáveis, de 2 quilos...ISSO MESMO! Eu vi e tenho fotos!)

Pesquei muitos - muitos mesmo - em Montevidéu, ali em Carrasco e Pocitos, na rambla, com carnada. Cheguei a pescar de 300 gramas. Para mim, do RJ, onde peixe-rei só cresce até 50 gramas (os enormes) eram monstros e eu os levava todinhos para fritar em casa. Isso tem 300 anos e era a época em que ainda servia ao Itamaraty. Depois me aventurei com fly e peguei uns bonitos, nas lagunas, que foram igualmente fritos...Desculpem, mas minha consciencia ecológica na época era inexistente...Nem fotos tenho, nessa época eu gostava mesmo era de comer o peixe que pescava...Todos eles...rrrrrr

Mas Dilvo, me conta como esses danados foram parar na serra....

Abração

Tio Luiz

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Mosqueiro

Tio Luiz, taí uma boa pergunta...como foram parar lá em Urubici não sei.., peguei um Pejerey de uns 25m, brrigava diferente da truta, não sabia oque seria, até a hora de por a mão nele, tenho foto minha com ele, mas é um pouco lonje, não dá para ver nada..... pena.... pedi para um morador antigo de lá, ele falou que tem e é normal, pqp....bom, sou truteiro, acho que não partiria numa pescaria direcionado a eles....talvez...

Aqui, tem lagos que tem peixe-rei, cardumes enormes, e são devidamente fritos pela gringolândia da serra, já os provei, secos e crocantes são uma delícia...

Tio, Eu não condeno ninguem por comer peixe, tambem como, condenaria e tentaria argumentar, insistiria muito que não matase se o peixe em questão fossem Trutas de rio, Eu parei de matar a uns 15 anos, não mais do que isso, hj o unico que mataria sem culpa seria o lambari para um fritinho.

Abraço

Dilvo

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Eu nunca fiz uma pescaria de fly na praia... Aliás, tem ANOS que não pesco em praias... Porém, uma coisa eu pude observar quando fui passar um carnaval no Rio Grande do Sul, em 2008. As praias são RIQUÍSSIMAS em tatuís. Eu fui, especificamente, em Capão da Canoa e, pela configuração da praia, acho que dá, sim, pra fazer uso do fly. Existem diversos bancos de areia, tornado a praia bem rasa em alguns pontos e a 10 metros a frente desses bancos, a profundidade aumenta pra 2, 3 metros. Os 14 dias que passei no Sul, em todos vi gente pescando com isca morta nas praias e a quantidade de PAMPOS que eu vi saindo foi ABSURDA. Então, acho que se atar algo parecido com um tatuí, pode vir a dar samba. Só testando mesmo pra saber. Além dos pampos, vi bastante corvina também.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Mosqueiro

Não moro no RS e praticamente não tenho experiência em pesca de praia, porém acho que p/ fly mesmo com uma vara potente fica muito difícil da areia ou mesmo do raso mandar a isca p/ lá da rebentação.

Aqui em SC conheço poucas praias onde se pode entrar vários metros com água nos joelhos, talvez alguém conheça outras, a mais perto p/ mim fica em São Francisco do Sul, faz tempo que não vou, então não sei se ainda "estão rasas".

Já tentei pescar das pedras e costões, não acho ideal p/ o fly, sem contar que sempre está cheio de "pescadores".

Da areia penso que só com spinning ou bait.

Nas lagoas e locais rasos até daria, mas lá a concorrência é com os tarrafeiros e redeiros.

As iscas que percebi maior eficiência na praia aqui em SC foram a Crazy Charlie e uma imitação de Tatuí, porém foram somente poucas ações.

Mudando de região, gostaria que algum conterrâneo carioca me contasse (pode ser até por mp), quais as praias boas p/ pescar com fly da areia, pois pelo que me lembro todas tem "fortes" ondas e correntes, sem contar a superlotação.

Faz tempo que não vou ao Rio, mas pelo que me lembro as praias que não tem ondas são as de Botafogo, Flamengo perto do aterro, Urca e a Praia Vermelha, ao lado do Pão de Açúcar, mas nesta apesar das ondas serem fracas não é rasa.

Abração.

Edu.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Patrono

pelo menos em tese, onde dá pampo e tem tatuí, é possível sim pescar da areia, independentemente de ser praia rasa ou de tombo.

O que quero dizer apenas é que a distância não será problema. O pampo come na espuma, muitas vezes em local que seca com o recuo das ondas. Corvinas também serão alvo. Acho que o ideal, inclusive para aumentar a gama de peixes possíveis, será um conjunto de vara rápida #8 (+ou-), carretilha bem leve para não cansar com tantos arremessos, shooting head fast sinking 1 número acima da vara e running line de monofilamento (de preferência daqueles próprios pra running), líder de fluorcarbono com 1,5 a 2m e moscas lastreadas que imitem tatuís, pequenos camarões, pequenas cousers (atadas com craft fur ou ultra hair ou similar), ou mesmos várias moscas próprias para bonefishing. Com isso, dá pra arremessar fácil uns 30 ou mais metros, mais que suficiente para a maioria dos peixes de beira de praia

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Mosqueiro

Eu pesco pouco em praia e uso aqui uma vara #5/6 e dependendo do dia uso uma carretilha com linha #5 ou outra carretilha com linha #6, logo os arremessos ficam mais curtos, já pensei em utilizar uma vara #8 e uma running line com shooting head, um conjunto maior ajudaria seria o ideal até por causa do vento.

Ainda não fiz isso pq acho que não vale a pena usar um #8 p/ pequenas betaras.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Patrono

Eu pesco pouco em praia e uso aqui uma vara #5/6 e dependendo do dia uso uma carretilha com linha #5 ou outra carretilha com linha #6, logo os arremessos ficam mais curtos, já pensei em utilizar uma vara #8 e uma running line com shooting head, um conjunto maior ajudaria seria o ideal até por causa do vento.

Ainda não fiz isso pq acho que não vale a pena usar um #8 p/ pequenas betaras.

então, Eduardo

Talvez não valha a pena mesmo pelo tamanho dos peixes, mas valerá pelo disafio e pela experiência, pois é inegável que não se trata de uma pesca trivial. Qdo sugeri o #8 pensei justamente num conjunto que equilibre bem entre o conforto e o enfrentamento das condições normalmente adversas, especialmente no que se refere a ventos, mas dependendo das circunstâncias pode ser que o #6 dê conta sim

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Mosqueiro

É Celio, acho que na próxima vou arriscar um conjunto #8, de repente aumentando a distância dos arremessos até entra um peixe maior.

O que vc me diz, seria melhor uma shooting head #10 p/ uma vara #8 ou usar uma 300 grains?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Patrono

É Celio, acho que na próxima vou arriscar um conjunto #8, de repente aumentando a distância dos arremessos até entra um peixe maior.

O que vc me diz, seria melhor uma shooting head #10 p/ uma vara #8 ou usar uma 300 grains?

Isso aí, Eduardo

Eu pessoalmente uso shooting heads com 1 peso acima do da vara, mas já vi em muitas fontes o uso de 2 pesos acima. Se vc tiver a SH, acho melhor que uma linha regular sinking ou essas sh integradas, pois dá pra usar com running de monofilamento e ganhar bastante distância, sem falar que o arrasto da correnteza e a interferência das ondas serão muito menores.

Sugiro dar uma estudada no site e nas moscas do Al Quattrochi, que é um italiano (ou descendente de) famoso na california pela pesca de fly com os pés na areia, especialmente de corvinas

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Mosqueiro

Vou fazer umas moscas com capim e pescar umas ovelhas!

Na água estou péssimo! :wacko:

Ô colorado, não tem nenhum riozinho com tambicas por aí?

Lendo seu post me lembrei da RS4 #6, acho que seria uma boa p/ pescar na praia,...rápida.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Patrono

Ô colorado, não tem nenhum riozinho com tambicas por aí?

Lendo seu post me lembrei da RS4 #6, acho que seria uma boa p/ pescar na praia,...rápida.

Tem e tenho de visitá-lo para despachar a tristeza!

Se for sem vento nenhum, até a Axiom #4 despacha uma tatuíra daquelas do Jorge!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Patrono

Isso aí, Eduardo

Eu pessoalmente uso shooting heads com 1 peso acima do da vara, mas já vi em muitas fontes o uso de 2 pesos acima. Se vc tiver a SH, acho melhor que uma linha regular sinking ou essas sh integradas, pois dá pra usar com running de monofilamento e ganhar bastante distância, sem falar que o arrasto da correnteza e a interferência das ondas serão muito menores.

Sugiro dar uma estudada no site e nas moscas do Al Quattrochi, que é um italiano (ou descendente de) famoso na california pela pesca de fly com os pés na areia, especialmente de corvinas

Fala Célio, blz?

estou a procura de uma linha 9 mas não entendo nada de linhas afundativas; que marca e densidade de SH tropical vc indicaria para pesca na praia? E quanto a running line, alguma preferência?

A linha Rio Leviathan 26 pés sink tip que o Thiago está oferecendo me pareceu bastante interessante, será que seria uma boa pedida tb para a praia?

Haveria alguma linha afundativa "coringa" que pudesse ser utilizada na praia, com as anchovas nos costões e dourados em água doce?

Forte abraço!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Patrono

Fala Célio, blz?

estou a procura de uma linha 9 mas não entendo nada de linhas afundativas; que marca e densidade de SH tropical vc indicaria para pesca na praia? E quanto a running line, alguma preferência?

A linha Rio Leviathan 26 pés sink tip que o Thiago está oferecendo me pareceu bastante interessante, será que seria uma boa pedida tb para a praia?

Haveria alguma linha afundativa "coringa" que pudesse ser utilizada na praia, com as anchovas nos costões e dourados em água doce?

Forte abraço!

Fala, meu companheiro Samuca

A maior parte das linhas ou SH sinking ou mesmo intermediate pode ser usada na água doce e salgada sem problemas. O que pode variar, talvez, é a resistência de uma linha feita para uso em água doce gelada cair um pouco no uso em água quente e em clima tropical

Acho que linhas com running ou mesmo parte da cabeça floating, como essas do tipo sinking tip, não devem funcionar na praia. Presumo que seja indispensável que a linha toda afunde facilmente e que sofra o mínimo possível com o arrasto e as ondas.

As alternativas seriam uma linha full sinking ou uma SH com running line de linha level ultra fina e sinking ou (provavelmente melhor) de monofilamento achatado, tipo aquele da amnesia ou o da Rio.

Na pesca no mar (embarcada) uso bastante esse tipo de montagem. As SH que uso são da Royal Wullf, da Cortland e também feitas com aquela linha da Rio vendidas a metro (pés) e com um determinado peso por pé (tipo: a T-14 tem 14 grains por pé). Assim, vc customiza para cada numeração de conjunto cortando uma parte e deixando o peso adequado da SH

abração

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Mosqueiro

Célio, eu tinha pensado numa running line bem fina, mas como vc disse o monofilamento seria melhor, ganha-se em distância nos arremessos e o monofilamento sofre menos interferências em condições de ondas e arrasto.

Haja monofilamento p/ encher a carretilha,...

Ainda não tenho as SH afundanes, vou começar a procurar um peso e dois pesos acima da #8, talvez até algo em torno de 450 grains, acho que a Axiom #8 dá conta.

Abração.

Edu.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Mosqueiro

Tem e tenho de visitá-lo para despachar a tristeza!

Se for sem vento nenhum, até a Axiom #4 despacha uma tatuíra daquelas do Jorge!

Dá dó colocar as moscas do Jorge na água, muito bem atadas.

Sim, em dias sem vento eu acho que a Axiom #4 manda até iscas maiores longe, qd existir a oportunidade vou experimentar uma shooting head mais leve nela.

Abração.

Edu.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Patrono

Olha esse video, espero ter ajudado.Abraço.

É isso ai. A running deles é de nilon. Pescaram carapebas, corvinas, papa-terras, que existem aqui, além da perca, que é do pacífico.

Valeu

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Patrono

Célio, eu tinha pensado numa running line bem fina, mas como vc disse o monofilamento seria melhor, ganha-se em distância nos arremessos e o monofilamento sofre menos interferências em condições de ondas e arrasto.

Haja monofilamento p/ encher a carretilha,...

Ainda não tenho as SH afundanes, vou começar a procurar um peso e dois pesos acima da #8, talvez até algo em torno de 450 grains, acho que a Axiom #8 dá conta.

Abração.

Edu.

Não é pra encher de nilon. Pode usar backing normalmente. O nilon pode ter uns 50m apenas.

450 grains é peso pra vara 12. Muito para #8. Sugiro algo entre 300 e 350.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Mosqueiro

Valeu Célio, vou procurar SH menos pesada.

De repente uma #12 seria bom p/ tentar fisgar umas sereias em Ipanema. :ok:

Bem legal o vídeo, papa-terra de bom tamanho, ainda não conhecia So Cal Fly Fishing, só as SoCal Girls:

img_1982.jpg

Party!!! :ok:

Hoje eu estou atacado, sorry!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Patrono

Fala, meu companheiro Samuca

A maior parte das linhas ou SH sinking ou mesmo intermediate pode ser usada na água doce e salgada sem problemas. O que pode variar, talvez, é a resistência de uma linha feita para uso em água doce gelada cair um pouco no uso em água quente e em clima tropical

Acho que linhas com running ou mesmo parte da cabeça floating, como essas do tipo sinking tip, não devem funcionar na praia. Presumo que seja indispensável que a linha toda afunde facilmente e que sofra o mínimo possível com o arrasto e as ondas.

As alternativas seriam uma linha full sinking ou uma SH com running line de linha level ultra fina e sinking ou (provavelmente melhor) de monofilamento achatado, tipo aquele da amnesia ou o da Rio.

Na pesca no mar (embarcada) uso bastante esse tipo de montagem. As SH que uso são da Royal Wullf, da Cortland e também feitas com aquela linha da Rio vendidas a metro (pés) e com um determinado peso por pé (tipo: a T-14 tem 14 grains por pé). Assim, vc customiza para cada numeração de conjunto cortando uma parte e deixando o peso adequado da SH

abração

Valeu parceiro, muito obrigado pelas explicações.

Andei dando uma olhada no site da Royal Wulff, a linha seria esta? http://royalwulff.com/products/shooting-heads/

Vi também que eles recomendam o uso desta running line: http://royalwulff.co...-shooting-line/ já usou?

Para completar a aula técnica, vc já teve oportunidade de usar aquela cesta para armazenar linha que o Dummar indicou? Gostou?

Para quem não lembra: http://linekurv.dk/linekurv-27/

Abração!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Patrono

Valeu parceiro, muito obrigado pelas explicações.

Andei dando uma olhada no site da Royal Wulff, a linha seria esta? http://royalwulff.co...shooting-heads/

Vi também que eles recomendam o uso desta running line: http://royalwulff.co...-shooting-line/ já usou?

Para completar a aula técnica, vc já teve oportunidade de usar aquela cesta para armazenar linha que o Dummar indicou? Gostou?

Para quem não lembra: http://linekurv.dk/linekurv-27/

Abração!

Fala, Samuca

A SH a que me referi da Royal Wulff é exatamente essa. Conheço e inclusive uso essa running line. É ótima, mas é floating e, assim, para pesca na praia, eu não usaria.

Já usei a cesta, sim, mas só em lago. É ótima e certamente funcionará muito bem numa pesca de praia.

abração

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Patrono

Fala, Samuca

A SH a que me referi da Royal Wulff é exatamente essa. Conheço e inclusive uso essa running line. É ótima, mas é floating e, assim, para pesca na praia, eu não usaria.

Já usei a cesta, sim, mas só em lago. É ótima e certamente funcionará muito bem numa pesca de praia.

abração

:ok: Valeu Celio, muito obrigado! Vou providenciar o material e depois a gente marca uma na praia ou nos costões aqui do RJ.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Patrono

:ok: Valeu Celio, muito obrigado! Vou providenciar o material e depois a gente marca uma na praia ou nos costões aqui do RJ.

Maravilha

Tou louco pra fazer isso desde que comecei a pescar com mosca

Se quiser testar antes de comprar, tenho linhas pra nós dois

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Participe da conversa

Você pode postar agora e se registrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça seu login agora mesmo para postar com sua conta

Visitante
Responder a este tópico...

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Apenas 75 emoji são permitidos.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

×
×
  • Criar Novo...

Informação importante

Ao usar este site, você concorda com nossos {termos}.